Decorar com tecidos ajuda a atualizar rapidamente o interior de um ambiente e adicionar toques frescos a ele. A fita para cortinas se tornou amplamente utilizada na decoração de janelas entre designers, mestres de costura e donas de casa. Continue lendo para obter mais informações sobre como costurar fita de cortina em cortinas.

Contente
- Fita de cortina para cortinas e tule
- Como costurar fita de cortina em cortinas: instruções passo a passo
- Como fazer a bainha de uma cortina e costurar uma fita de cortina nela
- Como costurar uma fita para pendurar cortinas na cornija do teto
- Como costurar fita de cortina em cortinas
- Como costurar fita em tule
- Como costurar fita em cortinas para cobrir a haste da cortina
- VÍDEO: Como costurar fita de cortina.
- 50 belos exemplos de cortinas no interior:
Fita de cortina para cortinas e tule
A fita de cortina se assemelha a uma fita e pode ser branca ou incolor. Ao longo de todo o seu comprimento, cordas paralelas são puxadas e, no meio, há uma camada densa com laços para pendurar cortinas em um dispositivo de fixação.
Fita de cortina é um tipo especial de acessório decorativo macio usado para formar dobras de vários tamanhos e formatos. Este é um tipo de estrutura para todas as variações de montagem. Com o advento da fita, prender cortinas se tornou muito mais fácil e prático. Não há mais necessidade de prender clipes de metal que danificam a base ou costurar laços manualmente. No total, existem aproximadamente 70 tipos de trança.
Elas diferem nas seguintes características.
- Métodos de fixação. Podem ser ilhós, alças para ganchos, cordas, canos e também adesivos adesivos.
- Configuração das dobras. Pode haver muitas opções aqui, dependendo dos desejos do cliente ou da imaginação do autor.
- Dimensões. Considera-se fita padronizada aquela com comprimento de 1,5 a 10 cm. Mais populares são 2,5 e 6 cm.
- Material. Linha de pesca é usada para drapejar organza e voile arejados, enquanto poliéster, algodão e papel são usados para texturas mais grossas e pesadas.
IMPORTANTE! A fita de cortina é costurada com materiais naturais e artificiais de densidade variada. A fita, costurada com materiais rígidos, mantém seu formato perfeitamente.
Como costurar fita de cortina em cortinas: instruções passo a passo
Para fixar a fita e pendurar as cortinas sem erros, você precisa saber como fixá-las no varão da cortina. Uma escolha incorreta do método de cobertura pode prejudicar a ideia do autor e arruinar o conceito do design. Além disso, muitas vezes essa é a razão do colapso de todo o mecanismo. Em hipermercados de construção você pode ver uma variedade de amostras de cornijas. No entanto, os produtos mais populares são feitos de metal, madeira, bem como modelos de teto e de corda.
Os métodos para fixar cortinas são os seguintes:
- Anéis. O método de fixação mais econômico e difundido. Além disso, eles geralmente são incluídos no conjunto básico.
- Cordões ou bolsos localizados ao longo da linha superior da cortina. Projetado para fixações com corte circular.
- Prendedores de roupa. Adequado somente para materiais sem peso.
- Clipes. Eles são semelhantes aos prendedores de roupa, mas não têm dentes. Projetado para produtos têxteis leves. Algumas subespécies são equipadas com travas e podem ter acabamento de design.
- Os laços têxteis são feitos do mesmo material do produto principal ou similar a ele.
A seguir, usando fotos e instruções passo a passo, veremos como costurar uma fita em uma cortina. Esta master class será útil tanto para iniciantes quanto para artesãos mais experientes.
Como fazer a bainha de uma cortina e costurar uma fita de cortina nela
Primeiro, verifique se o vendedor do produto cortou a tela de forma clara. Se houver uma imagem na superfície, não haverá dificuldades. Para garantir que a cortina fique reta, a borda deve ser alinhada de modo que fique perpendicular à linha dos fios. Você pode realizar um pequeno experimento. Fixe a peça inteira em uma parede grande e verifique se um lado está puxando para cima. Em seguida, por tentativa e erro, determine a posição em que o tecido ficará pendurado uniformemente.
Siga as instruções abaixo para aprender a fazer bainha em cortinas e costurar fita de cortina:
- Passe o tecido e finalize todas as bordas do corte. Geralmente é feita uma bainha dupla na parte inferior. Este método de bainha facilita o encurtamento de uma peça de roupa sem apará-la, já que a bainha dupla remove até 30 cm de material.
- Antes de costurar a fita, processe a borda superior. Ele é dobrado até um certo tamanho e passado a ferro. Neste caso, para evitar surpresas desagradáveis, o grau de finura e a textura dos tecidos são levados em consideração.
- Depois fazemos uma marcação com as mãos, dobrando primeiro a fita alguns centímetros e prendendo-a com grampos de alfaiate.
- Nós costuramos em uma máquina. O número exato de costuras depende dos parâmetros da fita: para estreitas - 2 linhas em ambas as partes, para larguras de até 12 cm - 3 linhas com uma linha intermediária auxiliar e para largas - 4 linhas.
- Depois que a fita é costurada, puxamos os fios e começamos a criar o padrão pretendido. Não é recomendado cortar cordas longas: elas são feitas em nós e depois escondidas.
IMPORTANTE! A maioria das costureiras faz um pequeno bolso que tem uma finalidade especial: esconder o excesso de fios e seus nós.
Como costurar uma fita para pendurar cortinas na cornija do teto
Pendurar cortinas nas cornijas de teto supermodernas é difícil e dá muito trabalho. Eles são equipados com ganchos especiais para pendurar. Para cortinas, é necessário usar fita de montagem.
Para garantir que o trabalho seja executado sem falhas, siga o algoritmo sugerido:
- Verifique a resistência da fixação da fita ao tecido.
- Puxe as cordas, junte-as e amarre-as em uma ponta. Isso é feito para reduzir a largura das cortinas e formar dobras claras.
- Prenda os ganchos na cortina conectando-os aos laços especiais costurados na fita de montagem. Mantenha uma distância de 10 cm entre eles.
- Em seguida, fixe os fixadores na cornija.
- Após a conclusão do trabalho, verifique a resistência das fixações na cornija.
- Em seguida, você precisará fixar os locais onde as cortinas estão fixadas de maneira questionável ou eliminar os componentes defeituosos.
Se houver um erro de instalação, a cortina pode quebrar em uma situação inesperada, por exemplo, em uma sala de aula durante uma aula. Portanto, para segurança geral, é necessário fazer os cálculos corretamente.
Como costurar fita de cortina em cortinas
O coeficiente de montagem no exemplo em consideração é considerado mínimo, portanto a fita da cortina deve ser estreita e densa. Tudo o que é necessário da fita são os ganchos. Para costurar fita de cortina em uma cortina, você deve selecionar cuidadosamente os fios que combinam com o tecido blackout. Isso fará com que as costuras futuras fiquem o mais invisíveis possível na parte frontal do tecido. Muitas pessoas cometem o erro de comprar ferragens antes de escolher a folha da porta. Você pode comprar fita quando já tiver a cortina em estoque. É importante garantir que o comprimento da fita seja suficiente para acomodar todas as dobras e nuances do corte. No entanto, é melhor comprar a fita com uma reserva.
As instruções de costura são as seguintes:
- Primeiro, faça a bainha nas laterais da cortina.
- Em seguida, pegue a cortina com a face para cima e coloque a fita sobre ela, também com a parte da frente para cima. A margem de costura dobrada deve ser costurada no lado avesso.
- Coloque a primeira costura ao longo da borda da fita.
- No final da linha, dobre também a margem de costura para dentro.
- Vire a cortina do avesso e dobre a fita sobre ela de modo que fique 0,5 cm da borda da fita até a dobra. A margem é necessária para esconder os ganchos atrás da cortina.
- Coloque uma segunda linha ao longo da borda da fita. A parte da frente deve ter uma aparência lisa e organizada.
Informações adicionais! É importante saber que pequenos feixes são incorporados às fitas, com a ajuda dos quais a estrutura é unida até atingir o formato desejado. Você não pode costurar ao longo dos cordões se planeja usá-los mais tarde.
Como costurar fita em tule
Nesta versão, uma fita fina será suficiente. A primeira coisa que você precisa fazer é calcular os parâmetros do tule e da trança. Isso é feito facilmente multiplicando o comprimento da cornija pelo coeficiente de montagem do tecido, adicionando 25 cm para deformação e processamento.
Ao escolher uma fita larga, siga a seguinte sequência de ações:
- Processe cuidadosamente o tule em todos os lados, exceto na parte superior. Se o material estiver solto, faça um overlock adicional. Você pode recuar três fios e cortá-los em linha reta.
- Dobre o tule por cima com o avesso na largura da fita da cortina e passe a ferro.
- Coloque a fita de tule na bainha finalizada, deixando 1,5 cm da dobra. Quanto mais complexas forem as dobras, maior será a distância necessária. Certifique-se de que a fita não se projete além da borda do tecido.
- Prenda a fita com alfinetes e alinhave-a ao tule.
- Costure a fita à máquina. O número de costuras deve ser igual ou maior que o número de fileiras da fita. Para evitar vincos, o material deve ser levemente esticado e sempre costurado em uma direção.
- Processe as bordas laterais e remova o alinhavo.
Se a fita for estreita, a borda superior é dobrada para dentro em 2 cm e depois chuleada à mão. A fita da cortina é fixada com pinos de 5 mm. da borda superior. Depois costure da maneira que for conveniente. É importante lembrar que as alças devem ficar na parte externa da fita para prender os ganchos ou argolas.
Observe! Ao trabalhar com tule, é necessário evitar furos desnecessários de agulhas e alfinetes, pois o material pode deformar. O tule é um material flexível, e muitas costureiras iniciantes começam a “colocar a mão na massa” com ele.
Como costurar fita em cortinas para cobrir a haste da cortina
Há situações em que a fita precisa ser posicionada para cobrir a cornija. Isso é feito para mascarar falhas do produto ou acabamento, para fins decorativos. Afinal, às vezes a alteração é impossível ou difícil de realizar. Para fazer isso, coloque uma fita na peça preparada, de dentro para fora, de modo que ela não fique visível pela frente. Geralmente é costurado 0,3-0,5 cm abaixo da extremidade do material.
Considere também as seguintes recomendações:
- Deixe um pouco de fita extra nas bordas e prenda os cabos com um nó.
- Adicione um ponto extra em dois ou três lugares para criar rigidez e dar ao top um babado elegante.
- Cole o selante (doublerin), se o material permitir. Tecidos leves são facilmente inflamáveis quando passados e deixam marcas desagradáveis.
- Não se esqueça de colocar a cortina na fileira inferior de ganchos, assim ela subirá e cobrirá o fecho. Se houver apenas uma fileira de laçadas, a fita deverá ser costurada com as laçadas voltadas para baixo.
- Verifique a relação entre a largura do produto e o comprimento da cornija. Quanto mais o tecido for puxado, mais denso ficará o pente.
Com sua ajuda, você pode criar vários padrões e drapeados espetaculares em cortinas. É muito fácil costurar fita adesiva em uma cortina em casa com suas próprias mãos se você tiver todos os materiais e equipamentos de costura para isso.