No mundo moderno, o mercado oferece uma grande variedade de acessórios para cortinas. Os acessórios ajudam a decorar o tecido, fazer a bainha e pendurá-lo rapidamente no varão da cortina sem gastar muito esforço. A fita para cortinas serve exatamente para isso! Fita de cortina é uma tira de tecido de diferentes larguras, com várias cordas e fios finos esticados ao longo de todo o seu comprimento.
Se você observar essa fita mais de perto, poderá ver uma camada de material mais denso no meio. Ela serve para prender a cortina à cornija, enquanto os fios são necessários para criar lindas cortinas e dobras. As fitas para cortinas podem ser feitas de materiais completamente diferentes, podem ser de algodão ou linho natural, ou podem ser sintéticas, transparentes e coloridas.
Para que serve a fita ou fita de cortina:
- Processamento das bordas superiores de tule ou cortinas.
- Fixação das cortinas ao varão com ganchos ou grampos metálicos especiais.
- Criação de cortinas e dobras de diversos tamanhos e formatos.
Você pode encontrar uma grande variedade de tipos diferentes de fitas para cortinas em lojas de costura. No total, o sortimento inclui cerca de 70 variedades. Eles diferem entre si nos seguintes parâmetros:
- O material do qual a fita da cortina é feita.
- Com fechos. Podem ser ganchos de plástico ou clipes de metal.
- O tipo de cortina resultante é o tamanho em largura.
Decida você mesmo qual fita de cortina escolher, com base em seus objetivos e capacidades financeiras.
Contente
- Costurando fita de cortina em tule
- Instruções passo a passo, procedimento
- Como fazer bainha em tule - dicas para iniciantes
- Como conectar corretamente a fita de cortina com tule
- Formando dobras em tule usando fita de cortina costurada
- Erros básicos ao costurar tule e fita de cortina, como evitá-los
- VÍDEO: Costurando fita de cortina em tule.
- 50 opções de lindos tules em diversos ambientes:
Costurando fita de cortina em tule
A fita de cortina para tule leve é feita de linha de pesca forte, isso é necessário para que a fita de tecido “pesado” não apareça através do tecido translúcido. Preste atenção à espessura, ela deve ser média, ou melhor ainda, mínima, para não atrair atenção desnecessária.
Além disso, ao escolher uma fita para tule, considere o número de cadarços que passam por ela, pois isso determinará o número de dobras na cortina. Talvez essas sejam todas as condições que você precisa saber antes de começar a trabalhar. Vamos começar!
Instruções passo a passo, procedimento
Para que o tule se adapte organicamente ao interior do ambiente, vale a pena prestar atenção não apenas à sua cor, textura e densidade, mas também à aparência do tule na abertura da janela. É muito longo ou muito curto? A cortina cai bem e as bordas do material são uniformes?
Isso pode ser evitado com a ajuda de um pequeno detalhe: fita para cortinas. Isso ajudará a encurtar as cortinas e criar uma bela peça drapeada. Abaixo você encontra instruções detalhadas passo a passo sobre como costurar fita de cortina em tule.
Como fazer bainha em tule - dicas para iniciantes
Se você tem uma máquina de costura em casa, você pode fazer bainhas de tule de forma fácil, rápida e simples. Primeiro, você deve tomar as medidas necessárias e, se possível, cortar o excesso de comprimento.
Faça pontos longos e use alfinetes ou agulhas, se necessário. Depois de alinhavar, passe bem a bainha; isso ajudará a criar uma linha de dobra mais uniforme. Em seguida, você precisa costurá-lo em uma máquina de costura.
Não prenda a linha no início e no fim de cada carreira. Depois que tudo estiver costurado, basta amarrar bem as pontas dos fios. Só falta unir a fita da cortina com o tule.
Como conectar corretamente a fita de cortina com tule
Às vezes não é possível utilizar os serviços de um estúdio. Neste caso, você precisará saber como costurar fita de cortina em tule.
Instruções passo a passo sobre como fazer você mesmo
Para concluir o trabalho com eficiência, siga as instruções passo a passo.
Importante! Certifique-se de que as alças da fita estejam voltadas para você, ou seja, do lado de fora. Isso preservará a capacidade de prender o tule aos ganchos da haste da cortina.
- Primeiro, o material da cortina é medido e cortado. Em seguida, mede-se o comprimento da fita da cortina. Para fazer isso, adicione 25-50 centímetros ao comprimento do tule. Essa margem é necessária para dobras adicionais e para levar em conta o encolhimento do material após a lavagem.
- Processamento de cortes laterais de material. Dobramos o tule para o avesso. Se o seu tule estiver desfiando muito, ele deve ser dobrado não uma, mas duas vezes.
- Alinhave a fita e a cortina para facilitar a costura posterior.
- Coloque a fita um centímetro e meio abaixo da borda e dobre as bordas da fita em cada lado.
- Costure cuidadosamente a fita na cortina. Depois, remova os pontos de alinhavo e os alfinetes.
- Em seguida, costure a fita nas laterais.
Observe! Se você costurar a fita no meio, certifique-se de que a costura não toque nos cadarços, caso contrário o tule não ficará dobrado.
Formando dobras em tule usando fita de cortina costurada
Depois de costurar a fita da cortina no tule, o principal é não esquecer outra função importante: a capacidade de formar cortinas e dobras. Mas antes disso, amarre firmemente os cadarços que prendem o material nas pontas do tule. O tule pode ser lavado franzido, quando os cadarços estão bem apertados.
Se os encaixes forem costurados corretamente e com cuidado, lindas dobras se formarão em todo o material. Mas o que fazer com os cadarços que ficam pendurados nas bordas? Artesãs experientes aconselham fazer um bolso secreto com um pedaço de tule na parte interna.
Há furos na própria fita de costura, nos quais são inseridos ganchos para fixação na haste da cortina. Coloque os ganchos a aproximadamente 8 a 12 centímetros de distância. Depois que o tule estiver com a bainha feita, a fita da cortina estiver costurada e os ganchos estiverem presos, você pode pendurar a cortina no varão. Preparar!
Erros básicos ao costurar tule e fita de cortina, como evitá-los
Às vezes, costureiras novatas que não têm experiência em costurar cortinas podem ter problemas ao costurar fitas de cortina. Nesta seção do artigo, veremos os erros mais básicos e mostraremos como evitá-los e preveni-los. Prevenido é melhor que remediado!
- Muitas vezes acontece que após a lavagem o material encolhe e a fita da cortina não consegue mais desempenhar sua função pretendida porque fica muito curta. Infelizmente, a única maneira de consertar isso é desatar a fita encolhida e costurar uma nova. Mas tal erro pode ser facilmente evitado.
- Acontece que as pontas dos cordões da fita da cortina caem e são arrancadas. Portanto, antes de instalar as cortinas no varão, amarre bem firme as pontas dos fios de tensão. Melhor ainda, não seja preguiçoso e costure um bolso secreto feito do mesmo material ao longo das bordas da cortina e esconda os cadarços lá.
- Tenha cuidado ao costurar a fita na cortina. Todas as fitas têm um cordão de aperto no meio e, ao costurar e alinhavar, é importante não tocá-lo, caso contrário, a fita da cortina não esticará o material, criando lindas cortinas.
Sem detalhes específicos, apenas frases gerais que já são conhecidas!!!