Na hora de escolher e comprar cortinas, certamente surge a dúvida sobre a largura das cortinas e do varão. Afinal, se você não fizer os cálculos corretamente, a aparência não ficará tão apresentável. É importante levar em conta todas as nuances: fazer medições precisas, adicionar centímetros extras, levar em consideração as características do material, etc.
Contente
- Decoração de janela
- Como escolher uma haste de cortina de acordo com o tamanho da janela
- Escolhendo o comprimento da haste da cortina para persianas de rolo
- Como calcular a largura de uma cortina pela cornija
- Estamos refinando os parâmetros de largura até a perfeição
- Exemplo de cálculo de uma cortina se o comprimento da cornija for 3 ou 4 metros
- Calculando a largura de uma cortina com cornija longa
- Exemplos de cálculo e projeto corretos de janelas
- Conclusão
- VÍDEO: Como escolher a largura das cortinas.
- 50 opções de cortinas de diferentes tamanhos no interior:
Decoração de janela
O tamanho do tule e das cortinas depende diretamente de:
- tipo de cortina (romana ou drapeada);
- comprimento da cornija;
- parâmetros e características da abertura da janela;
- a ideia geral do designer.
Se um desses fatores não for levado em consideração, será difícil calcular corretamente os lados e a área do produto. Dessa forma, a parte estética do empreendimento fica em risco.
Se o tule for muito curto, ele não conseguirá cumprir sua função pretendida: difundir a luz do sol e complementar a decoração do ambiente. Isto é especialmente verdadeiro para a sala de estar, porque uma falha é perceptível e estraga a impressão geral e o clima.
Se as cortinas do quarto não forem longas o suficiente, elas não conseguirão escurecer completamente o espaço. E dimensões excessivamente grandes parecem desarrumadas e, além disso, não são seguras. Eles são inconvenientes para manusear no dia a dia e também sujam rapidamente.
A mesma história se a largura das cortinas for escolhida incorretamente: a funcionalidade é prejudicada, a estética fica ausente, a impressão geral é diminuída. E cortinas muito largas geralmente só deixam o ambiente desarrumado.
Como escolher uma haste de cortina de acordo com o tamanho da janela
A largura das cortinas e a largura da cornija geralmente são números diferentes, porque as dimensões exatas do tecido são selecionadas para persianas de rolo, enquanto o restante requer uma margem para a cortina. Mas antes de decidir sobre as cortinas, você precisa saber como calcular o comprimento da cornija.
Elas são selecionadas para cortinas da seguinte maneira.
- Ao valor horizontal da abertura da janela é preciso acrescentar 15 cm de cada lado. Isso significa que no total você precisará adicionar 30-40 centímetros.
- Mas também há exceções que precisam ser levadas em conta: a capacidade do material de ser drapeado e a harmonia com que as dimensões da janela se adaptam ao ambiente. É necessário aumentá-lo para 50-60 cm se for muito pequeno e é importante ampliá-lo visualmente. E se as cortinas não forem propensas a dobras, forem pesadas, então você precisa pensar em como movê-las facilmente para o lado, permitindo que a luz penetre melhor no ambiente.
- Se você tiver uma janela grande, pode escolher um comprimento menor para o aumento do que o normal, mas é recomendável não deixá-lo menor do que dez cm em cada extremidade.
Um equívoco comum entre iniciantes é selecionar o comprimento da cornija de modo que ela se ajuste à abertura da janela, caso em que haverá uma abertura. E então as cortinas não cumprem a sua função: limitar a quantidade de luz solar dentro do ambiente e o design de interiores. Afinal, isso não terá nenhum apelo externo e também haverá lacunas que as pessoas geralmente tentam eliminar.
Escolhendo o comprimento da haste da cortina para persianas de rolo
O tipo de persiana de rolo ou romana geralmente envolve pendurar o tecido diretamente ao lado do vidro. Ele deve fechar completamente, sem deixar lacunas, mas também permanecer funcional. Ou seja, como escolher o varão de cortina certo e calcular seu comprimento.
- O tamanho da cornija é pensado para que a cortina possa cobrir completamente a janela.
- Mas é importante levar em conta que isso não interfere na abertura e não danifica as encostas.
- Normalmente as dimensões ideais correspondem ao comprimento da fórmula mais 10-15 cm.
Atenção: se persianas romanas forem instaladas em uma abertura de janela, isso será feito de acordo com as regras para cortinas.
Como calcular a largura de uma cortina pela cornija
Como escolher o tamanho da cortina para a janela é uma questão que surge depois de escolher o próprio varão da cortina. Os valores básicos de centímetros de tela são a largura e o comprimento mínimos, sem nuances adicionais. Com base nesses números, cada dona de casa calcula se é necessário adicionar seções adicionais e em que quantidade.
Muitas vezes, o comprimento da haste da cortina é um valor relativo, pois depende muito do projeto, que nem sempre permite o uso total do tubo de montagem na posição padrão. No quarto, as cortinas geralmente são penduradas de parede a parede, enquanto em outros cômodos a distância adicional é menor. Por isso, o melhor é focar no modelo da cortina, na quantidade de camadas e no tipo de fixação.
Qual é a melhor maneira de fazer medições básicas?
- A altura é medida usando um centímetro ou fita métrica do ponto de suspensão até o ponto mais baixo (geralmente 3 cm do chão).
- A largura é medida com os mesmos dispositivos, apenas os pontos de referência são a primeira e a última fixação (geralmente elas são enganchadas nos cantos do produto).
Estamos refinando os parâmetros de largura até a perfeição
A largura da cortina não é apenas a distância do primeiro ao último gancho, mas também leva em consideração o drapeado que o proprietário deseja fazer. O esplendor e o volume das dobras dependem da área e do mobiliário do ambiente. Se a janela estiver localizada em um cômodo espaçoso e não houver móveis perto dela, uma grande quantidade de cortinas ficará impressionante.
Isto significa que o seguinte deve ser levado em consideração.
- Um quarto ou sala de estar muito grande geralmente tem janelas pequenas, então muitas cortinas são inadequadas ali. O mesmo se aplica à porta.
- Se o design da janela for caracterizado por duas camadas, o painel superior deverá ser 15 cm mais longo para criar um resultado mais eficaz.
- Se o ambiente não for muito espaçoso, mas também não for muito modesto, você pode usar padrões calculados a partir do comprimento da cornija. Sua duração (se houver duas ou três válvulas) geralmente é multiplicada por um fator e meio. E fixações de cortinas longas de dois a quatro metros são multiplicadas pelos valores dois e três, respectivamente.
- Se as dimensões da janela e do cômodo não forem proporcionais e não forem padronizadas, você pode começar pelo tipo de material. Os valores dos comprimentos de cortinas geralmente são multiplicados por um inteiro e sete décimos, e os de véus e organzas estampadas por dois. Se o último tecido não tiver padrão, você pode multiplicá-lo com segurança por três.
Importante: o lambrequim não é contado da mesma forma que as cortinas, seu comprimento é igual ao comprimento do tubo de fixação.
Exemplo de cálculo de uma cortina se o comprimento da cornija for 3 ou 4 metros
Quando as cortinas têm 4 metros de largura ou mais, o designer tem uma responsabilidade considerável. Afinal, grandes janelas se tornam a parte central do interior, é importante projetá-las corretamente, levando em consideração as regras e os desejos do proprietário. Por isso, para esses casos, geralmente opta-se pela opção de autocostura.
Para fazer isso, primeiro você precisa medir uma haste de cortina de 3 ou 4 metros para entender qual será o valor base exato, que então precisará ser multiplicado pelo coeficiente de cortina (DC).
Instruções:
- Determinamos quantas peças precisarão ser costuradas.
- Depois corte-os levando em conta o molde e as margens de costura.
- Em alguns casos, quando o tecido tem uma grande proporção de composição natural, é necessário deixar um ou dois centímetros para que o tecido encolha após a lavagem e a passagem.
Conselho. Muitas vezes, depois de costurar cortinas longas originais (especialmente com um padrão que foi selecionado), sobram tecidos. Eles são ótimos para fazer ligas ou fronhas para travesseiros decorativos. Isso adicionará harmonia ao interior e terá um visual elegante.
Calculando a largura de uma cortina com cornija longa
Cortinas com proporção de um para três ou mais geralmente são mais adequadas para tecidos pesados. Portanto, faz sentido usar seu coeficiente – KD. Por exemplo, vamos pegar uma haste de cortina, a cornija tem três metros de comprimento, com ela o KD = dois e meio. Então, multiplicamos esses números e obtemos uma largura de cortina de sete metros e meio.
Mas o corte do tecido terá que ser alargado em pelo menos dois a três centímetros para as costuras acabadas e para encolhimento. E se as bordas tiverem viés ou outros elementos decorativos, tais adições não serão necessárias. O mesmo se aplica a materiais artificiais que não encolhem.
Exemplos de cálculo e projeto corretos de janelas
Se o proprietário tiver uma janela padrão de duas folhas, geralmente com um metro e quarenta centímetros de largura, a cornija é selecionada para ela + 15 cm de cada lado. Isso significa que a soma do comprimento da abertura da janela e do recuo será igual a 1,70 m. Considerando que essas janelas são mais frequentemente encontradas na cozinha, o tecido não será pesado, não há sentido em colocá-lo muito, então o coeficiente pode ser igual a dois ou um pouco menor.
Como resultado, multiplicamos o comprimento da cornija por um fator de dois e obtemos 3,40 m da cortina propriamente dita. E para cortar, você precisa adicionar centímetros para processamento e encolhimento. Acontece que você precisa cortar três metros e meio de largura para as cortinas.
Conclusão
A largura das cortinas e cornijas é um componente importante no cálculo da costura e instalação do produto, pois deve ter uma aparência apresentável e permitir que o interior pareça completo. Se a janela for grande, ela automaticamente se torna o centro das atenções, por isso é importante torná-la perfeita, e é por isso que designers são frequentemente convidados para executar o projeto. Eles sabem como levar em conta as nuances do material, mobiliário e dimensões do ambiente, além de calcular com precisão os coeficientes de drapeado do material.
Onde posso descobrir qual deve ser o comprimento da haste da cortina em relação à janela?