O conforto em um espaço de convivência é criado por uma seleção harmoniosa de móveis, cores de parede e belas cortinas nas aberturas das janelas. Cortinas e cornijas corretamente selecionadas desempenham um papel fundamental na criação de um interior.
Cortinas são tecidos usados para decorar janelas (portas). Muitos designers modernos os utilizam por causa de seu uso funcional. Características de design das cortinas – o peso e o design das cortinas, que são levados em consideração ao escolher e fixar a cornija.
Ao decidir como pendurar uma haste de cortina na parede, você precisa selecionar o tipo apropriado de cornija para o interior da sala e os tecidos das cortinas:
- redondo;
- baguete;
- corda;
- perfil;
- trilho.
As cortinas são fixadas de diferentes maneiras: no teto/na parede. Tetos falsos estão na moda agora, então a técnica mais popular é instalar cortinas na parede.
Contente
Como pendurar corretamente uma haste de cortina em uma janela?
Antes de pendurar a cortina, prepare a ferramenta e o material:
- Escada.
- Furadeira elétrica (furadeira de martelo).
- Chave de fenda.
- Roleta.
- Nível.
- Parafusos.
- Cavilhas combinando com os parafusos.
Primeiro, o tipo de bucha é determinado dependendo do material da parede e, em seguida, os parafusos são selecionados para elas. - Lápis.
- Chave de fenda.
- Martelo.
- Cornija com acessórios.
Observe! Ao escolher uma cornija, vale considerar que a faixa recomendada é 30-40 centímetros maior que a abertura! Graças à projeção, a cortina não cobrirá a janela, o que permitirá a entrada de luz do dia.
Se a ferramenta e os consumíveis necessários estiverem disponíveis, um cálculo é feito e os futuros furos para os pinos são marcados.
As cortinas são fixadas em ordem, seguindo rigorosamente as instruções passo a passo:
- Antes de pendurar a cortina, estude cuidadosamente o plano de fiação elétrica do ambiente. A familiarização com o projeto de fiação ajudará a evitar erros indesejados ao perfurar a parede - o cabo elétrico permanecerá intacto.
Importante! Ao escolher a altura, considere o posicionamento da fiação elétrica!
- A altura da fixação da barra é determinada. Os profissionais recomendam colocá-la a no mínimo 10 cm do teto - na distância recomendada, as cortinas parecerão proporcionais.
A distância da abertura da janela até a cornija é selecionada individualmente - O centro da janela é calculado e marcado com um marcador - a distância entre as inclinações é medida, o número resultante é dividido por dois.
Esquema de marcação de parede para fixação de cornija - Em direções diferentes do suporte central, as seções são medidas até os suportes externos. O número resultante é anotado.
- A partir do ponto central marcado na parede, medem-se intervalos iguais em ambas as direções com uma fita métrica, e fazem-se marcas com um lápis.
Importante! As medições são feitas a partir do teto, não de uma linha horizontal. Os cômodos geralmente têm tetos irregulares, então a faixa deve seguir a inclinação do teto, nivelando-o visualmente.
- Os fixadores são aplicados às marcas preparadas e os locais de perfuração são marcados.
Marcamos os pontos de perfuração com um lápis - Os furos são feitos com uma furadeira ou uma furadeira de impacto.
Faça os furos com cuidado - Cavilhas de plástico são colocadas nos furos preparados usando um martelo.
Retiramos o pó dos furos e martelamos os pinos - A tira é aplicada de modo que os furos dos suportes coincidam com os pinos preparados, e os parafusos são parafusados.
Fixamos os suportes e penduramos a haste da cortina - As cortinas são penduradas na barra transversal montada.
Antes de pendurar o varão da cortina na parede, é preciso chamar um assistente - é mais conveniente fixar a barra junto.
Requisitos para instalação de cortinas
Ao instalar cortinas, você deve seguir as seguintes regras:
- Os pinos (parafusos) são selecionados levando em consideração o material da parede.
Cavilhas de plástico para cargas leves Cavilhas de metal para varões de cortinas com cortinas pesadas Bucha especial para fixação em concreto celular - Antes de consertar, você precisa ter certeza de que a cortina não interferirá no funcionamento da janela - ela abrirá (fechará) facilmente. A distância recomendada da cortina até a janela é de no mínimo cinco a sete centímetros.
- Para divisórias niveladas com gesso cartonado, recomenda-se preparar parafusos mais longos. Ao perfurar, é preciso atingir o tijolo para melhorar a confiabilidade da estrutura.
- Cavilhas de poliuretano são usadas para fixar a tira com segurança.
- Se a parede tiver uma estrutura solta, você precisará de buchas de madeira de grande diâmetro, onde serão feitos recessos para cavilhas.
- Os parafusos são fixados com segurança na divisória fina e solta preenchendo o furo com resina epóxi.
- Para evitar que as cortinas toquem no radiador, elas são penduradas a uma distância de mais de 10 cm.
A extensão da cornija da parede é determinada levando em consideração a parte saliente do peitoril da janela (ou radiador) e a profundidade das dobras da cortina.
A confiabilidade da instalação de cortinas depende de:
- material para fazer a cornija;
- configurações de design;
- locais de instalação;
- finalizando a superfície onde as cortinas serão fixadas.
Antes de começar a instalar a estrutura, você precisa prestar atenção aos seguintes fatores:
- Resistência do material (madeira, corda, plástico, metal). Os varões das cortinas devem ser capazes de suportar o peso das cortinas e são selecionados de acordo com o peso dos tecidos.
Por exemplo, varões de cortina de corda são projetados para segurar apenas cortinas de luz. - Método de fixação na parede. O peso total da estrutura com cortinas, bem como o material da divisória, são levados em consideração. Existem 3 tipos de fixação: através de furos passantes na tira na parede, em suportes e em consoles.
- Tamanho da barra. Ela deve se estender além das bordas laterais da abertura da janela.
- Número de níveis. A escolha de um sistema de fileira única, fileira dupla ou fileira tripla depende disso. Este fator afeta a largura da estrutura.
Cornija de fileira única Cornija de fileira dupla Cornija de três fileiras - As cornijas são penduradas depois que a reforma é concluída.
A influência do peso e do design da cortina na instalação adequada
O peso e o design das cortinas afetam a instalação do dispositivo, por isso devem ser levados em consideração na escolha dos varões e cortinas.
Os profissionais aconselham:
- Se a parede for feita de material frágil, as cortinas serão selecionadas de tecidos simples e leves.
- As peças de suporte do dispositivo fixarão efetivamente pinos com seção transversal de 8 milímetros e parafusos.
- Caso o sistema tenha mais de dois metros, ele é reforçado com suportes auxiliares, posicionando-os levando em consideração a mesma carga no dispositivo.
- A instalação correta do sistema de varão de cortina deve ser capaz de suportar cortinas pesadas.
- Para fixações em parede de gesso cartonado, recomenda-se a utilização de uma bucha borboleta, que “abre as asas” no furo e fica bem fixada.
Bucha de borboleta de plástico para fixar cornijas leves em uma parede de gesso cartonado
Informações adicionais! Se o sistema for preenchido com peças rotativas, suas dimensões serão levadas em consideração ao marcar as linhas de fixação.
Exemplos e fotos de instalação correta de cortinas
Pendurar cortinas corretamente ajuda a perceber melhor o interior. As fotos fornecidas confirmam isso.
Cortinas requintadas e lacônicas na sala de estar combinam perfeitamente com o design, aumentando consideravelmente a altura da abertura da janela (porta).
A cozinha será decorada com cortinas em sistema redondo. Uma cortina estilosa combinada com madeira tem um visual nobre e elegante, combinando com móveis de cozinha clássicos. Cortinas bem fixadas servirão por muito tempo, decorando a abertura.
Como escolher e pendurar um varão de cortina na parede do quarto é demonstrado no exemplo a seguir. Uma estrutura metálica é perfeita para o estilo barroco, dando ao ambiente uma atmosfera de romance, riqueza e charme. Cortinas leves e arejadas caem, dando ao ambiente uma nobreza requintada.
Ao escolher um varão de cortina para um quarto, é recomendável considerar:
- tamanho da cornija;
- tamanho do apartamento;
- o formato do sistema de janelas.
Os exemplos fornecidos acima confirmam que um sistema sabiamente selecionado e sua instalação competente melhoram visualmente a percepção dos ambientes e enfatizam a originalidade das cortinas.