Hoje em dia, existem muitas opções de cortinas e tules prontos. Mas às vezes as janelas têm tamanhos e configurações não padronizados. Ou o design dos tecidos acabados não combina com o interior. Acontece que o orçamento familiar não permite comprar cortinas caras com camadas múltiplas. Para todos esses casos existe uma solução universal: alfaiataria personalizada. Fazer a montagem você mesmo não é tão difícil quanto parece à primeira vista. Mas, ao mesmo tempo, é necessário saber calcular corretamente o tule e as cortinas para a janela.

Decoração de janela simétrica com cortinas de tule
Ao calcular a largura do tule, não só o comprimento da cornija é levado em consideração, mas também as características do tecido

Decoração de janelas com tule: tipos de montagem

O tule franzido em dobras tem um visual elegante e arejado. Anteriormente, cada dobra tinha que ser feita à mão. Hoje em dia, é muito fácil conseguir uma montagem uniforme e bonita: você precisa comprar uma fita especial para cortinas.

Tule com pregas na janela panorâmica da sala de estar
A fita para cortinas permite distribuir as dobras de forma organizada por toda a largura da cortina

Fita de cortina é uma tira de tecido com cordões enfiados nela. Costurando a fita no tecido e apertando os cadarços, você pode fazer lindas dobras no material. Ela é fixada por meio de laços têxteis especiais na fita, que são presos aos ganchos. A fita transparente é comprada para texturas transparentes leves, como: organza, malha e, em casos raros, cristal, véu. Fita opaca, densa, à base de algodão, indicada para cortinas e tecidos opacos.

Fita de cortina para criar dobras em tule
Fita de cortina transparente é adequada para cortinas de tule

Importante! A trança opaca é feita de algodão natural. Quando lavado, ele pode encolher até 10-15% do seu comprimento. Portanto, você precisa pegá-lo com uma reserva e passá-lo no modo “Vapor” antes de costurar.

Diferentes modelos de fita ajudarão a fazer diferentes tipos de montagem no material.

  • Uniforme. Quando os fios da trança são puxados juntos, obtêm-se ondas com “colunas” uniformes. Outro nome é "lápis".

    Exemplo de montagem de lápis em tule transparente
    Montagem simples de "lápis"
  • Baforadas. O segundo nome é “waffle”, porque o padrão tridimensional é semelhante ao relevo da famosa sobremesa.

    Lambrequim feito de véu transparente com bufantes
    Lambrequim de tule com franzido bufante
  • "Um copo", "um pequeno copo de shot". Todos esses nomes são usados ​​para lindas dobras em formato de taça.

    Montagem de xícaras em fita de cortina transparente
    Fita de cortina com franzido em formato de óculos
  • Arco. Cria dobras uniformes no tecido. É muito difícil fazê-los manualmente, sem fita, especialmente para iniciantes.

    Franzidos em tule branco em forma de laços
    Laço franzido de tule em fita de cortina
  • "Pés de galinha". As pregas triplas são distribuídas uniformemente pelo tecido.

    Fita de cortina com franzidos pied-de-poule
    Este conjunto tem o formato de pés de ganso.

Se você planeja franzir o tecido para um volume de dobra específico, você precisa saber o coeficiente de franzimento do tule. Isso ajudará você a calcular a metragem necessária para uma cortina específica.

Coeficiente de montagem

O coeficiente de franzimento (GC) é um valor que ajuda a determinar a quantidade de tecido que precisa ser franzida na largura. Basicamente, essa é uma margem para ondas e dobras, e determina o quão exuberantes elas ficarão no final.

Coeficientes de cálculo de conjuntos de tule
O coeficiente de montagem depende do tipo de dobras formadas no tecido da cortina.

Antes de calcular a largura do tule para a janela, você precisa descobrir qual será o KS. Para fazer isso, você precisa saber duas grandezas:

  1. Comprimento da cornija.
  2. Modelo de fita.

A metragem por largura é calculada usando uma fórmula simples:

Quantidade de tecido = k x comprimento da cornija

Onde k – este é o coeficiente de montagem (enchimento). Para diferentes tipos de montagem que a fita forma, ela será diferente:

  • Lápis - k=2,5-3.
  • Puffs - k = 1,5 – 2,5.
  • "Pés de Ganso" - k = 2.
  • Em forma de cálice, em forma de arco – k = 2,5-3.

Observe! A embalagem da fita para cortina deve indicar o KS. Normalmente, a razão de chances média é de 1:2,5. É adequado para quase qualquer opção de design de cortina.

Conhecendo o coeficiente de resistência, resta apenas calcular a quantidade de tecido necessária. Se, por exemplo, k=1,5, e o comprimento da cornija for 275 cm, então para costurar cortinas você precisará coletar 375 cm (3,75 metros) de tecido (1,5 x 250 cm=375 cm).

Importante. Ao calcular, é necessário adicionar margens para costuras laterais. Como regra geral, adicione 6 cm, 3 cm para cada costura lateral.

Diagrama de criação de uma costura lateral em uma cortina de tule
Processando o corte lateral da cortina

No nosso exemplo, à largura de 3,75 m precisamos adicionar mais 6 cm para as costuras laterais. A largura total do tecido será de 3 m 81 cm.

Quantos metros de tule são necessários para uma janela de três metros?

É justamente essa a questão que muitas vezes preocupa as donas de casa. A popularidade do dilema é fácil de explicar: essa largura é a mais comum e é considerada padrão. Neste caso, a largura pode variar: de 4,5 m a 9 m. Naturalmente, no primeiro caso, o material cairá em uma onda pequena e uniforme, no segundo – em dobras luxuosas e exuberantes.

Importante! A largura da janela não é medida pela moldura ou abertura, mas pelo comprimento da cornija. Isso não leva em conta elementos decorativos, como os puxadores nas laterais do bar.

Medindo o comprimento da haste da cortina para costurar tule com suas próprias mãos
Na cornija, é necessário medir exatamente a parte ao longo da qual os ganchos se moverão – o comprimento de trabalho da cornija

Como regra geral, se a haste da cortina tiver 3 metros, a quantidade de tule que você precisa levar dependerá do tipo de montagem escolhido. Se o comprimento da barra for de 3 metros, o cálculo será feito usando a mesma fórmula fornecida acima. Primeiro, você precisa decidir que tipo de fita será usada. Dessa forma, será conhecido o KS, que será necessário para calcular a largura do material para costurar cortinas.

Então, vamos descobrir quanto tule é necessário para uma janela de 3 metros. Digamos que a trança seja selecionada com grandes dobras em forma de cálice, k=2,5.

3 m x 2,5 (KS) = 7,5 m + 6 cm (margem de bainha lateral) = 7,56 m.

Ou seja, para uma janela de três metros, serão necessários 7 metros e 56 cm de tule para dobras em formato de taça.

Dobras de cálice em cortina de tule
Também é necessário levar em conta a frequência das dobras, pois elas podem estar localizadas em diferentes alturas.

Cálculo de tule por cornija: graus de preenchimento

Para calcular o material para o comprimento da cornija, você precisa saber qual é o enchimento. Este é um dos critérios mais importantes no cálculo. Depende de quão exuberantes as cortinas ficarão no final. Existem três tipos de recheio:

  1. Pequeno. Nível mínimo aceitável. Os designers recomendam coletar o material em uma proporção não menor que 1:1,5. Ou seja, com uma largura de janela de 3 m, a quantidade mínima de tecido para costura é 3 m x 1,5 = 4,5 m. Se você usar uma quantidade menor de organza ou véu, a aparência do produto será mais do que modesta.

    Pequeno enchimento de tule em cornija tubular
    Tule com proporção de franzido de 1:1,5
  2. Média. A mistura ideal de tecidos é considerada 1:2. Com esse valor, uma janela de três metros exigirá 6 metros de material. O enchimento médio é a opção mais comum. Permite fazer lindos drapeados com a ajuda de uma fita tensora e pequenas dobras.

    Enchimento médio de tule na cornija do hall
    Tule com proporção de franzido de 1:2
  3. Completo. O recheio mais magnífico e luxuoso é 1:3. Parece rico e permite que você crie qualquer dobra de fantasia. Para um comprimento de 3 metros, você precisará de 9 metros (3 m x 3 = 9 m). Mas esta opção não é adequada para materiais com padrões ou bordados grandes. Cortinas ricas esconderão a beleza do design.

    Enchimento máximo de tule no tubo da cornija
    Tule com proporção de franzido de 1:3

Há mais algumas nuances que podem afetar os cálculos:

  • Densidade. Quanto mais denso o material, menos enchimento deve haver. Caso contrário, pouca luz entrará no ambiente. E, inversamente, quanto mais fina e transparente for a textura, mais recheio você precisa escolher.

    Cortina de tule grosso na janela da sala de estar
    O tule pode ser tão denso que pode bloquear muita luz solar.
  • Desenho. Se o material não for liso, mas tiver um padrão grande, então o KS deverá ser pequeno. Se o recheio for muito grande, será impossível ver as flores, os padrões e as borboletas; elas ficarão escondidas nas dobras exuberantes.

    Tule claro com padrão cinza
    Um padrão grande em tule fica lindo por si só, não há necessidade de escondê-lo em dobras

Escolhendo tamanhos de cortinas

Agora você precisa determinar como escolher o tamanho certo de cortinas e tule. Ou seja, descobrir quais devem ser as dimensões das cortinas para uma determinada largura de cortinas translúcidas. A cortina tem uma estrutura mais densa. Portanto, o coeficiente de resistência será menor do que para véus de luz e será k = 1,5-2.

Coeficientes de montagem de tecidos para cortinas e tule
Quanto maior o coeficiente de franzimento, mais volumosas serão as dobras das cortinas.

Vamos calcular a quantidade necessária de material para cortinas grossas que são difíceis de colocar devido à sua textura áspera.

O comprimento da cornija é de 3 m.

KS = 1,5.

Tolerâncias – 6 cm.

Quantidade de material da cortina: 300 cm x 1,5 = 450 cm + 6 cm (margens) = 456 cm ou 4 metros e 56 cm.

Cortinas leves com proporção de drapeado de 1 para 1,5
Como resultado, você obterá uma cortina como a da foto.

Se a textura for um pouco mais macia, leve e permitir um caimento bonito, então o KS pode ser escolhido maior – k=2. Então o cálculo ficará assim:

O comprimento da cornija é de 3 m.

KS = 2.

Tolerâncias – 6 cm.

Quantidade de material da cortina: 300 cm x 2 = 600 cm + 6 cm (margens) = 606 cm ou 6 metros e 6 cm.

Cortinas bege com drapeado médio
A foto mostra cortinas com proporção de drapeado de 1:2

Exemplos de diferentes coeficientes de concentração

Além da fita, há várias outras opções para decorar tecidos de janelas ao costurar. Ao escolher um deles, também é importante levar em consideração o CS.

  • Em ilhós. O tecido é amarrado na haste usando anéis especiais de metal ou plástico instalados ao longo da borda superior. Esta opção é frequentemente usada para cortinas em janelas de sacada. Cortinas com ilhós não interferem na abertura da porta, pois podem ser facilmente movidas para o lado com um movimento. Para cortinas com ilhós é melhor escolher k=2.

    Tule branco com ilhós em cornija de metal
    Ilhós em tule fino são presos com fita grossa para cortinas.
  • Em dobradiças. Este tipo de design de cortina fica bem em interiores modernos. A tela é presa à haste por meio de laços têxteis. Eles podem repetir a estampa do tecido principal ou diferir no contraste, podem ser lisos ou desenhados em forma de gravatas, k = 1,5-2.

    Tule amarelo com fecho de laço
    Cortina de tule com laçadas e duplo coeficiente de franzimento

Antes de selecionar o tecido para cortinas, persianas ou cortinas, você precisa decidir sobre o fator de enchimento, o tipo de fita, as características de design do tecido e medir com precisão o comprimento da cornija. Conhecendo esses parâmetros, costurar lindos tecidos para janelas não será difícil. Exemplos de fotos de cortinas de janela com diferentes KS ajudarão você a escolher a opção certa que agradará a toda a família.

Vídeo sobre como calcular corretamente a largura do tecido para cortinas