Se as cortinas são a decoração interior de uma janela, antes de mais nada. E em segundo lugar, ele já tem a finalidade de proteger contra a penetração dos raios solares. O tule é frequentemente um elemento de substituição ou adicional para interiores. Inicialmente, o tecido translúcido era usado justamente para permitir que alguém se escondesse atrás dele. Muitas pessoas acham que podem viver sem isso. Mas se você usá-lo, você precisa mantê-lo limpo. Por isso, a questão de como lavar tule é importante para as donas de casa!
Os tecidos usados para fazê-lo são muito delicados de usar. Elas são menos duráveis que cortinas. Um tecido de tule, geralmente feito de uma trama de fios de algodão e seda, com vários acréscimos para criar um padrão. A cor da pele, e muitas vezes o branco puro, da tela é suscetível a poeira, respingos e outros tipos de contaminação. Mas a dificuldade de lavar tecidos delicados está na necessidade de cuidado com a técnica de lavagem, bem como com a sua temperatura.
Contente
Como lavar tule: opções
Como de costume, há duas opções.
Usando uma máquina de lavar
A opção de lavagem delicada está presente em todos os tipos de máquinas de lavar hoje em dia. O principal é a seleção do regime de temperatura. Depende do tecido do tule.
- Tecidos de algodão podem ser lavados em temperaturas de 40 a 60 graus.
- Seda, cetim, tecido de nylon ou véu, organza – não mais que 30 graus.
- O número de revoluções para tecidos delicados é definido em no máximo 400 revoluções por minuto.
Antes de carregar na máquina, é necessário remover todos os contaminantes sólidos e poeira.
Importante! Se você estiver preocupado com a aparência do tule, use um dispositivo especial: um saco para lavar peças delicadas.
Importante! Para esses tipos de tecidos, use detergentes em gel, não em pó, que podem danificá-los.
Lavar tule à mão
Lavar as mãos é uma tarefa demorada e trabalhosa, mas muitas donas de casa recorrem a ela. Se é correto e como lavar o tule à mão é decidido por cada dona de casa individualmente, com base no material, meios disponíveis e possibilidades.
O processo consiste nas seguintes etapas:
- Semelhante à lavagem do tule na máquina de lavar, o tule removido da haste da cortina deve ser cuidadosamente sacudido para remover a poeira acumulada e outros contaminantes sólidos.
- É necessário deixar o tule de molho em água correspondente ao tipo de tecido por 30 a 60 minutos. Isso permitirá que você se livre parcialmente das manchas sujas e, no mínimo, as dilua.
Muitas manchas podem ser removidas com sabão comum. - A lavagem propriamente dita é feita com movimentos suaves para não danificar o tecido.
- A fiação é leve. É melhor esticar a tela, pendurada, na barra transversal da secadora e deixar a água escorrer. Você pode usar o varão da cortina onde ele estava pendurado para isso. Isso permitirá que o tecido seja passado a ferro – o que não é recomendado!
Importante! Você não deve lavar tecidos de tule mais de quatro vezes por ano! Você pode usar um aspirador de pó comum para limpeza.
Informações adicionais. Se o tecido encolher após a lavagem e formar dobras, é recomendável enxaguá-lo em uma solução de amônia e peróxido de hidrogênio. Ingredientes: Adicione a seguinte composição (em colheres de sopa) a dez litros de água: 2/1 de peróxido de hidrogênio e amônia. Deixe de molho por 20 minutos e depois pendure no varão de cortina ou no escorredor, sem torcer.
Como lavar tule velho, desgastado ou guardado por muito tempo
Além do problema principal - refrescar o tule em casa - às vezes é necessário restaurar a brancura da neve de um tecido velho ou muito sujo. O principal conselho sobre como lavar tule é recorrer a remédios populares, pois são mais suaves e foram testados por gerações.
- Usando amônia e peróxido de hidrogênio em uma versão mais espessa para pré-imersão. Composição (em mililitros) 40/20 (peróxido/amônia) por 6 litros de água morna (não mais que 40 graus). Deixe de molho por 20 a 40 minutos, dependendo do grau de contaminação.
Preste atenção à data de validade: produtos vencidos não surtirão o efeito desejado. Para evitar ferir suas mãos, use luvas de borracha.
Informações adicionais. Para manchas localizadas, utilize somente água oxigenada, na qual a mancha deve ficar de molho por 10 minutos.
- Utilizando alvejante clorado, como "Belina". Para um balde de água morna (30 graus), use 3 tampas de água sanitária. Período de imersão: 60 minutos. Depois disso, você precisa sacudir o tecido e colocá-lo na máquina de lavar ou lavá-lo à mão.
Alvejante não é adequado para lavar tecidos delicados. - Para enxaguar, você pode usar uma mistura de sal marinho (2 colheres de sopa) e verde brilhante (13 gotas), previamente dissolvidos em 0,5 litro de água morna. É necessário garantir que não fiquem sedimentos (partes não dissolvidas da mistura) no fundo. Antes do uso, durante o enxágue final, é necessário filtrar a mistura dos sedimentos, caso contrário, manchas verdes podem aparecer na tela.
Primeiro, a substância verde precisa ser bem misturada em uma pequena quantidade de água até que esteja completamente dissolvida.
Importante! O tecido deve ser bem embebido com esta composição.
- Para deixar o tule de molho, use uma mistura de bicarbonato de sódio e sabão em pó (50 g/100 g). É necessário atingir sua dissolução completa em uma bacia com água morna. O tempo de pré-imersão é de cerca de 30 minutos.
O principal ingrediente ativo neste método é o refrigerante, então você pode tomar um pó barato, sem nenhum “super aditivo”. - O sal de cozinha comum, usado para deixar de molho antes da lavagem, ajuda a remover o amarelado (tonalidade acinzentada) do tule. Ingredientes: 5 colheres de sopa para cada 9 litros de água. colheres de sal.
O melhor é sal grosso, não iodado. - Alcatrão ou sabão em pó são bons tira-manchas para tecidos delicados. Para dez litros de água quente, use meia barra de sabão. Depois que a água esfriar até a temperatura desejada (30 graus), deixe o tule de molho em uma bacia por 60 minutos. Você também pode ferver tule nesta solução.
O sabão em pó deve ser ralado em um ralador fino
Importante! Ferver ou “cozinhar” tecidos não é um método seguro para branqueamento. A estrutura do tecido pode ser danificada, o que reduzirá sua vida útil.
- Usando tira-manchas em cortinas amareladas. Existem muitos tipos de removedores de manchas químicos no mercado, variando em composição e preço. O principal é ler atentamente as recomendações do fabricante sobre a consistência dos produtos usados para diferentes tecidos. O tira-manchas é usado tanto para remoção de manchas locais quanto para imersão preliminar geral. A limitação é evitar expor o tecido úmido à luz solar direta durante a secagem.
- Um remédio eficaz para remover manchas de ferrugem é o vinagre a 9% (2 colheres de sopa por copo de água), que deve ser aquecido a 90 graus. A mancha é mergulhada no líquido resultante e depois enxaguada em água morna com amônia (1 colher de sopa para cada 2 litros de água).
O vinagre funciona bem em manchas difíceis. - Deixar de molho em ácidos (oxálico, cítrico, fórmico) ajuda a remover manchas de ferrugem. Composição 20 gr. ácido por copo de água quente.
Todos os três ácidos agem aproximadamente da mesma maneira, mas somente o ácido cítrico pode ser comprado em qualquer supermercado.
Importante! Ao usar vinagre ou ácido, use luvas de borracha para evitar queimaduras.
Todos os métodos populares acima usados para lavar cortinas de tule, baseados na experiência de nossas avós, mostram como lavar tule branco ou de outra cor.
As recomendações dadas sobre como lavar corretamente cortinas ou tule são baseadas nas recomendações da geração mais velha. Nem todos os produtos, por exemplo, ácido fórmico, ácido oxálico, podem ser encontrados em lojas, mas a maioria dos produtos listados está disponível para todas as donas de casa. Lavar o tule não leva muito tempo, mas acrescenta frescor ao interior da janela e à atmosfera do ambiente.