A terra natal do tule é a França. O material recebeu o nome da cidade onde foi inventado e usado pela primeira vez. Tendo “penetrado” em nossas casas, ele se estabeleceu firmemente lá. Hoje em dia é impossível imaginar decoração de casa sem tule. Temos grande sucesso com o tule de náilon.
O tule bem escolhido é uma das decorações mais importantes da sua cozinha, sala de estar, quarto ou corredor. É bem leve. Na primeira etapa da escolha do tule para sua casa, prestamos atenção à cor, ao padrão e à qualidade do material.
Tule é um material leve e transparente. Pode ser feito de tecidos naturais, sintéticos ou uma mistura de diferentes fibras. Pode ser algodão, linho, seda e outros materiais.
Você escolheu o material, agora precisa transformá-lo em um produto finalizado.
Você precisa decidir o comprimento e a largura da cortina.
Vamos considerar as seguintes opções para arranjar tule.
- Comprimento até o peitoril da janela.
É aconselhável dar esse comprimento aos itens dos quartos das crianças. É conveniente e resolve alguns problemas. Por exemplo, uma criança muito pequena engatinhando no chão não ficará presa no produto.
- A altura do tule é até o chão.
Esta é uma opção clássica. O comprimento do produto chega até o chão. O tule esconde completamente a parede e não deixa o rodapé exposto.
- Altura padrão do tule.
O tipo mais comum de produto. Ela é fixada por cima, a parte inferior fica dois ou quatro centímetros mais alta que o chão. Esta opção é muito funcional. Ao se movimentar, o contato com o chão é excluído. O produto é menos suscetível à contaminação e não sofre atrito com o piso, o que aumenta sua vida útil.
- Tule com sobreposição.
Uma opção muito bonita. Ondas de tule ficam no chão, cobrindo completamente a parte inferior da parede e o rodapé. As ondas no chão são feitas à mão. O comprimento da sobreposição é de quinze ou vinte centímetros.
Observe que esse produto ficará ótimo em salas espaçosas com tetos altos. E não é absolutamente adequado para organizar salas pequenas com tetos baixos. O produto reduz visualmente o tamanho do ambiente.
Ao modelar e costurar um produto, não se esqueça dos padrões de preenchimento em largura. O produto final deve ser bonito e rico.
O melhor recheio é 1:2. O produto ficará bonito. Esta opção é perfeita para materiais com padrões grandes. Observe que com menos enchimento, seu tule parecerá mais do que modesto.
A proporção de enchimento mais ideal é 1:3. O produto ficará rico. Neste caso, você precisa usar tule com um pequeno padrão na parte inferior ou sem ele como base.
Contente
- Como cortar tule uniformemente com suas próprias mãos
- Como fazer bainha em tule? Descrição dos métodos
- Tule com pesagem, métodos de bainha e processamento
- Malha de tule: como cortar e fazer a bainha do tecido
- Como fazer bainha de tule à mão, sem máquina? Recomendações para donas de casa
- VÍDEO: Como fazer bainha profissional em tule longo.
- Tule de diferentes comprimentos no interior – 50 fotos:
Como cortar tule uniformemente com suas próprias mãos
Atenção! Antes de cortar seu tule, leia as instruções abaixo.
Ao costurar um produto de tule, é muito difícil aparar a borda do produto uniformemente. A razão é que o tule é um tecido fino e delicado. A tela desliza constantemente e qualquer movimento descuidado resulta na formação de nós e pequenos furos na superfície.
Para dobrar a tela ao meio e conectar as bordas simetricamente, é necessária uma superfície dura e plana. Nossos apartamentos não possuem mesas industriais para corte de tecidos de tule e nylon, por isso precisamos utilizar materiais improvisados. Neste caso, você pode usar o chão do apartamento. Você pode precisar da ajuda de outra pessoa.
Como encurtar tule? Recomendamos vários métodos para cortar tecido.
- Puxamos o fio transversal.
Estendemos o tecido no chão. Marcamos o comprimento necessário colocando marcas a uma certa distância uma da outra com um lápis ou um pedaço de giz. Fazemos um pequeno corte no tecido, pegamos o fio da borda e o puxamos por todo o comprimento do tecido. Observamos a formação de uma faixa ao longo do comprimento do tecido. Fazemos um corte ao longo da tira. Você pode usar um estilete ou uma tesoura comum, mas elas devem ser afiadas o suficiente.
Observe que, ao cortar, a tira de tecido colocada no chão não deve deslizar. Para reduzir o deslizamento, você pode colocar uma base de algodão sob a lona ou prendê-la com fita adesiva.
Este método de bainha é considerado o mais simples e confiável.
- Fazemos cortes no material
Dobre o tecido ao meio, alinhando cuidadosamente as bordas. Fazemos um pequeno corte no local onde as bordas divergem. Depois, mais uma vez, dobre o material ao meio com muito cuidado. O tecido deve ser constantemente alisado para evitar quebras e irregularidades. Fazemos outro corte onde as marcas anteriores já podem ser traçadas. Observe que os cortes devem ser simétricos. Depois, tomando cuidado para que o tecido não saia do lugar, desdobramos-o novamente.
Depois de todas as manipulações obtemos o tecido dobrado ao meio. Pegamos uma régua ou um objeto longo e reto semelhante e conectamos as marcas, desenhando linhas usando um pedaço de giz ou lápis.
Nós mostramos a você as maneiras mais simples de cortar tecido. Tente agir de forma consistente, seguindo as instruções fornecidas, para não estragar o tecido.
Como fazer bainha em tule? Descrição dos métodos
Não é difícil fazer bainha de tule em casa. Você precisa de um pouco de paciência, precisão e um conjunto simples de ferramentas em casa: linhas, agulhas, tesouras.
Observe que o tule requer fios finos, tamanho 40 e menores. As cores dos fios e do tecido devem combinar. Lembre-se, primeiro você precisa processar as laterais da tela e depois prosseguir para a borda inferior.
A parte inferior da tela é processada de várias maneiras.
A maneira mais fácil é fazer bainha dupla. Processamos as costuras laterais usando o mesmo método, mas neste caso sua largura foi mais significativa, não menos que dois centímetros.
A parte inferior do tecido geralmente é finalizada com ponto Moscou. Dobramos a borda do tecido em um centímetro e passamos a ferro. Fazemos uma linha a uma distância de dois ou três milímetros da borda da bainha. O excesso de tecido deve ser aparado. Dobramos o material novamente, passamos a ferro e costuramos, devemos tentar costurar exatamente ao longo da primeira costura.
Este método permite economizar quantidade de material na bainha.
Muitas vezes, a borda inferior é finalizada com fita de viés - ou seja, uma borda da borda inferior com uma fita especial.
Colocamos a borda da cortina na fita de viés, que então dobramos. A costura crua fica dentro da fita de acabamento, que passamos sob o pé da máquina de costura. A linha corre ao longo das bordas da fita. A fita pode ser comprada em uma loja ou feita por você mesmo a partir de materiais descartados.
Tule com pesagem, métodos de bainha e processamento
Para dar forma ao material leve, são utilizados pesos. Eles são produzidos na forma de cordões ou placas. Eles dão ao produto arejado uma aparência finalizada e estabelecem sua forma.
Se o tecido for pesado, pode ser difícil ajustar o comprimento.
Há duas opções para resolver o problema: cortar o material de cima ou mover o peso. Basicamente, as donas de casa escolhem a primeira opção, porque é difícil mover o peso, ou melhor, é difícil fazer a costura com a qual o peso é costurado. Nem toda dona de casa consegue repetir uma costura dessas.
O que fazer se o material for largo e parte da largura precisar ser removida? O peso precisará ser reduzido. Deslocamos o overcasting, expondo parte da ponta do peso, e cortamos o excesso. Após as manipulações, movemos o overcasting para seu local original. Se o desenho do tecido permitir, realizamos a intervenção apenas em um dos lados; caso contrário, ações semelhantes devem ser repetidas no outro lado do material.
Malha de tule: como cortar e fazer a bainha do tecido
O material exige uma certa abordagem e extremo cuidado. Ele pode ser processado em casa se você seguir algumas recomendações. Antes de fazer a bainha do tule, é preciso marcá-lo em uma superfície plana e antiderrapante. Este poderia ser um piso coberto com tecido de algodão. Se necessário, você também pode usar fita adesiva.
O tule de malha fina pode ser cortado de uma maneira muito simples. Antes de cortar o tule, meça o comprimento necessário na extremidade lateral e faça uma marca. Em seguida, pegue uma tesoura afiada, faça um pequeno corte na lateral do tule, na marca que você fez, e, aplicando uma leve pressão, “deslize” a tesoura para a borda oposta do material.
Como fazer bainha em tule? Comece a fazer a bainha pelas laterais do material. Isso deve ser feito usando uma costura fechada regular. A largura da costura deve estar entre dois e três centímetros. Depende da espessura do material, quanto mais grosso o material, mais larga a costura. Como processar as bordas do tule? Antes de costurar, passe as pontas do tecido. Após o tratamento térmico será mais fácil aplicar os pontos.
Normalmente, o tecido nas costuras laterais é preso com alfinetes antes da costura. Ao costurar, recomendamos usar um comprimento de ponto médio. Nesse caso, a fila andará muito mais rápido. A tensão da linha precisa ser afrouxada um pouco, isso permitirá que o produto seja costurado corretamente e evitará que ele encolha.
Se a sua costura estiver formando laçadas ou pulando pontos, tente usar uma agulha de tricô ou um ponto ziguezague antes de fazer a bainha do tule em casa.
Após processar as costuras laterais, prossiga com o processamento da borda inferior do produto. Primeiro, você precisa passar a costura inferior do avesso. Em seguida, use a mesma técnica usada para processar as bordas laterais do produto.
A malha de tule pode ser processada com costura Moscou, seguindo a seguinte tecnologia. Você precisa comprar fita não-tecida na loja. A largura da fita não é importante, qualquer largura de fita serve. Passamos a ferro o lado avesso do material e depois fazemos uma costura Moscou regular. Fazemos uma linha de dois milímetros ao longo da borda, pegando a fita e, em seguida, cortamos a margem com parte da fita. Restam cerca de dois milímetros na costura, o que é suficiente para produzir a costura.
Como fazer bainha de tule à mão, sem máquina? Recomendações para donas de casa
Todos os métodos de costura de cortinas mencionados acima são adequados para processamento manual, sem o uso de uma máquina de costura. Mas essa atividade é cara em termos de quantidade de trabalho e tempo gasto. Para donas de casa que não têm materiais especiais em casa - linhas, agulhas, máquina de costura - oferecemos um método de bainha usando fita adesiva.
É simples: o excesso de tecido é colocado entre camadas de fita e passado a ferro.
Ao usar fita adesiva pela primeira vez, recomendamos que você experimente primeiro em um pequeno pedaço de tecido antes de passar para o material principal.
Além da fita adesiva, grampos especiais são usados para ajustar o comprimento dos produtos acabados. Dar o comprimento desejado às cortinas usando clipes não é uma tarefa fácil. Um resultado simétrico não será alcançado imediatamente.
Ao fazer a bainha do tule, siga nossas recomendações e as janelas da sua casa ficarão decoradas com produtos maravilhosos costurados com suas próprias mãos.