Cortinas nas janelas são uma ocorrência comum na Rússia. Na vida moderna, eles desempenham principalmente funções decorativas. Antigamente, as cortinas serviam como um talismã para a lareira da família. Acreditava-se que eles afastavam os maus espíritos e todo tipo de negatividade do lar.
Contente
Por que você precisa de cortinas nas janelas?
Cortinas são um poderoso elemento decorativo. Eles podem adicionar mais atratividade ao interior ou perturbar sua harmonia e se tornar um forte irritante.
Além das funções decorativas, elas desempenham uma série de funções práticas.:
- sombreie os cômodos durante o dia e não deixe entrar a luz das lâmpadas noturnas;
- evitar que correntes de ar penetrem nas janelas do ambiente.
A funcionalidade das cortinas é determinada pelo material e pela forma de sua fabricação.
Que tipos de cortinas existem?
Você pode encontrar cortinas de vários tipos, funcionalidades e estilos à venda. Ao comprá-los, você precisa decidir sobre encontro produtos. Eles podem ser pareados ou individuais. O primeiro tipo de cortinas usado em interiores de salas decoradas em estilos clássico e moderno. Os painéis de cortinas emparelhadas são colocados simetricamente em ambos os lados da janela. Uma única cortina é colocada no lado mais conveniente para a pessoa se aproximar. Esta disposição da tela não deve perturbar a harmonia geral do interior. Assim como os pareados, cortinas simples são adequados para decorar ambientes em estilo moderno.
Cortinas podem ser penduradas sobre elas. sanefas. São cortinas curtas que são um complemento decorativo e podem ser incluídas em um conjunto de cortinas para decoração de janelas. Sombreamento em camadas é frequentemente usado para cobrir janelas de cozinha. É composto por cortinas inferiores e superiores, com um vão entre elas. A parte superior das cortinas tem o formato de um lenço longo e largo.
Cortinas clássicas
Os produtos são universais. Eles são feitos principalmente de jacquard, seda natural e tafetá. Cortinas são usadas para decorar ambientes para diversos fins.
Suas características distintivas incluem::
- proporções precisas;
- uso de materiais nobres na costura;
- presença de elementos decorativos;
- design discreto;
- esquema de cores harmonioso.
As cortinas podem ser franzidas nas laterais e presas com clipes. Eles sombreiam as janelas com elas, complementadas com cortinas de luz transparentes. Cortinas clássicas para salas de estar devem ter um design discreto, e para quartos – um esquema de cores em tons calmos. Em quartos infantis, cortinas clássicas com estampas delicadas podem ser usadas para cobrir as janelas.
Cortinas japonesas
Os produtos são usados para decoração instalações com interiores modernos. O design simples e lacônico das cortinas japonesas é ideal para os amantes minimalismo. Tecidos lisos de diversas larguras são utilizados na produção dos produtos. Eles são fixados em cornijas de vários níveis. Essas cortinas harmonizam bem com janelas panorâmicas e janelas com vidros duplos, mas não ficam bem em caixilhos de janelas comuns.
As persianas japonesas parecem persianas verticais, mas não podem ser giradas. Cada painel de cortinas japonesas tem guias separados, ao longo do qual eles se afastam e se juntam. Você pode usar um número diferente de cornijas para pendurar cortinas. Isso nos permite modelar seu design geral.
As cortinas japonesas podem ser abertas e fechadas manualmente ou automaticamente.
Cortinas francesas
O segundo nome dos produtos é toldos. Eles são caracterizados pela leveza e elegância arejada. Eles estão de pé cortinas francesas feito de vários pedaços de tecido com um grande número de dobras. Esses produtos são projetados para enfatizar o luxo dos interiores. No design moderno, as cortinas são feitas de tecidos elásticos transparentes.
Cortinas francesas podem ter renda ou babados. No design de aberturas de janelas, elas desempenham uma função decorativa. As cortinas têm fecho vertical. A parte inferior geralmente é puxada e fixada. Isso dá volume às cortinas. As cortinas geralmente são presas a mecanismos de elevação e rotação. Isso permite que elas sejam levantadas e abaixadas automaticamente, alterando o grau de sombreamento no ambiente.
Persianas plissadas
O tecido utilizado na costura dos produtos lembra persianas com suas dobras. Cortinas desse tipo são amplamente utilizadas para sombrear janelas em escritórios. Eles têm uma ampla gama de cores, o que permite animar qualquer interior sem graça. Persianas plissadas podem ser usadas para sombrear janelas de qualquer formato.
Persianas de rolo
Os produtos incluem diversas subespécies. As telas são feitas de materiais sintéticos aos quais são adicionadas fibras naturais. A parte inferior das cortinas tem pesos. Eles protegem as telas da deformação. A altura máxima das persianas de rolo é limitada a 2 m, e a largura a 1,8 m.
Os produtos são usados para sombrear janelas padrão de duas folhas.
Critérios de seleção
Ao comprar cortinas, certifique-se de prestar atenção às suas tamanho, estilo e custo. A seleção de produtos começa com eles. Os seguintes critérios para seleção de produtos são:
- estilo interior, funcionalidade e área das instalações;
- material para acabamento de paredes, pisos e tetos.
Essas nuances influenciam o escopo de utilização das cortinas. Telas escuras são mais adequadas para ambientes empoeirados e com tráfego intenso, e telas claras para ambientes ensolarados.
Eles combinam bem com interiores caros cortinas de seda, e com os mais simples - tecidos de linho e algodão. Junto com o poliéster e suas misturas, esses materiais podem ser usados em interiores projetados em estilos tradicionais e modernos.
Dependendo da qualidade do material, as cortinas são divididas em:
- antimicrobiano;
- biodegradável;
- escurecimento;
- resistente ao fogo;
- térmico;
- resistente a manchas.
Para escurecer bem os ambientes, as janelas devem ser cobertas com cortinas feitas de tecidos de trama tripla. O comprimento das cortinas tem grande influência na aparência dos cômodos. Você pode dar a elas uma aparência majestosa cobrindo as janelas com cortinas do teto ao chão. A combinação do transparente e do opaco torna os ambientes mais volumosos.
O que você precisa saber sobre tecidos
A escolha das cortinas com base na qualidade do tecido depende da sua finalidade funcional. Material pesado tem alta densidade. Cortinas feitas com ele protegem melhor os ambientes da penetração de luz e retêm bem o calor nos cômodos. Devido à rigidez do material, ele não cai bem. Cortinas feitas com ele devem ser penduradas em varões mais resistentes. Tecidos leves são leves. Eles caem bem, mas não protegem bem os cômodos da penetração de luz.
Todos os materiais têm diferentes níveis de durabilidade. Eles não desbotam e mantêm suas propriedades originais por muito tempo cortinas feitas de tecidos de poliéster. Esses itens não precisam ser passados. Eles são capazes de suportar um grande número de lavagens. Tecidos de algodão são leves. Eles podem "respirar" e bloquear até 70% da luz.
Podem surgir dificuldades no atendimento com cortinas de seda. O material exige uma lavagem cuidadosa, mas os produtos feitos com ele criam uma atmosfera de aconchego e elegância no local. Eles têm uma aparência rústica cortinas de linho, mas são frequentemente usadas em combinação com cortinas transparentes na decoração de interiores boêmios.
Conselhos
- Para janelas em salas com tetos baixos Você precisa usar cortinas com cores claras. Eles devem ser feitos de materiais leves.
- Em quartos de crianças e escritórios É melhor usar cortinas francesas ou persianas romanas.
- Camareira Os cômodos precisam receber cortinas escuras com textura densa.
Perguntas e Respostas
Na prática, as cortinas são substituídas conforme se desgastam. Os psicólogos recomendam atualizá-los uma vez a cada 2-3 anos.
A cor das cortinas deve estar em harmonia com o interior. Geralmente, ela combina com a cor do papel de parede ou dos elementos decorativos do interior.
É melhor decorar as janelas do quarto com cortinas de tons e texturas suaves.
As cortinas da cozinha devem ser feitas de um material que resista a várias lavagens.
A largura das cortinas deve ser 2 a 3 vezes maior que a largura das janelas.