O design multicamadas de janelas e blocos de sacada é coisa do passado. Franjas, cortinas grossas e tule não são mais relevantes. Espaço aberto, muita luz e o mínimo de detalhes estão na moda. No entanto, o ambiente precisa ser protegido do sol escaldante e de olhares indiscretos. As persianas de rolo são a solução ideal para esse problema. Em termos de funcionalidade, as persianas de rolo são semelhantes às persianas comuns. Mas são muito mais práticas e fáceis de cuidar.
As persianas de rolo são instaladas em locais para diversos fins: residenciais, não residenciais, comerciais. Eles se adaptam facilmente a estilos de interiores modernos, são relativamente baratos e são um sistema eficaz de proteção solar. A possibilidade de instalação por conta própria é outra vantagem significativa dessas telas. Esta publicação fornece mais detalhes sobre como fixar persianas de rolo em janelas de plástico.
Contente
Persianas de rolo: breve descrição, vantagens
Antes de instalar persianas de rolo, o proprietário de uma casa ou escritório deve se familiarizar detalhadamente com as características de seu design. O design desses sistemas de proteção solar é extremamente simples. Ele consiste em um eixo, um peso, um mecanismo de torção e uma trama de tecido. O tecido do rolo é fino e durável. Pode ter cores diferentes e ser feito de combinações de diferentes materiais.
Os tecidos mais populares são os seguintes:
- Algodão, linho. Esses são tecidos naturais. Eles são respiráveis e ecológicos. Essa combinação combina perfeitamente com estilos campestre, provençal e ecológico.
- Algodão, poliéster. Este conjunto combina a alta praticidade do material sintético e a naturalidade das matérias-primas de algodão. No entanto, essas cortinas encolherão um pouco em condições de umidade.
- Cloreto de polivinila, fibra de vidro. Esses materiais são altamente práticos, resistentes ao fogo e ao desgaste. Cortinas feitas de cloreto de polivinila e fibra de vidro não têm medo de mudanças bruscas de temperatura, umidade e outros fatores ambientais prejudiciais.
O mecanismo de torção pode ser de corrente, mola ou eletromecânico. O nível de iluminação do ambiente dependerá da altura em que a tela for elevada.
Importante! No modelo Dia-Noite, o nível de luz no ambiente é regulado de forma diferente. O tecido dessas persianas de rolo é duplo e consiste em listras translúcidas e densas. Eles se alternam. Durante o dia, as listras translúcidas em ambas as telas devem combinar e, à noite, elas devem ser mais densas.
Vantagens
As vantagens deste tipo de cortina são óbvias:
- Aparência espetacular. Esta é uma solução de design moderna e elegante. As persianas de rolo decoram as aberturas das janelas e se encaixam perfeitamente em muitas tendências estilísticas: provençal, minimalismo, clássico, alta tecnologia, moderno, etc.
- Dimensões compactas. Os produtos ocupam o mínimo de espaço livre. Quando reunidos, eles são difíceis de serem notados.
- Facilidade de cuidado. Para limpar os produtos, você pode usar um pano simples levemente umedecido com uma solução de sabão. Eles não acumulam poeira e repelem sujeira.
- Fácil de instalar de acordo com as instruções. Para proteger a estrutura do rolo, você não precisa usar equipamentos caros nem ter habilidades especiais. Essa tarefa está ao alcance de qualquer pessoa. As instruções para instalação de persianas de rolo são fornecidas abaixo.
Opções de localização
As cortinas podem ser fixadas em diferentes lugares. A escolha do local dependerá de vários fatores: o tipo de estrutura da cortina, o tamanho da abertura da janela, a solução de design e as preferências pessoais dos proprietários da casa.
As persianas de rolo podem ser montadas das seguintes maneiras:
- Para a parte da parede acima da janela. Esta opção é aceitável em salas com janelas pequenas e sem peitoril. Neste caso, as cortinas devem ser escolhidas com cornija longa. Essa técnica expandirá visualmente a abertura da janela.
A distância das bordas da abertura da janela até os pontos de fixação deve ser de pelo menos 50 mm para não danificar o declive. - Até o teto. Ao instalar persianas de rolo no teto, você também pode resolver o problema de janelas pequenas. Este método de fixação ajudará a tornar o ambiente visualmente mais espaçoso e confortável.
Os mesmos suportes são adequados para montagem no teto e na parede
Observe! Se você tem uma janela pequena, é importante escolher a cor certa para a tela. O ideal seria adquirir um produto que combine com a cor das paredes do ambiente. Então o quarto ficará mais espaçoso.
- Para a abertura da janela. Esta opção é aceitável em espaços de escritórios, em janelas de correr. Este método permite fechar completamente a abertura da janela. Não há necessidade de usar tule adicionalmente neste caso. O design da abertura é rigoroso e moderno.
Obviamente, as aberturas em si devem ser impecáveis. - Para o quadro. O problema de uma abertura de janela muito larga e profunda pode ser resolvido fixando as cortinas diretamente na moldura. Neste caso, a abertura ficará mais harmoniosa e o peitoril da janela ficará livre. Você pode colocar vasos de flores, acessórios e utensílios de cozinha no parapeito da janela. Ele também é fixado ao batente se as faixas forem cegas. Assim, as cortinas não atrapalharão na hora de abrir.
- Para os caixilhos de uma janela de plástico. As janelas de abertura são decoradas com mini persianas de rolo, fixadas diretamente nos caixilhos. Persianas de rolo montadas dessa maneira geralmente são instaladas em combinação com tule claro. As mini persianas de rolo são muito semelhantes às persianas clássicas. Porém, sua praticidade é muito maior e sua manutenção não é difícil. As persianas de rolo não acumulam poeira.
O posicionamento dos caixilhos permite que as cortinas sejam abertas ou fechadas independentemente uma da outra.
Dependência do tipo de instalação no design da cortina
Hoje em dia, existem diferentes maneiras de fixar uma persiana de rolo em uma janela de plástico. Ao escolher uma opção de montagem, é necessário levar em consideração o tipo de design da cortina. Existem apenas dois tipos: sistema aberto e cassete.
Tipo de construção | Breve descrição |
Abrir | Um sistema aberto é o mais simples. Sua simplicidade torna o mecanismo altamente confiável. O sistema de proteção solar aberto consiste em um eixo com tecido, suportes de montagem e uma corrente para levantar/abaixar o tecido. Cortinas abertas estão disponíveis em diferentes tamanhos. Os modelos mini são especialmente populares. Os mini-rolos são instalados no caixilho, diretamente na abertura da janela, no teto. Você pode fixá-los usando fita dupla face comum, suportes ou parafusos autoatarraxantes. |
Cassete | O sistema fechado consiste em uma caixa de plástico, tecido enrolado em um eixo e guias. Por causa das guias, as persianas de rolo com caixa geralmente são fixadas na moldura ou no caixilho da janela. Neste caso, são utilizadas apenas fita dupla face simples e grampos de fixação. As guias desempenham uma função importante: controlam o movimento do tecido e evitam o aparecimento de folgas. Isso garante a máxima proteção do ambiente contra a luz solar. Recomenda-se instalar um sistema fechado em ambientes localizados no lado sul.
O sistema de caixa pode abrir/fechar automaticamente. Neste caso, a caixa é feita de alumínio. Um sistema especial de controle eletrônico é colocado nele. |
Importante! Janelas de plástico com vidro duplo são muito mais vulneráveis do que as de madeira. Por esse motivo, os proprietários devem escolher os métodos mais suaves de instalação de persianas. O uso de parafusos pode causar danos irreparáveis à estrutura.
Instruções passo a passo para instalar persianas de rolo
Instalar persianas de rolo é uma solução de design moderna e elegante. Eles podem ser instalados em uma casa particular, apartamento, escritório ou estabelecimento comercial. Essas cortinas não têm medo de mudanças de temperatura, limpeza úmida, poeira e sujeira. Dependendo do peso da estrutura, seu tipo e solução de design, há diversas opções de montagem. Vamos analisá-los com mais detalhes.
Ferramentas e materiais necessários
Para trabalhar você precisa preparar:
- nível de construção, régua, lápis simples;
- chave de fenda (furadeira elétrica);
- furar;
- parafusos auto-roscantes, parafusos, buchas;
- fita dupla face.
Observe! Ao aparafusar parafusos e porcas, a integridade da janela de plástico fica comprometida. Após a desmontagem, buracos profundos permanecerão na estrutura e, às vezes, o plástico pode rachar. Não parece esteticamente agradável.
Instruções passo a passo para instalar cortinas abertas (usando parafusos autoatarraxantes)
Com esses fixadores, a estrutura durará o máximo possível e será mais confiável. No entanto, o uso de parafusos autoatarraxantes envolve fazer furos na estrutura ou na parede. Para furar, você precisa preparar uma furadeira e parafusos adequados.
Apresentaremos o processo de instalação passo a passo:
- Comprar cortinas, verificar se estão completas. Você precisa ter certeza de que tudo o que precisa está no pacote.
- Montagem do produto. Para isso, siga as instruções do fabricante. Normalmente, para a montagem, você só precisa conectar o eixo com suportes e engrenagens.
- Marcação. Você precisa pegar o produto finalizado com uma mão e colocá-lo no local onde planeja instalá-lo. Com a outra mão, usando um lápis, marque os locais dos colchetes. Use um nível para verificar se as marcas estão colocadas corretamente.
É necessário determinar a localização da cortina com a maior precisão possível.
Importante! Não se esqueça de desdobrar o tecido ao experimentá-lo na janela. Você deve se certificar de que ele não cubra a alça.
- Perfuração, instalação de fixadores. Faça furos para fixação, fixe os elementos com parafusos, coloque os plugues. A instalação está concluída. Você pode ajustar a operação da lâmina e aproveitar o resultado.
A ordem de instalação das cortinas do tipo MINI em parafusos auto-roscantes
Características de instalação de cortinas do tipo fechado (usando parafusos auto-roscantes)
Proteger um sistema fechado tem uma série de sutilezas. Além dos suportes, é necessário fixar a caixa e as guias. Neste caso, não é possível ficar sem fita adesiva.
Ao instalar, use as seguintes instruções:
- Verificação da integridade e da operacionalidade da cortina. Os sistemas fechados de proteção solar geralmente são vendidos já montados.
- Desengorduramento de superfícies. O local da instalação deve ser bem limpo com álcool. Isso garantirá um ajuste seguro.
- Guias de encaixe e marcação. Você precisa ter certeza de que os guias são longos o suficiente. Essas tiras são necessárias para guiar a lona durante o abaixamento. Se necessário, as guias são encurtadas usando um estilete comum. Marcamos os locais dos guias com um lápis.
A ordem de marcação dos locais de fixação de uma cortina cassete
Conselhos úteis! As guias devem ser encurtadas a partir do topo. Isso permitirá que você preserve o corte de fábrica.
- Experimentando uma caixa protetora. Ajustamos de acordo com as marcas de guia. Verificamos o correto funcionamento do sistema. Fazemos marcações para a colocação dos fixadores.
Sequência de instalação de fixadores - Fixação da caixa e das guias. Usando uma furadeira, você precisa fazer furos e fixar a caixa com parafusos. Colamos um pouco de fita adesiva nas guias, removemos a película protetora do outro lado e as instalamos no lugar. Fechamos as laterais da caixa com tampas laterais especiais.
Fixação das guias com fita dupla face
Fixação com suporte de mola
Se não quiser danificar a integridade da unidade de vidro plástico, você pode fixar as persianas usando um suporte de mola simples. Este tipo de fixação é frequentemente escolhido para abrir caixilhos.
Primeiro, você precisa desembalar a cortina e montá-la de acordo com as instruções do fabricante. Então tente na janela. É importante colocar a tela exatamente no meio do caixilho, usando um nível de construção. Os locais dos colchetes devem ser marcados com um lápis.
Penduramos os suportes na faixa. Agora só falta colocar as tampas laterais nos suportes e encaixar o eixo com o tecido.
Depois disso, os proprietários da casa precisam configurar corretamente o sistema de proteção solar.
Montagem com fita adesiva em uma faixa cega
Este método de instalação é quase idêntico ao anterior. A única diferença é o uso de fita dupla face. É necessário melhorar a fixação da estrutura no quadro.
Então, você precisa montar a cortina e marcar o local para instalar os suportes. O próximo passo é desengordurar as superfícies e colar o velcro nos suportes. É melhor desengordurar com álcool simples. Retiramos a película protetora dos suportes, penduramos no caixilho e pressionamos levemente. Depois, basta colocar as tampas laterais e inserir as persianas.
Recomendações para escolher um fixador
- O local para fixação das persianas deve ser escolhido com base nas dimensões do ambiente, nas cortinas e nas aberturas das janelas. Se a abertura for pequena, é melhor fixar o produto no teto ou na parede acima da janela.
- Se as janelas de plástico com vidro duplo forem novas, você não deve danificá-las com parafusos. Após a desmontagem, os buracos são difíceis de esconder. Neste caso, vale a pena dar preferência às mini persianas de rolo. Elas podem ser fixadas sem perfuração – usando fita dupla face.
A escolha da fixação é determinada principalmente pelo tamanho e peso da persiana. - Em alguns casos, não é possível utilizar suportes de fita e mola. Estamos falando sobre a instalação de cortinas grandes e bem pesadas. Esse tipo de fixação simplesmente não vai resistir. É melhor usar parafusos autoatarraxantes.