Conhecendo as sutilezas de como pendurar tule lindamente em um ambiente, você pode criar uma atmosfera verdadeiramente arejada, cheia de leveza e luxo. Afinal, uma cortina tão leve é universal e bastante resistente ao desgaste. É agradável ao toque, fácil de lavar, seca rapidamente e passa perfeitamente. Sua única desvantagem é o enrugamento, que pode ser facilmente evitado se você pendurar o tule corretamente, seja em um varão de cortina ou em uma fita comum, linha de pesca ou anzóis.
Contente
- Brevemente sobre o tule: vantagens e aplicação
- Tule no interior: exemplos de decoração de janelas
- A combinação certa de tule e cortinas
- Como pendurar tule corretamente
- Quando e como pendurar tule sem cornija
- Como pendurar tule e cortinas em uma haste, cornija
- Como pendurar tule na cornija do teto: instruções e exemplos com fotos
- VÍDEO: 80 exemplos elegantes de como pendurar cortinas lindamente.
- 50 melhores fotos de decoração de janelas com lindos tules e cortinas
Brevemente sobre o tule: vantagens e aplicação
Tule é um tecido leve e transparente que tem uma estrutura lisa, de malha, vazada ou estampada. Devido às diferentes variações de tecelagem de fios, organza, malha, véu e musselina são classificados como tecidos para cortinas.
Independentemente da variedade, as cortinas apresentam vantagens significativas, nomeadamente:
- barato e nobre, com alguma simplicidade lacônica, decoração de janelas;
- transmitindo e dispersando a luz solar, enchendo o ambiente com luz natural;
- aumento visual do espaço, adicionando certa leveza ao interior;
- fácil de cuidar, cai bem e mantém bem sua forma.
Observe! Se você unir lindamente o tule em uma cornija, você pode decorar e expandir visualmente o ambiente. Também é importante escolher uma tela que combine com o design estilístico do ambiente.
Tule no interior: exemplos de decoração de janelas
Os designers decoram janelas com uma grande variedade de tule, combinando suas variações de cores ou adicionando cortinas grossas. A opção de um tecido totalmente ou semitransparente pendurado sozinho também é relevante.
Em apartamentos pequenos, o tule padrão branco, marfim ou leitoso é apropriado. Este tecido deixa as janelas visíveis e torna os ambientes mais claros e amplos.
Para espaços grandes, geralmente são escolhidos tons escuros: cinza, azul, bordô e assim por diante. Sua principal vantagem é a criação de um rico efeito de véu.
Além das variações de uma única cor, tule de malha, musselina, teia de aranha, plissado, chuva de carnaval ou arco-íris ficam ótimos. Qualquer uma das opções é adequada para um quarto, uma sala de estar, uma cozinha, um quarto de criança ou uma sala de jantar. O principal é que o tule fique pendurado com dobras leves e onduladas, caso contrário, ele estragará toda a decoração da janela.
Na sala de estar, organza transparente, macarons ou tule vazado são frequentemente pendurados até o chão. O tecido também pode ser complementado com bordados ou impressão fotográfica. Para a cozinha, são utilizadas cortinas de mistura sintética de comprimento médio, pois elas não amassam nem desbotam.
A combinação certa de tule e cortinas
O tule padrão de algodão ou organza sem grandes padrões geralmente é complementado por cortinas sem padrões. Ou, ao contrário, penduram cortinas grossas com estampa e cortinas lisas.
Importante. Não é recomendado combinar cortinas e tules feitos de tecidos naturais. Por exemplo, uma cortina de linho e uma cortina de organza ficarão simplesmente feias.
Além das cortinas grossas comuns e comuns, as cortinas leves são combinadas com:
- persianas de rolo, se o material transparente cobrir apenas metade da janela, independentemente do comprimento;
- persianas romanas contrastantes, que são fixadas dentro da janela ou penduradas no outro lado da cornija;
- com cortinas de fios grossos, desde que o tule seja vazado ou liso translúcido.
Como pendurar tule corretamente
Há muitas opções para pendurar tule. Aqui, tudo depende diretamente das preferências pessoais, do tamanho da janela e da altura do topo até o teto. Os seguintes pontos também desempenham um papel importante:
- a altura do tule é até o meio da janela ou até o chão;
- a cortina deve se mover de um lado para o outro;
- O tule complementa qualquer outra cortina ou tecido?
Portanto, para evitar maiores inconvenientes, é importante saber como pendurar o tule corretamente em cada caso específico.
Quando e como pendurar tule sem cornija
Eu penduro cortinas transparentes sem varão se:
- Não é possível escolher uma haste de cortina que combine com o interior.
- A parte superior da abertura da janela está localizada muito próxima ao teto.
- Há um desejo de ser criativo e demonstrar as próprias habilidades.
Neste caso, cornijas e varas são substituídas por todos os tipos de ganchos, fita adesiva, velcro, linha ou linha de pesca. Em qualquer uma das opções, você precisa ser criativo e preparar furadeira, martelo, fita métrica, pregos, parafusos e uma chave de fenda.
Informações adicionais. Na maioria das vezes, os lugares onde não é possível pendurar uma cortina em um varão são sacada, varanda e alpendre. Aqui é apropriado esticar a cortina em uma linha de pesca, linha ou prendê-la em ganchos ou grampos industriais.
Para prender em um fio, barbante ou linha de pesca, siga estes passos.
- Martele alguns pregos (de preferência decorativos) na parede ao longo das bordas da abertura da janela.
- Faça pequenos furos com bordas bonitas na parte superior da cortina.
- Passe um fio ou linha de pesca pelos furos resultantes.
- Puxe o material de uma borda da janela para a outra e prenda as pontas do fio ou da linha de pesca nos pregos.
Se você decidir fixar o tule diretamente na parede, precisará usar velcro (fita de cortina). O lado adesivo é fixado na parede com parafusos, e a parte macia é costurada na cortina.
Outro método básico são grampos ou ganchos. O principal é escolher fechos bonitos e fixá-los firmemente acima da abertura da janela. Para pendurar o tule, você precisa costurar laçadas nele com antecedência.
Como pendurar tule e cortinas em uma haste, cornija
Se a janela tiver uma cornija de nível único, você pode pendurar cortinas e cortinas grossas de uma maneira incomum.
Observe. Tule e cortinas em uma haste ficam lindos e incomuns. No entanto, essa solução não é totalmente conveniente, pois cortinas e persianas são difíceis de mover.
Outra opção é pendurar cortinas mais grossas em ambos os lados usando ilhós. Mas uma cortina leve e transparente deve ser fixada nos laços feitos ou nos mesmos ilhós (argolas), só que menores em tamanho e estritamente no meio da janela.
A terceira opção é montar cortinas e persianas. Ou seja, as telas são sobrepostas umas às outras (reunidas) e perfuradas com ilhós, depois são amarradas em uma cornija de nível único.
Como pendurar tule na cornija do teto: instruções e exemplos com fotos
Uma cornija de teto é a solução mais adequada para pendurar tule em qualquer estrutura. No entanto, vale lembrar que as cornijas de teto podem ser de perfil, bastão e barbante. Portanto, para escolher o varão de cortina certo, você precisa considerar:
- número de camadas de tecidos;
- terá um lambrequim pendurado em cima;
- qual o peso total das cortinas (reposteiros e pantufas);
- design estilístico da sala.
Você também precisa decidir sobre os fixadores. Podem ser anéis com ganchos, tranças, clipes de jacaré, cordões, ilhós, laços de tecido. Neste caso, inicialmente, antes da fixação, é necessário fazer dobras no tule.
Se a tela estiver reta, você deve proceder da seguinte forma.
- Coloque um número ímpar de fechos na haste da cortina.
- Prenda a cortina nas duas bordas usando 2 fechos.
- Dobre as laterais em direção à janela com a mão e prenda com um clipe.
- Desmonte os fixadores dos diferentes lados, deixando um no centro.
- Faça uma dobra no meio do tecido e prenda com um clipe.
- Faça as dobras restantes da mesma forma que no ponto 5.
Importante. Para criar uma cortina bonita sem costura prévia, você precisa organizar os fechos uniformemente em toda a largura. Também é importante colocar os fechos próximos uns dos outros para que a cortina não fique caída.
Também vale ressaltar que as hastes de cortina de plástico são frequentemente escolhidas. Entretanto, em nenhuma das opções selecionadas, a perfuração não pode ser evitada. Afinal, todas as cornijas de teto exigem uma fixação confiável no teto.
VÍDEO: 80 exemplos elegantes de como pendurar cortinas lindamente.
50 melhores fotos de decoração de janelas com lindos tules e cortinas
Abaixo estão algumas opções de fotos para uma decoração de janela correta e verdadeiramente bonita usando organza transparente, musselina, véus e tule padrão e conhecido. Também são mostradas ideias para a combinação correta de tule e cortinas. E como uma dica de vida, aqui estão algumas opções de fotos com tule em uma cornija de teto.