Ao concluir o design de interiores, surge a pergunta: como pendurar cortinas lindamente? Afinal, a decoração das janelas é o toque final que permite finalmente animar o ambiente do ambiente e adicionar originalidade ao seu aconchego.

Decoração de janela com cortinas escuras
A decoração das janelas é selecionada com base no esquema de cores do ambiente, no zoneamento do espaço e nas preferências de gosto dos moradores.

Decoração de janelas no apartamento: destacando os pontos principais

Escolhendo cortinas para o interior
O principal na escolha de cortinas é sua conveniência e organicidade em um determinado interior

Primeiro, você precisa decidir e selecionar a estrutura e o material de suspensão; Em segundo lugar, é importante pensar na opção de design em si, selecionar e comprar os acessórios necessários. Para isso, é muito importante saber como pendurar corretamente determinadas cortinas.

Observe! Quanto mais simples, melhor: cortinas perfeitamente retas e esvoaçantes, feitas de tecido caseiro, com uma textura bonita, penduradas em um cordão comum, estão sempre na moda e são populares.

O design geral do interior, o tipo de varão de cortina, a presença ou ausência de acessórios, o tecido e o número de camadas são os fatores básicos que ajudam você a entender como pendurar cortinas.

Variedades em design de cortinas
A diversidade no design pode ser alcançada não apenas pela escolha do tecido para costurar cortinas, mas também pelo uso de vários acessórios

Regras básicas: como pendurar cortinas lindamente

Regra 1. Decida o tipo de sistema de fixação ou recuse-o completamente.

  • Varão de cortina clássico de metal, madeira ou plástico. Ele é fixado na parede com suportes e possui várias guias, em uma das quais ficará linda uma cortina com lambrequim, e na outra uma cortina transparente - tule - pode se mover facilmente.

    Cornijas de parede
    Os varões de cortina de parede são montados na parede, para o que incluem suportes externos e elementos nos quais as cortinas são penduradas.
  • Uma cornija de teto feita de plástico e com uma ou mais fileiras de cortinas. Outro nome para cornija de teto é corda, haste ou perfil. Cortinas de organza, tule, linho leve feito em casa, náilon ou linha ficarão perfeitas.

    Cornijas de teto de plástico
    Cornijas de teto de plástico são um design harmonioso para janelas modernas e combinam perfeitamente com lambrequins e outros tipos de cortinas.
  • Cornija de madeira em formato de baguete, decorada com diversas opções de fixação para cortinas: argolas, alfinetes, presilhas, ilhós, ganchos. Uma opção comum para prender cortinas a uma baguete é usar argolas.

    Cornijas de baguete
    As cornijas em formato de baguete devem se encaixar harmoniosamente no ambiente geral.

Regra 2. Selecione os materiais de acordo com o interior da sala e calcule corretamente suas dimensões.

  • Escolha tecidos e o número de camadas de cortinas que combinem com o estilo existente.
  • Para calcular corretamente a quantidade necessária de tecido, tire as medidas da janela - desde o sistema de fixação até os locais onde a cortina terminará.
  • Se você decidir fazer a cortina ondulada, você deve multiplicar a quantidade de tecido plano (de uma ponta da janela à outra) por 2, ou melhor ainda, por 2,5.

    Cálculo de tecido para cortinas
    Para determinar o consumo de tecido para cortinas, você precisa saber o comprimento e a largura das cortinas.

Importante! Não deixe de levar em conta a estrutura da tela. A densidade do tecido deve isolar sons estranhos, proteger o ambiente de correntes de ar, luz solar e olhares indiscretos.

Regra 3. Manter a percepção visual da sala.

  • A tela deve enfatizar a janela como a principal fonte de luz natural.
  • A cornija deve ser fixada o mais alto possível. Isso aumentará visualmente o tamanho das paredes do chão ao teto.
  • É necessário combinar o design estilístico do interior com o tipo de cortinas em si.

    Fixação da cornija
    A cornija deve ser selecionada de acordo com as características do ambiente.

Importante! Para cortinas que vão até o chão, deve haver um número mínimo de detalhes decorativos. Mas cortinas curtas, ao contrário, exigem acessórios adicionais.

Combinação de cortinas com design de ambiente

As tendências da moda buscam criar o ambiente mais lacônico e confortável. Simplicidade, funcionalidade, naturalidade e combinação com detalhes de interiores são verdades básicas que ajudam a permanecer dentro da estrutura do bom gosto e da moda para pendurar lindamente cortinas nas janelas.

Opção 1. Combinar o esquema de cores dos tecidos e cortinas. O principal é seguir a regra da harmonia: todos os tons de materiais têxteis e de estofamento devem estar em harmonia entre si. Basta prestar atenção à cor das almofadas decorativas, toalhas de mesa, estofados de móveis estofados, abajures e tecidos selecionados e ao tom das cortinas de acordo com eles.

Cor do sofá e das cortinas
A cor do sofá e das cortinas deve estar em harmonia com a decoração existente.

Opção 2. Manter o monocromático. Se os tecidos do ambiente tiverem diferentes tonalidades de uma determinada cor, é necessário combinar a cortina com uma das opções existentes.

Interior de sala de estar monocromática
Para um interior monocromático, é bom combinar tecidos de diferentes texturas, feitos em diferentes tons da mesma cor.

Importante! O design das janelas deve permanecer lacônico. O principal é a cor principal da cortina, e seus detalhes de destaque são pontos secundários com os quais você precisa ter cuidado.

Opção 3. Repetição de padrões e designs. A combinação mais incomum de cortinas no contexto de todo o interior. Cortinas com padrões grandes ficarão lindas em cômodos espaçosos. Dessa forma, pequenos padrões destacarão perfeitamente um ambiente pequeno.

Variedade de padrões
A variedade de padrões é infinita, sua escolha é determinada pelo componente estilístico do interior

Como pendurar cortinas lindamente no corredor

O lugar central de qualquer casa é a sala de estar. Em um quarto de hóspedes grande, pendurar cortinas bonitas é muito fácil. O principal é selecionar os tecidos de acordo com a iluminação do ambiente e complementá-los, por exemplo, com babados, franjas ou borlas elegantes. Para uma sala pequena, é melhor dar preferência a cortinas simples e retas. As telas podem ter padrões geométricos lacônicos, dispostos horizontalmente, que expandirão visualmente o espaço.

Observe! Materiais pesados ​​devem ser combinados com tecidos leves: organza, tule, linho, veludo ou tafetá. O esquema de cores das cortinas deve combinar com o interior do cômodo.

Uma opção muito boa e moderna é pendurar uma cortina de camada única uniformemente, preservando a ondulação, em um varão de cortina de metal comum usando ilhós. Pode ser complementado com cortinas pesadas com forro, que fechem no meio da janela.

Decorar o espaço da janela em estilo clássico
A decoração das janelas combina tule translúcido e cortinas grossas com lambrequins e acrescenta cor ao estilo clássico, que sempre estará na moda.

Você pode deixar cortinas elegantes usando lambrequins. Pode ser um pedaço de material grosso reunido em dobras ou sinos na parte superior. Você também pode usar uma opção de lambrequim dura e densa - um bandeau com bordas retas, oblíquas ou arredondadas, fixando-as firmemente. Você pode fixar um lambrequim vazado usando fita adesiva.

Combinações de cores e formas
Ideias para combinações extravagantes de cores e formas podem ser encontradas na sala de estar Art Déco

Importante! Para prender as cortinas aos ilhós, utilize um anel, ou melhor, vários deles, para manter a ondulação.

Para permitir a entrada de luz natural no quarto de hóspedes, a opção ideal e bonita seria usar um pedaço de tecido rendado em estilo bufante na parte superior da janela (da cornija até 20 cm da janela).

Como pendurar cortinas na cozinha lindamente

A localização e as dimensões gerais da janela são as primeiras coisas a considerar antes de decidir onde pendurar as cortinas na cozinha. Se a janela estiver próxima da área de trabalho, uma persiana romana, curta ou plissada seria a opção ideal.

Cortinas estilo café
Cortinas estilo café usando varões de parede ou telescópicos parecem originais na cozinha.

Persianas plissadas são instaladas em toda a abertura da janela e a fecham firmemente. Existem diferentes tipos de pregas. Eles podem ser instalados na extremidade da janela ou dentro do batente.

Persianas romanas de tecido destacam perfeitamente uma janela pequena e curta em uma cozinha pequena. Existem muitas opções de persianas romanas. Elas são fixadas da mesma forma que as persianas plissadas ou penduradas em um varão de cortina.

Persianas romanas para cozinha
Para a cozinha, persianas romanas rígidas ou elegantes persianas italianas são a opção ideal.

Outra opção original para a cozinha é a cortina plana inglesa ou, que tem um segundo nome, a cortina plana do tipo London. Pode ser pendurado de várias maneiras:

  • para que fosse possível normalmente colocar uma cortina na janela quando necessário;
  • para abaixá-las, criando assim uma “imitação” de cortinas romanas.

Importante! Para usar variações curtas ou longas no chão, você deve saber onde pendurar as cortinas na cozinha. Normalmente, trata-se de uma haste de cortina comum ou de corda. Cada centímetro da cortina é preso a um gancho comum ou a própria borda é simplesmente bainhada e colocada firmemente no varão da cortina.

Tule até o peitoril da janela
Se a janela for horizontal ou estiver localizada em um nicho, você pode escolher com segurança o tule até o peitoril da janela

Uma fita simples, um laço ou prendedores especiais com um barbante de metal e um ímã ajudarão a decorar qualquer cortina curta de cozinha.

Uma cortina mais discreta pode ser criada usando a versão austríaca de cortinas. Elas têm uma característica principal: quando montadas, o verso da tela fica saliente nas bordas.

Para uma cozinha no estilo arejado da Provença, chique gasto, chalé ou campo, você pode decorar lindamente a janela com cortinas de café. Basta selecionar um tecido de algodão e fixar um varão de cortina com argolas na parede, logo acima da janela. Uma corda deve ser esticada no meio da janela para prender cortinas curtas.

Em todas as outras opções, ou seja, se a cozinha for espaçosa, você pode pendurar cortinas longas com segurança. Elas ficarão lindas se você usar um barbante ou um varão de cortina de metal. Basta pendurar uma cortina reta feita de material grosso ou usar um fio de cortina que possa ser franzido e preso em um lado da parede.

As ondas devem ser suaves.
As ondas devem ser suaves - se as cortinas estiverem bem fixadas, as dobras ficarão bem atraentes.

Como pendurar cortinas lindamente no quarto

Um quarto é um cômodo destinado ao sono e ao descanso. Para não “sobrecarregar” o espaço e complementar o interior com cortinas da forma mais bonita possível, você precisa levar em consideração os seguintes pontos.

  • Localização e tamanho do quarto. Cortinas luxuosas, complementadas por borlas, tule grosso, ondulado e transparente, lambrequim fino - uma excelente opção para um quarto espaçoso. Para um cômodo pequeno, vale a pena limitar a janela com uma cortina ou tule arejado.
  • Altura do teto. Para salas “altas”, você pode pendurar cortinas longas até o chão com drapeados grandes ou um padrão original. Para paredes de tamanho padrão (2,5-2,7 m), é melhor elevar visualmente a janela usando uma cornija de teto, da qual as cortinas ficarão penduradas, tocando levemente o chão.

    Cortinas com gancho no quarto
    Com a ajuda de cortinas você pode mudar visualmente o espaço, tornando-o mais amplo ou mais alto, movendo o destaque na direção desejada
  • Coordenação com o estilo do interior. Por exemplo, um estilo clássico rigoroso aprovará o uso de um lambrequim de concha, emoldurando e escondendo a cornija. O minimalismo moderno exige um design discreto, por exemplo, cortinas grossas até o chão suspensas em argolas.

Para um interior de quarto bonito e repleto de estilo clássico, costuma-se usar tecido de musselina extremamente leve e de corte reto. Quando aberto, ele pode ser preso com laços ou cadarços originais.

Informações adicionais! As cortinas no quarto não devem ser apenas decorativas, mas também funcionais. A tela deve servir de proteção contra o sol forte e olhares curiosos. Isto é especialmente verdadeiro para os moradores cujo apartamento fica no primeiro andar e cujas janelas dos quartos estão voltadas para o lado leste.

Para criar a máxima funcionalidade, vale a pena instalar persianas romanas ou de bambu adicionais dentro do caixilho da janela. Um sistema de cordas pode ser fixado no teto acima da janela e cortinas francesas pesadas podem ser penduradas retas e penduradas.

Persianas romanas com padrão e cortinas
Cortinas romanas com padrão café combinadas com luxuosas cortinas creme aumentam a sensação de espaço neste quarto pequeno, porém tranquilo.

A cortina ficará elegante se você fizer cuidadosamente ganchos em um lado da janela usando borlas ou fitas de tecido grosso no mesmo tom ou em um tom diferente.

Como pendurar cortinas lindamente em um berçário

Uma excelente opção para o quarto de uma criança é usar cortinas combinadas.

  • As telas, de densidades diferentes e tons completamente opostos, estão fixadas em uma cornija com vários níveis. Por exemplo, você pode pendurar tule na primeira fileira e, na fileira da frente (segunda), usar argolas para pendurar uma cortina e prendê-la com uma decoração discreta.
  • O uso de tecidos com duas cores adjacentes e complementando-os com uma espécie de lambrequim denso em forma de nuvem, pedaço de sol, céu, e assim por diante.

    Cortinas para quarto de menino
    Tule multicolorido, cortinas amarelas e um lambrequim rígido no mesmo esquema de cores ficam ótimos em um quarto de criança
  • Instalação de persianas, persianas de rolo ou persianas romanas dentro da janela. Pendure um tecido transparente e sem brilho sobre a abertura da janela usando um varão de cortina de camada única. Você pode prender o tecido da cortina à cornija usando laços, argolas, botões ou fechos.

Importante! Antes de escolher o tipo de tela, o método de fixação e decoração, é necessário levar em consideração o gênero, o caráter e os desejos da criança.

Você pode adicionar variedade a tecidos ondulados que caem usando prendedores especiais. Pode ser um suporte de cortina em forma de flor, um personagem de desenho animado ou um brinquedo de pelúcia.

Decorar um quarto infantil para crianças de diferentes sexos
Ao decorar o quarto de uma criança e escolher as cortinas, você deve prestar atenção ao sexo da criança; uma ideia muito interessante seria pendurar cortinas diferentes para dividi-las em zonas.

Cornija de três níveis: como pendurar cortinas lindamente

Para criar uma composição sofisticada e de vários níveis, é comum usar uma cornija de teto ou parede de três níveis. A questão surge imediatamente: como pendurar cortinas na cozinha, no quarto ou na sala de estar se uma cornija de três camadas for instalada?

  1. No primeiro nível (distante), vale a pena pendurar um pano transparente com a ajuda de pinças especiais (ganchos) usando fita adesiva.
  2. Um tecido mais denso, como uma cortina, é preso à camada intermediária.
  3. Um lambrequim é esticado sobre a última camada (frontal). Normalmente, é um tecido denso, liso ou semelhante a uma concha.
Cornija de teto de três fileiras
A cornija de teto de três fileiras permite implementar as ideias mais interessantes na criação de uma composição exclusiva nas janelas

Você pode viver sem um lambrequim. Nesse caso, a camada frontal ou traseira deve ser simplesmente deixada vazia. Mas, se você decidir usá-lo, você pode usar outra opção para pendurar lindas cortinas em uma cornija de três camadas.

  1. Um pano transparente é pendurado no primeiro nível.
  2. O lambrequim faz uma transição suave do segundo para o terceiro nível.
  3. No terceiro nível, elementos adicionais de lambrequim são pendurados em ambos os lados.

Decoração de janela original com cortinas sem cornija

Em que você pendura cortinas se não há varão? As seguintes opções podem ser usadas.

  • Um fio forte ou linha de pesca presa com pregos. Basta pregar pregos na parede de ambos os lados da janela e passar uma linha de pesca (linha) por eles.

    A cortina é pendurada em uma corda ou linha de pesca.
    A cortina é pendurada em uma corda ou linha de pesca esticada sobre dois pregos ou parafusos.

Importante! Ao usar a opção de linha ou linha de pesca, você precisa fixar bem as pontas e fazer uma tensão bem forte. A linha não deve ficar frouxa ou solta.

  • Velcro. Este é um tipo de fita felpuda, longa (cerca de 20-25 cm), que tem uma camada com ganchos. A fita é fixada na parede acima da janela usando buchas comuns ou uma ripa de madeira.

    Fita de velcro
    A fita de velcro fixará a cortina sem uma haste de cortina

Informações adicionais! Você pode pendurar tecidos leves em fita adesiva. Cortinas grossas e pesadas podem se soltar junto com o fecho.

  • Ganchos. Uma grande variedade de variações de anzóis podem ser usadas. A opção ideal são ganchos para roupas. Mas, antes de prender a cortina nos ganchos, você precisa pensar na localização deles na parede ao redor da janela. É essencial costurar laçadas na cortina.

    Ganchos e suportes
    Ganchos e suportes para fixação pontual de cortinas.

Exemplos de decoração de janelas em um apartamento típico. Melhores fotos

Você pode criar uma atmosfera verdadeiramente aconchegante se destacar corretamente o interior com uma bela decoração de janelas. Ao pendurar cortinas de uma forma interessante, você pode facilmente esconder as deficiências de um cômodo espaçoso e pequeno. Abaixo estão opções para decoração de janelas de acordo com diferentes tendências estilísticas em design de interiores.

Vídeo: 80 exemplos elegantes de como pendurar CORTINAS lindamente

https://www.youtube.com/watch?v=CLIdCrY4NrI

50 opções para uma linda decoração de janelas em diferentes cômodos: