Todo mundo sabe como passar cortinas, mas nem todo mundo sabe como fazer isso corretamente com diferentes tecidos. Como alisar cortinas enquanto elas estão penduradas usando um vaporizador ou um ferro de passar? O uso correto e competente de conhecimentos úteis ajudará a não estragar a cortina com uma marca de queimadura do ferro, que fica muito difícil de remover da superfície de qualquer tecido.
Contente
- Brevemente sobre passar cortinas
- Como passar cortinas na parede suspensa sem ferro: descrição dos métodos e equipamentos
- Como passar cortinas de poliéster: brevemente sobre as qualidades do tecido, vale a pena passar?
- Como passar cortinas a vapor em casa: dicas e recomendações para donas de casa
- Vídeo sobre como passar rapidamente uma cortina fina
Brevemente sobre passar cortinas
Na hora de passar roupa, basta seguir algumas condições simples para que o procedimento seja concluído com sucesso.
Antes de mais nada, vale ressaltar que somente cortinas limpas podem ser passadas. Caso contrário, podem sobrar áreas sem passar, e as manchas (se houver alguma no tecido da cortina) serão difíceis de remover. Essa regra não se aplica apenas à versão clássica de alisar cortinas e persianas. Proprietários de vaporizadores verticais especiais também devem tomar cuidado para pré-lavar os tecidos.
A segunda regra que vale a pena seguir (a menos que seja recomendado o contrário) é passar rapidamente tecidos úmidos. Isto é especialmente verdadeiro para tecidos naturais grossos, como linho ou algodão sólido. Cortinas com dobras e vincos que podem permanecer após a lavagem precisam ser levemente umedecidas. Para evitar isso, você precisa removê-los da corda em que estão secando pouco antes de estarem completamente secos. Quanto ao processo de passar roupa em si, você precisa encontrar o lado avesso da cortina e colocar o tecido na tábua de passar com esse lado voltado para cima.
Importante! Não deixe de avaliar o peso e o tamanho da sua cortina, pois se houver muitas dobras, ela não conseguirá ficar esticada; pode ficar enrugado novamente antes do processo de passar terminar.
Alguns tecidos (especialmente tule fino e transparente) exigem um modo de passar especial e delicado. Neste caso, você deve se certificar de que o ferro esteja ajustado exatamente para o tipo de material do qual o produto será costurado. Modos delicados definitivamente devem ser seguidos se você precisar passar cortinas de veludo, viscose ou poliéster. Os dois últimos tipos de cortinas listadas não podem ser passadas com a função de vapor ligada.
Quanto à passagem horizontal de cortinas longas, o processo terá que ser dividido em várias etapas. Primeiro, você precisa prestar atenção na parte superior do tecido. Depois de passar, você deve mover a cortina para a frente na tábua de passar e endireitar as dobras resultantes com a mão. Outra maneira de passar uma cortina grande é enrolar a parte já passada em um pedaço de madeira cujo tamanho corresponda à largura da cortina.
Como passar cortinas na parede suspensa sem ferro: descrição dos métodos e equipamentos
Como passar cortinas penduradas sem ferro? Se você não tem equipamento especial para passar roupa verticalmente, você precisa se munir de um ferro comum, um acessório para tábua de passar, que é projetado para passar mangas e outras peças pequenas. Coloque-o em um lado de uma cortina posicionada verticalmente e passe o outro lado delicadamente. Movendo dessa maneira, alise toda a superfície.
Se você não tiver a oportunidade de usar um vaporizador, existe um método que permite passar cortinas corretamente na vertical, sem usar equipamentos especiais. A essência do método econômico é que, após a lavagem da cortina, ela deve ser imediatamente esticada e cuidadosamente pendurada em um varal no banheiro, na varanda ou na cozinha. O melhor sistema para esse propósito é um sistema especial que inclui varetas redondas de metal e plástico que evitarão que a cortina seca fique vincada, o que pode se formar a partir de um varal fino.
Este método é adequado para tecidos finos e fáceis de passar. Se isso não for suficiente para remover vincos e dobras da sua cortina após a lavagem, você precisará pendurá-la no banheiro. Depois disso, encha rapidamente a banheira com água quente e feche bem a porta do quarto.
Graças ao vapor de água que sobe da superfície da água, o material da cortina ficará liso e suave até que a água da banheira esfrie. Em princípio, vinte minutos de tal “exposição ao vapor” serão suficientes. O principal é certificar-se de que todas as dobras estejam esticadas ao pendurar a cortina. Após concluir o procedimento, a cortina deve ser removida e pendurada em seu lugar.
Como passar roupa com vaporizador: tecnologia de passar roupa em casa
Como passar cortinas sem removê-las? Para não abaixar parte de uma cortina grande até o chão ao passar em uma tábua de passar roupa clássica e não remover cortinas já penduradas, você pode abandonar esse método em favor da passagem vertical. Este método tem muitas vantagens, a mais óbvia delas é a passagem de alta qualidade das cortinas, o que permite que você não perca nenhuma área e não amasse a cortina novamente.
Como passar cortinas com um vaporizador? Para alinhar verticalmente o tecido da cortina, você precisará de um equipamento especial: um vaporizador de chão ou manual (gerador de vapor). Com este tipo de passagem, você precisa passar o aparelho de cima para baixo, processando gradualmente a superfície da cortina pendurada.
Como passar cortinas de poliéster: brevemente sobre as qualidades do tecido, vale a pena passar?
A passagem de cortinas de poliéster, um material que complementa perfeitamente o interior, deve ser feita de acordo com um determinado algoritmo. Se você não seguir o plano de ação descrito, poderá estragar o tecido da cortina.
Para passar cortinas de poliéster a vapor em casa, siga estes passos:
- preparar a tábua de passar;
- ligue o ferro na tomada;
- selecione o modo de passar mais delicado (para um tecido como poliéster, você precisa definir a temperatura para 140 graus, não mais), espere até que aqueça o suficiente;
Ajuste o seu ferro para a configuração “Seda”. - Coloque o tecido sobre a tábua de modo que o canto superior esquerdo do material fique na sua frente;
- Passe o tecido com cuidado, sem aplicar pressão;
- afaste a cortina de você;
- continue seguindo os dois passos anteriores deste algoritmo até chegar à borda inferior da cortina;
- Se a cortina for larga, passe-a da mesma forma, movendo o tecido para a esquerda.
Informações adicionais! Cortinas de poliéster devem ser penduradas em um varão imediatamente após a lavagem, se não houver dobras em sua superfície: esse material pode secar rapidamente sem precisar ser passado.
Como passar cortinas a vapor em casa: dicas e recomendações para donas de casa
Como passar cortinas em casa sem estragá-las? Se você nunca passou um tipo específico de cortina, basta olhar a etiqueta: lá você encontrará instruções mínimas sobre como lavar e passar essas cortinas. Se você encomendar cortinas individualmente de um estúdio especial, verifique com antecedência com o vendedor de que tipo de tecido as cortinas são feitas. Com base nas informações recebidas, você deve selecionar o modo de passar/passar a vapor desejado no seu ferro.
Se você tiver dúvidas sobre a composição do tecido com o qual as cortinas são feitas e não houver como descobrir, verifique experimentalmente qual temperatura é necessária. Para fazer isso, encontre um pedaço discreto da cortina (por exemplo, na parte inferior da dobra) e, ajustando o ferro na temperatura mínima, tente passá-lo com cuidado. As dobras são suavizadas - isso significa que o modo selecionado é adequado; se não forem suavizadas, continue o experimento com o próximo modo de temperatura.
A tecnologia de passar cortinas é única para cada tipo de tecido. O processo pode ser complicado não apenas pela dificuldade de passar as dobras e pela necessidade de selecionar com precisão a temperatura correta: também é difícil lidar com cortinas grandes. Neste caso, recomenda-se utilizar a tecnologia de vaporização vertical.
Se você não tiver um equipamento especial para vapor, pode usar um método simples de “passar roupa” usando vapor no banheiro. O último método, que pode ser usado sem nenhum dispositivo especial, é pendurar uma cortina bem esticada e lavada no varão imediatamente após a lavagem e centrifugação delicada.