No mundo moderno, é impossível imaginar um apartamento aconchegante sem cortinas cobrindo as janelas. Eles trazem um clima especial ao ambiente, mantêm o ambiente aquecido, protegem da luz solar durante o dia e de olhares indiscretos à noite. Cortinas acrescentam beleza ao permitir que você esconda algumas imperfeições de paredes, radiadores ou molduras de janelas.
Mas acontece que por vários motivos (por exemplo, ao se mudar) você tem que encurtar as cortinas porque o comprimento delas não lhe convém mais. Este artigo detalha algumas maneiras simples de encurtar cortinas sem usar tesouras. Até mesmo um iniciante sem formação em costura consegue fazer esse trabalho!
Contente
- Como encurtar cortinas sem cortá-las
- Como fazer bainha de cortinas em uma máquina de costura, instruções, métodos.
- Faça você mesmo a bainha das cortinas, sem máquina. Instruções
- Como encurtar tule
- Como fazer sem cortar ou fazer bainha, o segredo das donas de casa para conseguir o comprimento desejado.
- Usando fita adesiva e ferro de passar
- Como fazer bainha de organza corretamente
- Como fazer bainha em cortinas duplas
- Truques de dona de casa: como encurtar, aparar e fazer bainha em cortinas
- VÍDEO: Como fazer bainha em tule de organza.
- 50 opções de cortinas e tules de diferentes comprimentos no interior:
Como encurtar cortinas sem cortá-las
Antes de começar a trabalhar, faça a si mesmo uma pergunta muito importante: “Você precisa encurtar as cortinas?” Na maioria das vezes, a resposta é sim. É compreensível que nenhuma dona de casa queira que uma grande quantidade de poeira se acumule na parte inferior de suas lindas cortinas, que toque o chão, manche as cortinas e possa causar alergias graves em crianças pequenas. Outra pergunta popular é: “Por que não posso simplesmente cortar a tela com uma tesoura?” Por que se preocupar em tentar encontrar maneiras de encurtá-los sem apará-los?
A resposta é muito simples. Se você cortar o tecido, a tela não ficará mais inteira e não haverá como retornar o comprimento que tinha originalmente, mas no caso oposto, essa possibilidade permanece, o que é muito prático e lucrativo. Além disso, após o corte com a tesoura, fica uma borda feia, que pode não só estragar toda a aparência, mas também começar a esfarelar. Vamos dar uma olhada em algumas opções para encurtar cortinas sem usar tesouras.
Existem várias regras gerais para todos os tipos de bainha e encurtamento de cortinas.
- Escolha uma linha que combine exatamente com o tecido. Em muitos materiais, um ponto reto será praticamente invisível.
- Para os materiais que desfiam muito, vale a pena processar as bordas antes de encurtar. Para fazer isso, basta costurar as bordas na máquina de costura usando um ponto ziguezague.
- O tecido com bainha dupla pode ser usado em quase todas as ocasiões. Mas não é adequado para fazer bainhas e encurtar cortinas com forro.
- A bainha do tecido requer alinhavo obrigatório. Isso também pode ser feito manualmente. Faça pontos longos usando alfinetes adicionais.
- Depois de varrer o tecido, passe a bainha com o máximo de cuidado possível para evitar distorções ou dobras extras.
Como fazer bainha de cortinas em uma máquina de costura, instruções, métodos.
Se você tiver uma máquina de costura em casa, mesmo a mais comum ou soviética, poderá fazer qualquer tipo de trabalho de costura, e até mesmo uma artesã iniciante e inexperiente que não tenha formação especializada como costureira descobrirá facilmente como fazer a bainha de cortinas em uma máquina de costura.
Este método é adequado para você se você suspeita que o tecido começará a se desfazer e a rastejar após a lavagem. A dificuldade desse método é que ele exige um passo de ponto frequente.
O método é muito simples, bastará saber ligar a máquina, inserir a linha na agulha e passar a linha por baixo do calcador. Mesmo que essas informações sejam novas para você, você pode procurá-las nas instruções ou pesquisar na Internet.
O algoritmo de ações é o seguinte.
- Antes de começar a trabalhar, meça o comprimento necessário. Para fazer isso, prenda uma fita métrica na haste da cortina e puxe-a até o local onde você quer que as cortinas terminem. Depois dobre o tecido até obter o comprimento desejado. Em seguida, procedemos ao encurtamento.
- O comprimento da costura deve ser de 0,3 a 0,7 centímetros. Esta é a melhor opção, que parecerá o mais discreta e esteticamente agradável possível.
- No início e no fim da linha, não há necessidade de realizar nenhum processamento ou manipulação de segurança. Basta amarrar os fios e pronto!
Observe! Algumas donas de casa aconselham processar as bordas do tecido com um overlock antes de começar o trabalho, isso evitará a perda de células nervosas se o tecido começar a esfarelar repentinamente.
Faça você mesmo a bainha das cortinas, sem máquina. Instruções
Mas nem toda dona de casa tem uma máquina de costura em casa, e esse aparelho é relativamente caro para comprar tudo de uma vez e só para encurtar as cortinas, principalmente porque isso pode ser feito manualmente e até de várias maneiras!
- Antes de iniciar o trabalho, faça todas as medições necessárias. Use uma fita métrica, um pedaço de sabão ou giz para essa finalidade. Em seguida, espalhe o pano no chão ou em outra superfície plana e dura.
- Depois de fazer todas as marcações necessárias, dobre as bordas da cortina.
- Prenda a bainha resultante com agulhas ou alfinetes.
- Use agulhas finas que não deixem grandes furos.
- Não tenha pressa e faça a bainha da forma mais uniforme e organizada possível.
- No início e no fim da linha, deixe pequenas pontas de linha, literalmente de dois a três centímetros.
Como encurtar tule
Acontece que o tule também precisa ser encurtado. Isto é especialmente verdadeiro em cozinhas, onde é comum cobrir janelas com cortinas curtas, e em casas com tetos baixos. Nem sempre é bom cortar as cortinas, deixando bordas cruas e feias, mas existe uma saída! As cortinas sempre podem ser encurtadas sem cortes, você só precisa usar a imaginação, porque esta é uma atividade bastante criativa e muito interessante.
Como fazer sem cortar ou fazer bainha, o segredo das donas de casa para conseguir o comprimento desejado.
Há também momentos na vida em que você não tem uma máquina de costura, mas realmente não quer costurar à mão. Não se preocupem, donas de casa, também existem vários métodos simples "preguiçosos" para vocês que definitivamente não exigirão custos adicionais nem muito esforço e tempo.
Para donas de casa que não querem particularmente formar cortinas e dobras no tule, há uma maneira muito simples e eficaz de encurtar as cortinas. Vale a pena entender que esse método só é adequado para tecidos finos e fluidos. Esse truque não funciona com cortinas grossas. Vale a pena avisar que esse método é bastante extravagante e não vai ficar bem em todos os interiores.
O algoritmo de ações é o seguinte:
- Coloque o tule no varão da cortina e deixe durante a noite ou por um dia para que o tecido tome o formato desejado.
- Passe um fio grosso de lã ou náilon em uma agulha cigana com um orifício largo; é desejável que seja o mais próximo possível da cor da cortina.
- Usando um fio, enrole o tule em um rolo de densidade média, começando pelo meio do tecido e indo gradualmente em direção às bordas.
- Prenda o rolo de tule resultante com fios amarrados em nós. Eles podem ser de qualquer cor.
Eles são relativamente baratos e permitem que você encurte o comprimento do tule sem fazer bainha ou cortar. Há uma grande seleção de ímãs para cortinas à venda, eles podem ter a forma de borboletas, animais, flores ou podem ser comuns e quase invisíveis. Mas as donas de casa que decidem usar esse método podem enfrentar um problema. Alguns ímãs podem ser muito fracos e não segurar as cortinas. Portanto, tenha cuidado e sempre verifique os ímãs antes de comprar. Isso evitará gastos desnecessários.
Como resultado, você obterá cortinas e dobras lindas e incomuns.
Se você não encontrar ímãs para cortinas em sua cidade, use grampos de cabelo, clipes, alfinetes e agulhas. Mas tenha cuidado, eles podem facilmente danificar o tecido ou furar você.
Usando fita adesiva e ferro de passar
Uma das maneiras mais simples e, mais importante, mais rápidas de encurtar cortinas é com fita adesiva. Também é chamada de teia de aranha.
Além das cortinas em si, da fita adesiva "teia de aranha" e do ferro de passar, você também precisará de dois alfinetes ou agulhas, uma folha de papel A4, uma tábua de passar e uma esponja de espuma úmida.
Escolha o tecido que melhor combine com as cortinas em termos de densidade. Um pedaço de 20 por 20 centímetros será suficiente. Isso é necessário para garantir que a fita grude e evitar danos acidentais às cortinas. Quando tiver certeza de que o tecido está completamente seco e aderido, puxe bruscamente as bordas do tecido.
Agora começamos a encurtar as cortinas.
- Certifique-se de que o tecido esteja seco e endireite-o. Coloque fita adesiva entre as camadas dobradas. Use alfinetes para prender as dobras e ficar mais prático.
- Para colar a teia ao tule, passe-a através de uma folha de papel por cerca de quarenta segundos.
- Aqueça as bordas das costuras duas vezes mais.
Importante! Não deve haver água no ferro!
Como fazer bainha de organza corretamente
Antes de costurar uma cortina de organza, você deve processar as bordas cortadas, porque o tecido é muito delicado e pode desfiar nas bordas. Isso pode ser feito em uma máquina de costura usando um ponto overloque ou zigue-zague na velocidade máxima. Além disso, depois de processar as bordas, se necessário, costure fita de cortina para pendurar a organza no varão da cortina.
Se a organza tiver pesos na borda inferior, a bainha deverá ser feita de cima para baixo. Faça uma bainha do comprimento necessário e prenda-a com alfinetes ou agulhas. Dê um passo para trás e avalie o resultado. Se estiver satisfeito, sinta-se à vontade para remover o tule de organza da cornija e costurar ao longo das linhas marcadas.
Como fazer bainha em cortinas duplas
A dificuldade em encurtar essas cortinas é que você nem sempre quer fazer a bainha para estragar a aparência da cortina com uma cor diferente e contrastante na parte de trás. Mas, como já descobrimos, sempre há uma saída, e essa situação não é exceção. Primeiro, as cortinas precisam ser penduradas no varão para tomar o formato desejado. Em seguida, retire-os do varão da cortina e faça a bainha no comprimento desejado usando o método de bainha. E então costure uma trança, fita ou renda nas bordas que combinem com a cor de ambos os lados da cortina.
Primeiro, meça a trança, a renda ou a fita no comprimento necessário. A fita é dobrada sobre a cortina e passada através de papel ou tecido fino para que a dobra fique o mais uniforme e organizada possível. Então, para maior comodidade, a trança, fita ou renda é presa com agulhas e costurada. É simples!
Truques de dona de casa: como encurtar, aparar e fazer bainha em cortinas
Algumas dicas de artesãs experientes ajudarão você a evitar erros desagradáveis e a fazer o trabalho da forma mais rápida, eficiente e bonita possível.
- Antes de trabalhar com cortinas, processe-as, ou seja, desengordure-as.
- O método da teia de aranha nem sempre é adequado para tecidos finos, por isso é melhor costurá-los ou prendê-los com ímãs.
- Tule e organza costumam ser mais pesados na parte de baixo, por isso é comum encurtar esse material na parte de cima.
- Nem sempre vale a pena cortar suas cortinas. Prenda-os a 10-14 centímetros da parte inferior e observe de longe para ver como ficam. Se estiver bom, é melhor colá-los com fita adesiva ou costurá-los.
- Cortinas grossas devem ser dobradas uma vez, caso contrário, peso desnecessário será criado na parte inferior, o que estragará a cortina e toda a aparência, mas as leves podem ser dobradas com segurança duas ou três vezes.