Tule - no uso moderno, esse nome geral para cortinas de janela esconde vários tipos de tecidos. Como material, o tule é um tecido fino e transparente, liso ou bordado, estampado, liso ou colorido.
Contente
- Tipos de tule por tipo de tecido
- Critérios para selecionar tule para papel de parede: combinação por cor, estilo, design de janela
- Critérios para selecionar tule para cortinas: combinação de cor e tom, distância entre cortina e tule
- Tipos de tule por tamanho, tom e qualidade do tecido
- Como escolher o tule para o estilo de diferentes cômodos
- Vídeo sobre como escolher tule e cortinas para combinar com tapete
- Galeria de Fotos: Combinações de Tule e Cortinas
Tipos de tule por tipo de tecido
A rica variedade e tipos de cortinas de tule podem ser representados pelos seguintes exemplos:
- Organza. É um tecido transparente e brilhante feito de algodão, viscose, poliéster ou seda. É fácil de cuidar e é perfeita para ambientes mal iluminados. É um material forte e durável. A desvantagem é que ele é rígido e propenso a vincos.
A organza segura bem as dobras, o que a torna ideal para criar franzidos volumosos. - Kiseya. Este é um produto leve e arejado, de uma trama especial. Consiste em fios separados, presos juntos apenas na parte superior. Feito de seda, algodão e linho.
Kisei é frequentemente usado não apenas para decoração de janelas, mas também para zonear o ambiente. - Véu. Um tecido de malha translúcido, feito principalmente de poliéster e algodão. Adequado para criar um estilo romântico devido à sua leveza e leve efeito esfumaçado. É melhor lavá-lo à mão e guardá-lo em um rolo. A desvantagem é que com o tempo o véu pode adquirir uma tonalidade amarelada.
Véu feito de tecido misto mantém o caimento perfeito - Líquido. Um tecido que lembra grandes favos de mel. Permite boa passagem de luz e ar. A desvantagem é que a tela acumula muita poeira, por isso não é recomendada para pessoas alérgicas.
A malha pode ter células de diferentes formas geométricas - uma gaiola, um losango, um favo de mel ou uma teia, como na foto - Musselina. Tecido sintético de trama densa. Fino, mas denso, resistente ao desgaste. Não deixa passar ar.
A trama simples torna a musselina durável, enquanto a baixa densidade a torna macia e flexível.
A gama de cores do tule é muito diversificada. Hoje em dia, as cores da moda são rosa, turquesa, lilás, verde e amarelo. Muitas vezes, junto com tons de uma única cor, há uma combinação de várias cores. Por exemplo, uma cor clara que gradualmente se transforma em escura. Se você não sabe qual tule escolher e qual cor é adequada, então escolha tecidos cuja tonalidade muda dependendo do ângulo de visão.
Observe! Psicólogos descobriram que cores muito brilhantes e chamativas, como vermelho ou laranja, não são adequadas para o quarto. Eles são mais indicados para a sala de estar ou cozinha, pois têm efeito tônico e podem interferir no sono.
Critérios para selecionar tule para papel de parede: combinação por cor, estilo, design de janela
Ao escolher o tule para um ambiente, você precisa considerar que tipo de papel de parede está pendurado no ambiente. Afinal, a consistência no estilo e na cor é a chave para um interior harmonioso, e isso não deve ser tratado com desdém.
Aqui estão as recomendações básicas sobre como escolher o tule certo para papel de parede:
- O tom da cortina deve ser alguns tons mais escuro que o papel de parede ou contrastante. A combinação ideal é um papel de parede brilhante e rico com tule em tons pastéis.
- Diferentes tipos de tule para janelas ficarão harmoniosos no interior, dependendo da iluminação. Se o ambiente for escuro, ele deve ser clareado, com tons mais delicados, por exemplo, cortinas de organza ou voile arejados. Se o ambiente for ensolarado, você deve escolher um produto denso que não deixe entrar luz solar, como, por exemplo, musselina.
- Para que a janela se destaque no ambiente, você precisa escolher uma cortina simples e lisa para combinar com o papel de parede estampado. Se houver bordado, ornamento ou monograma no tule, ele combinará perfeitamente com papel de parede liso.
- Para expandir visualmente o espaço de um cômodo, você deve prestar atenção às cores frias; se o objetivo é reduzir o ambiente, então às quentes.
- Se a janela estiver localizada em um nicho ou for horizontal, a cortina deverá ser pendurada no nível do peitoril da janela.
Observe! Se você estiver planejando fazer reformas e trocar o papel de parede em um ou dois anos, é melhor não vincular a aparência das cortinas ao papel de parede. Encontre outros critérios de seleção: tipo de tecido de cortina, estilo do ambiente.
Critérios para selecionar tule para cortinas: combinação de cor e tom, distância entre cortina e tule
Cortinas selecionadas corretamente podem mudar um apartamento de forma irreconhecível. Tente combinar o tule com as cortinas harmoniosamente, seguindo as regras.
Como escolher tule considerando cortinas – regras de seleção:
- Ao escolher um conjunto de cortinas e persianas, siga a regra: um dos elementos deve combinar com o papel de parede e o outro deve servir como complemento ou contraste.
- Ao escolher materiais para cortinas e persianas, dê preferência a tecidos de um tom e tons diferentes ou contrastantes. Para um quarto, por exemplo, uma combinação de bordô e rosa ficará linda.
- Não tenha medo de experimentar: pode parecer engraçado - uma cortina de tule com uma flor, por exemplo, uma tulipa, e cortinas listradas marrons vintage - mas na realidade pode parecer extremamente fofo e bonito.
- Preste atenção também ao material. Portanto, o crepe denso e levemente áspero é ideal para o tule feito de organza lisa.
Se você estiver interessado na distância entre o tule e a cortina, esse parâmetro será determinado na fase de instalação da cornija. Se for muito pequeno, será impossível fazer dobras bonitas.
Tipos de tule por tamanho, tom e qualidade do tecido
Ao se perguntar quais são os tipos de tule, muitas donas de casa ficam perdidas, pois há muitas variedades. Pode ser um tule liso e simples de 240 cm de altura para o quarto ou um tule curto de 150 x 150 cm para a cozinha ou gazebo no verão.
Se você quiser costurar uma cortina com suas próprias mãos, é melhor comprar tecido de tule por metro. Nesse caso, você terá muito espaço para imaginação e escopo de design. Além disso, comprar em grandes quantidades custará menos.
Como escolher o tule para o estilo de diferentes cômodos
Escolher cortinas para diferentes cômodos não é uma tarefa fácil, porque as lojas podem oferecer muitas opções para uma abordagem criativa. Muito depende dos objetivos que você deseja alcançar.
- Se o ambiente for muito claro e ensolarado, você não deve comprar organza ou tela – elas deixarão entrar luz.
- Por outro lado, se a vista da janela for muito bonita e você quiser enfatizá-la e ampliar a perspectiva, então é melhor escolher um tecido transparente.
- Para o quarto, o material mais escolhido é o denso, com padrão estampado, às vezes colorido.
- E para a cozinha a melhor escolha é o tule curto para o ambiente.
- O salão exige tecidos bonitos e apresentáveis: organza, musselina, véu, lisos ou estampados, inserções de renda.
Ao decidir como escolher o tule certo, você deve considerar vários parâmetros: o tamanho e o tipo do ambiente, a estação, a cor do papel de parede e das cortinas, o estilo do design e seus próprios desejos. Ao comprar cortinas para suas janelas, guie-se não apenas pelo seu gosto, mas também pelos conselhos de especialistas. Como último recurso, procure online por descrições e fotos de lindas combinações de tule e cores no interior. Eles podem dar um exemplo de inspiração, imaginação e criatividade.