O tule é o elemento preferido da decoração da casa. Ela desempenha a função de proteger o ambiente da luz solar intensa e criar luz natural. O tecido tem uma característica desagradável: mudança de cor (para cinza ou amarelo). Isso ocorre como resultado da exposição prolongada à luz solar, altas temperaturas, poeira da rua ou fumaça de cigarro. Cortinas podem ser branqueadas não apenas na lavanderia, mas também em casa. O artigo discute em detalhes a questão de como branquear cortinas em casa.
Contente
Como branquear cortinas em casa
Donas de casa experientes sabem que lavar o tule nem sempre é a melhor maneira de branqueá-lo. Isso só pode piorar a situação, danificando a estrutura. Mas ainda existem métodos eficazes para branquear cortinas. Mas seu uso depende do material do qual a cortina foi feita.
Cortinas de nylon
Cortinas de nylon não perdem sua relevância ao longo do tempo. Nem mesmo a forte concorrência entre tecidos feitos de fibras naturais e artificiais os fez deixar de ser usados.
Principais características do material não dobrável:
- alta resistência;
- elasticidade, finura;
- leveza, ausência de peso;
- maciez, brilho;
- resistência a odores externos e umidade.
As desvantagens do tecido incluem o acúmulo de eletricidade estática e o desbotamento ao sol, o que causa amarelamento.
Limpeza de tule de nylon
Para remover manchas amarelas do tule de náilon, são utilizados alvejantes e tira-manchas modernos. A maneira mais acessível é usar água sanitária. Deve ser diluído em quantidade suficiente de água (5-7 l) de acordo com as instruções. Coloque o tule na solução resultante. Deixe o tecido agir por meia hora. Depois disso, você precisa enxaguar e secar.
Lembrar! Após essa lavagem, o cheiro (característico do cloro) deverá ser removido por conta própria. Isso pode ser feito usando amaciante de roupas ou uma solução com uma pequena quantidade de vinagre. Depois de lavar o tecido com alvejante, você terá que aceitar o fato de que nenhum outro método de limpeza ajudará.
O método de limpeza de cortinas de náilon com outros meios modernos é semelhante. A quantidade de tira-manchas e o tempo de espera para o resultado dependem do produto específico. Portanto, antes de usar o líquido, você deve ler atentamente suas instruções.
Para remover manchas pesadas e deixar as cortinas completamente brancas, você pode aplicar um tira-manchas concentrado diretamente na área manchada. Depois disso, é necessário mergulhar todo o tecido no líquido.
Atenção! Siga atentamente as instruções de limpeza. É melhor usar menos do que a quantidade especificada do que mais. Caso contrário, há uma chance de dizer adeus à sua cortina favorita para sempre.
Cortinas de organza
A organza é frequentemente usada para criar véus de ambiente. Isto se deve às seguintes características positivas:
- leveza;
- alta densidade de fios;
- versatilidade, praticidade;
- ampla gama de cores e padrões;
- várias opções de superfície (brilhante, fosca);
- textura (uniforme, comprimida).
Mas o tule feito desse material também não é eterno e fica amarelo tanto quanto o náilon.
Branqueamento de tule de organza
Você pode limpar cortinas de organza usando produtos comprados em lojas. Atenção especial deve ser dada aos líquidos que contêm oxigênio ativo (por exemplo, Vanish). Eles limpam suavemente o tecido sem danificar sua estrutura.
Atenção! Não utilize soluções agressivas; você deve ler as instruções cuidadosamente.
Ao contrário do náilon, a organza é mais sensível. Ela não gosta de altas temperaturas. Portanto, a temperatura máxima da solução não deve ser superior a 35 °C.
Lembrar! A organza pode desbotar quando lavada. Por isso, antes de realizar o procedimento, é preciso levar em consideração a cor e a quantidade de produto de limpeza (indicada nas instruções).
Recomendações gerais para limpeza de cortinas amareladas pelo sol
O clareamento do tule (usando remédios químicos ou populares) implica uma série de regras específicas para a realização do procedimento.
- Antes de branquear, você deve sacudir bem a cortina no ar ou deixá-la de molho em uma solução de sabão. Tais ações evitarão a ocorrência de mais poeira e sujeira.
- Não é recomendado usar receitas populares para novos produtos. É melhor comprar um alvejante profissional.
- Para dar brilho ao tecido, adicione uma colher de sopa de vinagre de maçã à solução.
- Não é recomendado torcer os tecidos (manualmente ou na máquina). É melhor pendurar as telas para escorrer.
Receitas populares e as melhores maneiras de limpar cortinas velhas
Os agentes clareadores modernos são caros e podem ser ineficazes (devido ao uso inadequado ou incompatibilidade com o material). É por isso que a maioria das donas de casa prefere recorrer a conselhos populares. Nossas avós sabiam exatamente como branquear cortinas de tule velhas em casa, sem potes especiais e sem danificar o tecido.
Sal
Para este procedimento você precisará de:
- 4 colheres de sopa de sal de cozinha;
- sabão em pó (alvejante ou normal – tanto faz);
- capacidade.
Você precisa proceder da seguinte forma:
- dissolver sal em água morna;
- coloque o pano em uma solução salina;
- deixe o recipiente com a cortina durante a noite (se não tiver tempo suficiente, deixe por 4-5 horas);
- lave a cortina com água corrente (se não houver manchas, e se houver, na máquina de lavar);
- seco.
Essa opção de clareamento não é apenas acessível (sal e água estão disponíveis em todas as casas), mas também segura. O sal não é um alérgeno, então você pode até limpar cortinas do quarto de uma criança dessa maneira.
Coisas verdes
O verde brilhante não só pode contaminar uma superfície, mas também limpá-la. Para fazer isso você precisa:
- verde brilhante;
- xícara (copo);
- capacidade.
Para branquear cortinas com verde brilhante, faça o seguinte:
- Misture algumas gotas de verde brilhante em uma xícara de água morna e deixe em infusão por 5 minutos.
A substância verde no copo deve ser mexida até obter uma solução homogênea e sem sedimentos. - Obter dissolução completa da substância (sem sedimentos). Se o sedimento não passar, coe a solução com um pano de algodão.
- Adicione o líquido resultante a um recipiente (pelo menos 5 litros de água) e mexa.
- Deixe a cortina de molho por 5 minutos (virando-a regularmente).
- Pendure a cortina molhada até que a água escorra completamente.
Atenção! Se a mistura não for bem mexida (ou se houver sedimento), a cortina ficará com uma tonalidade verde clara.
Refrigerante
Este produto é usado para deixar as cortinas de molho antes de lavá-las na máquina. Você precisará de:
- 50 g de sabão em pó;
- 1 colher de sopa de refrigerante;
- capacidade.
Todos os componentes devem ser misturados, a cortina deve ser abaixada no líquido e deixada de molho por 20 a 30 minutos.
Depois disso, a cortina de tule deve ser enviada para a máquina de lavar.
Azul
O método de clareamento mais popular que nossas avós usavam. Esta substância pode ser usada ao lavar a cortina diretamente na máquina de lavar. Você só precisa colocar de 1 a 1,5 tampas de abrilhantador em vez de abrilhantador. Depois disso, você deve iniciar o dispositivo no modo normal.
Se você estiver lavando à mão, basta misturar 0,5 colher de chá de anil em 7 a 10 litros de água. Não deve haver grumos no líquido resultante. Após enxaguar a cortina, ela deve ser enxaguada com água comum.
Lembrar! Se o enxágue for insuficiente e houver grumos na solução, o material pode ficar azul.
Branquear cortinas velhas não é um processo fácil que exige atenção especial e paciência. Mas com a abordagem certa, você poderá se livrar do amarelado incômodo, dos micróbios, das bactérias e da sujeira, além de refrescar o interior. O principal é prestar a devida atenção às instruções e manter as proporções.