A questão de como lavar o tule do cinza em casa preocupa muitas donas de casa. E nem todo mundo sabe que isso pode ser feito usando meios improvisados! O principal é observar corretamente as proporções e seguir rigorosamente as instruções.
Contente
Por que o tule fica cinza?
O tule é um elemento maravilhoso de decoração para casa. Ela protege o ambiente dos raios solares excessivos e proporciona ao ambiente uma iluminação natural e conforto especiais. Isso talvez se deva à leveza, leveza e finura do material do qual a cortina é feita. Mas essa cortina tem uma característica muito desagradável: ela perde e muda de cor.
A mudança de cor é mais comum em produtos brancos. Com o tempo, uma tonalidade cinza desagradável ou manchas pronunciadas aparecem neles. Sua aparição se deve aos seguintes motivos:
- exposição constante à luz solar (levando ao desbotamento do material);
- contato com dispositivos de aquecimento (fogão/radiador da cozinha no ambiente);
- fumaça de cigarro (uma causa comum de acinzentamento no tule que cobre a porta da sacada);
- partículas de poeira e sujeira (trazidas por uma janela aberta com frequência ou gordura liberada durante o cozimento) que entram em contato com o tecido.
Como resultado de todos os fatores acima, com o tempo, o material branco como a neve perde sua atratividade. Além da tonalidade acinzentada, ela também pode ficar coberta de amarelo.
Recomendações gerais de lavagem
Antes de tentar lidar sozinho com uma sombra indesejada em uma cortina branca, você precisa levar em consideração algumas características desse processo. Estes incluem os seguintes fatores:
- Antes de branquear o tecido, é necessário sacudi-lo ou deixá-lo de molho em uma solução de sabão comum. Caso contrário, toda a sujeira permanecerá durante a lavagem.
- Ao lavar à mão, não torça a cortina você mesmo. Basta espremer um pouco e deixar a água escorrer, pendurando a tela. Ao lavar na máquina, a função de centrifugação deve ser completamente desligada.
- Para evitar passar a ferro por muito tempo, basta pendurar a cortina ainda úmida no varão. Ele se endireitará com seu próprio peso (aumentado pela água) e criará lindas dobras.
- Na lavagem não é recomendado utilizar produtos que contenham cloro. Eles podem destruir a estrutura do material, prejudicando a aparência do produto.
Conhecendo essas características do processo de branqueamento de cortinas, você pode prosseguir com segurança para a escolha da opção de lavagem em si. Em casa, isso pode ser feito usando remédios profissionais (comprados em lojas) ou populares.
Principais tipos de clareamento caseiro
Métodos populares para limpar cortinas brancas são muito populares. Isso se deve à sua relação custo-benefício (a maioria dos ingredientes pode ser encontrada em qualquer casa) e eficácia (afinal, nossas mães e avós os utilizavam com sucesso).
Peróxido de hidrogênio e amônia
Uma das opções mais eficazes para dar uma nova aparência ao gabardine antigo. Para usá-lo você precisará de:
- amônia (1 colher de sopa);
- peróxido de hidrogênio – 3% (2 colheres de sopa);
- recipiente com água quente 60 °C (5-7 litros).
O método de aplicação também é bastante simples:
- combine todos os componentes líquidos em um recipiente e misture bem;
- deixe a cortina pré-agitada de molho na solução resultante por 30 minutos;
- enxágue o tecido em água corrente;
- torça (sem torcer) a cortina e pendure-a para escorrer.
Além da simplicidade e rapidez, esse método é muito rentável. Peróxido e amônia podem ser comprados por meros centavos. E o resultado de tal procedimento realmente valerá a pena.
Lembrar! Somente tecidos de algodão podem ser branqueados dessa maneira. Tecidos de nylon ou produtos de organza não suportarão temperaturas tão altas e danificarão sua estrutura.
Sabão em pó
O sabão em pó também serve como resposta à questão de como branquear rapidamente o tule em casa, deixando-o cinza ou amarelo. Suas altas propriedades de limpeza são conhecidas por todos. Mas nem toda dona de casa recorre a um método tão simples (mas eficaz) de clareamento.
Para usar este método você só precisará de um pedaço de sabão em pó (100 g). É necessário agir de acordo com o seguinte algoritmo:
- rale o sabão em um ralador grande/médio;
- despeje o pó resultante em uma panela e leve ao fogo;
- após ferver, retire a mistura do fogo e misture com água fria em temperatura média;
- deixe o material de molho no líquido resultante por 5 a 7 horas;
Também é melhor esfregar a sujeira mais pesada com uma barra de sabão. - lave o produto à mão e enxágue em água corrente;
- Aperte levemente a cortina e pendure-a.
Você pode adicionar permanganato de potássio à mistura. Isso aumentará o efeito de clareamento, reduzindo o tempo de espera para meia hora. Para fazer isso, você precisa diluir algumas gotas do medicamento em um copo de água e adicioná-lo à solução geral. A água deve ficar com uma tonalidade levemente rosada.
Atenção! Ao adicionar permanganato de potássio, você deve garantir que não haja sedimento na solução de água com permanganato de potássio. Pode causar manchas nas cortinas. A mistura deve ser mexida até que esteja completamente dissolvida. Você também pode coar em um pano de algodão.
Sabão em pó também ajudará se cortinas velhas não só estiverem cinzas, mas também cobertas com manchas de gordura ou até mesmo fuligem.
Se a solução usual não funcionar, você pode usar detergente de louça. Ajudará se você não souber como lavar manchas de gordura em tule de forma rápida e confiável. Tudo o que você precisa fazer é preparar uma solução de sabão em pó e detergente de louça (uma colher de sopa de cada ingrediente), deixar as cortinas de molho no líquido resultante e depois lavá-las à mão ou na máquina da maneira usual.
Alvejantes e alvejantes químicos
O método mais agressivo de branqueamento é considerado o uso de água sanitária. Você só deve recorrer a ele se nenhuma outra opção tiver ajudado. Para tal procedimento é necessário:
- dissolver uma pequena quantidade de água sanitária em 5-7 litros de água (indicado nas instruções);
Observe que o tempo que leva para processar os itens na solução de alvejante depende da temperatura da água. - coloque o pano na solução resultante por 0,5 horas;
- enxágue o item e pendure-o.
Atenção! Alvejante é um alérgeno sério. É proibido usá-lo para limpar cortinas infantis! O cheiro característico só pode ser removido com amaciante de roupas.
Outro fato desagradável é que depois de usar água sanitária, você corre o risco de esquecer para sempre os métodos de limpeza mais suaves, pois eles não darão nenhum resultado.
Lembrar! Antes de usar alvejante, você deve prestar a devida atenção às instruções. Se as proporções estiverem incorretas, há uma chance de dizer adeus às suas cortinas favoritas para sempre!
Uma opção mais suave é usar agentes químicos especiais de branqueamento. Você pode comprá-los em quase todas as lojas. Eles são suaves para o tecido e podem ser combinados com sabão em pó e condicionador comuns, o que simplifica o processo de limpeza na máquina de lavar.
Mais alguns remédios populares para clareamento
Coisas verdes
Para restaurar a brancura do tule cinza, você também pode usar uma preparação médica chamada verde brilhante.
Este procedimento ocorre da seguinte forma:
- em um copo você deve mexer 5-7 gotas de verde brilhante, esperar até que o sedimento esteja completamente dissolvido (se não desaparecer após 10 minutos, coe a mistura em um pano de algodão);
- despeje a solução resultante em uma tigela com água;
- deixe as cortinas no recipiente por 5 minutos, virando-as constantemente;
- Enxágue o tecido e deixe escorrer.
Importante! A substância verde deve dissolver completamente! Caso contrário, manchas verde-claras podem aparecer em cortinas de cores claras.
Sal
Na luta para devolver às cortinas sua aparência original, você também pode usar sal de cozinha.
Você pode usar esse método da seguinte maneira:
- em um recipiente (5-7 l de água) misture 3-5 colheres de sal e pó;
- coloque o pano no líquido resultante;
- Depois que a noite passar, você deve retirar a cortina, enxaguá-la e pendurá-la.
Importante! Caso haja contaminação grave após o procedimento, a cortina deverá ser lavada na máquina.
Branqueamento na máquina de lavar
Se você não tem tempo para lavar cortinas à mão, pode usar uma máquina de lavar. Para atingir o resultado desejado, basta utilizar pós e produtos clareadores especiais.
A limpeza deve ser realizada de maneira especial:
- Antes da lavagem, é necessário deixar o tecido de molho em água ou solução de sabão (ou alvejante);
- temperatura normal – 30-40 °C;
- o ciclo de centrifugação deve ser desligado;
- Recomenda-se selecionar o modo “lavagem delicada” e enxágue duplo;
- a cortina lavada deve ser cuidadosamente removida e pendurada para escorrer;
- Se possível, utilize um saco ou rede especial para roupa suja.
Deve ser utilizado um saco especial para lavar cortinas com elementos decorativos que não possam ser separados do tecido.
Se essas condições não forem atendidas, o tule pode perder a cor, mudar de tamanho ou ficar solto. Estas são regras padrão de lavagem. Informações mais detalhadas sobre o modo e os graus disponíveis podem ser encontradas no rótulo do produto.
Descolorir tule não é uma tarefa das mais fáceis. Mas mesmo isso pode ser resolvido em casa usando os meios disponíveis. O principal é observar as proporções e o tempo de espera. Uma cortina limpa encherá o ambiente de aconchego, proporcionando mais luz natural.