Cortinas leves e translúcidas nas janelas dão ao ambiente uma sensação caseira e uma atmosfera especial. Infelizmente, o delicado tecido de tule tem uma desvantagem significativa: ele pode ser danificado quando exposto à luz solar e ao toque frequente. perde sua tonalidade branca como a neve original e adquire uma tonalidade amarelada ou cinza. Você pode lidar com esse problema usando remédios populares e produtos químicos domésticos.
Contente
Limpeza na máquina de lavar
A maneira ideal de lavar o tule depende do material de que ele é feito. A lavagem à máquina não é adequada para todos os tecidos. Então, seda natural ou organza não resistirão à limpeza automática e perderão suas propriedades decorativas. É recomendável verificar a composição do material ao comprar tule em uma loja.
Para obter os melhores resultados, é importante preparar adequadamente a peça para lavagem.:
- as cortinas são removidas e sacudidas vigorosamente;
- encha uma banheira ou bacia com água fria, na qual 2-3 colheres de sopa. são dissolvidos. eu. sal de cozinha;
- o tule é embebido em água por 40-60 minutos;
- retire o tule da água, deixe escorrer e lave.
Lavagem de tule manualmente deve ser realizado na seguinte ordem.
- Encha a banheira com água a uma temperatura não superior a 40 graus, adicione um detergente adequado e dilua-o bem.
- Mergulhe o tule na água e deixe agir por cerca de 10 minutos, permitindo que o tecido fique completamente saturado com a solução de sabão.
- Depois disso, comece a lavar com movimentos leves de torção.
- Enxágue bem as cortinas lavadas, trocando a água 2 a 3 vezes.
Ao lavar tule no modo automático É importante seguir as seguintes regras:
- o produto é pré-embebido em solução salina e enxaguado para remover vestígios de poeira;
- o tule deve ser colocado em uma capa especial para lavagem;
- é utilizado detergente líquido e, se necessário, é adicionado alvejante oxigenado;
- a temperatura da água durante a lavagem não deve desviar da faixa de 30-40 graus, o modo deve ser selecionado apenas delicado e a velocidade de centrifugação não deve exceder 400%.
Após a conclusão do processo, o tule é imediatamente retirado da máquina de lavar e pendurado para secar.
Métodos populares
Cada dona de casa tem seu próprio remédio testado e comprovado que ajuda a restaurar as qualidades decorativas do tule.
Sal
Sua solução é eficaz na remoção manchas de gordura e depósitos de poeira. Para preparar a solução, dissolva 100 g de sal fino de cozinha e sabão em pó para roupas brancas em 10 litros de água morna. O tule é embebido na solução por 12 a 24 horas, após o que é removido e a água é deixada escorrer. Você pode então lavar a peça como de costume. Não é possível escolher sal iodado para deixar o tule de molho!
Amônia
Misturada com peróxido de hidrogênio, a amônia dá excelentes resultados para ajudar a se livrar de revestimento amarelo ou cinza em tule. Para isso, dilua 30 g de amônia e 50 g de peróxido de hidrogênio em 5 litros de água morna. O tule é deixado na solução por meia hora e depois é lavado.
Refrigerante
Ele se pronunciou propriedades de clareamento. 2 colheres de sopa de cada. colheres de sopa de bicarbonato de sódio e sabão em pó são dissolvidas em 5 litros de água morna, o tule é deixado de molho nessa solução por 20 a 30 minutos, depois enxaguado e lavado à mão ou na máquina em modo delicado.
Coisas verdes
Adequado para produtos feitos de organza e náilon, restaurando-os ao seu frescor original. Para isso, dissolva 10 gotas de verde brilhante e 2 colheres de sopa de sal fino em um copo de água. Essa mistura é filtrada por uma peneira fina e despejada em um balde de 10 litros de água morna. O tule é colocado na solução por 8 a 12 minutos e depois, sem enxaguar, é pendurado para secar. Com este método de branqueamento, é necessário observar rigorosamente as proporções, caso contrário o verde brilhante pode estragar o produto.
Azul
Não é menos eficaz que o verde brilhante e também dá ao tule leve tom azulado, associado ao frescor do inverno. Dissolva uma tampa de corante azul em 10 litros de água morna (nunca mais!). Cortinas pré-lavadas da maneira usual são mergulhadas na solução por 10 a 15 minutos, depois são enxaguadas em água limpa e enviadas para secar.
Produtos químicos domésticos
Produtos modernos restauram efetivamente a brancura do tule. Em comparação com os métodos populares, eles têm duas vantagens significativas.
- Remover manchas de tecidos é o mais simples e rápido possível.
- O resultado é garantido (ao contrário dos meios improvisados, que nem sempre dão conta da tarefa).
De acordo com as instruções, o tule geralmente é deixado de molho por 30 a 60 minutos em uma solução com alvejante, após o que é lavado da maneira usual.
Os seguintes produtos provaram ser excelentes::
Perguntas e Respostas
Sim. Este não é um método popular, mas é eficaz. Dissolva 3-4 comprimidos de aspirina em 5 litros de água quente. O tule fica de molho na solução por 12 horas.
Alvejantes de oxigênio são mais adequados para esse tipo de material. Este é um material bastante resistente ao desgaste que só tem “medo” dos efeitos do cloro.
A organza é lavada à mão, mas não se deve esfregar muito o tecido nem esticá-lo.
Detergentes para lavar louça na cozinha podem ajudar; elas são aplicadas nas áreas manchadas antes da lavagem e deixadas por 15 a 30 minutos.