Cortinas são encontradas na grande maioria dos interiores modernos, desempenhando funções práticas e decorativas. A escolha da cor da cortina depende das preferências pessoais do proprietário do cômodo, da sua área e do estilo de interior escolhido. Cortinas azuis criam uma sensação única de calma em qualquer ambiente, dando-lhe personalidade.
Contente
- Brevemente sobre esta cor, sua influência no interior, a energia dos ambientes
- Decoração de interiores com cortinas azuis e azul escuro
- Prós e contras de cortinas em tons de azul
- Dicas para decorar um apartamento com cores. Exemplos de combinação de cortinas azuis com outras cores no interior
- Conclusão
- VÍDEO: Cortinas Azuis – Uma Breve Visão Geral.
- 50 opções de cortinas azuis em interiores modernos:
Brevemente sobre esta cor, sua influência no interior, a energia dos ambientes
A cor azul simboliza calma, moderação, é um tom frio localizado entre o preto e o azul. Ele suprime qualquer manifestação de agressão e aumenta a concentração em tarefas importantes durante o trabalho mental. Tons de azul ajudam a reduzir a pressão alta e a temperatura excessiva. Essa cor afasta eficazmente a insônia, ajuda no tratamento de qualquer processo inflamatório, mas em caso de presença excessiva no ambiente pode suprimir seriamente o fundo hormonal.
O azul tem muitos tons — do mais delicado azul-claro ao preto-azulado. Cores claras podem expandir significativamente até mesmo um ambiente pequeno e enchê-lo de luz. Variações escuras de azul podem fazer com que um cômodo pareça visualmente menor, mas ao mesmo tempo esconder pequenas imperfeições no revestimento da parede.
Conselho: preto e azul devem ser manuseados com cautela, pois muito deles pode ter um efeito prejudicial.
Decoração de interiores com cortinas azuis e azul escuro
O azul pertence ao espectro frio, por isso cortinas de tons escuros não são recomendadas para uso em cômodos pequenos, especialmente com janelas pequenas voltadas para o norte ou noroeste. Recomenda-se usar cortinas totalmente azuis de tom excessivamente saturado apenas em ambientes espaçosos e bem iluminados, com janelas altas voltadas para o sul ou sudeste.
Os modelos de cortinas em tons de azul escuro são escolhidos a seu critério, mas adequados ao interior existente. As persianas romanas são muito práticas, ocupam pouco espaço e se adaptam perfeitamente a estilos minimalistas. Opções rosqueadas e “desintegradas” decorarão um ambiente estilizado como na era renascentista.
No enorme espaço interior de um loft, cortinas com ilhós e argolas de metal brilhantes são aceitáveis. Azul suave, italiano, decorado com um pequeno padrão floral, fica bem no estilo provençal, e modelos com lambrequins, festões e franjas combinam com o luxuoso estilo império. Persianas de metal e plástico não são mais uma novidade – elas são aceitáveis para estilos de alta tecnologia e tecno.
Dica: Com a ajuda de cortinas simples em azul claro, é fácil criar um design de apartamento luxuoso e também modesto e discreto.
Tons para sala de estar, exemplos de design, combinação com cores claras
As cortinas para a sala de estar são feitas completamente em azul ou com listras, padrões intrincados e transbordamentos de gradiente. Em combinação com o tule azul suave, até as cortinas escuras das janelas parecem “voadoras”, pois cria-se um contraste de tons e texturas do tecido.
Uma sala de estar espaçosa combinada com uma cozinha às vezes é dividida em zonas usando cortinas - neste caso, é desejável que elas criem um único conjunto com as cortinas de janela, mas não combinem completamente com elas em design. O desenho das cortinas às vezes é reproduzido nos abajures do teto, nos estofados do sofá e em elementos decorativos individuais.
Dica: é preferível escolher papel de parede e tinta para as paredes dois ou três tons mais claros que as cortinas das janelas, e o piso um pouco mais escuro.
Cortinas azuis e brancas no quarto, combinação com móveis
Os tecidos para o quarto podem ser branco leitoso com azul no quarto masculino e azul claro com rosa no quarto feminino. Azul é uma cor maravilhosa e relaxante, que ajuda você a adormecer rapidamente, principalmente quando a roupa de cama é da mesma cor.
Uma ótima combinação surge com estofamento de móveis em azul intenso, enquanto todas as superfícies duras dos móveis são em branco puro, creme e amarelo-madeira. Cortinas com grandes padrões geométricos e fantasiosos harmonizam com tapetes, colchas, papéis de parede, decorados em apenas uma cor ou com um padrão pequeno e discreto.
Dica: É preferível costurar cortinas para o quarto com tecidos foscos - brilho excessivo não contribui para uma boa noite de sono.
Decoração de cozinha: quais cortinas, azul ou azul claro, são adequadas para a cozinha, exemplos de combinações
Tons excessivamente escuros e frios são inadequados no interior da cozinha devido à sua natureza "pouco apetitosa", por isso a preferência é dada aos tons de azul claro, o azul é "diluído" com amarelo, creme, manchas brancas e listras. Uma opção interessante são cortinas com imagens do mundo subaquático, peixes incríveis amarelo-alaranjados, prateados e verde-claros de diferentes tamanhos.
Dica: Cortinas azuis às vezes são o único destaque de cor em uma cozinha monocromática.
Prós e contras de cortinas em tons de azul
Cortinas azul-escuras ou azul-claras no interior têm uma série de propriedades positivas e negativas que devem ser levadas em consideração ao decorar um apartamento ou uma casa particular.
Principais vantagens:
- Cortinas dessa cor aumentam a concentração em crianças e adultos hiperativos;
- criar uma sensação subconsciente de frescor, mesmo em calor extremo;
- tornar um ambiente muito grande mais confortável;
- são perfeitos para criar um design luxuoso e caro;
- cortinas azuis para o corredor, se escolhidas corretamente, podem parecer uma verdadeira obra de arte;
- combinam bem com móveis de madeira.
Contras:
- um quarto pequeno com essas cortinas parece ainda menor;
- cria a sensação de que o ambiente está muito mais frio do que realmente está;
- Para pessoas propensas à depressão, a visão de cortinas azuis pode ser deprimente;
- Não é recomendado pendurar cortinas azul-escuras em uma sala onde estão sendo planejadas festas divertidas para jovens.
Dicas para decorar um apartamento com cores. Exemplos de combinação de cortinas azuis com outras cores no interior
As cortinas geralmente contrastam com a cor das paredes, mas combinam com outros elementos têxteis do ambiente - estofados de móveis, tapetes, colchas, toalhas de mesa. Menos frequentemente, elas são combinadas com o papel de parede - uma janela coberta com essa cortina fica perfeitamente camuflada quando necessário.
São recomendadas combinações com os seguintes tons:
- cinza-ágata;
- mostarda;
- lilás;
- dourado;
- azul antigo;
- madrepérola;
- pervinca;
- arenoso;
- marrom-bege;
- branco como a neve;
- ocre;
- azul centáurea;
- branco floral;
- encerado;
- verde primavera;
- dália amarela;
- roxo;
- camuflar;
- chá;
- lavanda;
- malaquita;
- rosa-púrpura.
Dica: Para espaços grandes, cores frias são preferíveis como cores principais, para espaços pequenos – cores quentes.
Conclusão
Cortinas azuis no interior de um apartamento na cidade ou de uma mansão particular criam uma atmosfera de tranquilidade, ajudando a relaxar ao contemplá-las. Você pode escolher cortinas azuis para seu quarto, cozinha, berçário, escritório e outros cômodos em uma loja local de tecidos, comprá-las on-line, costurá-las você mesmo com tecido ou encomendá-las em um estúdio.