Decorar janelas com cortinas se baseia em três pilares: completar o conceito de estilo do ambiente, manter a funcionalidade e o desejo dos moradores. Apesar da abundância de tendências e estilos (cerca de 70 variedades) que ditam as regras para decorar aberturas de janelas, a preferência em 2019 é dada a cinco tipos de cortinas.
- Japonês - é um tecido leve, de 100 a 150 cm de largura, esticado sobre uma estrutura de madeira ou plástico.
- As cortinas austríacas são uma síntese de dois estilos, romano e francês. Eles são um pedaço plano de tecido com anéis costurados por onde passam cordões para criar lindas dobras quando levantados.
- Escandinavo – material leve com boa transmissão de luz, corte simples e comprimento até o chão.
- Francês - tecido reunido em elegantes dobras recortadas, encerradas em segmentos verticais.
O uso em salas pequenas só é possível se as cortinas forem feitas de material transparente de alta qualidade e não forem mais longas do que o peitoril da janela.
- As persianas romanas são peças quadradas ou retangulares de material com travessas costuradas que, quando levantadas, criam dobras uniformes usando cordas, correntes ou fitas.
- Um interior sem cortinas oferece opções interessantes. As molduras das janelas são feitas de pedra decorativa imitando tijolo e pedra natural. Plantas grandes de interior (até 60-70 cm) em vasos interessantes são bem-vindas.
É igualmente importante escolher o método de fixação das cortinas; todas as cornijas são divididas em dois grandes grupos: teto e parede. Ambas permitem incluir a cornija como elemento decorativo.
Contente
- Método de fixação
- Decorar janelas com cortinas na sala de estar.
- Design de cortina para sala de estar. Fotos, novos itens
- Novas ideias para cortinas de cozinha.
- Cortinas no quarto
- Cortinas nas janelas
- Design e decoração de vitrais com cortinas. Novidades da temporada
- Como decorar lindamente cortinas no sótão.
- VÍDEO: Cortinas da moda 2019.
- 50 opções para decorar janelas com cortinas em diferentes cômodos:
Método de fixação
- As gravatas geralmente são costuradas do mesmo tecido da cortina. Quando feito de outro material, ele é selecionado com uma densidade não menor que a da cortina e do tule em si.
- Laços – feitos de qualquer material, decoração adicional é possível (botões, strass e fivelas)
- Ilhós – conveniência e invisibilidade.
- Cordão – envolve a presença de um bolso ao longo de todo o comprimento para passar uma haste de cortina, barbante ou linha de pesca. Pode ter um pente na parte superior e inferior, ou em ambos.
- Fita é uma fita de cortina com cordões costurados que permitem imitar dobras.
- Os fixadores de clipes são anéis, prendedores de roupa, clipes magnéticos, ganchos.
Informações úteis. Um ilhó é um acessório em forma de anel usado para reforçar as bordas dos furos por onde passam cordões e fitas. Pode ser montado diretamente na haste da cortina.
Decorar janelas com cortinas na sala de estar.
O cômodo central da casa para receber convidados, um ponto de encontro para toda a família, permite experimentar opções. As tendências de 2019 falam sobre concisão e simplicidade de design, a ênfase principal está na cor e nas possíveis estampas que combinam com o interior geral.
Informações úteis. A cor principal da estação é o verde em sua variedade de tons e semitons.
Design de cortinas de janela e regras básicas.
- Em uma sala grande, o comprimento é do chão; em uma sala pequena, é preferível alcançar o parapeito da janela.
- Um interior marcante – cores calmas e design minimalista; em uma sala de estar monocromática, cortinas podem ser um toque brilhante.
- Utilização de tecidos com quadrifólios geométricos, ambos contrastantes e no mesmo tom da cortina.
- O padrão de damasco é relevante - um ornamento que consiste em um dueto de flores em forma de gota ou diamante.
- Há listras nas cortinas este ano, mas apenas horizontais e largas. Em termos de esquema de cores, elas são contrastantes e combinantes.
- Os ziguezagues retornaram em 2019, permitindo que você adicione um toque brilhante ao seu interior.
- O uso de tecidos degradê é um gradiente de cores da moda, do claro na parte superior ao escuro na parte inferior. A cor deve ser o mais próximo possível da versão aquarela da sombra. É aceitável combinar várias cortinas ombré em uma janela.
- Para uma opção contrastante, com um interior calmo, os designers oferecem cortinas com flores ou pássaros fantásticos e brilhantes.
- Este ano, o design das cortinas para a sala de estar traz uma novidade: as plumas. Sua execução é notavelmente diferente do tule que é familiar aos olhos, já que pequenos pedaços de tecido da mesma cor ou de cor semelhante, em forma de borboletas ou pétalas de rosa, são costurados em uma base transparente.
Importante lembrar! É melhor colocar os flutters apenas na sala de estar devido à sua baixa funcionalidade.
- Maior transmitância de luz.
- Suscetibilidade à poluição.
Design de cortina para sala de estar. Fotos, novos itens
Escolher cortinas é apenas metade da batalha; é igualmente importante escolher um método de fixação que realce o frescor do interior. Este ano, os designers recomendam o uso de grandes clipes originais em um tom contrastante ou idêntico às cortinas; ilhós também estão na moda.
Decorar os fechos em tetos altos também é popular – eles são cobertos com cornijas decorativas de plástico, madeira ou gesso.
A escolha final depende de um grande número de fatores, todos sujeitos a uma tarefa principal: mostrar o gosto ideal dos habitantes.
Novas ideias para cortinas de cozinha.
A maioria das mulheres passa muito tempo na cozinha, não apenas preparando alimentos e processos relacionados, mas também se comunicando com pessoas queridas.
Portanto, as cortinas de cozinha têm 3 funções principais.
- Funcionalidade.
- Fácil de cuidar.
- Aparência.
Pontos principais:
- Paleta de cores.
- As cores principais da estação são verde, pó, roxo suave, tons de azul céu estão em alta e a nova cor é asfalto molhado. Também será relevante usar cores mais profundas e intensas - chocolate, bordô, azul e roxo.
- Essas cores podem ser combinadas em um bloco de cores, uma técnica que usa o princípio da oposição: a cor principal é emoldurada por uma faixa contrastante de tecido ao redor do perímetro ou das bordas.
- O comprimento da cortina depende do tamanho do ambiente; para cozinhas pequenas, a opção ideal é 1,5 m (até o peitoril da janela); cozinhas grandes e estúdios modernos sugerem cortinas espetaculares que vão até o chão.
- Impressões.
- Composição do tecido.
Na crista da onda estão flores de fantasia, enfeites de plantas, grandes bolinhas, xadrez e listras (horizontais, se possível). Cortinas ombré são bem-vindas.
Observe! Para fazer sua escolha, você pode usar uma tabela com uma lista de prós e contras dos materiais.
Nome do material | Vantagens | Imperfeições |
Linho | Eco-amizade
Características de baixa condutividade térmica Durabilidade Propriedades bactericidas | Leve encolhimento quando lavado
Use detergentes suaves É difícil de passar e amassa facilmente. |
Algodão | Força
Propriedades antiestáticas Hipoalergênico Estabilidade térmica Limpeza ecológica | Encolhimento
Descoloração Lavar em ciclo suave Tendência a enrugar |
Bambu | Compacidade
Resistência ao desbotamento À prova de poeira (impregnações especiais são usadas durante a produção na fábrica) Facilidade | Dimensão
Preço Paleta de cores limitada Absorção de odores |
Viscose | Solidez da cor
Agradável ao toque Antiestático Propriedades termorreguladoras | Resistência à abrasão
Requer cuidado (lavar à mão, passar no modo seda) |
Acetato | Propriedades antibacterianas
Baixa condutividade térmica Fácil de cuidar Resistente à poluição | Eletricidade estática
Abrasão Esgotamento |
Modal | Aparência (acabamento fosco)
Higroscopicidade Solidez da cor Resistência ao vinco | Preço
Pode causar reações alérgicas |
Na onda da popularidade das cortinas com ilhós até o chão, as persianas romanas curtas estão voltando, mas em versão de madeira e as persianas de rolo com diversas estampas de grife.
As opções mais vantajosas em termos de estética e orçamento são variações do estilo rústico e provençal.
Cortinas no quarto
Para decorar janelas no quarto, é necessário aliar estética e funcionalidade.
De acordo com pesquisas modernas, é necessário dormir na escuridão total para a produção normal do hormônio melatonina, responsável pelo sono reparador, pressão arterial, níveis de glicose e beleza. É por isso que o tecido blackout é muito popular para quartos.
Blackout é um tecido opaco à luz. Existem dois tipos de cortinas: linho sintético (linho blackout) e com fio de cetim para dar brilho. |
Em 2019, a opção clássica continua em alta: cortinas longas até o chão, combinadas com cortinas transparentes e translúcidas. Ao fixar o conjunto na cornija do teto, vale a pena usar sobreposições decorativas feitas de madeira valiosa, plástico bonito ou usar uma cornija de gesso.
Se forem utilizados laços ou laços, não é recomendável sobrecarregá-los com decorações desnecessárias; é melhor usar o mesmo tecido das cortinas.
Para dar um toque original, inverta as posições: primeiro pendure uma cortina mais grossa, depois uma cortina translúcida. |
Persianas romanas que se ajustem ao tamanho da janela com estampas interessantes que combinem com o estilo geral do quarto criarão um toque favorável.
Uma variedade de cortinas de duas cores permitirá que você preserve a luz do dia e se proteja de olhares curiosos.
Cortinas japonesas para decorar uma abertura de janela podem ser combinadas em uma nova e interessante alternância de duas opções de design: lisas e estampadas.
Cortinas austríacas de cerca de 1,6 metros de comprimento em tons de aquarela ajudarão a dar ao quarto um visual mais romântico.
Para uma impressão geral de elegância no interior, vale a pena escolher musselina. Os fios podem ser tingidos em diversas cores, predominando os tons mais escuros.
Ao escolher a opção final para o quarto, você deve prestar atenção aos seguintes pontos.
- Respeito ao meio ambiente dos componentes do tecido.
- Densidade.
- Evite impressões ácidas e suculentas.
Cortinas nas janelas
O tule não perde seu lugar, apenas os tecidos mudam. Organza e véus simples eram considerados carentes de graça e intriga.
Os seguintes produtos estão no auge:
- Tule crepe móvel - muda de cor dependendo da luz.
- Seda diluída - imitação de fibra grossa.
- Com nós - nós e fios soltos são visíveis, permitindo que você observe um interessante jogo de luz e sombra.
- Imitação de tecido de linho – o brilho e a textura do fio criam uma cor natural.
- Os motivos de damasco são padrões característicos em forma de diamante tecidos em tecido.
- Véu modificado - nós, espessamentos de várias formas, repetindo a textura do linho são visíveis
- Tule bordado - pequenas flores ou buquês espalhados por toda a tela.
- Tecido com fios refletivos cria um jogo de luz único.
Design e decoração de vitrais com cortinas. Novidades da temporada
A presença de janelas panorâmicas levanta a questão da decoração para evitar o efeito aquário.
As cortinas são decoradas com braçadeiras de cor contrastante ou idêntica; lambrequins simples são aceitáveis.
Uma nova solução é usar cortinas de fios de vários tons de cores da moda ao mesmo tempo.
Cortinas de ampulheta não perderam sua relevância. Você pode decorar janelas alternando duas cores que tenham um esquema de cores próximo.
Como decorar lindamente cortinas no sótão.
Decorar janelas de sótão envolve algumas dificuldades devido ao design em si.
Se sua janela for inclinada, você deve optar por persianas romanas.
Para reduzir a transmissão de luz, se houver um quarto no sótão, é possível usar cortinas blackout (cortinas prontas ou sob medida)
Pequenas janelas de sótão podem ser decoradas com cortinas estilo cafeteria. A cortina começa no meio da janela e vai até o peitoril. Isso permite que você mantenha o fluxo de luz natural e adicione aconchego ao ambiente.
Você nunca deve esquecer que o espaço de convivência deve ser confortável, e os conselhos dos designers são apenas de natureza consultiva. Ao escolher o design final da janela, somente você decide qual opção é preferível.