O interior será harmonioso desde que seja pensado nos mínimos detalhes. Quando se trata de criar o interior de um edifício residencial, um dos principais componentes de um design atraente é o design das aberturas das janelas. O papel das cortinas é difícil de superestimar. Eles enfatizam o estilo da casa, protegem de olhares indiscretos e da luz solar. Mas nem sempre todos os elementos das cortinas conseguem combinar harmoniosamente com o design. Na maioria das vezes, as dificuldades surgem com a cornija. Muitas vezes você quer escondê-lo, torná-lo invisível. Neste caso, você precisa usar uma haste de cortina escondida. Isso tornará a parte funcional do design invisível, esconderá algumas imperfeições da parede e permitirá que você concentre toda a sua atenção nas cortinas bonitas e brilhantes. Esta publicação fornece mais detalhes sobre como fazer e instalar uma haste de cortina de teto oculta.


Contente
- Breve descrição do design, vantagens
- Quando deve ser usado?
- Vantagens
- Opções para cornijas de teto ocultas
- Fazendo você mesmo uma suspensão oculta
- Escolhendo uma cornija
- Como esconder cabides com pedestal de teto: fotos, exemplos
- Vídeo sobre como fazer um nicho para cortinas de gesso cartonado
- Foto: Belos exemplos no interior
Breve descrição do design, vantagens
A cornija geralmente é fechada com um nicho especial. Seu arranjo e características de design devem ser planejados com antecedência – mesmo na fase de acabamento do teto. No nicho, você pode esconder todas as partes funcionais indesejadas da cortina, instalar iluminação e criar o efeito de uma cortina flutuante.
Observe! Se você não fornecer um nicho com antecedência, no futuro terá que desmontar parte do acabamento, alterar a estrutura de tensão ou inventar um elemento decorativo para esconder a suspensão.
Quando deve ser usado?
Quando as cortinas devem ser colocadas atrás do pedestal do teto, em um nicho especial? Há duas razões objetivas para isso.
- Necessidade funcional. Essa necessidade surge em ambientes com tetos falsos. É proibida a montagem de estruturas rígidas na superfície do filme; nem todas as opções de cornijas montadas na parede são adequadas. A maneira mais fácil é fornecer um nicho especial na fase de instalação. Suas dimensões são determinadas individualmente.
Os fios desta cortina parecem fluir do teto suspenso; esse efeito não pode ser alcançado com uma haste de cortina do tipo aberta. - Preferências interiores. As cornijas padrão perderam sua popularidade há muito tempo. Eles são difíceis de encaixar em estilos de interiores modernos. Hoje em dia está na moda decorar janelas com cortinas arejadas descendo do teto. Essa técnica de design eficaz é especialmente relevante para estilos minimalista, moderno e loft.
Se a cornija não combinar com o estilo do espaço, ela pode ser simplesmente escondida
Vantagens
A vantagem mais importante é a estética. As fotos em nosso artigo darão a todos a oportunidade de ver o quão atraente e incomum uma cortina flutuante parece. Cabides fechados mascaram partes pouco atraentes da parede, ajustam visualmente a altura do teto e permitem decorar o design com iluminação suave.
Possibilidade de ajustar a distância da janela. Alguns apartamentos têm peitoris largos. Neste caso, a opção de pendurar cortinas na parede não é absolutamente adequada. O tecido pode ser colocado no teto a qualquer distância da abertura – para qualquer largura de peitoril de janela.
Focando na decoração. Fechos pouco atraentes não vão desviar a atenção do tecido fluido. Mesmo uma iluminação instalada em um nicho não atrairá muita atenção. Elas enfatizarão apenas ligeiramente a composição têxtil.
Opções para cornijas de teto ocultas
Existem duas opções de camuflagem:
- em um nicho especial;
- camuflagem usando estruturas de baguete.
A primeira opção envolve a construção de um recesso em um teto suspenso ou em um teto de gesso cartonado. O nicho ideal para cortinas terá dimensões individuais. Eles dependem de vários critérios: a largura do peitoril da janela, as características das cortinas, as dimensões da própria suspensão (pode ter várias listras). A profundidade da vala geralmente é padrão – de quatro a quinze centímetros. A profundidade dependerá das características da estrutura do teto.
Se não quiser instalar varões de cortina, pode recorrer ao método padrão de montagem: na parede. Ao mesmo tempo, a suspensão feia é mascarada por baguetes decorativas. Sobreposições decorativas podem cobrir fixadores, decorar o interior e não exigem nenhum esforço para instalação. Este método de design é relevante para designs clássicos.
Fazendo você mesmo uma suspensão oculta
A maneira mais fácil de cobrir a cornija é fazer uma vala com gesso cartonado. Para fazer isso, você precisa saber com antecedência as características das cortinas, o comprimento e a largura da cornija.
Você também deve preparar algumas ferramentas e materiais:
- fita métrica de construção;
- folha de drywall;
- régua longa de metal;
- faca com lâminas substituíveis;
- plano de desbaste;
- teto, perfis de guia;
- chave de fenda;
- parafusos auto-roscantes.
Primeiro, você precisa preparar o drywall. Cortamos em tiras do tamanho necessário - de quatro a quinze centímetros. Cortamos a placa de gesso usando uma faca.
Depois de fazer os espaços em branco, você pode começar a instalar os perfis de guia do teto. A partir deles você precisa construir uma estrutura metálica para o nicho. Os perfis são fixados de acordo com as marcações. Pode ser aplicado no teto com um lápis comum ou cordão de pintor. Ao fixar, seguimos uma regra: o passo dos pinos não é inferior a 60 centímetros.
Depois formamos as laterais da caixa. Para isso utilizamos placas de gesso cartonado preparadas. Fixamos as folhas em intervalos não inferiores a quinze centímetros. Depois montamos as extremidades laterais de maneira semelhante. Nós os processamos com um avião. No final, o fundo da caixa é costurado.
Depois disso, você pode começar a trabalhar nos componentes decorativos. A caixa pode ser preenchida, pintada ou revestida com papel de parede.
Escolhendo uma cornija
A escolha de varões de cortina ocultos geralmente envolve a seleção de um design com base em três critérios principais: o peso das cortinas, o comprimento da abertura da janela e o número de listras. Ao escolher, você também deve considerar o material do qual a suspensão será feita.
Tipos de materiais, características breves das cornijas são consideradas na tabela:
Tipo de cornija pelo material utilizado | Breve descrição |
De madeira | Adequado para absolutamente qualquer ambiente. Eles harmonizam especialmente bem com estilos clássicos, Provença, país. Na maioria das vezes, os modelos de madeira são instalados em quartos e salas de crianças. Essas salas sempre têm altos requisitos ambientais. Cabides de madeira podem suportar cargas pesadas. |
Plástico | O plástico moderno não fica amarelo por muito tempo, é ecologicamente correto, durável. Preço acessível é outra vantagem importante. Modelos de plástico geralmente são escolhidos para cortinas de luz. |
Metal | Eles se distinguem por uma variedade de designs, alta resistência e são capazes de suportar cargas enormes. Ideal para pendurar cortinas pesadas e multicamadas. |
Corda | Uma opção ideal para tule leve e arejado. Elas são uma corda de metal. O design da cornija é extremamente simples e durará muito tempo. A principal condição é não pendurar cortinas pesadas nos cordões. Devido à alta carga, a corda começará a dobrar com o tempo. |
Como esconder cabides com pedestal de teto: fotos, exemplos
Você pode cobrir algumas imperfeições no acabamento da parede e esconder a suspensão usando um pedestal de teto comum. No entanto, isso requer habilidades básicas na instalação de rodapés no teto. Primeiro, você precisa selecionar o rodapé em si. Ele deve ser largo e ter uma superfície plana na parte superior para permitir a montagem no teto.
Observe! O pedestal do teto desempenha um importante papel decorativo no interior. Seu design, cor e ornamento devem estar em harmonia com o estilo geral do ambiente.
Em seguida, você deve comprar cola para fixar produtos de poliuretano. Ele precisa ser aplicado no rodapé e a tela pressionada firmemente contra o teto. A cola seca rápido o suficiente e fixará o produto com segurança. O rodapé é fixado a uma pequena distância da cornija. Os mesmos rodapés devem ser colocados em todo o perímetro do cômodo. Então seu design parecerá integral e harmonioso.
Você pode ver exemplos fotográficos de tais métodos de disfarçar suspensões abaixo.