As persianas romanas são um tecido que é fixado a uma janela ou parede e funciona como uma cortina. Eles são adequados para um escritório, diversas salas de estar e cozinhas, bem como um espaço de escritório. Graças à estrutura do material, a luz da rua é suavemente difundida e cria uma atmosfera aconchegante.

O design das cortinas permite ajuste de altura. O material é penetrado por hastes horizontais, com a ajuda das quais ocorre o controle: sua aproximação umas das outras - montagem, formação de dobras. O processamento do corte inferior inclui a presença de um agente de ponderação, que ajuda a tensionar a tela. O resultado é uma cortina elegante e uniforme que complementa o interior com elegância.
Contente
- Como instalar persianas romanas
- Fixação na janela
- Montagem na parede, teto
- Como pendurar corretamente uma persiana romana em uma janela
- Como instalar uma cortina em uma janela de abertura
- Recomendações de instalação
- Conclusão
- Vídeo sobre instalação "faça você mesmo" de persianas romanas
- Ideias de fotos para decoração de janelas com persianas romanas
Como instalar persianas romanas
A escolha de como e onde fixar as persianas romanas depende do desejo do proprietário de ter o peitoril da janela livremente acessível ou de esconder os defeitos da abertura da janela (arranhões, declives irregulares) atrás de um único pedaço de tecido. Devido à mobilidade dos mecanismos das janelas, é necessário fazer tantos fechos quantos forem os trechos a serem cobertos com cortinas. Se o objetivo for pendurar uma cortina grande e inteiriça, é recomendável fazer isso logo acima da abertura da janela ou no teto.
Fixação na janela
Você pode prender cortinas na janela usando uma versão menor da cornija. Geralmente é retirado no mesmo local da compra principal - de acordo com o tamanho. Parece um perfil de plástico, alumínio e aço, equipado com um mecanismo de ajuste de altura (cabo especial) e uma unidade de controle.
Existem duas maneiras principais de instalar varões de cortina: usando furos para instalar os suportes e sem eles (usando elementos de fixação adicionais). O material em si é preso ao perfil usando fita velcro, portanto, remover a cortina para lavar ou substituí-la não é difícil.
Montagem na parede, teto
Se você entender como as persianas romanas são fixadas nas janelas, será mais fácil entender como pendurá-las na parede ou no teto. Afinal, o esquema é o mesmo, só que a cornija é mais longa, geralmente tem 1,1 - 2,5 m. Devido a esse comprimento, é necessário fazer furos para fixação não apenas nas bordas, mas também no meio.
Deve ser feito o seguinte:
- Faça marcações nos locais de futura fixação com um nível, de modo que as extremidades da cornija fiquem à mesma distância da abertura da janela.
- Dependendo da parede, é usada uma furadeira de impacto ou uma furadeira com triturador para fazer furos.
- Os pinos são inseridos no recesso resultante, o perfil é aplicado e os parafusos de aperto são inseridos. Recomenda-se não apertar os dois primeiros completamente, apertar tudo somente depois que cada elemento estiver assentado.
- Só falta encaixar a cornija nos fechos.
É importante entender do que a parede é feita antes de começar. Se houver revestimento de gesso cartonado, você precisará de um pino especial e parafusos mais longos para garantir que as cortinas fiquem bem presas.
Lista de ferramentas para instalação da cortina:
- nível;
- lápis de marcação;
- roleta;
- furadeira ou martelo perfurador;
- uma chave de fenda (você pode usar uma chave de fenda, mas é menos confiável);
- parafusos adicionais, buchas, em alguns casos.
Observe! É importante ler as instruções antes da instalação, alguns materiais e projetos exigem uma abordagem especial.
As cortinas são frequentemente penduradas no teto de maneira semelhante se, de acordo com o plano do designer, elas forem combinadas com cortinas. Parece interessante e moderno.
Como pendurar corretamente uma persiana romana em uma janela
Os especialistas não recomendam fazer furos no perfil da janela, porque no futuro, se o interior for alterado e as cornijas forem removidas, buracos desagradáveis permanecerão. Essas consequências podem ser parcialmente evitadas se você pensar com antecedência sobre quais erros evitar: você pode instalar os fechos na folha de abertura de maneira diferente.
Quais regras não devem ser quebradas em nenhuma circunstância:
- Fixe as cornijas usando parafusos incompletos. Como isso viola a tecnologia de instalação, pode enfraquecer a estrutura. Isto se já tiver sido decidido perfurar.
- Não utilize cornijas “estrangeiras”: um perfil muito longo interferirá no fechamento da janela ou ela não abrirá. Também pode arruinar todo o visual. E uma cornija excessivamente curta não cumprirá suas funções.
- Não deixe de verificar com um nível de construção.
- Você não deve tentar consertar a cortina sem uma cornija especial: um grampeador e blocos de madeira estragarão a impressão do novo item.
Como instalar uma cortina em uma janela de abertura
Ao instalar uma cornija em uma janela de abertura, é possível evitar perfurações. Usar suportes adicionais será a decisão certa, pois permitirá que você mantenha a aparência desta parte do perfil por mais tempo.
Tipos de peças:
- Suporte auto-fixável. Você precisa pegar parafusos e porcas e fixar os suportes da cortina aos fechos. Conecte à cornija. Coloque a estrutura resultante na moldura usando ganchos de plástico duráveis. Você não precisará de nenhuma outra ferramenta aqui, exceto uma chave de fenda.
Um exemplo de como fixar uma cortina leve usando um suporte de mola - Fixação universal para abertura de caixilhos. Aqui o esquema é semelhante, só que é necessário fixar os suportes montados com os parafusos de montagem, eles já estão montados, e fechar com uma tampa.
- Suporte autoadesivo. Após fixar com parafusos e porcas, cole o suporte na estrutura, mas antes, desengordure-o. Depois pendure as cortinas.
Essas peças podem ser compradas em lojas online ou em outros pontos de venda de persianas romanas. Eles vêm em duas peças por pacote, o que é suficiente para uma faixa. Se houver várias janelas com seções de abertura na sala, vale a pena encomendar o número necessário mais uma (como reserva ou em caso de quebra ou defeito).
Recomendações de instalação
É recomendável ler as instruções sobre como manusear corretamente o aparelho para que, em caso de avaria, ele possa ser reparado na garantia. Afinal, se alguma violação for detectada durante a operação, o proprietário consertará o produto às suas próprias custas.
Você também não deve depositar muita esperança de que os fechos e a cornija sejam confiáveis se a embalagem indicar um fabricante com reputação duvidosa e o preço estiver abaixo da média. Um produto de qualidade não é vendido por preço baixo, isso é contrário às regras do comércio.
Conselhos de especialistas: como proteger uma persiana romana por muito tempo:
- A confiabilidade da estrutura pode ser alcançada se os parafusos forem apertados corretamente, de preferência usando uma chave de fenda. Se você não tiver uma, uma chave de fenda também serve, mas aí você terá que fazer esforço físico. Afinal, componentes soltos danificam o sistema e reduzem sua vida útil.
- Além disso, se o proprietário não tiver confiança em suas habilidades, bem como experiência na instalação de uma estrutura de persiana romana durável, é recomendável recorrer a profissionais para obter ajuda. Não é um serviço caro, mas a confiabilidade vale a pena. Afinal, um especialista certamente levará em conta todas as nuances, levará consigo ferramentas especializadas e fará seu trabalho da melhor maneira possível.
Conclusão
As persianas romanas são cortinas que parecem um pedaço plano de tecido, com altura ajustável e lindas dobras. Com a ajuda do dispositivo lateral, você pode configurar a luz no interior de diferentes maneiras, brincando com cores e sombras.
Também não é difícil consertá-los se você tiver habilidades básicas. Também é possível para quem está fazendo isso pela primeira vez, basta fazer sem descuidar dos detalhes. Primeiro, você precisa fazer um furo no perfil da janela, na parede ou no teto, inserir os suportes e instalar a cornija neles. É necessário levar em conta as características de cada material para selecionar a ferramenta correta.
Você deve se concentrar nos indicadores de nível de construção, durabilidade, facilidade de uso e estética. Portanto, no caso de fixação de suportes no perfil da janela, você pode adquirir os suportes junto com o conjunto padrão de persianas romanas para reduzir o risco de perfuração do plástico.
Precisa de como fixar persianas romanas em janelas de plástico?
Necessário