Cortinas e persianas criam uma atmosfera aconchegante de aconchego familiar na casa e são uma solução prática de design. Cortinas grossas de várias camadas são muito pesadas. Infelizmente, nem todas as cornijas de parede são capazes de suportar esse peso. Neste caso, é aconselhável utilizar um varão de cortina de teto. E se normalmente não há problemas com a instalação de uma cornija de parede, com uma cornija de teto as coisas nem sempre correm tão bem. Você aprenderá como pendurar uma haste de cortina no teto neste artigo.
Contente
Cortina de teto: descrições, características de design
Uma cortina de teto é um dispositivo para decorar aberturas de janelas com cortinas. Recebeu esse nome devido à forma especial como é fixado: no teto. A cortina é um elemento importante do design do ambiente. Existem muitas variações de cornijas de teto. Eles diferem em tamanho, cor, estilo, material (madeira, plástico, metal, etc.).
Deve-se prestar atenção especial às características de design das cortinas. O método de fixação também depende disso.
Dependendo do tipo de design, os seguintes modelos são diferenciados.
- Perfil. São pneus feitos de perfil de alumínio ou plástico, com ranhuras para patins. Adequado para uso em salas com formas geométricas complexas. Pode ter qualquer raio de curvatura. O tipo mais comum e universal de cornijas. Se desejar, elas podem ser complementadas com fita autoadesiva para fixação sem problemas do lambrequim e um mecanismo para deslizar ou levantar as cortinas.
As cornijas de perfil são um sistema completo equipado com trilhos para corrediças, mecanismo de controle, grampos e tampões. - Cordas. Um tipo de cortina bem simples. Consiste em uma ou mais cordas de linha de pesca ou arame e fixadores com os quais essas cordas são esticadas sob o teto. Não é adequado para uso prolongado e para cortinas muito pesadas, pois elas cedem no meio.
A haste da cortina de corda pode ser montada em paredes e tetos, feita de linha de pesca de metal durável, quase invisível contra o fundo da cortina - Redondo. Eles consistem em uma haste feita de madeira, plástico ou metal e fixadores. Cortinas simples e ao mesmo tempo elegantes. Não cede como as cordas. Serve como uma maravilhosa decoração de interiores.
Uma cornija de teto redonda de metal ficará bem em um estilo de alta tecnologia, minimalista ou moderno. - Baguete. Eles estão disponíveis em uma variedade de opções de design. A parte externa do pneu é coberta por uma faixa decorativa. Capaz de suportar cortinas pesadas e multicamadas.
Cornija de teto em baguete com cornija de plástico escondida no interior
Instalando cortinas no teto
Antes de fixar a haste da cortina de teto no teto e prosseguir diretamente para a instalação, vale a pena verificar a disponibilidade das ferramentas e fixadores necessários. A ferramenta a ser usada depende do tipo de cortina e do acabamento do teto.
Ferramenta para execução de trabalhos de instalação.
A seguinte ferramenta é necessária para a instalação.
- Fita métrica, lápis, régua. O cálculo correto é a chave para uma instalação bem-sucedida.
- Uma furadeira de impacto, retificadora ou furadeira. Caso seja necessário fazer um furo no teto.
- Chave de fenda (chave de fenda). Para apertar fixadores.
- Fixadores (parafusos, parafusos auto-roscantes, buchas, etc.).
- Unhas líquidas. Pode ser usado em alguns casos em vez de fixadores clássicos.
- Instruções sobre como fixar uma haste de cortina no teto.
O algoritmo para instalação de cortinas varia dependendo do tipo de cortina e da decoração do ambiente.
Observe! Antes de instalar as cortinas, é necessário fazer as marcações corretas. Se a cornija for para uma única janela, adicione 40 cm às dimensões da janela em cada lado. Se houver duas janelas próximas uma da outra, adicione 30 cm a cada uma. A cornija deve ficar equidistante da janela em ambos os lados.
Vamos considerar várias opções.
Instalando cortinas em um teto de concreto
Após a marcação, é necessário utilizar uma furadeira de impacto ou uma furadeira para fazer furos no teto com um passo não superior a 60 cm. Se você planeja pendurar cortinas pesadas, é preciso reduzir o degrau.
Depois prepare a cortina. Se a tala de plástico não tiver o comprimento certo, ela pode ser cortada ou estendida. Depois, faça furos no mesmo passo que no teto. Cortinas de madeira ou metal geralmente têm furos pré-perfurados.
Como fixar uma haste de cortina no teto? Primeiro, pregue os pinos usando uma chave de fenda ou uma furadeira. Só falta inserir os trilhos e os plugues.
Este método também é adequado para casas de painéis com laje de piso.
Conselho. É melhor fixar a capa da baguete na parte frontal do pneu antes de instalá-la no teto.
Instalação de cortinas em teto de gesso cartonado suspenso
Como pendurar uma cortina em um teto falso? Ao instalar o teto, você pode deixar um pequeno nicho entre a janela e o teto falso para uma haste de cortina escondida. Neste caso, a cortina é fixada diretamente no teto. Você também pode colocar uma viga ou perfil de metal com antecedência no local onde planeja fixar a cornija.
Depois que o teto estiver pronto, fixe o varão da cortina na viga ou perfil através da placa de gesso. Mas há casos em que a decisão de instalar uma cornija de teto surge depois da instalação de um teto falso.
Neste caso, há duas opções de montagem.
Primeiro: usando um pino especial - uma borboleta. Ele é fixado como um pino comum. Eles fazem um furo na placa de gesso, inserem um pino e apertam o parafuso. Durante o processo de aperto do parafuso, o pino se abre. Isso proporciona segurança adicional de fixação. Apesar disso, cortinas pesadas não podem ser penduradas em um varão fixado em gesso cartonado.
Se você quiser pendurar cortinas grossas de vários níveis, pode usar a segunda opção: usar uma âncora de concreto para fixar o trilho. Usando uma furadeira com broca longa, faça um furo na base do teto através da placa de gesso, com cerca de 5 cm de profundidade. Usando uma âncora, fixe a haste da cortina através da placa de gesso até o teto de concreto.
Importante lembrar! O comprimento da âncora deve ser maior que a espessura do teto falso pela profundidade do furo. Isso garantirá um ajuste seguro.
Instalação de cortinas em teto falso
Muitas pessoas têm uma dúvida: como fixar uma haste de cortina de teto em um teto tensionado? É impossível instalar uma haste de cortina diretamente em um teto suspenso. Se o teto já estiver esticado, será necessário usar uma cornija de parede. Se você planeja instalar uma haste de cortina de teto com antecedência, pode usar dois métodos.
Primeiro: antes de instalar o teto suspenso, faça as marcações e fixe a viga de fixação. Depois que o teto estiver esticado, prenda a haste da cortina com pregos na viga através da tela.
Segundo: faça uma cortina escondida. Para isso, é necessário fazer marcações antes de iniciar a instalação do revestimento do teto. Depois de recuar a distância necessária para a cortina, parafuse uma viga de madeira no teto. A baguete será fixada nele para montagem da tela. Assim, forma-se entre a tela e a janela um nicho oculto para instalação de um varão de cortina.
Montagem de varão de cortina de teto por elementos
Como regra geral, cortinas de teto não exigem uma longa montagem. Se for feito em forma de ônibus, toda a montagem será realizada diretamente durante a instalação. Se precisar aumentar o comprimento da cortina, você pode estendê-la até o comprimento necessário usando o mesmo trilho. Após a instalação da cortina, são inseridos trilhos e plugues ao longo das bordas. Se a cornija for feita em forma de haste, primeiro os suportes serão fixados no teto. Em seguida, a barra é inserida no primeiro suporte e anéis com corrediças são colocados nela. Depois disso, a barra é fixada no segundo suporte. Por fim, os plugues são instalados nas laterais.
Como remover uma cortina. Instruções passo a passo
- Fique em pé em uma escada estável.
- Retire as cortinas. Se a cornija permitir, então junto com os corredores. Será mais rápido assim.
- Remova os arredondamentos laterais. Para fazer isso, você precisa desparafusar os parafusos de fixação.
- Desaparafuse gradualmente os parafusos de ambos os lados até que reste apenas o central.
- Desaparafuse o parafuso central enquanto segura a haste da cortina com uma mão.
Requisitos para a confiabilidade da fixação de cortinas
A cortina não deve apenas suportar o peso das cortinas, mas também ter uma margem de segurança suficiente caso alguém puxe o tule ou as cortinas. O método mais confiável é prender as cortinas diretamente no teto usando âncoras. As menos confiáveis são as cortinas de corda. Muitas vezes, elas não conseguem nem suportar o peso das cortinas e cedem no meio. Isso não só prejudica a aparência do ambiente como também cria inconveniências.
Instalar cortinas de teto é um procedimento aparentemente complicado. Munido de informações e das ferramentas necessárias, até mesmo uma pessoa inexperiente pode realizar a instalação.