Toda dona de casa sonha que sua casa seja aconchegante, luxuosa e bonita. O design das janelas desempenha um papel importante nisso. Você pode, é claro, costurar ou comprar cortinas e simplesmente pendurá-las nas janelas, ou pode amarrá-las lindamente, acrescentando assim sua própria energia e personalidade ao interior.

Benefícios das ligas:
- Regule a quantidade de luz natural que entra no ambiente;
- Eles são capazes de decorar com elegância absolutamente qualquer cortina e tule;
- Fáceis de usar, elas facilitam o fechamento e a abertura das cortinas conforme a necessidade;
- Caso haja algum defeito na abertura da janela, ele pode ser escondido com o uso de travas;
- Adapta-se a qualquer interior e estilo;
- Eles acrescentam elegância, solenidade e singularidade ao ambiente.
Contente
Tipos de ligas
Os prendedores de cortina (grabbacks) são um elemento decorativo e funcional na decoração de janelas. Para usar esse detalhe de forma eficaz no seu interior, você precisa estudar cuidadosamente as informações.
Existem vários tipos de agarramentos.
- Macio. Elas podem ser de uma cor contrastante ou da mesma cor das cortinas. Eles vêm em diferentes formatos: cônicos e retos, com o uso de babados, miçangas e botões, franjas, flores e outras fitas decorativas. As presilhas de tecido são presas à própria cortina ou parcialmente fixadas à parede com prendedores curtos.
- Rígido: feito de plástico ou metal. Eles vêm em vários formatos e cores, seguram as cortinas firmemente e têm um visual elegante. Para o estilo de alta tecnologia, suportes de plástico ou metal são adequados, enquanto no estilo clássico, é melhor usar ganchos de metal forjado.
- Grampos e fixadores. Eles podem estar em ímãs, velcro, na forma de grampos de cabelo, tiras.
Opções para amarrar cortinas
Importante! Ao escolher as ligas, considere a cor das cortinas ou drapeados, a textura do tecido, o interior e o estilo do ambiente.
Com a ajuda de grabs você pode corrigir possíveis deficiências.
- Se as cortinas forem muito longas, é aconselhável usar vários ganchos em diferentes níveis, criando dobras e transições visíveis. Nesta forma, cortinas com laços ficarão interessantes, elegantes e nada banais.
- Se as amarras forem fixadas no nível do peitoril da janela, isso expandirá visualmente a abertura da janela.
- Amarrações localizadas no meio das cortinas deixarão a abertura da janela mais harmoniosa. Essa técnica deixará o ambiente aconchegante.
- Para fazer com que a janela pareça mais longa e o teto mais alto, as amarras precisam ser fixadas em um nível alto.
Esquema de ligas faça você mesmo
A maneira mais fácil de fazer amarrações de cortina é costurá-las à mão ou usando uma máquina. Isso pode ser feito rapidamente e em apenas algumas etapas. Vejamos as instruções passo a passo.
- Selecione o tecido. Em termos de textura, ela deve ser semelhante ou idêntica ao material da cortina. Escolha o esquema de cores com base no seu gosto.
- Padrão. Por exemplo, para uma liga, podem ser usadas duas peças de material com 15 cm de altura e 30 cm de comprimento.
- De costura. Coloque as duas peças com os lados direitos juntos e costure à mão ou à máquina, deixando uma pequena abertura para virar a peça do avesso.
- Projeto. Vire a liga do avesso, costure um anel para o suporte e decore como desejar.
Você pode fazer enfeites originais e brilhantes usando CDs, brinquedos de pelúcia ou um balde de plástico. O principal em tudo isso é a imaginação e a habilidade da anfitriã. Não tenha medo de experimentar.
Como amarrar cortinas lindamente
Agora que temos cortinas e ligas, vamos decorar as janelas de uma forma original e impressionante.
Cortina dupla
Existem várias maneiras de amarrar.
- Assimétrico. Nesta forma, a abertura da janela parece incomum e visualmente mais ampla, especialmente se você prendê-la com ligas de cores brilhantes.
- Simétrico. As cortinas são amarradas em ambos os lados na mesma altura. Parece muito aconchegante e harmonioso. Se você abrir as cortinas em semicírculo, o ambiente ficará mais romântico.
- Angular. A borda da cortina é dobrada ao meio e fixada na parede.
- Em forma de cruz. As extremidades opostas das cortinas são fixadas em paredes opostas.
Cortina simples
Normalmente, essa cortina é amarrada no meio. Se o produto for em tons calmos, a liga é feita em tons brilhantes e contrastantes. Uma solução harmoniosa seria prender a cortina apenas de um lado e prendê-la com um prendedor.
Por exemplo, para prender bem as cortinas da cozinha, prenda-as com um prendedor no lado onde fica o fogão. Isso adicionará aconchego e sofisticação à área da cozinha e também eliminará a possibilidade de manchar ou incendiar a cortina.
As cortinas também podem ser decoradas com fita decorativa. Neste caso, a abertura da janela parece atraente e luxuosa.
Importante! E não se esqueça: quanto mais elaboradas e ricas forem as cortinas, mais simples as ligas devem parecer. A mesma regra funciona ao contrário.
Nós amarramos tule lindamente
Quanto ao design do tule, as mesmas regras para o uso de ganchos se aplicam a ele.
A maneira mais popular de tornar seu interior original é pendurar tule de duas cores. Cada camada neste caso é amarrada com um nó ou laço em uma altura diferente. Para o tule, são utilizados grampos e presilhas elegantes, que desempenham uma função estética. Também são usados tules pendurados de forma assimétrica, simétrica e em várias camadas. Ela também é a mais requintada.
Dê uma olhada em alguns exemplos de como amarrar cortinas e tule e talvez você encontre algo inspirador para si mesmo.
Para escolher prendedores de cortina, você deve seguir as regras básicas e suas preferências pessoais; então, a compra será agradável, apropriada, trará prazer à anfitriã e aos membros da família e também permitirá que você mude a aparência dos cômodos quase diariamente.