Hoje em dia, as cortinas funcionam como um elemento decorativo de todo o design de interiores. No entanto, para dar um charme especial à abertura da janela, vale a pena usar componentes adicionais.
Contente
Como escolher elementos decorativos para cortinas
É importante lembrar que os elementos decorativos são apenas um complemento; a atenção principal é dada às próprias cortinas. Portanto, evite elementos “chamativos” e muito volumosos. Além disso, escolha a paleta de cores com sabedoria. A decoração das cortinas deve se destacar do cenário geral, mas ser apropriada. Especialistas recomendam usar uma roda de cores ao escolher um tom, assim ficará óbvio quais cores serão mais adequadas.
Lembre-se do seguinte:
- Todos os itens de interior são selecionados na mesma direção estilística. Isso também se aplica à decoração de cortinas.
- Também há exceções quando soluções estilísticas opostas são combinadas em um ambiente, mas somente um designer profissional pode projetar esse caso corretamente.
Se você não está confiante em suas próprias habilidades, é melhor não experimentar “no limite”, mas usar soluções mais tradicionais.
Elementos decorativos
Coletas
Talvez a opção de decoração mais popular. Se você está cansado das cortinas da sua sala de estar, mas não tem como trocá-las, use prendedores de cortina. Decorar cortinas dessa maneira tornará o ambiente funcional, pois evitará que você tenha que abri-las constantemente. O design dos ganchos é simples: um gancho preso à parede.
Uma trança texturizada maciça fica bem em um interior clássico. No quarto, buquês de rosas delicadas são usados como suportes de cortina. E no quarto das crianças você pode colocar brinquedos de pelúcia sobre as telas. Na cozinha, uma xícara sem fundo é usada como pegador. Quando combinado com cortinas de algodão ou linho, o modelo fica muito impressionante.
Arcos
Apesar da simplicidade externa deste elemento, ele decorará dignamente qualquer cortina ou persiana. Além disso, você pode fazer laços para cortinas com suas próprias mãos. Na parte superior da tela são utilizadas como elemento decorativo ou como opção de fixação. E se você decorar cada laçada com um pequeno laço, o modelo ficará muito elegante. Como decoração, um laço pode ser preso a um lambrequim ou a babados.
Laços são usados para decorar prendedores de cortinas de metal ou plástico. Especialmente no estilo clássico, os laços de cetim complementam de forma muito harmoniosa a composição das cortinas. Eles são feitos de tecido contrastante e de tecido idêntico ao tecido principal. Se desejar, o acessório finalizado pode ser decorado com miçangas, fitas adicionais e tranças. O tamanho do arco é escolhido com base na preferência pessoal. Então, se você quiser apenas esconder o suporte de metal, use um pequeno laço.
Franjas e borlas
Franjas e borlas são “companheiras” essenciais de cortinas em estilo clássico. No entanto, eles também podem ser usados em outras direções de design. Assim, tecidos simples para cortinas brilharão com novas cores se você costurar franjas ao longo da borda lateral e da parte inferior. É melhor escolher um acabamento contrastante que combine com a cor de cada elemento interno.
Para alcançar uma sensação de harmonia completa, a franja pode ser usada para decorar também um cobertor, almofadas de sofá e toalha de mesa.
Flores
Flores como um complemento decorativo para cortinas é uma solução para amadores. No entanto, se você é um defensor de elementos florais no interior, então o problema está resolvido. Se você não encontrar uma opção pronta adequada, pode começar a criar com segurança um buquê decorativo exclusivo.
Flores artificiais, fitas e acessórios, além de elementos individuais de crochê são adequados para sua produção. As flores são um ótimo complemento para a decoração de janelas de salas de estar ou quartos, e também deixam o quarto de uma menina mais feminino e elegante.
Contas
Um cordão de miçangas para decorar cortinas pode ser comprado em uma loja, ou você pode fazer um prendedor incomum com suas próprias mãos. Aliás, não é necessário “quebrar a cabeça” com o desenho, basta puxar a tela e fixá-la em um gancho preso na parede. Essas presilhas feitas de contas grandes parecem especialmente impressionantes.
Garras magnéticas
Alcançar o progresso científico e tecnológico em benefício dos designers modernos. Com a ajuda desses elementos, você não só pode drapejar lindamente a tela, como também pode mudar a localização e a aparência das cortinas. Isso significa que, como resultado, você terá uma variedade de opções espetaculares para decorar a abertura da sua janela e poderá experimentar conforme seu coração desejar.
Eles são fixados no meio da tela, efetivamente segurando a cortina na parte superior ou inferior. Esses elementos também diferem em funcionalidade.
Como decorar tule
Se você tem um forte desejo de decorar tule para tornar o interior mais interessante, você pode usar as seguintes opções de decoração.
- Bordado com linhas. Claro que isso não é uma tarefa fácil para quem nunca segurou uma agulha nas mãos. Bem, para artesãs iniciantes, aqui vai uma recomendação: escolha um design simples e siga as instruções à risca. Para decorar cortinas em um quarto ou berçário, você pode bordar corações, nuvens ou borboletas. O tule da cozinha brilhará com novas cores se você bordar uma xícara de café ou uma cesta de vegetais nele.
- Bordado com fitas de cetim. Lembre-se apenas de que para bordar com fitas de cetim você precisa de um tule especial - uma malha com células maiores que as usuais.
- Laços de cetim. Tecidos leves não devem ser decorados com elementos enormes, mas laços de cetim de tamanho modesto presos ao longo do perímetro da cortina ou em ordem aleatória adicionarão elegância.
- Aplicações prontas. Hoje em dia, as lojas de artesanato oferecem uma grande variedade de elementos decorativos de todos os tipos.
Sem dúvida, as cortinas em si são uma decoração do ambiente. E para realçar o efeito decorativo, você pode usar elementos adicionais.