O nome original dessa cor surgiu na França, na região de Bordeaux, onde são produzidos vinhos que levam exatamente o mesmo nome.
O bordô é mais suave e escuro que o escarlate e pertence ao grupo de tons quentes. Para criá-lo, vermelho e marrom são combinados. Dependendo das proporções, o bordô pode ser profundo ou brilhante. Quando as duas cores se fundiram, o bordô herdou suas qualidades, ganhando força, atividade e bem-estar, mas perdeu a agressividade que o vermelho tantas vezes apresenta.

É uma representante das flores nobres e, nos tempos antigos, era a cor dos imperadores.
O impacto da cor.
- Pode evocar um sentimento de alegria.
- Assim como o vermelho, ele promove uma função cerebral mais eficiente.
- Universal para combinar com tons frios e quentes.
Mas, infelizmente, há uma desvantagem.
- Para pessoas melancólicas, essa cor causa ansiedade.
- Se o interior contiver detalhes ainda mais escuros, tudo isso terá um efeito extremamente deprimente.
- Pode provocar agressão.
Observe!
Não deve ser usado em cômodos pequenos como base do interior, pois tem a propriedade de atrair objetos para mais perto de si, a cor será opressiva e deprimirá ainda mais o espaço já pequeno.
Psicólogos acreditam que, quando usado com moderação, o bordô cria uma sensação de luxo, riqueza, maturidade e também cria um interior revigorante e inspirador de ação.
A Borgonha não pode ser dominada; ela exercerá e espalhará sua influência, mesmo que esteja presente apenas no interior como detalhes, como cortinas bordô.
Importante!
Ao escolher cortinas cor de vinho, você definitivamente deve prestar atenção à combinação delas com outros detalhes do interior.
Contente
Cortinas bordô no interior
Sala de estar em estilo bordô
A sala de estar é o cartão de visita de toda a casa, por isso é importante combinar corretamente todos os detalhes internos, a impressão geral dependerá disso. A opção mais vantajosa é uma combinação de cortinas grossas cor de vinho e persianas douradas ou prateadas.
Importante!
Em cômodos escuros localizados no lado norte, é melhor usar cortinas em cores claras com padrões ou ornamentos em tom bordô.
Com qual papel de parede ele combina?
- Branco leitoso.
- Bege e branco.
- Cinza.
- Arenoso.
- Marrom.
Em uma sala de estar espaçosa e iluminada, cheia de luz artificial ou natural, cortinas bordô serão os principais destaques.
Projeto
Em uma sala de estar grande, você pode usar cortinas claras junto com cortinas pesadas.
Cortinas longas e sofisticadas com pregas são mais adequadas para estilos modernos.
Amarrações com franjas douradas ou prateadas acrescentam luxo ao interior.
Para tecidos, é adequado usar seda natural, veludo, algodão, bem como poliéster sintético.
O comprimento das cortinas pode ser qualquer.
Bordéus no quarto
Quando combinadas com papel de parede rosa suave e bege, cortinas bordô relaxam e promovem um sono tranquilo.
Importante!
Você nunca deve combinar essas cortinas com paredes e pisos escuros; você definitivamente não conseguirá relaxar em um quarto assim.
Você pode criar aconchego duplicando cores, por exemplo, uma colcha e almofadas em tons de bordô que combinem com a cor das cortinas.
Projeto
Para o quarto, a opção ideal seriam cortinas de cetim ou veludo com franjas douradas e cortinas quase brancas, literalmente esvoaçantes. Para um quarto pequeno, cortinas simples de linho, cetim ou tafetá, bem como tule claro com vários padrões dourados, são perfeitas.
Em um quarto grande, cortinas bordô feitas de veludo e veludo, decoradas em estilo oriental, se tornarão um atributo de luxo e riqueza.
Cozinha em tons bordô
Essas cortinas parecem muito interessantes e originais não apenas em áreas de descanso, mas também na cozinha.
Essa cor definitivamente aumentará seu apetite e melhorará seu humor.
Em uma cozinha apertada, vale a pena usar persianas romanas de rolo. Pendure cortinas na grande. Para dar um toque festivo, você pode adicionar tule creme ou bege claro.
A cozinha deve estar sempre iluminada, use tule em tons claros de bordô.
É vantajoso combinar cortinas bordô no interior da cozinha com guardanapos, pegadores de panela e uma toalha de mesa.
Importante!
Você não deve adicionar cortinas bordô aos quartos das crianças, pois isso sobrecarregará a psique da criança.
Combinação com móveis
Móveis em tons claros e leitosos com estofamento macio darão um ar descontraído.
Móveis de mogno também são adequados, pois complementam a sensação de um ambiente real.
Prós e contras de cortinas em tons de vinho
O bordô sempre será a cor dominante, por isso você precisa saber o resultado final do design de interiores com antecedência.
Vantagens
- Quando combinados corretamente, eles ficam bem em qualquer interior.
- Eles combinam com quase todas as cores.
A cor bordô combina bem com tons quentes e frios. - Cortinas bordô não têm especificidade de gênero e podem ser encontradas tanto em quartos masculinos quanto femininos.
- O ambiente se torna mais luxuoso e respeitável, mesmo que os móveis escolhidos para seu interior não sejam muito caros.
Cortinas bordô são uma opção brilhante para decorar um interior luxuoso - O ambiente fica visualmente mais quente.
- Cortinas bordô para a cozinha ajudam a infundir energia.
- Nunca sai de moda.
Imperfeições
- Em salas pequenas, o espaço já pequeno fica mais estreito, dificultando a respiração.
A área da sala deve ser impressionante, caso contrário, as cortinas bordô parecerão sombrias e volumosas. - Muita cor pode causar agressão e irritação.
- A abundância pode parecer feia e vulgar, então você precisa conhecer seus limites.
Dicas de design e exemplos de combinação
Estude sempre cuidadosamente toda a paleta de cores bordô para ver quais combinações devem ser evitadas.
Se você não "exagerar" no preto, então, junto com o bordô, eles criarão um estilo empresarial sólido, por exemplo, para uma sala de trabalho.
Borgonha em combinação com verde-oliva pode rapidamente se tornar chato, é melhor combiná-lo em lugares onde você não passa muito tempo: em banheiros e lavabos.
Em salas de estar você pode alcançar o efeito de sofisticação e riqueza. Cortinas discretas enfatizarão o alto status social do dono da casa.
Cortinas bordô claras com ilhós e papel de parede cinza claro combinam muito bem com o interior da sala de estar - minimalista e contido.
Você não deve adicionar vários acessórios antigos ou outros acessórios complexos ao interior com essas cortinas - isso parecerá muito teatral.
Se o teto for baixo, você deve decorar a parte superior com cores claras e a parte inferior em bordô. Essa técnica aumentará visualmente o teto.
Borgonha com tons de chocolate ou rosa suave fica muito interessante, desde que não tenha muito rosa, caso contrário, uma solução tão interessante vai virar um gosto ruim.
Utilize sempre bastante iluminação, tanto externa quanto interna.
Conclusão
Borgonha, bordô, marrom - essa cor tem nomes suficientes e ainda mais tons. É tão diverso que pode causar rejeição e hostilidade total ou, ao contrário, conquistar uma pessoa, tudo depende das combinações e preferências de gosto.
Vídeo: Sala de estar na cor bordô
https://www.youtube.com/watch?v=ivA2Y2E2O7I