Tetos falsos decoram cada vez mais casas, apartamentos e escritórios. Isso é bastante compreensível. Eles não requerem manutenção, não perdem suas propriedades com o tempo, duram muito tempo e têm uma aparência atraente. Para destacar o design original da estrutura do teto, você precisa escolher as cortinas certas. A opção ideal seria uma haste de cortina oculta, que é instalada antes da instalação da estrutura do teto suspenso. As características dessas cornijas e sua instalação são descritas com mais detalhes neste artigo.
Contente
- Breve descrição
- Tipos
- Características da seleção
- Como pendurar uma cortina?
- Ferramentas necessárias
- Instruções de instalação
- Dicas de instalação atuais, exemplos de fotos
- Erros comuns
- Cortinas de parede ou de teto: qual é melhor?
- Vídeo: Como fixar uma cornija em um teto falso
- Exemplos fotográficos de cornijas de teto, fixadas de diferentes maneiras em um teto suspenso:
Breve descrição
Não há tipos especiais de cornijas ou cortinas para estruturas suspensas. Elas são uma barra fina e regular. Pode ser montado na parede ou no teto. O método de fixação determina não apenas a funcionalidade, mas também o efeito estético. Ao instalar um varão de cortina sob um teto suspenso, você pode aumentar visualmente a altura do ambiente e esconder detalhes desagradáveis da estrutura. Esta também é uma ótima oportunidade para montar iluminação em um nicho. Isso adicionará um toque especial de elegância ao interior.
Tipos
Variedades | Breve descrição |
De madeira | Eles são uma estrutura enorme e pesada. Eles têm uma aparência apresentável. Eles se encaixam perfeitamente no estilo clássico de interiores. |
Plástico | Eles têm boa resistência, baixo peso e preço acessível. |
Alumínio | Eles podem assumir diferentes formas. Eles são caracterizados por alta resistência e elasticidade. Geralmente complementado com sobreposições decorativas. |
Aço | Eles são caracterizados por excelente durabilidade. Capaz de suportar cargas pesadas. Adequado para cortinas grandes. |
Características da seleção
Então, quais cortinas são melhores para um teto falso? Ao escolher uma haste para montagem no teto, use as seguintes diretrizes:
- modelos de plástico serão a melhor opção para cortinas de luz e tule;
- cortinas pesadas são melhor fixadas em uma haste de cortina, corda ou produtos de aço;
- A opção mais fácil para instalação são os modelos de alumínio. Com a ajuda deles, você pode repetir qualquer formato incomum de teto.
Como pendurar uma cortina?
Fixar uma cortina de teto em um teto suspenso é bem simples. Primeiro, você precisa comprar um varão de cortina com todos os acessórios: ganchos, buchas, fita decorativa. Em seguida, você precisa selecionar o método de instalação desejado. Existem apenas dois deles:
- tradicional;
Esquema de fixação aberta com auxílio de viga de madeira - escondido.
Esquema de instalação em um nicho - método oculto
O primeiro método envolve prender a cortina a um teto suspenso. Mais precisamente, no local onde a hipoteca foi instalada anteriormente. A hipoteca é uma plataforma especial feita de madeira, compensado ou plástico.
Na instalação oculta, a estrutura é fixada em uma pequena parte áspera do teto. Foi deixado ali de propósito pelos construtores.
Ferramentas necessárias
Para fixar a cornija você precisará das seguintes ferramentas:
- lápis, fita métrica (metro),
- rosca de construção, nível,
- lixa,
- parafusos auto-roscantes,
- perfurador,
- cavilhas,
- chave de fenda.
Instruções de instalação
A maneira tradicional.
- Primeiro, você precisa comprar uma cornija e preparar uma hipoteca. Fazendo isso com antecedência, você não precisará desmontar a estrutura do teto depois. Vigas de madeira (menos frequentemente perfis de metal) são geralmente usadas como hipoteca. É definido de acordo com o nível. Os cantos e bordas da madeira devem ser cuidadosamente processados com lixa.
Esquema de fixação da cornija do teto diretamente na chapa do teto tensionado - Fixação da hipoteca. Para fixação, utilize uma furadeira de impacto e buchas.
Barra de suporte para posterior instalação da cornija - Marcação. Nesta etapa, a cornija precisa ser encaixada na tela e os locais dos fixadores precisam ser marcados. Os locais onde o varão da cortina será fixado devem coincidir com a localização das hipotecas.
Marcação da superfície para instalação - cálculo da largura do nicho - Instalação. A instalação é realizada por meio de parafusos autoatarraxantes. É melhor proteger adicionalmente os pontos de fixação com fita de reforço.
Instalação de uma hipoteca sob uma haste de cortina de teto
Observe! É mais fácil fixar produtos de metal da maneira tradicional. Sua alta rigidez permite menos inserções.
Colocação de uma cornija escondida.
- Comprando uma cornija. Em cozinhas, quartos e salas de estar modernos, as cornijas estão cada vez mais escondidas de olhares curiosos em nichos especiais. Você pode instalar uma cortina feita de qualquer material que desejar no nicho. Você só precisa se concentrar no peso das cortinas.
Uma haste de cortina de plástico de três fileiras é adequada para instalação em um nicho A distância ideal da borda interna do nicho da parede com a janela é de 100-200 mm, profundidade de 100 mm - Instalação de teto tensionado. Nesta fase, o nicho em si é formado. Ao instalar o teto, é preciso deixar uma pequena área áspera perto da janela. No futuro, será possível instalar iluminação ali. Isso tornará o interior do ambiente mais atraente.
Esquema de fixação de uma cornija de teto em um nicho sob a cornija sem dobrar a tela Esquema de colocação de cornija escondida atrás do teto falso em nicho sob a cornija com curvatura da tela - Instalação da cornija. Para isso, são utilizados parafusos auto-roscantes comuns. Ao disfarçar a cortina, você pode criar um efeito de design interessante: cortinas esvoaçantes. Esta cortina escondida fica incrível até em fotos.
A cornija de nicho para o teto falso parece muito impressionante
Dicas de instalação atuais, exemplos de fotos
Para pendurar o produto corretamente e com segurança, vale a pena conhecer alguns truques úteis. Ao marcar, é fundamental verificar como a cornija ficará posicionada em relação à janela. Do ponto de vista estético, ele deve ser colocado estritamente paralelo. Para uma fixação confiável, o passo entre os parafusos não deve ser maior que 50 centímetros. Se você planeja instalar iluminação no futuro, os fios devem ser colocados com antecedência.
Importante! Você pode destacar ideias atuais para instalar e decorar cortinas nas fotos postadas neste artigo.
Erros comuns
O erro mais comum é a escolha errada da cornija. Muitas pessoas, tentando economizar dinheiro, compram varas de plástico. No entanto, não é possível pendurar cortinas pesadas nelas. Você precisa escolher não apenas com base em parâmetros estéticos e de preço. Primeiro, você deve considerar o peso das cortinas. Outro erro comum é iniciar a instalação sem primeiro aplicar as marcações. Não é possível fazer nada “de olho”, mesmo que você tenha muita experiência.
Cortinas de parede ou de teto: qual é melhor?
Ao escolher um método de montagem, preste atenção aos seguintes pontos importantes.
- Cortinas de parede são mais indicadas se você quiser pendurar cortinas pesadas e com várias camadas. Isto é relevante para interiores clássicos.
- Se você quiser destacar as cortinas de uma maneira especial, é melhor escolher uma cornija de teto e instalá-la em um nicho. Isso permitirá integrar a iluminação.
- Os modelos de teto podem ser instalados em quase qualquer distância da abertura da janela.
- O problema dos apartamentos modernos é a baixa altura dos cômodos. Colocando cortinas no teto, esse defeito pode ser resolvido. Cortinas deixarão o ambiente visualmente mais alto e confortável. Estruturas montadas na parede, por outro lado, ajudarão a lidar com o problema de cômodos muito altos.