As cortinas desempenham um papel importante no interior de uma sala. Eles não são apenas uma decoração para o ambiente, mas também desempenham uma função de proteção para o ambiente. Para fixar as cortinas no lugar, você precisa de varões de cortina, a escolha não é de pouca importância, pois há muitas variedades, feitas de diferentes materiais, designs, tamanhos e formatos.

Tipos de cornijas
Varões de cortina vêm em diferentes tipos, designs e materiais.

Varões de cortina de madeira são os mais populares. Vamos dar uma olhada mais de perto no que são.

Cornija de madeira natural
Cornijas feitas de madeira natural durável têm um formato conveniente e se adaptam a qualquer design

As cornijas de madeira são utilizadas há muito tempo, foram umas das primeiras a serem utilizadas para mudar a decoração de interiores, são instaladas em salas de estar, quartos, quartos de crianças, cozinhas.

Cortinas de madeira são feitas de espécies de árvores valiosas: mogno, carvalho, nogueira, faia, mogno, castanheiro, pinheiro. Eles têm uma bela aparência estética, são valorizados pelo fato de a natureza os ter dotado de linhas e padrões únicos, são duráveis, fortes e são usados ​​tanto com cortinas pesadas quanto com cortinas leves e lambrequins.

Usando vernizes, tintas e revestimentos tonais, essas espécies são imitadas, decoradas com entalhes manuais e cobertas com douramento.

Cornija com ponta figurada
Para dar à cornija um aspecto finalizado, ela é decorada com pontas de madeira figuradas ou elementos forjados.

As cornijas estão em harmonia com os estilos clássico e moderno.

A madeira é um material ecológico e não contém substâncias nocivas à saúde humana, o que é um ponto positivo na sua utilização. Mas há desvantagens: eles não toleram bem a umidade, com o tempo os anéis da haste se desgastam e o revestimento precisa ser renovado.

Cortinas de madeira exigem manutenção regular, caso contrário, com o tempo, elas se tornarão um refúgio para parasitas de madeira e perderão sua aparência. Instalar cortinas é fácil; eles têm designs simples e elementos de fixação convenientes.

Características de design

Os fabricantes modernos oferecem muitas opções de cornijas com diferentes fixações e designs; a escolha depende de:

  • estilo e decoração de interiores;
  • composições de cortinas (fileiras, lambrequins);
  • formas e áreas das janelas;
  • área das instalações;
  • Métodos de fixação na cornija: ganchos, grampos, argolas.

De acordo com o tipo de fixação, eles são divididos nos seguintes tipos.

Teto

Este tipo de fixação é utilizado em ambientes com pé-direito baixo; quando uma cortina é pendurada, ela cria a impressão de que o ambiente é mais alto, o efeito de um espaço alongado.

Cornijas de teto de madeira
As cornijas de teto de madeira são caracterizadas por grande resistência, durabilidade e opções de acabamento decorativo.

Montado na parede

Este tipo de cornija é fixada nas paredes, é fácil e não leva muito tempo. Usado em salas com tetos altos.

Cornijas de parede
Cornijas de parede são adequadas para cômodos altos, se houver alguma distância entre a abertura da janela e o teto.

Baguete

Este design é um perfil de plástico ou uma fileira de cordas, cobertas com uma linda tira de madeira na parte superior. A superfície é coberta com elementos esculpidos, padrões e outros componentes atraentes. A função dessa faixa é cobrir a estrutura interna: cordões, argolas, dobras de cortinas, às vezes até mesmo desníveis das paredes.

Cornijas decorativas de baguete
Cornijas decorativas tipo baguete são faixas decorativas que escondem o mecanismo de fixação das cortinas e a estrutura da cornija.

Os designs de cornijas de madeira são diferenciados pelo número de fileiras.

Linha única

As mais simples e baratas, são compostas por uma única haste, leves para cortinas. Elas são usadas na cozinha ou em outros cômodos onde cortinas grossas e pesadas não são necessárias.

Cornijas de fileira única
Varões de cortina de fileira única são produtos compostos por uma única haste projetada para fixar um conjunto de cortinas.

Fileira dupla

Essas cortinas são as mais comuns e podem ser usadas em qualquer cômodo; você pode pendurar tule fino ou cortinas grossas.

Cornijas de fileira dupla
As cornijas de duas fileiras são projetadas para o uso combinado de tule e cortinas

Três fileiras

Para criar uma composição rica em várias camadas, são usadas cornijas de três fileiras e lambrequins são adicionados ao tule e às cortinas.

Estruturas de três fileiras
As estruturas de três fileiras possuem três hastes, o que permite o uso de conjuntos complexos com a presença de lambrequins.

As cornijas também têm formatos diferentes:

  • Redondo. Estes são os mais práticos, os anéis se movem com facilidade, suavidade e suavidade ao longo da barra, o interior parece mais aconchegante e confortável.

    Barra redonda
    Uma haste redonda é o tipo mais comum de haste de cortina.
  • Retangular em forma de barra. Este design é menos prático, ele se move ao longo da barra de montagem com alguma dificuldade, você pode instalar iluminação, criando uma atmosfera romântica.

    Cornija retangular
    Uma cornija de madeira também pode ter a forma de uma tábua, as bordas da travessa são decoradas com pontas quadradas ou retangulares.

Atenção! Você pode comprar e consertar as cornijas sozinho, mas ainda assim, ao escolher um acessório tão importante no design do ambiente, é melhor consultar trabalhadores experientes de lojas e empresas especializadas.

A equipe ajudará você a escolher um produto que se adapte ao design do ambiente, ao estilo, ao tipo de tecido e aos fechos mais adequados. Cortinas instaladas profissionalmente são seguras e duráveis, você não precisa se preocupar com elas caindo a qualquer momento.

Comprimento dos produtos

Selecionados individualmente. Depende do tipo de ambiente, área, estilo e estrutura do tecido escolhido.

Para cômodos pequenos, use cortinas estreitas e de preferência claras, sem entalhes, que se encaixem harmoniosamente no interior. Mas em espaços grandes você pode usar sua imaginação. Em qualquer caso, ao escolher, o comprimento deve ser 40-50 cm mais largo que a abertura da janela. Se a janela for grande, para evitar a flacidez da cornija de madeira devido ao peso e peso das cortinas, são utilizados fechos adicionais e suportes intermediários.

Estilos de cortinas de madeira

As conquistas das tecnologias modernas permitem o uso da madeira natural, criando produtos a partir dela com diversas cores e tonalidades, que vão desde tons naturais até preto e branco, em diferentes estilos eles usam seu próprio esquema de cores.

Nos estilos ecológico e minimalista, tons claros de madeira ficam lindos e são usados ​​em cômodos pequenos e baixos.

Os estilos Barroco, Império e Clássico são cheios de luxo e riqueza, são feitos em tons escuros e usados ​​em lugares pomposos e elitistas.

O estilo escandinavo não tem um esquema de cores específico e depende do design do ambiente, mas a preferência é dada aos tons de branco.

Cortinas italianas em tons de madeira vermelha, inserções de cortinas esculpidas, padrões complexos.

Importante! Não é recomendado usar cornijas com cores muito contrastantes em relação às cortinas e à decoração do ambiente, mas uma ligeira diferença de tons é aceitável.

Kit de cortinas de madeira

Conjunto padrão:

  • hastes 1-3 peças;
  • colchetes;
  • um conjunto de peças para fixação de cortinas (ganchos, argolas, ilhós, grampos;
  • pontas decorativas, florões.

Levando em conta todas as nuances na hora de comprar produtos de madeira, o interior da sala adquirirá um design único e individual. Poderíamos ter parado ali.

Mas hastes de cortina de madeira podem ser feitas com suas próprias mãos.

Cornija esculpida em casa

Cornija de madeira com pássaros
Varão de cortina de madeira "pássaros mágicos da felicidade" com suas próprias mãos

Estamos preparando um varão de cortina de duas hastes com suportes esculpidos em forma de pássaro:

  • pegue uma placa aplainada de 1,5 metros de comprimento, a largura depende do estêncil, a espessura é de 2,5 a 3 mm;

    Cortamos em barras e colamos
    Nós serramos em barras e colamos para que nossa cornija esculpida não entorte ou deforme.
  • o estêncil do suporte é aplicado na placa;

    Desenhamos um molde e transferimos para o escudo
    Primeiro, desenhe e recorte um molde de papelão e transfira-o para o escudo.
  • uma broca fina marca os centros dos furos que fazem parte do enfeite, uma broca mais grossa marca todos os detalhes destinados ao processamento posterior com uma serra tico-tico;
    Vamos começar a escultura propriamente dita
    Começamos a escultura propriamente dita: cortamos os chanfros em todos os furos com um formão semicircular e cortamos o chanfro nas folhas com um formão reto, separando-as.

    Nós removemos o chanfro
    Chanframos toda a cornija com um cinzel semicircular largo
  • o enfeite é primeiro recortado ao longo do contorno interno do produto, depois ao longo do externo, e todos os espaços em branco são preparados dessa maneira;

    Dando forma às folhas
    Moldamos as folhas, cortamos as nervuras e os dentes
  • As áreas irregulares são corrigidas com um cinzel, lixadas com uma lixa e os defeitos finais são removidos com uma retificadora;
    Nós fazemos cortes
    Para corda esculpida fazemos cortes

    Fazendo uma corda de madeira
    Agora cortamos os cortes, retirando o excesso com um cinzel largo, limpamos nossa corda entalhada em madeira (damos volume total)
  • São feitos dois furos para as hastes, um no centro do suporte e o outro no pescoço do pássaro.
    Contornos básicos da cornija
    Os contornos principais da cornija são folhas esculpidas e corda.
    Estatuetas para decoração
    Fazemos figuras de pássaros ou animais para decoração

    Nós fabricamos painéis laterais
    Fazemos os painéis laterais com várias barras coladas para que não sequem, rachem ou deformem.

Para fixar o produto na parede, um cabide é preso ao suporte e pintado.

Cortamos cachos de uvas
Cortamos cachos de uvas e cavilhas de madeira com bolas nas pontas
Nós coletamos todos os detalhes
Montamos todas as peças, revestimos com impregnações à base de cera incolores e ecológicas
Cornijas de madeira no interior
Cornijas de madeira esculpidas ficam ótimas no interior de uma casa de campo

Barra

  • Uma placa é retirada, assim como para o suporte.
  • Ela é serrada em tiras quadradas de 25x25 mm, as bordas são arredondadas em uma mesa de fresagem e obtém-se uma base redonda.
  • as bordas da haste a uma distância de 10 cm são reduzidas em diâmetro, igualando o tamanho dos furos nos suportes, lixadas e pintadas.
  • Tudo é coberto com verniz.
  • A cornija está sendo instalada e as cortinas estão sendo penduradas.

Como podemos ver, é possível fazer cornijas de madeira em casa, mas isso requer habilidades e ferramentas. Portanto, é mais fácil comprar em uma loja.

Vídeo: Varão de cortina esculpido

Seleção de fotos de belas cornijas de madeira redondas e quadradas, de fileira única e dupla: