Em casas e apartamentos, não apenas cortinas pesadas são penduradas nas janelas, mas também tule leve e arejado. Eles são feitos de organza, véu e malha. Os produtos podem ser foscos, brilhantes, estampados ou lisos. Não é difícil escolher o tule certo para o seu interior. Cortinas selecionadas corretamente darão ao ambiente uma aparência bonita, aconchegante e calorosa. Para entender qual tule é melhor, um véu, uma organza ou uma malha, você deve estudar as características e propriedades de cada um e entender.

Contente
- Véu de tule - descrição, tipos, onde é usado no interior
- O que é melhor véu de tule, organza ou malha, características comparativas
- Que tule escolher para o salão, recomendações e critérios de seleção, exemplos
- Véu francês de tule no interior: os melhores exemplos e fotos
- Vídeo sobre como escolher um tule de cor sólida
- Cortinas de Voile - 50 Fotos
Véu de tule - descrição, tipos, onde é usado no interior
Tule é o nome dado aos tecidos arejados, transparentes e translúcidos usados para decorar janelas, com ou sem cortinas grossas. O material principal é poliéster. Fios naturais ou artificiais são adicionados à composição em diferentes proporções. Como resultado da combinação deles, são formados o náilon, a organza, o véu, a malha e o enrugado.
A fama e a demanda por produtos translúcidos perduram ao longo dos séculos. Mulheres nobres cobriam o rosto com um véu, que hoje é usado para fazer vestidos de noiva e para decorar janelas em interiores de casas.
Cortinas de voile podem ajudar a mudar visualmente o tamanho de um cômodo. Cortinas com listras horizontais ficarão bem em ambientes estreitos. Eles aumentarão visualmente os parâmetros. Se o teto do cômodo for baixo, a melhor opção seria o tule com listras verticais. Eles protegerão o ambiente do sol. O tule se encaixa perfeitamente em um design romântico. Modelos brancos com textura fluida e babados vão te refrescar.
A qualidade do tule é determinada pelo fio utilizado e pela densidade da trama das fibras. A classificação em tipos ocorre em função da principal matéria-prima utilizada no produto. Quais são os tipos de tule?
- Feito de algodão, ele pode ser tingido de forma simples ou ter um padrão texturizado aplicado a ele. A principal propriedade é alta permeabilidade ao ar e leveza.
Tecido de algodão combina simplicidade, ecologia e praticidade - Os de seda raramente são vendidos. Eles são caracterizados pelo brilho e por uma textura escorregadia e fluida.
O tecido de seda natural tem uma aparência sofisticada e uma energia especial. - Os feitos de lã são considerados luxuosos e muito caros. Esses véus têm qualidades de proteção contra o calor e são leves.
Os amantes de cortinas de lã devem lembrar que as traças as adoram muito - Os de poliéster são semelhantes aos de algodão, mas são mais macios. O tule se distingue pela sua sedosidade e respirabilidade.
Cortinas de poliéster pertencem à categoria de baixo custo, mas sua aparência não é inferior a produtos mais caros.
As cortinas têm uma superfície fosca. O tule voile pode ser tingido, estampado ou branqueado. A gama de cores é extensa, mas na maioria das vezes os produtos são feitos em cores pastéis.
O que é melhor véu de tule, organza ou malha, características comparativas
Vamos descobrir as diferenças entre os diferentes tipos de cortinas, suas características e vantagens.
Propriedades, qualidades do véu
O tule para véu é um material composto por fios sintéticos com adição de fios naturais. É feito de seda, algodão, materiais sintéticos e diversas fibras. O tule pode ser pendurado em qualquer apartamento ou casa onde haja janelas, já que os tipos de tecido permitem que você escolha uma cortina ao seu gosto.
Possui as seguintes qualidades:
- macio e suave ao toque;
- comparado à organza, o véu é mais denso;
- disponível em várias cores - rosa, branco, bege;
- textura fosca;
- mais macio que organza;
- suave ao toque;
- Ela oferece melhor proteção contra os raios solares e esconde o que você não quer que estranhos vejam.
Além disso, o véu de tule tem uma série de desvantagens:
- Suja-se rapidamente. As manchas são difíceis de remover e as que ficam ficam bem visíveis à luz.
- Ele desbota ao sol e perde sua aparência original.
- Fica muito eletrizante.
- Baixa resistência. O tecido é fácil de rasgar e prender.
- Enruga muito. Se o produto for armazenado dobrado por muito tempo, listras e vincos aparecerão nele. Recomenda-se enrolá-lo.
- Requer cuidado e pode ser lavado em ciclo delicado. Não torça, passe somente com gaze molhada.
Organza, propriedades básicas, como ela se diferencia do véu
Organza é um tecido muito denso feito de seda e poliéster. É leve, arejado e elástico. É fácil de lavar e não tem medo de poeira ou sol. O tecido combina bem com diferentes cortinas. Se exposto ao sol por muito tempo, não mudará sua aparência original.
Mas se o menor defeito ou nó aparecer no tule, ele será perceptível e será impossível corrigir essa situação. Se houver crianças pequenas e animais em casa, a organza ficará rapidamente inutilizável.
O processo tecnológico de criação da organza é multietapas, por isso seu preço é alto. Apesar da leveza, o material é caracterizado pela durabilidade. Com os devidos cuidados e manuseio cuidadoso, as cortinas durarão muitos anos.
A produção industrial produz muitas variedades de organza - com padrões, lisa, brilhante, fosca, revestida, camaleão.
IMPORTANTE! Um novo produto surgiu no mercado têxtil e se tornou o queridinho dos designers. Este é um micro véu ou semi-organza. Do véu ela obteve maciez, da organza – elasticidade e a capacidade de transmitir luz. Esta variedade não encolhe após a lavagem, não desbota e não perde a forma.
As diferenças entre organza e véu são que o último é mais adequado para cozinhas, corredores e salas de estar, enquanto o outro tipo é mais festivo, por isso é pendurado apenas em salas de estar. A organza é menos respirável porque sua estrutura é mais densa.
Malha de tule, descrição, principais diferenças entre véu e organza
Este é o maior tipo de tule. É quase sempre vendido completo com cortinas. A malha permite que a luz passe bem, e pequenas moscas podem voar através dela. Existem várias subespécies: musselina, náilon, produtos franceses.
A principal desvantagem da tela é que ela acumula poeira, por isso é melhor que pessoas propensas a alergias não a escolham. A vantagem do tule é que ele é leve e permite que a luz solar penetre bem.
O espectro de cores é amplo, então você pode escolher produtos para seu interior, modelar uma cortina ou fazer um painel de dois. Para um quarto infantil ou adolescente, você pode escolher telas com várias cores, que serão divididas em seções.
A malha não precisa ser passada a ferro, basta costurar a fita e o número necessário de dobras será formado. Deve ser lavado à mão ou em ciclo delicado.
Que tule escolher para o salão, recomendações e critérios de seleção, exemplos
Se a sala de estar tiver um design clássico, ela pode ser complementada com tule claro de qualquer tom com cortinas volumosas. As cortinas são presas com lambrequins e braçadeiras. Usando clipes você pode criar um lindo formato para o tule. Renda fina e tecido listrado são perfeitos para o hall.
Se a sala de estar for decorada em estilo rústico, você pode pendurar um produto feito de poliéster à base de fibras de algodão. Com esse estilo, não é necessário usar cortinas se você deixar o tule exuberante.
O design provençal harmoniza bem com o tule lilás. Para um estilo de alta tecnologia, um tecido cinza claro ou metálico na janela seria adequado. A decoração barroca é combinada com um véu dourado.
O design urbano, caracterizado pela alegria, é perfeitamente complementado pelo tule amarelo, laranja, azul e verde. Para um ambiente no estilo Art Nouveau, você pode escolher tecidos com formas geométricas.
Se você fizer a escolha certa, o tule criará uma atmosfera aconchegante e confortável no ambiente, o que incentivará o relaxamento. Você pode decorar o ambiente de forma criativa e elegante. Você deve saber que tipo de tule escolher para o salão - véu ou organza.
Os designers compartilham uma série de dicas:
- Para cortinas e persianas, você precisa escolher tecidos que harmonizem não apenas na cor, mas também na estrutura. Para cortinas de cetim é melhor comprar tule de organza, para cortinas de veludo – véu.
- Se o ambiente for revestido com papel de parede estampado, é melhor pendurar uma tela lisa.
- O tule de organza brilhante é adequado para design oriental.
- Se o corredor tiver uma área grande, é melhor pendurar tule escuro, o que deixará o ambiente mais estreito.
Véu francês de tule no interior: os melhores exemplos e fotos
As telas incluem muitos festões horizontais simétricos, montados usando uma tecnologia complexa. As cortinas são levantadas e abaixadas usando um mecanismo especial com cordas. As vieiras caídas criam um visual volumoso.
Hoje em dia, os véus são frequentemente usados como decoração independente de janelas. Os estilistas aconselham decorar a cortina com prendedores interessantes e elegantes que criarão uma sensação de leveza e facilidade.
Para dar um toque de elegância ao ambiente, recomenda-se pendurar uma cortina com banho de ouro ou bordado. Se você usar telas cor de areia, o ambiente criará uma atmosfera de mistério.
Qualquer material – organza, véu, malha – tem suas próprias características e propriedades. Se escolhidos com sabedoria, eles decorarão e refrescarão qualquer ambiente. A Internet ajudará você a se familiarizar com os modelos existentes.