Por que você precisa de um ponto de linho de qualidade para roupa de cama? Graças a ela, obtém-se uma resistência especial e uma bela aparência dos produtos. Isso é prático: essas roupas de cama podem ser lavadas com frequência, desgastadas e se tornarem inutilizáveis. Ao processar o tecido com ponto linho, é utilizado um dispositivo especial - um calcador, que simplifica o processo e garante confiabilidade no uso posterior. Nem todo mundo tem equipamento especializado em casa, então o algoritmo de costura é diferente.
Contente
Como fazer uma costura de linho em casa?
Esta técnica de costura é especial; é um pouco mais difícil de ser executado em casa do que produzido em uma fábrica.
Existem 3 tipos principais dessa técnica: ponto de costura, ponto duplo e ponto de bainha. Este último é usado para cortar e costurar elementos de roupa de cama, como lençóis. Graças a uma costura bem feita, as bordas ficam uniformes e perfeitas. Os parâmetros de largura podem ser quaisquer e, para evitar que o tecido se deforme durante a lavagem e passagem, é recomendável fazer a bainha larga o suficiente - de 4-5 a 30 mm. Antes de costurar, marque a área com um lápis ou sabão. Se desejar, faça uma marca.
Nome | Propósito |
Dobro | Usado para produtos como: camisola, capa de edredom, fronha. |
De costura | É usado para costurar roupas esportivas e roupas de cama. |
Costura de colo de lingerie
O segundo nome para essa costura é jeans. O algoritmo de execução se parece com isso:
- as peças são colocadas juntas com as partes frontais voltadas uma para a outra;
- o corte na parte inferior do material é liberado em 0,8 cm;
- o corte resultante deve envolver parte do material de cima;
- a costura é realizada.
Costura dupla de linho
A costura dupla de linho é simples e é feita usando uma técnica mais suave. A técnica de execução é a seguinte:
- os moldes preparados são cuidadosamente dobrados ao meio, com os lados internos voltados um para o outro;
- o corte é nivelado e agarrado a uma distância da borda de até 0,5 mm;
- as peças precisam ser viradas do avesso;
- a costura resultante é finalizada à mão, a próxima linha é colocada um pouco mais adiante (lembre-se de esconder a margem do primeiro lado com o segundo).
O material costurado usando esse método não fica tão esteticamente bonito e organizado quanto uma costura de bainha - ele fica na lateral e não é elástico. Caso você não tenha uma máquina para fazer overloque de bordas, é aconselhável recorrer a esse método.
Costura dupla volta
Se as partes do produto não tiverem sido pré-cortadas, leia primeiro as instruções sobre a técnica de margem de costura.
Esta técnica de costura deve ser realizada de modo que o ponto superior esconda o corte da costura interna. Faça isso com cuidado, evitando qualquer fio saliente.
Padrão: a primeira linha está a até 4 mm do corte, a segunda – até 8 mm da borda do produto.
Patchwork, costura à mão
O ponto em que as bordas de pedaços de tecido são costuradas é chamado de "patchwork". O processo é bastante longo e trabalhoso, por isso os produtos são muito valorizados. Há três opções de costura: agulha para frente, agulha para trás e técnicas de ponto invisível.
É necessário marcar as tolerâncias com giz ou lápis. As peças são fixadas com alfinetes e costuradas.
Costuras de borda de máquina
O que significa essa categoria de costuras? Inclui três grupos de tipos de costura: orla, face e bainha. Os primeiros são divididos em:
- com corte aberto - usado em agasalhos e na criação de bordas;
Ponto de borda aberto - O corte fechado é insubstituível nos pontos de borda e no lado cortado.
Os de tubulação são classificados como:
- ponto de vivo regular – usado para aparar abas e golas;
Ponto de vivo - costura fendida – necessária para a margem e dobra da lapela;
Costura de face dividida - em uma moldura – usado para bordas de alças de bolsos com fenda;
Ponto de vivo emoldurado - corte com bordas - saias e calças são costuradas.
O corte com bordas é um método de processamento limpo de subsídios
Costura da bainha:
- tipo costurado – usado para costurar a parte inferior de jaquetas;
Costuras com bainha e acabamento em viés e forro costurado - borda nublada – necessária ao trabalhar com mangas, partes internas do pescoço;
- Corte tipo fechado – usado para trabalhar bordas de peças, revestimento.
Como fazer a bainha de um lençol
Muitas pessoas se interessam pela questão: como fazer a bainha de um lençol usando uma máquina ou à mão? A opção de fixação mais confiável é uma costura de linho.
Se desejado, eles podem ser complementados com bordas ou sobreposições, o que oferece proteção contra felpos e deformações. Também é aconselhável usar um ponto de bainha para evitar que o corte fique distorcido.
Antes de iniciar o trabalho, é importante inspecionar o tecido para ver se há algum defeito e marcar imediatamente os lados que não são adequados para uso. Lave o material, passe o tecido - isso protegerá você de possíveis problemas com o tamanho do produto final (alguns tecidos tendem a encolher). Para evitar que o tecido se mova, prenda com alfinetes as áreas desejadas ao redor do perímetro. Suas cabeças devem estar voltadas para o corte - quando o tecido começar a ser varrido, as agulhas devem ser removidas uma a uma.
É importante prestar atenção à qualidade dos pinos: se aparecer ferrugem na superfície, eles devem ser jogados fora imediatamente, pois as manchas não podem ser removidas.