Não é preciso ter medo de nomes complicados, pois novas soluções de design podem trazer um toque de originalidade ao ambiente.
Contente
- O que são lambrequins?
- Como costurar um lambrequim vazado com suas próprias mãos?
- Como fazer flores para lambrequins corretamente?
- Quais são as características de um lambrequim com abertura dupla?
- Como fazer um lambrequim com barbante e arame?
- Como decorar janelas com lambrequim vazado?
- VÍDEO: Aula magistral sobre como fazer um lambrequim.
- 50 variações de lambrequins vazados no interior:
O que são lambrequins?
A palavra "lambrequim" tem raízes francesas e significa "decoração esculpida". O objeto em si parece uma cortina pesada colocada sobre a janela, na parte superior da moldura.
Os seguintes geralmente servem como suplementos:
- franja;
- escovas;
- fita;
- babados;
- ilhós;
- ondas;
- trança.
O principal uso deste elemento no interior é estético. O lambrequim cobre as cornijas e o espaço vazio entre os dois painéis, o que completa o desenho da janela.
Informações adicionais: Usando um lambrequim, você também pode reduzir ou ampliar visualmente a abertura de uma janela. Tudo depende de quão alto ou baixo ele está pendurado e de qual formato ele tem.
Janelas decoradas com lambrequins esculpidos parecem sofisticadas. Os padrões ficam especialmente brilhantes quando combinados com tecidos simples e de cores claras. Há muitas opções fáceis para você mesmo fazer decorações.
Como costurar um lambrequim vazado com suas próprias mãos?
Se você tiver tempo e energia, não precisa ir a uma loja especializada: você mesmo pode decorar sua casa. A principal vantagem desse tipo de produto é a facilidade de fabricação e manutenção. Até mesmo um iniciante pode costurar lambrequins vazados. A primeira coisa que você precisa fazer é escolher uma base - a solução ideal seria uma base bando autoadesiva.
Atenção! O material deve ser manuseado com muito cuidado. A menor imprecisão pode prejudicar o resultado final.
Para costurar você precisará de:
- material de base;
- resina;
- faixa térmica;
- cordões e franjas;
- linha da cor desejada;
- que homem;
- tesoura.
Em seguida, você precisa usar as instruções passo a passo para fazer o trabalho corretamente. Uma decisão importante é a escolha de um esboço para o futuro elemento decorativo.
O tutorial rápido inclui alguns passos.
- Estamos preparando um padrão. Transferimos o padrão selecionado para o papel Whatman e o recortamos.
- Fixamos o estêncil resultante em um tecido resistente ao calor - um bando.
- Decoramos o produto resultante com o tecido principal, colocando-o por cima.
- Fixamos o forro na parte de trás usando fitas adesivas.
- Processamos a borda com um ponto ziguezague, adicionando um cordão ou franja.
Observe! Você não pode escolher tecidos naturais – apenas sintéticos. Talvez você queira considerar lambrequins de feltro. Além disso, o material não deve ficar solto, pois as bordas podem desfiar com o tempo.
A costura à máquina é uma opção de processamento barata e acessível.
Também é permitido tratar com laser, se isso for possível. A única desvantagem são as bordas do bandeau térmico, que ficam visíveis de alguns ângulos de visão.
Um método rápido com resultados de alta qualidade é a queima de tecidos. A questão de como cortar um lambrequim figurado de uma cortina desnecessária é resolvida exatamente dessa maneira.
Como fazer flores para lambrequins corretamente?
Os motivos vegetais continuam populares, e as flores podem trazer um charme especial ao interior de um ambiente. Até mesmo uma costureira iniciante pode fazer flores de tecido volumosas com uma guirlanda de pétalas. Não exigirá muitas despesas e materiais.
Para fazer isso você precisa ter:
- entretela;
- papelão fino;
- tecido de base;
- cola em bastão;
- fita de viés;
- fita decorativa;
- contas brilhantes;
- fio;
- tesoura;
- ferro.
Primeiro, você precisa de um molde para as pétalas e folhas - no estágio inicial, recortamos as partes de papelão. É melhor contornar as partes resultantes no tecido não tecido com giz. No total, você precisará de 3 pétalas grandes (calculando as proporções do lambrequim) e 5 folhas menores. Depois disso, passamos para o trabalho principal.
- Espalhamos cola no forro e aplicamos no avesso do tecido.
- Corte cuidadosamente pedaços de tecido para ambos os lados – 6 e 10 no total.
- Primeiro, passamos um ferro aquecido em um dos lados. Quando o produto estiver firmemente fixado, use cola em bastão e aplique o segundo pedaço de tecido.
- Em seguida, você precisará aparar as bordas com debrum para remover quaisquer imperfeições.
- Depois que cada peça é colada e processada, passamos para a montagem.
Ao montar uma flor, vamos tentar usar nossa imaginação. Conectamos três pétalas com um fio, cobrindo o local de conexão com um buquê de fita decorativa. Prendemos as folhas com uma fita costurada duas vezes e adicionamos contas nos fios. Você deve terminar com uma guirlanda de folhas elegante. Para maior esplendor, você pode abaixar algumas fitas sem folhagens.
Importante! Você deve prestar atenção ao esquema de cores. A borda da flor deve combinar com a cor das fitas.
Quais são as características de um lambrequim com abertura dupla?
Lambrequins figurados podem ser fixados sobre os normais, o que dá um toque especial à imagem geral. Em relação à tonalidade, é melhor criar um contraste nítido entre o fundo e a decoração estampada. Se você tiver uma decoração de tecido comum, basta fixar a parte vazada por cima. Será necessário garantir que o padrão da segunda camada combine bem com o restante das soluções de design de interiores nas janelas.
Você pode encontrar muitos monogramas, ornamentos e estênceis para lambrequins para criar seu próprio estilo. A variedade de decorações de janelas, muitas vezes compostas de várias partes, é impressionante por sua diversidade.
O quadro completo geralmente consiste em detalhes como:
- swag (um pedaço de tecido flácido com franzidos);
- jabot (uma cascata de tecido caindo ao longo da borda);
- gravata (dobras horizontais em forma de seta);
- puffs (padrões exuberantes e fofos);
- molde de resfriamento (um elemento central com um ângulo agudo).
Observe! Os elementos devem sempre ser combinados de forma que cores brilhantes e marcantes não superem os tons calmos.
Como fazer um lambrequim com barbante e arame?
Um pouco de habilidade manual e inúmeras dicas na Internet ajudarão você a criar um design de janela incomum. Fazer um lambrequim de cordão não requer muito esforço. Graças à sua aparência minimalista, ele pode se tornar parte de um lambrequim duplo sem ser excessivo. Um produto similar é criado usando apenas 3 itens básicos: fio de móvel, papel grosso e arame.
- Você precisará encontrar o esboço desejado e colocá-lo no papel.
- Em seguida, enrole firmemente a base do arame com um cordão do tom desejado.
- Prenda as pontas com uma pistola de cola e cubra com linha forte.
Há apenas três anos, uma das fábricas de cortinas propôs e começou a implementar essa ideia. - Dobre cuidadosamente o futuro produto, usando o contorno do desenho como guia.
- Nos pontos de contato, costure com pequenos pedaços de arame enrolado.
Cada especialista começou a acrescentar algo próprio à ideia, inventando novas versões do produto.
Importante! Se o fio estiver rígido e for difícil dobrá-lo, será necessário um alicate. Em alguns lugares é difícil ficar sem essa ferramenta.
Como decorar janelas com lambrequim vazado?
Lambrequins não são uma novidade em design de interiores. A abertura é decorada em todo o seu comprimento ou em partes separadas. Decoração de canto intrincada ou uma cúpula com padrão proeminente no centro são populares.
Como você pode ver, as decorações variam em forma, localização e material. Às vezes, sua aparência parece chamativa e inesperada, porque a imaginação é tudo aqui. No entanto, a constante no lambrequim figurado continua sendo a elegância refinada.