A etapa final da reforma de um edifício residencial é a decoração das janelas. O design da abertura da janela deve se encaixar harmoniosamente no interior geral do ambiente, ser prático e atraente. No entanto, os proprietários nem sempre conseguem responder claramente o que querem ver nas janelas: cortinas, persianas, cortinados? Este artigo analisa em detalhes o que é uma cortina, quais são suas principais funções e como usá-la em um interior.

Contente
- Breve descrição de como ele difere de uma cornija
- Principais funções
- Cornija e varão de cortina qual é a diferença
- Critérios para distinguir o tule
- Tipos de modelos
- Lavagem e cuidados: dicas úteis
- Avaliações
- Vídeo: Cortinas, cortinas, ideias de cortinas para decoração de janelas
- Galeria de fotos de lindas cortinas para decoração de janelas na sala de estar, quarto, quarto infantil:
Breve descrição de como ele difere de uma cornija
Uma grande variedade de acessórios, cortinas e decorações de janelas muitas vezes causa confusão. É importante lembrar que uma cortina é o tule mais comum. Do holandês, essa palavra pode ser traduzida como "cortina de luz". Esse tule pode ser usado de diferentes maneiras: como fundo, como decoração independente.
Principais funções
Hoje em dia, o tecido para cortinas desempenha uma série de funções úteis.
- Protege o ambiente da poeira. O tecido retém pequenas partículas. Por esse motivo, eles devem ser lavados várias vezes ao ano – o ideal é 3 a 4 vezes. Então o excesso de poeira não representará uma ameaça à saúde dos moradores da casa.
- Decora a abertura da janela. As cortinas são feitas com diferentes padrões, ornamentos e até designs. A paleta de cores da tela é enorme: você pode escolher um produto para qualquer estilo, cor ou design.
Cortinas são cortinas translúcidas que deixam passar bem a luz e têm principalmente uma função decorativa. - Protege da luz solar direta. Tecidos leves e arejados podem evitar que os móveis desbotem. Isso aumentará significativamente a vida útil dos itens.
- Protege de olhares curiosos. Pessoas de fora não conseguirão ver o ambiente por trás do tecido da cortina. Ao mesmo tempo, a casa ficará iluminada e aconchegante. Este componente funcional é especialmente importante para proprietários de casas particulares, chalés e apartamentos térreos.
Cortinas bloqueiam a luz, escurecem completamente o ambiente e protegem de olhares curiosos. - Um complemento espetacular para cortinas pesadas. Eles destacam perfeitamente tecidos de cortinas requintados.
Três tipos de cortinas em uma janela: cortinas de luz translúcidas, cortinas opacas pesadas e cortinas decorativas leves em toda a composição
Cornija e varão de cortina qual é a diferença
Pode parecer estranho para muitos, mas muitas vezes as palavras cornija e cortina são usadas com significados errados. A parte externa do peitoril da janela começou a ser chamada de cornija, e as cortinas começaram a ser chamadas de fechos de cortina nas aberturas das janelas. Esse é um grande erro. Depois de ler os parágrafos anteriores, você obterá a resposta para a pergunta: cortinas - o que são? Surge então outra questão: o que é uma cornija?
Uma haste de cortina é um dispositivo especial, um “fixador” de cortinas, uma travessa para cortinas. Pode ser montado no teto ou na parede. Às vezes, a cornija é mascarada com tetos falsos. A travessa é feita de vários materiais: metal, madeira, plástico, etc. Ela não serve apenas para fixar a cortina. Hoje, a cornija desempenha um importante papel decorativo. Muitos interiores parecem incompletos sem ela.
Critérios para distinguir o tule
Pingentes trançados são feitos em diversas variações de cor, formato e design. Essa abordagem permite selecionar um produto para qualquer estilo de interior: clássico, minimalista, moderno, provençal, etc.
Material de fabricação
O tule é feito de tecidos leves e translúcidos. Geralmente são usados tecidos de boa viscose, seda, voile, algodão e linho. Tecidos naturais são predominantemente populares entre os fãs do design ecológico. Os sintéticos são mais práticos. Eles não perdem a aparência mesmo depois de várias lavagens.
Importante! Os tecidos acima mencionados podem ter densidades diferentes. Por isso, a cortina pode ser leve ou ter estrutura próxima a cortinas.
- Viscose é um material natural. Raramente causa reações alérgicas adversas. A viscose permite que o ar passe bem, retendo o pó. As vantagens indiscutíveis são a capacidade de secagem rápida e alta repelência. Uma cortina de viscose seria uma boa escolha para uma cozinha.
- A seda é uma matéria-prima cara e requintada. Cortinas de seda combinam bem com estilos modernos e clássicos. Geralmente, elas são feitas mais longas que a altura do teto. A seda tem propriedades decorativas únicas. É suave, agradável ao toque, brilha lindamente e cintila. O tecido respira bem e retém o calor. Cortinas de seda são penduradas em quartos, salas de estar e corredores.
- O véu não pode ser considerado um tecido superatraente. Porém, é muito prático. O véu tem uma superfície translúcida e fosca. Protege bem o ambiente da luz solar. Os véus são caracterizados pela maciez e facilidade de cuidado. As cortinas de voile são muito baratas. Geralmente usado em cozinhas e residências particulares.
- O algodão é o material mais resistente ao desgaste. Um produto de algodão pode durar anos se for bem cuidado. O algodão é natural, não desbota nem deforma. Entre as desvantagens pode-se citar uma pequena contração.
- O linho geralmente tem um tom claro. Resiste a centenas de lavagens. No entanto, a aparência das cortinas de linho pode não combinar com todos os estilos de interiores.
Forma
- Cortinas de sombra. Eles são longos, estreitos e têm formato irregular. Uma extremidade da tela geralmente é mais baixa que a outra. Eles são usados para decoração.
As cortinas de lenço são longas e estreitas, com uma extremidade pendurada mais abaixo que a outra. - Tesoura para cortinas. Este é o formulário padrão. O comprimento do tecido é o mesmo em ambos os lados.
Cortinas de tesoura são um formato clássico de cortinas que geralmente vão até o chão com o mesmo comprimento em ambos os lados. - Thiers. Eles são pequenos em tamanho. Eles fecham a janela parcialmente.
Cortinas em camadas são pequenas cortinas projetadas para cobrir uma ou mais partes das janelas. - Swagi. Eles são feitos em formas complexas. Eles funcionam como decoração.
Cortinas estilo swag são variedades decorativas que podem ter um formato complexo, mas sempre têm duas bordas penduradas.
Método de coleta
Mesmo se você der uma olhada rápida nas fotos apresentadas no artigo, você notará uma nuance: todas as cortinas estão amarradas de forma diferente. Alguns são deixados pendurados em sua forma original, outros são dobrados em seu formato original. Você pode colocar o tecido e pegá-lo de diferentes maneiras.
A primeira opção é comprar telas longas. Então elas se espalharão lindamente pelo chão. Neste caso, não é necessário retirar o veículo. Este método é muito apropriado para um interior clássico.
Observe! Se você quer que o tecido flua lindamente pelo chão, você precisa escolher tecidos muito leves e flexíveis. Seda seria o ideal.
A próxima opção é uma coleta simples usando uma alça de tecido. Esta é uma maneira clássica de decorar uma abertura de janela. Com esse tipo de fixação, a parte inferior da cortina fica pendurada uniformemente para baixo e para cima, formando um lindo semicírculo.
A garra pré-fabricada é quase idêntica à versão anterior. No entanto, a parte inferior da tela está torta.
O captador entrelaçado é a opção mais original. Esta técnica ajudará você a decorar facilmente uma janela em uma sala decorada nos estilos Provençal ou Art Nouveau.
Estilos
Esta é a classificação principal. As cortinas são feitas em vários estilos. Os mais populares são.
- Escandinavo. Neste estilo, geralmente são utilizados produtos de formato clássico – tesouras. Podem ser usadas cores diferentes: branco, leitoso, azul claro, cinza, marrom claro. O estilo escandinavo é universal. Esta cortina será apropriada em salas de diversos propósitos.
Cortinas e cortinas no estilo escandinavo se tornarão um elemento elegante de decoração e, graças à sua simplicidade e elegância, caberão facilmente em qualquer interior - Clássico. São telas planas, simples, brancas (cinzas) caindo para baixo. Elas são necessariamente complementadas por cortinas. Os clássicos são especialmente relevantes no momento. Esses modelos podem ser vistos frequentemente em salas decoradas em estilos minimalistas e de alta tecnologia.
Cortinas para sala de estar em estilo clássico, decoradas com lambrequim e cortinas - Francês. Os produtos neste estilo se distinguem pelas cores delicadas e pela presença de decorações adicionais: festões, lambrequins.
Cortinas francesas, juntamente com cortinas feitas de tecidos nobres de cores escuras, permitem mergulhar em uma atmosfera chique, para recriar o estilo do classicismo, barroco, rococó e império - Painel. Este é um tipo específico de cortina. Os painéis de cortina podem ser usados apenas em estilos e interiores excepcionais. Sua principal vantagem é a singularidade;
Os painéis de cortina no design do espaço doméstico são um detalhe de design muito eficaz e brilhante - Japonês. As cortinas japonesas se distinguem pela alta densidade e ausência de dobras. Eles têm muitas características em comum com os painéis. As telas de estilo japonês geralmente têm padrões incomuns e detalhes de cores brilhantes.
As cortinas japonesas são um detalhe interior elegante e ao mesmo tempo discreto que, dependendo do tecido, pode complementar qualquer ambiente.
Tipos de modelos
Visualizar | Breve descrição, avaliações dos proprietários |
Hilya | São cortinas de média densidade. Eles deixam a luz do dia passar. Frequentemente usado ao criar composições com várias camadas. Os tecidos são feitos de poliéster e têm uma trança na parte superior. Você pode usá-lo para fazer dobras. As avaliações das cortinas Hilya são em sua maioria positivas. Os proprietários observam a ampla variedade de cores e a facilidade de uso. |
Gaivota-de-maio | Este modelo é caracterizado pela alta densidade e é feito de poliéster. Bloqueia perfeitamente a luz, o calor do verão e as correntes de ar. Na maioria das vezes, a tela tem um tom escuro: azul, marrom, preto, etc. As avaliações das cortinas Maygull são boas. A maioria dos usuários relata excelente proteção contra a luz solar. Graças ao Maygull, você pode escurecer o quarto para dormir durante o dia. Também há avaliações negativas sobre as cortinas Maygull. Uma delas é a dificuldade de atendimento. O produto só pode ser lavado a seco. |
Lille | Cortinas de linho branco-neve são um modelo barato e econômico. Eles são feitos de poliéster e têm baixa densidade. Lille permite excelente penetração de luz natural. Por esse motivo, elas geralmente são usadas em combinação com cortinas grossas. Os usuários notam a fragilidade do tecido. As cortinas podem ser facilmente danificadas ou rasgadas durante a lavagem ou uso. Entre as vantagens, pode-se destacar a possibilidade de encurtar o produto de forma independente. Não precisa fazer bainha. |
Wilborg | Cortinas grossas Vilborg oferecem excelente proteção contra a luz do dia. Eles têm um preço alto e um design nobre. Além de proteger da luz, as wilborgs são boas para conter o calor do verão e evitar que correntes de ar apareçam no ambiente. As avaliações do modelo são mistas. A maioria dos usuários só percebe os benefícios durante a operação. No entanto, há vários proprietários insatisfeitos. Entre as desvantagens do Vilborg estão seu alto preço e a necessidade de lavagens frequentes. As telas acumulam poeira rapidamente. |
Você pode ver quais tipos de cortinas existem nas fotos apresentadas neste artigo.
Lavagem e cuidados: dicas úteis
Acessórios têxteis para casa, por definição, requerem lavagem e cuidados especiais. As cortinas geralmente ficam com impressões digitais, poeira e sujeira de uma janela aberta durante a chuva. O cuidado principal consiste na lavagem. Vejamos algumas recomendações e regras úteis para limpar tecidos de cortinas feitos de vários materiais:
- Seda, véu. Esses são os tecidos mais finos que exigem delicadeza no manuseio. Seda e véus só podem ser lavados a uma temperatura mínima de 20 graus. O modo deve ser definido como delicado. Então o produto manterá sua forma e aparência atraente por muito tempo. Além disso, você pode protegê-lo com uma bolsa especial. É melhor secar naturalmente – ao ar livre. Não torça. Antes de pendurar a cortina na janela, você pode passá-la levemente.
Observe! Não é necessário deixar a seda ou o véu de molho previamente. Qualquer mancha pode ser removida sem muita dificuldade.
- Viscose. Essa matéria-prima pode suportar facilmente temperaturas de até 40 graus. Na lavagem é permitido o uso de produtos especiais. Ao escolher um produto, você precisa ter certeza de que ele é indicado para materiais finos. A viscose pode ficar áspera se exposta ao sol por muito tempo. Por esse motivo, você pode usar condicionador após a lavagem com o produto. Não é necessário enxaguar após o condicionador. O material só pode ser passado com um pano úmido.
- Algodão, linho. Tecidos naturais não são muito exigentes em termos de cuidados. Eles geralmente são usados em estilo ecológico. Algodão e linho podem ser lavados a 40-60 graus. Matérias-primas naturais têm alta densidade. Portanto, se necessário, você pode até usar água sanitária. A etapa mais difícil do cuidado será a secagem. Algodão e linho não podem ser secos usando aquecedores ou perto de radiadores. Essa secagem causará encolhimento. É melhor deixar secar naturalmente ao ar livre. O linho deve ser passado enquanto estiver ligeiramente úmido.
- Poliéster. O mais popular entre os compradores. O poliéster mantém bem sua forma e tem uma aparência atraente. Lavar peças de poliéster nem sempre é permitido. No entanto, se o fabricante autorizar, você deverá escolher um modo delicado. A temperatura da água não deve atingir 40 graus. Baixas temperaturas ajudarão a evitar rugas. Alguns modelos não são recomendados para lavagem. Neste caso, pode ser utilizada a lavagem a seco.
Avaliações
As modernas persianas de rolo, persianas e cortinas japonesas tiraram um pouco as cortinas clássicas de moda. No entanto, cortinas comuns também podem encontrar lugar em interiores residenciais. Eles podem ser usados sozinhos, além de cortinas grossas. O feedback dos proprietários é geralmente muito positivo. Os usuários observam a aparência atraente dos modelos modernos e sua capacidade única de esconder o ambiente de olhares indiscretos sem escurecê-lo. Além disso, entre as vantagens, muitos destacam a facilidade de manutenção e a proteção contra correntes de ar. De acordo com avaliações, cortinas com tesouras estão sendo cada vez mais usadas sem cortinas adicionais. Parece simples e relevante. As cores mais populares são: leitoso, cinza, branco, azul claro, azul.