
Desde os tempos antigos, as pessoas se esforçam para organizar suas casas, para criar aconchego e conforto. O desenvolvimento de tecnologias e arte de design nos permite transformar qualquer espaço e implementar uma ideia de design interessante.

O design moderno implica dividir o espaço de convivência em diferentes zonas: descanso, trabalho, cozinha, sala de estar, quarto. Pode haver muitas opções, tudo depende das necessidades de quem usa o espaço. Realizar uma remodelação global para alocar uma sala separada para cada zona é caro e ineficaz. Além disso, a remodelação reduz as possibilidades de mudanças futuras no interior.
Contente
Como dividir o espaço em um cômodo?
O zoneamento de espaços habitáveis usando elementos decorativos e móveis se tornou comum.
O que é usado para isso?
- Materiais de acabamento de diversas cores e texturas. Este método permite enfatizar o propósito funcional de cada zona, mas é impossível criar uma barreira visual entre elas.
Uma divisória estreita de gesso cartonado divide visualmente o quarto das crianças em duas partes, e o uso de cores diferentes na decoração enfatiza o propósito das áreas de dormir. - Cortinas diversas, estruturas deslizantes. Eles ajudarão a criar uma barreira visível entre as zonas. Essas divisórias têm uma vantagem inegável: são móveis, podem ser removidas, mudando rapidamente o interior.
Uma divisória feita de perfil metálico pintado de branco tem um visual estiloso e elegante - Divisórias feitas de materiais leves não colocam carga adicional na estrutura principal do edifício. Eles servem como um magnífico elemento decorativo, mas não têm nenhuma função útil além de serem divisores.
O uso de materiais transparentes permite que a área separada pela divisória retenha luz natural durante todo o dia. - Itens de mobiliário – armários e prateleiras de diversas aparências. Eles não podem ser movidos rapidamente, alteram a aparência do interior, mas desempenham uma função útil adicional, além da função de divisão, são um sistema de armazenamento. Essas divisórias são funcionais e práticas.
Uma divisória em forma de armário, separando a área de trabalho da área de dormir e relaxar
A escolha de móveis para zonear um ambiente não pode ser considerada a solução ideal, mas esse método ajudará a alcançar o efeito desejado.
Guarda-roupa como divisória – tipos, pontos importantes
A divisória pode ser disposta usando um armário pronto de um conjunto de móveis de armário ou feito especialmente, levando em consideração as dimensões necessárias.
Usar um armário existente como divisória é ineficaz; será necessário decorar a parede do fundo, que em condições normais tem uma aparência desagradável. A principal desvantagem desta solução é que tais produtos são destinados à instalação próxima a uma parede; o design é pensado para isso em termos de estabilidade. Elas não ficarão boas como divisória.
Portanto, a solução mais eficaz é ter esse móvel feito sob medida. Nesse caso, é preciso decidir não só o número de compartimentos e prateleiras, mas também alguns pontos importantes.
- Dimensões – altura, largura, profundidade. Como o gabinete é uma estrutura “cega”, ao determinar a altura, é necessário avaliar a iluminação do ambiente, decidir se a altura será até o teto ou se é necessário deixar espaço para iluminação da área separada, ventilação adicional. A largura e a profundidade são determinadas com base no tamanho da área separada e na conveniência de armazenar coisas.
- Sistema de abertura de portas. Podem ser articuladas ou deslizantes (cupê). A escolha depende do design geral e do tamanho do ambiente.
A decoração depende do material escolhido para a produção, pode ser variada e pode se integrar totalmente ao interior de um cômodo ou área. Uma opção interessante é instalar espelhos, que permitem ampliar visualmente a área destacada.
Como escolher o armário divisório certo
Os armários divisórios devem ter maior estabilidade. Isso é alcançado através do uso de materiais duráveis na fabricação e da introdução de adições de design.
O sistema de abertura da porta deve ser conveniente. Se as dimensões forem pequenas, é aconselhável escolher portas de batente. Pelo contrário, para economizar espaço livre, é melhor optar por sistemas deslizantes.
Vantagens e desvantagens
Resumidas as informações, devemos destacar as principais vantagens e desvantagens de usar um armário divisório para zonear o espaço de um cômodo:
Vantagens
- É um elemento decorativo independente que dividirá visualmente o ambiente e criará o efeito de um ambiente separado.
- Ele tem uma função útil adicional e é um sistema de armazenamento para coisas.
- A decoração da parede do fundo e das portas pode ser feita levando em consideração a composição geral; uma ampla gama de cores e texturas diferentes darão vida a ideias ousadas.
Imperfeições
- Ao zonear um espaço pequeno, uma redução significativa na área utilizável é levada em consideração.
- É uma estrutura “cega”, reduzindo a luz natural e a circulação de ar, especialmente durante a estação de aquecimento.
- Se não for projetado ou fabricado corretamente, pode ser perigoso devido à instabilidade. Alterar a geometria afetará negativamente a abertura das portas.
Usar móveis como divisórias é uma excelente solução de design que pode ajudar a separar áreas funcionais, posicionar itens domésticos de forma eficaz e dar individualidade e exclusividade ao interior.