Muitas pessoas não têm pressa em se desfazer de móveis antigos e recorrem à restauração do armário com as próprias mãos. Vamos falar sobre como fazer isso em casa, sem custos financeiros ou físicos.

Restaurar um guarda-roupa antigo é uma tarefa trabalhosa, mas você pode fazer isso sozinho. Muitas casas têm móveis antigos, dispostos de forma agradável e confortável no estilo ninho da família. É por isso que as pessoas tiveram a ideia de restaurar coisas antigas para que elas pudessem ganhar uma nova aparência e trazer alegria por mais alguns anos.
Ferramentas básicas para reforma de armários podem ser encontradas em qualquer casa. Se por algum motivo você não tiver ferramentas para trabalhar com móveis antigos em casa, você pode comprá-las facilmente em uma loja.
Antes de começar a trabalhar, inspecione a localização dos seus móveis, quais cores e tons devem ser selecionados.
A principal vantagem da restauração em casa é que o armário volumoso não precisa ser levado para fora de casa. A segunda vantagem é que você mesmo observa todo o processo e é fácil fazer qualquer alteração. Em relação ao terceiro, foi dito acima que todas as ferramentas são facilmente acessíveis.
Ao restaurar um armário sem a ajuda de especialistas, você estima o custo da mão de obra, o que também tem um efeito positivo no seu orçamento.
Em geral, somente pessoas criativas podem lidar com esse tipo de trabalho, pois é necessário selecionar os tons, formas, etc. certos. Mas se você abordar o trabalho de forma mais responsável, então talvez, mesmo sem nenhum talento especial, você possa transformar seu antigo guarda-roupa, que continua sendo necessário há muitos anos.
Contente
Estilos de restauração de móveis
- Art Déco
Para criar essas decorações, eles geralmente usam materiais interessantes e bastante caros, que duram muitos anos. A característica distintiva deste estilo são os vários padrões geométricos. Para este interior, eles usam cores brilhantes, que no final da obra são diluídas em tons mais claros e suaves.
- Decoupage
Este estilo é usado principalmente em superfícies de madeira. Envolve colar figuras e padrões recortados e desenhá-los, se necessário. Um método comum e original neste estilo é usar guardanapos com padrões e fixá-los com acrílico vernizom em várias camadas.
- Revestimento com filme autoadesivo comum
O nome fala por si: vários padrões são criados usando filme autoadesivo. Estênceis são frequentemente usados. Uma das maneiras mais fáceis e eficazes de restaurar superfícies de madeira antigas.
- Craquelure
Este método interessante, ao contrário, enfatiza a antiguidade dos seus móveis com a ajuda de um craquelamento especial, que cria rachaduras na superfície. O principal neste estilo é criar fissuras mais profundas e largas, para isso é necessário aplicar camadas mais espessas.
Vamos falar sobre o último método com mais detalhes.
Armários de madeira ressecam, causando rachaduras. Nosso trabalho não é esconder, mas, ao contrário, dar beleza e elegância às rachaduras. Existe uma enorme variedade de vernizes disponíveis hoje em dia. Cabe a você escolher a cor que mais combina com seu interior. Depois de escolher a cor desejada, você precisa se preparar para trabalhar.
Se você ainda tem dúvidas se fez a escolha certa em favor desse estilo, você pode experimentar algumas pequenas coisas de madeira. Somente a superfície deve ser de madeira e, de preferência, antiga, para um efeito mais convincente.
Materiais para decorar a superfície de um armário antigo:
- tinta acrílica;
- verniz craquelado;
- acrílico fosco.
Ferramentas para restaurar a superfície do gabinete:
- pincéis (tamanhos diferentes);
- pedaços de tecido sem fiapos finos;
- recipiente para diluição do produto.
Ao comprar materiais, certifique-se de verificar sua qualidade. O verniz deve estar bem líquido. Ao aplicar, não agite o frasco em hipótese alguma, pois a aplicação subsequente será de má qualidade caso haja bolhas.
A restauração de armários "faça você mesmo" consiste nas seguintes etapas:
- substituição de acessórios de armários;
- limpando um armário velho;
- reparos necessários;
- decoração estilo craquelure.
Instruções de restauração passo a passo
Limpamos a superfície do gabinete do revestimento antigo com lixa. Depois disso, cobrimos com tinta acrílica, a cor deve ser aquela que combine com seu interior, ela será a principal. Se você quiser preservar a cor do armário, aplique uma camada de tinta transparente.
Após a secagem completa, a próxima camada de revestimento é o verniz craquelado. Quanto mais espessa for a camada aplicada na superfície do armário antigo, mais largas e claras serão as rachaduras. Após a aplicação da segunda camada, a superfície deve secar completamente. Você pode verificar o quão seco o móvel está usando o dedo; se grudar um pouco, mas não deixar marcas, a superfície está pronta.
Ao aplicar a segunda demão de tinta, você precisa agir muito rapidamente e mover o pincel em uma direção. O guarda-roupa soviético é coberto com uma camada. Se você decidir criar uma camada de gesso veneziano, a tinta deverá ser aplicada com pedaços de pano ou uma esponja.
Após a tinta secar completamente, é aplicada uma camada final de verniz, que pode ser fosco. Para secar rapidamente a superfície, você pode usar um secador de cabelo, mas isso também contribui para o aumento de rachaduras.
A decoração do armário pode ser decorada com padrões ou colada com vários fragmentos de álbuns e livros antigos. Aqui, somente sua imaginação e seu interior ajudarão. O principal é abordar todo o trabalho de forma criativa e então seu armário ganhará uma vida mais nova e brilhante. Não duvide dos seus esforços, comece a trabalhar com ousadia e você certamente ficará satisfeito com o resultado!
Os comentários estão fechados