Uma casa não pode ser verdadeiramente aconchegante e confortável sem móveis confortáveis. No entanto, móveis embutidos feitos de madeira natural, que se distinguem por sua longa vida útil e versatilidade, são muito caros. Nessa situação, placas de gesso comuns, que muitas vezes são percebidas apenas como um material de revestimento, podem ajudar. Mas na prática isso não acontece. Você pode facilmente fazer uma cômoda multifuncional de gesso cartonado com suas próprias mãos.
Contente
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem dos produtos de gesso cartonado é sua multifuncionalidade. Esse parâmetro já foi mencionado, mas as vantagens não param por aí.
- Um guarda-roupa de gesso cartonado é um excelente substituto para móveis caros, que não são inferiores a eles em termos de estética. Com processamento adequado e acabamento elegante, um produto feito à mão ficará muito impressionante.
- Placas de gesso cartonado são materiais de construção flexíveis e versáteis, com os quais você pode fazer não apenas um guarda-roupa, mas também prateleiras para diversos itens pequenos.
- Uma estrutura feita deste material pode ser colocada em quase qualquer lugar – no corredor, no quarto, no quarto das crianças, no banheiro.
- O compartimento pode atuar como uma divisória. Isso é muito conveniente se você precisa não apenas delimitar o espaço, mas também preservar sua funcionalidade.
- Um guarda-roupa feito de gesso cartonado é durável. Este design é capaz de suportar cargas significativas, portanto, praticamente não há restrições quanto ao uso dessas cômodas.
- Um guarda-roupa embutido em gesso cartonado com prateleiras economiza espaço. A estrutura pode ser facilmente construída em uma parede ou no canto de qualquer cômodo.
- Possibilidade de diversificar o design. Um guarda-roupa feito por você mesmo tornará o interior extraordinário e mais atraente.
Seria justo destacar não apenas as vantagens, mas também as desvantagens dessas cômodas. Não há muitos deles. Primeiramente, tal projeto só pode ser incorporado. Não pode ser movido. Em segundo lugar, você precisa ter cuidado ao colocar objetos pontiagudos no compartimento. O material suportará o peso, mas poderá ser danificado se tocado por uma ponta afiada.
Escolhendo o design de uma cômoda com compartimentos
Antes de iniciar a instalação, você precisa decidir alguns pontos importantes. A primeira delas é a escolha do local. Esta é uma decisão individual de cada proprietário. Depois de determinar o local, você pode fazer um desenho das paredes e definir um local para a cômoda.
O desenho pode ser feito em uma folha de papel comum ou você pode usar uma pronta. No entanto, a última opção é mais complicada, porque o plano de trabalho finalizado deve se adequar idealmente aos parâmetros do seu apartamento.
Para criar um plano, você também precisa se familiarizar com os principais tipos de design.
Um armário de gesso cartonado pode ser de diferentes tipos:
- angular;
- linear;
- embutido;
- cupê.
O design de canto é ideal para espaços pequenos. Isso economizará espaço. Armário linear com prateleiras – universal. Pode ser instalado em qualquer cômodo da casa.
Se o cômodo tiver nichos, é mais sensato fazer um guarda-roupa embutido com grande iluminação. Por exemplo, pode ser usado como camarim. Uma cômoda com prateleiras será uma excelente solução se houver falta de espaço de armazenamento. Ele pode acomodar não apenas roupas, mas também livros, equipamentos ou sapatos. Um cupê é a melhor solução para um apartamento pequeno.
Você também deve decidir com antecedência sobre as características da cômoda. Pode ter prateleiras abertas e fechadas. Um armário de gesso cartonado com prateleiras fechadas é o mais prático, pois você pode guardar qualquer acessório nele, mas será mais difícil construir uma estrutura assim.
Se você não consegue decidir qual será o design do seu armário de gesso cartonado, você pode usar as fotos publicadas neste artigo.
Materiais e ferramentas necessários
Para fazer um armário de gesso cartonado com suas próprias mãos, você precisa primeiro preparar certos materiais e ferramentas de construção.
Em particular, para o trabalho você precisará:
- placas de gesso cartonado;
- perfis de metal ou madeira;
- lápis;
- roleta;
- fio de prumo;
- espátula;
- primer;
- martelo;
- quadrado;
- parafusos auto-roscantes;
- fita amortecedora;
- malha de gesso;
- gesso;
- faca de construção,
- antisséptico (se for usada madeira).
Como você pode ver, a instalação de um gabinete como esse requer um conjunto sólido de ferramentas disponíveis. Não há necessidade de usar nenhuma ferramenta profissional ou equipamento complexo.
Instruções passo a passo
- Criando um desenho. Você pode fazer um desenho usando um programa de computador ou uma folha de papel comum. Primeiro, são feitas as medições das paredes e, em seguida, são registradas as dimensões da futura cômoda. Todos os dados sobre as instalações e estruturas devem ser imediatamente transferidos para o papel. Nesse caso, você deve levar em conta todos os aspectos: desde o contorno da cômoda até o número e a localização das prateleiras.
- Marcação do local de trabalho. Se o plano for feito corretamente, você poderá fazer marcações com segurança nas paredes da sala. Para marcar, você precisará de um lápis comum, uma régua e um esquadro.
- Compra de mercadorias. Nesta fase, você precisa decidir qual quadro deseja usar. A estrutura de madeira é mais confiável e pode suportar cargas pesadas. No entanto, há alguns inconvenientes ao utilizá-lo. Primeiro, a madeira não é barata e, segundo, requer tratamento preliminar com um antisséptico de alta qualidade. Todos os outros materiais devem ser adquiridos com base nos dados do plano preliminar.
- Instalando a fundação. Para garantir que seu armário de gesso cartonado dure muito tempo, atenção especial deve ser dada ao processo de instalação da estrutura. A fundação deve ser forte e confiável. Primeiro, os perfis são instalados no piso e nas paredes. Eles são fixados na parede com parafusos autoatarraxantes. A distância entre os perfis não deve ser superior a 40 cm. Uma fita amortecedora deve ser colocada sob cada perfil. Isso ajudará a evitar zumbidos ao usar a cômoda. Antes de instalar cada unidade de perfil, vale a pena verificar a estrutura usando um nível. A estrutura deve ser estável e nivelada. Depois que todos os perfis adjacentes estiverem instalados, você pode começar a instalar os verticais e horizontais. Todos os jumpers são instalados de cima para baixo.
- Instalando a parede traseira. A necessidade de formar uma parede posterior depende de onde o armário de gesso cartonado está localizado. Se a parede da sala em si tiver uma boa aparência, não será necessário acabamento adicional.
- Aparar folhas. Depois que a estrutura estiver instalada, você pode começar a preparar o material de base. A placa de gesso deve ser marcada e cortada em pedaços usando uma faca de construção. Para a produção de móveis, geralmente são utilizadas chapas com espessura de 12 mm.
- Revestimento da estrutura. É suficiente embainhar a estrutura por fora, mas muitas pessoas embainham a parte interna também. As chapas são fixadas com parafusos auto-roscantes. A distância entre eles deve ser de duzentos milímetros.
- Preenchimento. Para esta etapa você precisará de um produto especial. Pode ser encontrado em qualquer loja de materiais de construção. Todo o gabinete de drywall deve ser completamente tratado com primer.
- Preparação de cantos e reboco. Para que o armário tenha uma aparência esteticamente agradável, cada canto deve ser nivelado. Uma tela de gesso pode ajudar com isso. Ela é fixada com gesso ao processar toda a superfície.
- Instalação de portas. Quando a base estiver seca após o reboco, você pode tirar medidas da superfície da futura porta. Não faz sentido fazer isso você mesmo. Este tipo de trabalho só deve ser feito por um profissional. É melhor encomendar uma porta pronta junto com guias. Após a entrega, primeiro é preciso instalar os controles e depois a tela propriamente dita.
Como decorar uma cômoda?
Um guarda-roupa deslizante serve para mais do que apenas servir como depósito. É o centro do interior e deve parecer digno. Como decorar o produto final? A opção mais fácil é cobrir a superfície da estrutura com papel de parede na cor do interior do ambiente. É melhor dar preferência ao papel de parede lavável. Eles são muito práticos e podem suportar condições operacionais difíceis. Você também pode usar papel de parede líquido para acabamento. Com a ajuda deles, lindos enfeites e figuras podem ser facilmente criados. Essa decoração nunca passará despercebida pelos convidados.
Se o cômodo for pequeno, você pode decorar e ampliar visualmente o espaço usando espelhos. Elas são fixadas na superfície das folhas com cola. Não economize na compra de espelhos. Eles devem ser de alta qualidade e não apresentar vincos. No entanto, há uma desvantagem significativa ao usar espelhos: eles quebram e sujam facilmente. Se houver crianças pequenas em casa, é melhor evitar esse tipo de acabamento.
O papel de parede fotográfico pode ser usado para decorar originalmente um guarda-roupa feito de placas de gesso cartonado. Eles são vendidos com uma imagem pronta, ou você pode encomendar um papel de parede exclusivo com um design criado por você. O papel de parede fotográfico lembra uma película fina. Sua vida útil é praticamente ilimitada.