Qualquer mobiliário deve combinar a beleza do design e a facilidade de uso. Em apartamentos pequenos, onde cada centímetro quadrado vale ouro, a compacidade dos móveis desempenha um papel fundamental. Nesse caso, a solução ideal seria instalar um armário de canto, que apesar de sua grande capacidade, não ocupará muito espaço. Após encomendar os móveis desejados, o comprador se depara com a questão da instalação. Há duas opções para sair dessa situação: confiar a montagem a terceiros e pagar uma quantia significativa de dinheiro por ela, ou resolver o problema você mesmo.
Montagem faça você mesmo
Montar um armário de canto com suas próprias mãos tem uma série de vantagens.
- Primeiro, economiza dinheiro.
- Em segundo lugar, ao montar os móveis você mesmo, você poderá fazer tudo bem, porque nem sempre você pode confiar na integridade dos trabalhadores contratados.
Além disso, apesar de essa atividade ser trabalhosa e trabalhosa, ela também é interessante e útil, porque ao concluí-la, você ganha nova experiência. É importante entender que esse processo não é muito complicado e não requer nenhuma habilidade profissional especial; o comprador recebe uma espécie de grande conjunto de construção com instruções de montagem. Mesmo que o kit não inclua instruções, você sempre pode recorrer à Internet para obter ajuda.
Contente
Design e Construção
Dependendo do gosto e da imaginação do cliente, bem como da funcionalidade necessária do mobiliário, as seguintes variações podem ser distinguidas. Em primeiro lugar, esses armários são divididos em embutidos e autônomos (free-standing). O corpo pode ser feito como uma estrutura única ou pela combinação de dois componentes retos. De acordo com sua forma, eles são divididos nos seguintes grupos:
- triangular;
- trapezoidal;
- em forma de L;
- cinco paredes;
- execução arredondada.
A escolha do formato depende da vontade do cliente, bem como das características do ambiente. Dependendo do tipo de abertura das portas, elas são divididas em batentes, deslizantes (cupê) e combinadas.
O design do produto selecionado deve combinar com o estilo do restante do ambiente. Isso se aplica tanto ao estilo de execução quanto ao esquema de cores.
Seleção de materiais e ferramentas
O material do qual seu armário será feito é um aspecto importante do qual dependerá a beleza e a durabilidade do móvel. A política de preços de mercado é dividida em dois grupos.
- A primeira categoria, mais cara, inclui produtos feitos de madeira natural. Eles se distinguem pelo alto preço, peso elevado e alta necessidade de manutenção.
- Produtos feitos de aglomerado (madeira aglomerada) e MDF (placa de partículas finas) são mais baratos e fáceis de instalar e operar. Entretanto, uma das desvantagens que vale destacar é sua menor durabilidade.
Montar um armário de canto você mesmo exigirá um certo conjunto de ferramentas. Basicamente, são:
- furadeira de impacto para furar a parede;
- chave de fenda;
- conjunto de chaves Allen;
- martelo;
- chave de fenda;
- serra.
Se o conjunto da loja não incluir acessórios de montagem adicionais (parafusos, buchas, dobradiças, confirmações, etc.), você deverá cuidar da compra deles. Este processo não requer nenhuma ferramenta especial de carpintaria.
Montagem de um armário de canto e suas características
- Embora um guarda-roupa comum possa ser facilmente colocado com segurança sobre uma superfície plana, a principal característica dessas unidades é que elas são montadas diretamente na parede com fechos. Portanto, na primeira etapa do trabalho é necessário preparar furos para fixadores. Em seguida, são instaladas as paredes monolíticas de suporte, às quais serão adicionadas as demais peças.
- É necessário comparar imediatamente o número de peças disponíveis com o que as instruções de montagem do armário de canto oferecem. Em caso de falta, é melhor entrar em contato com a loja imediatamente. É importante se familiarizar detalhadamente com o tipo de peças e seus pontos de conexão.
- Após a marcação, os furos são perfurados e o gabinete é montado, desde as peças grandes até as menores.
- 4. No final do trabalho, as dobradiças são fixadas nas paredes e as portas são penduradas nelas. Este ponto deve ser levado em consideração na fase de cálculo, entendendo claramente em que direção a folha será aberta.
- Todos os trabalhos com as portas são realizados somente com a fechadura na posição aberta, que é fechada após a instalação. Se o projeto prevê uma combinação com um guarda-roupa deslizante, é necessário garantir que a porta deslizante não interfira com outros elementos do mobiliário.
- Após concluir o trabalho, você pode cuidar da aparência do produto final. Todas as conexões são fechadas com plugues na cor da superfície; se não houver uma tira decorativa na ponta, você pode colá-la em você mesmo e depois remover o excesso com um estilete.
Vale destacar separadamente a instalação dos armários retráteis, pois este é o momento mais importante na montagem desses conjuntos. Prateleiras e armários removíveis se movem dentro da estrutura sobre rodas ao longo de guias especiais. Existem opções com guias de madeira e metal, mas se estivermos falando de uma montagem realmente de alta qualidade, a opção de madeira deve ser descartada imediatamente. As guias devem ser fixadas nas paredes internas rigorosamente opostas uma à outra, sempre mantendo o nível. Mesmo o menor desalinhamento causará dificuldades no uso das partes móveis do móvel. Se um armário ou gaveta for armazenar muitas coisas ou forem pesadas, você pode anexar duas guias em cada lado. Esta solução confere maior confiabilidade à estrutura.
Seguindo instruções simples e seguindo as recomendações de especialistas, não é difícil descobrir como montar um móvel como um armário de canto.