Cada casa tem um mobília, que é de suma importância no interior da sala. Onde quer que esteja, seja o que for – um guarda-roupa, uma cadeira, uma mesa, um cantinho aconchegante, ele fica à vista de todos. Além de sua finalidade principal, mobília Deve ter uma aparência agradável e servir como decoração para o ambiente.
Infelizmente, não acontece que sua matéria favorita mobília por muito tempo ficou como se tivesse sido comprado em uma loja. Com o tempo, qualquer coisa perde sua atratividade anterior e envelhece. Precisa de reparos e reconstrução regulares mobília. O armário de aglomerado virou um pedaço de lixo; isso não pode servir de pretexto para levá-lo ao lixão. Ele pode ser facilmente atualizado, basta pintá-lo. Com bons cuidados, velho mobília servirá por muitos e muitos anos, porque é muito mais forte que o moderno.
Contente
- Como escolher a tinta certa
- Materiais e ferramentas necessários
- Sele as rachaduras
- Crie uma superfície áspera
- Remova graxa e sujeira
- O primer é o personagem principal
- Tecnologia de aplicação de tinta e verniz em móveis
- Como pintar um guarda-roupa artisticamente e fazer uma gradação de cores
- VÍDEO: Dando nova vida a um guarda-roupa antigo.
- Opções para atualizar armários antigos - 50 ideias de fotos:
Como escolher a tinta certa
Aquele que decidiu pintar mobília sozinho, você provavelmente pensou em como fazer isso corretamente. Itens de interior feitos de aglomerado absorvem umidade em menor grau do que os de madeira. Levará muito tempo para secar.
Então como pintar um armário? Que tinta devo usar? A melhor opção seria usar tinta alquídica ou acrílica à base de água. Ele tem muitas vantagens: tem um tom rico, não tem cheiro, o que é muito importante quando se trabalha em ambientes internos, e é facilmente diluído em água. É fácil de lavar para corrigir quaisquer erros durante a pintura. É um prazer trabalhar com ela. Quando a tinta secar, ela ficará mais forte. Tenha isso em mente ao aplicar camadas. Tinta para madeira comum ou tinta spray também funcionam.
Para pintar bem, utilize vernizes. Elas darão aos móveis um efeito antigo. Ela ficará ótima. A superfície precisa ser pintada em várias camadas, deixando cada camada secar primeiro. Esta não é a única propriedade deles.
Você pode pintar o armário em cores diferentes, por exemplo, uma base clara e detalhes multicoloridos. Para obter a cor desejada, adicione uma tonalidade à tinta branca. Ao decorar o quarto de uma criança, use toda a sua imaginação. Depois de decidir qual tom você precisa, aplique a tinta em uma pequena área. mobília, assim você entenderá qual cor de tinta precisará e quão brilhante ela será.
Materiais e ferramentas necessários
Antes de começar a pintar, você precisa estocar os materiais necessários: fita de construção; guardanapos, trapos ou esponjas; lixa de tamanhos de grãos variados para remover a camada anterior de tinta; agente desengordurante; primer; massa de vidraceiro (massa automotiva serve); solvente ou aguarrás – removerá os restos da tinta antiga; cola; tingir; verniz; luvas, é melhor usar luvas de borracha para pintar.
As ferramentas que você vai precisar são: um estilete e uma faca de carpinteiro; um secador de cabelo para secar a superfície pintada; escova plana - é melhor não economizar em escovas, compre as de alta qualidade para que não fiquem fiapos na superfície; rolo; espátula; chaves de fenda; martelo; unhas; furar.
Sele as rachaduras
O aparecimento de fissuras em objetos mobília O aglomerado, via de regra, é facilitado pela penetração de umidade, também são formados devido à exposição ao calor ou à abertura e fechamento frequentes de portas, sem segurá-las, batendo portas. Você pode remover esse defeito sozinho, sem ajuda externa.
Encha a seringa com cola PVA e coloque a agulha. Preenchemos toda a rachadura com cola. Fixamos uma braçadeira no plano do lado onde surgiu a rachadura e apertamos. Remova o excesso de cola com um guardanapo. Deixe agir por um ou dois dias. Depois de algum tempo, continuamos o trabalho de restauração.
Aplique a mistura na superfície com uma espátula em duas camadas. Distribuímos a primeira camada uniformemente sobre a superfície. Esperamos secar, aplicamos uma segunda camada de massa e também deixamos secar.
Crie uma superfície áspera
Antes de pintar, é necessário remover a camada antiga de tinta. Faremos isso com a ajuda de lixa, após limpar a superfície com um pano ou esponja. Lixe com movimentos amplos e circulares. Primeiro nós limpamos com lixa grão grosso. Realizamos o trabalho com cuidado, removendo completamente o material antigo. revestimento. Tenha cuidado para não desgastar a camada de verniz.
Estamos limpando novamente, mas desta vez com lixa grão fino. Nós removemos a poeira da mesma maneira. Após a conclusão desta etapa de restauração, é necessário limpar completamente o local.
Remova graxa e sujeira
Antes da pintura, os móveis de aglomerado devem ser limpos de sujeira e gordura. Para este procedimento, são utilizados agentes dissolventes de gordura.
O primer é o personagem principal
O primer é uma parte importante do processo de restauração de móveis. Com a ajuda dele, você produzirá uma pintura de alta qualidade do armário. Isso também ajudará a tinta a secar mais rápido, pois evita que a umidade seja absorvida pela superfície. Outro aspecto positivo é que após a aplicação do primer, a saturação da cor da tinta permanecerá a mesma de quando foi pintada.
A pintura será de muito boa qualidade, porque os elementos dos materiais da pintura combinam perfeitamente entre si. Antes de aplicar o primer, é importante ler o manual de instruções para saber quanto tempo o primer deve secar, já que você só precisa pintar uma superfície seca.
Tecnologia de aplicação de tinta e verniz em móveis
Após os preparativos acima, partimos diretamente para a pintura. Deve haver várias camadas para que a estrutura do plano não fique visível. Primeiro, pinte um tom mais claro que a cor escolhida.
Depois trabalhamos com a cor principal, movendo o pincel em uma direção, para que a tinta seja aplicada uniformemente.
Se você estiver pintando com várias cores, use fita adesiva nas bordas para evitar que as cores se misturem. Leva um certo tempo para que os móveis sequem completamente – aproximadamente 2 a 3 dias. Depois cobrimos a superfície com verniz transparente, isso a protegerá de influências externas.
Aplicar tinta ou verniz é necessário não apenas por questões de beleza, mas também para evitar a liberação de substâncias perigosas, em especial o formaldeído. Se você tem crianças em casa e é importante que os materiais de acabamento sejam inodoros, use vernizes acrílicos à base de água.
Outra opção aceitável é o verniz NC. Seca instantaneamente, não deixando resíduos de poeira visíveis. É melhor aplicá-lo em duas camadas. Se o móvel já possui uma certa revestimento, o ideal seria utilizar verniz a óleo PF-283.
Você quer revestimento estava com uma tonalidade, use verniz alquídico com coloração, especialmente porque a paleta de cores é bastante diversificada. Para dar brilho, use verniz para iates e os móveis ficarão simplesmente impecáveis.
É claro que preparar móveis para pintura leva muito tempo. Se forem ignorados, o efeito desejado pode não ser alcançado e revestimento, aplicado em móveis, cairá rapidamente. Tudo deve ser feito de acordo com as regras. Atualizar móveis antigos não é tão difícil quanto parece.
Como pintar um guarda-roupa artisticamente e fazer uma gradação de cores
A pintura é muito utilizada hoje em dia. As pessoas querem que seu apartamento ou casa seja único, sem monotonia. E muitos fabricantes de móveis tentam lançar produtos especificamente sem nenhum enfeite, para que todos possam decorá-los. Muitas pessoas abordam esse processo de maneira diferente: usando um estilo original ou decorando com cópias de pinturas famosas.
A pintura artística é uma coisa emocionante e dará uma nova aparência aos seus móveis. Se você ama e sabe desenhar, então não será difícil transformar um armário comum em uma verdadeira obra de arte, usando toda a sua imaginação.Para trabalhos criativos vale a pena usar tintas acrílicas. A imagem deve ser aplicada na base. O principal é que o tema do desenho esteja em completa harmonia com o interior. Flora e padrões variados terão um visual único. Móveis pintados com a técnica craquelure têm um aspecto bem incomum.
Se o armário tiver muitas gavetas, a gradação funcionará melhor. A transição ocorre entre tons de uma cor ou você pode usar cores diferentes. Por exemplo, você faz uma transição gradual do verde para o amarelo ou do lilás para o rosa ou azul. Para garantir que a transição não tenha limites nítidos, você deve adicionar pigmento de cor à tinta a cada vez. Você pode desenhar um arco-íris ou qualquer outra coisa que quiser.
Hoje em dia, há muitas maneiras de alternar cores, e todas elas merecem atenção. Você pode usar qualquer um deles que quiser. Não tenha medo, crie! Basta você querer e tudo dará certo.