Ao receber um apartamento tão esperado em um novo prédio, mudar para outra casa ou planejar uma reforma em um antigo local conhecido, a primeira coisa que as pessoas prestam atenção é, claro, na área útil. Ou seja, seu tamanho. Eu realmente quero que cada centímetro do espaço destinado à moradia seja aproveitado. Em toda casa há coisas que você não gostaria de expor. Por exemplo, rolos de papel higiênico "de reserva", todos os tipos de potes com produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, vassouras, panos, etc. Surge a pergunta: como fazer um armário no vaso sanitário atrás do vaso sanitário com as próprias mãos?

Há muitas opções para tais soluções. É necessário levar em conta as características de design de tal gabinete.
Os principais são:
- material destinado ao uso em instalações sanitárias (deve ser resistente à umidade);
- garantir o livre acesso às alavancas de comando dos equipamentos que habitualmente se encontram nas casas de banho (hidrômetros, válvulas de água quente e fria, conduta de ventilação, fixação de tubos de esgoto);
- o tamanho do armário embutido no banheiro, pois ele deve ser embutido precisamente nas dimensões do cômodo, que geralmente são de forma geométrica complexa, especialmente em casas antigas;
- a integração do armário sanitário no interior geral do apartamento, sua solução de design harmoniosa;
- design de armário que fornece o número máximo de prateleiras;
- confiabilidade das fixações.
Contente
Como fazer um armário no banheiro atrás do vaso sanitário?
Antes de começar a trabalhar, você precisa fazer um plano, tirar medidas e desenhar uma planta do gabinete de encanamento em suas dimensões reais em um pedaço de papel. O plano é necessário de frente e de lado. É necessário levar em consideração o número e o tamanho das prateleiras, bem como selecionar a opção e os locais de montagem. Você precisa pensar em como fazer um armário para o banheiro com suas próprias mãos, passo a passo, escrever um pequeno plano-instrução para que você não precise refazer o material já formado mais tarde.
Selecionando o material
Qual é o melhor material para um armário, portas, prateleiras, com o que a escotilha será coberta e quais são os designs dos suportes de prateleira? Por exemplo, uma escotilha pode ser feita de plástico, o que é uma opção econômica e prática, mas uma escotilha embutida sob o ladrilho terá uma aparência esteticamente mais agradável, pois ficará praticamente invisível.
Se você pendurar um espelho no lugar da escotilha, ele desaparecerá de vista; Se for decorado com materiais modernos artificiais, por exemplo, pedra ou azulejos com um padrão brilhante, então pode se tornar uma composição particularmente atraente. Há muitas opções!
É melhor escolher o material do qual serão feitas as portas com base no design do ambiente. Madeira, ladrilhos de cerâmica, plástico, aglomerado laminado, MDF, laminado, metal, etc. são adequados. O principal é fornecer impermeabilização.
As persianas podem ser uma opção econômica. Eles são fáceis de instalar, leves, fáceis de desmontar e substituir. Além disso, a maneira mais fácil de usar o espaço acima do vaso sanitário é instalar prateleiras comuns. Para fazer isso, você precisará de barras, cantos, parafusos e a própria prateleira, cortada no tamanho da abertura ou um pouco menor. A profundidade da prateleira é calculada separadamente, dependendo das características de design do espaço atrás do vaso sanitário.
Para aqueles que estão acostumados com materiais mais caros, o vidro pode ser usado com sucesso. Como a umidade se acumula no ambiente sanitário, é melhor escolher vidros coloridos com acabamento fosco. Ao cortar vidro, é necessário processar a borda do vidro com uma retificação especial para que todas as bordas fiquem lisas. Um armário de encanamento de metal também pode ser uma opção interessante. Os designers gostam de usar esse material ao projetar interiores em estilo loft.
Um material interessante para revestir a parte frontal do armário do banheiro é um espelho. Ele tem uma propriedade incrível de expandir o espaço, o que pode ser relevante para banheiros pequenos. Além disso, a refração da luz através de um prisma de espelho pode desempenhar um papel interessante no interior geral.
Ao usar madeira, é importante lembrar que ela absorve facilmente umidade e o material preparado deve ser coberto com uma camada protetora especial antes da instalação.
Ao fazer um armário de cerâmica, primeiro você precisa fazer uma estrutura com barras, cobri-la com gesso cartonado resistente à umidade e colar ladrilhos de cerâmica.
As prateleiras podem ser abertas ou fechadas, localizadas dentro da estrutura. Ao instalar as prateleiras, é necessário levar em consideração a altura das embalagens de detergente padrão, rolos de papel, a altura do suporte para panos de chão e outros itens de higiene pessoal e domésticos. É melhor se esforçar para fazer um design que faça com que tudo o que precisa ser escondido possa se encaixar harmoniosamente no nicho. Você não deve fazer prateleiras na mesma distância umas das outras e se esforçar para obter um design simétrico de prateleiras no preenchimento do armário. É melhor medir a distância para suas fixações de acordo com o conjunto padrão existente de coisas destinadas ao armazenamento no banheiro.
Alguns elementos de design, como painéis falsos, podem ser comprados prontos em lojas especializadas. Neste caso, as dimensões dos elementos estruturais do armário sanitário devem ser ajustadas ao tamanho dos elementos de fachada adquiridos anteriormente.
Para o nosso trabalho precisamos das seguintes ferramentas e materiais
- nível e fita métrica;
- chave de fenda e chave de fenda com parafusos;
- furadeira elétrica;
- quebra-cabeça;
- material de cobertura para encanamentos e pisos para garantir a limpeza na área de trabalho.
Os seguintes acessórios podem ser necessários:
- laços;
- ímãs;
- maçanetas de portas;
- cantos de móveis, painéis falsos;
- fixadores;
- cantos de móveis, etc.
É melhor comprar acessórios de bons fabricantes, pois esta é uma parte ativamente utilizada da estrutura e todos os mecanismos devem ser confiáveis em operação.
As maçanetas das portas podem ser integradas a partir de um perfil de alumínio. Elas diferem das alças comuns no local de fixação e na aparência. Elas são uma tira longa e fina de alumínio montada na extremidade superior da porta. Geralmente, são feitas ao longo de todo o comprimento da extremidade superior da porta. Assim, eles parecem “desaparecer” da aparência geral da fachada, e também é bastante fácil cuidar de uma superfície de porta tão lisa, já que não possui saliências. E para a instalação de maçanetas padrão, é necessário fazer furos nas portas da fachada e as maçanetas ficam salientes, criando visualmente um destaque bastante brilhante.
Vale ressaltar que antes de instalar um armário no vaso sanitário, é melhor cuidar e verificar previamente as condições dos sistemas de encanamento. Pode ser necessário realizar manutenção preventiva, eliminar possíveis pontos fracos que podem causar vazamentos, substituir válvulas e juntas.