Móveis de madeira sempre desfrutaram de uma popularidade merecida. É durável, duradouro e pode durar mais de 100 anos sem perder suas qualidades. O importante é que os móveis de madeira tenham uma aparência bonita e prestigiosa. Esses fatores muitas vezes se tornam incentivos na decisão de compra desses móveis. Mas não é necessário comprá-lo, pois fazê-lo você mesmo não é tão difícil quanto parece. Este artigo abordará as informações necessárias e o processo para fazer um armário de madeira com suas próprias mãos.

Contente
- Os benefícios de fazer você mesmo um guarda-roupa de madeira
- Como decidir sobre o design e a construção?
- Desenho do futuro gabinete
- Materiais e ferramentas necessários
- Como fazer um armário de madeira com suas próprias mãos? Instruções passo a passo para o processo de fabricação
- Regras básicas para montar um armário
- VÍDEO: Guarda-roupa de madeira faça você mesmo
- 50 ideias de fotos sobre como fazer um armário com suas próprias mãos
Os benefícios de fazer você mesmo um guarda-roupa de madeira
Fazer móveis com as próprias mãos tem muitas vantagens:
- materiais de alta qualidade são selecionados pessoalmente e são significativamente mais baratos do que materiais de uma fábrica sob encomenda;
- fazer um armário de madeira com as próprias mãos não é muito difícil, pois a madeira é fácil de processar;
- obter o resultado desejado é bastante simples se você tiver as ferramentas necessárias;
- Fazer móveis também pode trazer satisfação moral e se tornar um hobby criativo, porque é agradável atingir seus objetivos sozinho.
Com a técnica certa, um móvel feito em casa pode ficar ainda melhor do que um móvel feito em fábrica.
Como decidir sobre o design e a construção?
O modelo do guarda-roupa é selecionado dependendo de sua localização e das características técnicas necessárias (capacidade, largura, etc.), e o design e a construção dependem do estilo geral do cômodo e da finalidade do guarda-roupa (armazenamento de roupas, pratos, livros ou outras coisas).
- Para cômodos pequenos, os guarda-roupas de correr são os mais convenientes devido às portas de correr, são feitos para tamanhos específicos de cômodos e podem ser instalados até mesmo nos espaços mais estreitos, como um corredor. Os acessórios necessários podem ser comprados em uma loja de materiais de construção e encontrar materiais não é mais um problema.
- Um guarda-roupa grande e espaçoso com muitas prateleiras, gavetas e vários varais para pendurar roupas é perfeito para um quarto. Eles podem ser equipados com prateleiras, portas com o número necessário de portas, estruturas de correr e portas (guarda-roupas de correr). É importante lembrar de considerar o design geral do espaço, que se tornará a base para a escolha do design do armário.
- Móveis de madeira natural também são muito procurados para a cozinha. O conjunto de cozinha é composto por um grande número de gavetas e pequenos armários com portas. Construir armários de cozinha exigirá muitos materiais e esforço, mas os resultados podem valer a espera.
- Móveis em tons claros e alegres ficarão bem em um quarto de criança. O guarda-roupa pode ser decorado com espelhos, desenhos e enfeites. Prateleiras adicionais para brinquedos também são importantes. Também é necessário descobrir os desejos da criança, pois o guarda-roupa é pensado especialmente para ela.
- Um pequeno armário com várias prateleiras seria adequado para um banheiro. Pode haver um espelho nele. Fazer uma estrutura dessas não será particularmente difícil para aqueles que conhecem pelo menos um pouco de noções básicas de carpintaria.
Desenho do futuro gabinete
O desenho do projeto é de grande importância para todas as etapas subsequentes da criação do produto. Ele é compilado levando em consideração as dimensões do próprio guarda-roupa e o layout do apartamento. A finalidade do gabinete também importa na hora de escolher um modelo e elaborar os detalhes do desenho. Se você precisa de um armário, por exemplo, para ferramentas, vale a pena fazê-lo mais largo e mais baixo, e se for para livros, alto e estreito. Em seguida, você precisa decidir o número de prateleiras e compartimentos e, para isso, precisa saber o que será armazenado no armário.
Depois de selecionado o modelo de guarda-roupa, é necessário transferir seu plano para o papel e representá-lo em forma de desenho. Primeiro, a estrutura do futuro produto é projetada, as dimensões das paredes, portas e bases do gabinete são indicadas. Em seguida, você precisa descrever as prateleiras e os componentes internos do produto, indicando o comprimento e a largura.
Materiais e ferramentas necessários
O material para a futura estrutura é selecionado dependendo do estilo geral do espaço e das características técnicas, como a espessura e a resistência da madeira. Existem várias opções de materiais para fazer um armário de madeira com suas próprias mãos.
- Placas sólidas.
Seu custo é influenciado pelo tamanho, número de defeitos, qualidade da carpintaria, secura e, claro, o tipo de madeira. Tábuas de pinho ou abeto são usadas com mais frequência como material para criar móveis de armário. Essa madeira é facilmente encontrada e há muito tempo se consolidou como uma das mais resistentes. Também são populares as tábuas feitas de madeira nobre - bétula, larício, carvalho.
- Madeira compensada.
Este material é ecológico e altamente durável. Ele é vendido em grandes folhas sólidas, não havendo necessidade de unir os painéis, o que não se pode dizer das placas. Também é possível adquirir compensado com acabamento e verniz. Não há necessidade de processá-los, então todo o trabalho consistirá apenas na montagem do gabinete.
- Aglomerado.
Aglomerado, feito de aparas de madeira coladas. O preço deste material é baixo devido ao fato de não ser feito de madeira maciça. Mas a laje ainda tem resistência suficiente, o que a torna um dos materiais mais populares do mercado. Uma grande desvantagem do aglomerado é que a placa não tolera umidade; se entrar água, pode causar inchaço nessa área do material. No entanto, para criar estantes ou guarda-roupas, comprar aglomerado é a decisão certa.
Para trabalhar você precisará das seguintes ferramentas:
- compensado, aglomerado, placas sólidas (dependendo da escolha);
- serra elétrica ou manual;
- ferramenta de medição de ângulo de inclinação;
- máquina de moer;
- cavilhas de madeira;
- cantos de metal;
- tinta (se necessário);
- fita métrica, paquímetro, régua, etc.;
- verniz (se necessário);
- placa de marcenaria;
- mástique.
Como fazer um armário de madeira com suas próprias mãos? Instruções passo a passo para o processo de fabricação
- Criando um desenho.
Uma imagem detalhada do guarda-roupa é criada de acordo com as dimensões da futura estrutura e o layout do apartamento.
- Montagem da estrutura.
As chapas de compensado, aglomerado ou placas sólidas que serão utilizadas na estrutura são colocadas conforme o desenho e fixadas com pregos e cola. A parte de trás do gabinete é coberta com compensado fino (de até 1 cm) e também fixada a ele com pregos e cola.
- Instalando uma porta.
As portas são fixadas à estrutura por meio de dobradiças ou acessórios especiais, caso seja montado um guarda-roupa deslizante.
- Instalando prateleiras.
Os fixadores de prateleira são instalados nas paredes do armário a uma determinada altura. Em seguida, as prateleiras são fixadas a elas com cola ou pregos, mas alguns preferem não usar meios adicionais para fixação.
- Envernizamento e pintura.
Se utilizar tábuas sem verniz e sem pintura, é necessário envernizar o armário, lixando previamente as superfícies.
- Instalação de maçanetas.
As alças são selecionadas individualmente para combinar com o estilo do gabinete e são instaladas no final da montagem.
Regras básicas para montar um armário
O mais importante é determinar as dimensões do futuro móvel. Elaborar uma planta baixa é importante ao fazer um armário e não deve ser negligenciado. Após sua compilação, é necessário selecionar e utilizar os materiais com sabedoria.
Ao montar um gabinete, não se deve esquecer não apenas da aparência externa do gabinete, mas também do enchimento interno do produto. Prateleiras e outros elementos devem ser fixados com parafusos ou cola.
Se você planeja fixar um espelho, ele deve primeiro ser fixado com fita adesiva. O mesmo se aplica a outros elementos adicionais do gabinete.