Mobília — um elemento que envolve uma pessoa em todos os lugares: no trabalho, em casa, em estabelecimentos de alimentação pública (cafés, restaurantes), em instituições governamentais e em estabelecimentos de entretenimento. O trabalho e a eficiência pessoal de uma pessoa, o humor geral e muito mais dependem diretamente da ergonomia e da estética dos móveis.

A funcionalidade ou ergonomia depende diretamente da facilidade de uso, do cumprimento de determinados parâmetros técnicos, que podem ser expressos em indicadores - altura, largura, número de prateleiras, carga máxima, possibilidade de alterar a altura, largura.
A estética não pode ser expressa em termos numéricos, mas não é um componente menos importante. O quão orgânica a solução proposta para o design de interiores parece, o quanto ela corresponde às expectativas e preferências de uma pessoa, afeta diretamente seu humor, a sensação de satisfação e harmonia.
Um dos atributos que influenciam o estado estético, intelectual e emocional de uma pessoa são os livros. Para alguns é um símbolo de status, para outros é parte da decoração, para outros — elemento de adoração, para o quarto — uma maneira de diversificar seu tempo de lazer. Portanto, a literatura precisa ser armazenada em algum lugar. Para qualquer pessoa cujas necessidades sejam um pouco maiores que as fisiológicas e de segurança, a questão não apenas de onde, mas também de como colocar os livros será importante.
Contente
As vantagens de fazer você mesmo são as seguintes.
- A estante será fabricada exatamente de acordo com as dimensões do ambiente, as dimensões necessárias do armário e as características dos móveis instalados no ambiente.
Utilize sistemas de armazenamento de livros espaçosos e bem projetados que permitirão que você dê vida ao seu interior. - O produto corresponderá ao máximo ao design do interior existente e às expectativas do proprietário.
Existem algumas opções de design para uma biblioteca doméstica, mas uma das mais comuns é combiná-la com um escritório ou sala de estar. - Um armário feito por você mesmo será um produto feito à mão, o que lhe dará confiança na exclusividade deste produto.
Os livros continuam sendo um hóspede bem-vindo e um atributo essencial em qualquer casa. - Fazer uma estante com suas próprias mãos aumentará a autoestima do proprietário e ele dirá aos convidados: "Eu mesmo criei esta estante".
Embora as paredes de livros ocupem muito espaço, elas têm um visual muito impressionante.
A estante ficará localizada em uma sala de certas dimensões, que provavelmente já tem móveis, e a estante em si será projetada para acomodar literatura existente ou planejada.
- Guarda-roupa e móveis.
Eles devem formar uma única composição. Se o móvel for feito de MDF, o armário também deve ser feito desse material para manter uma composição unificada.
- Projeto.
A estante e os móveis devem ser feitos no mesmo estilo. Se o ambiente tiver um interior clássico, uma estante de estilo Hi-Tech não ficará nada natural.
- Guarda-roupa e quarto.
Naturalmente, não pode ser mais alto que o cômodo. Além disso, a estante deve “encaixar” organicamente no ambiente e não interferir na movimentação pelo ambiente, além de proporcionar acesso a outras áreas e móveis. Um exemplo para entender: colocar um armário com portas que abrem para fora perto da porta de entrada será uma má decisão, já que as portas na posição aberta dificultarão a entrada ou saída do cômodo.
- Guarda-roupa e livros.
O número e a profundidade das prateleiras dependem diretamente do tipo de livros. Se o proprietário tiver volumes reais, as prateleiras devem ser mais altas e profundas. Se a biblioteca for representada por volumes padrão, é mais adequado tornar os nichos menores.
Desenho
Ao elaborar um desenho, é necessário prestar atenção a duas nuances. Você deve usar um nível para verificar o quão horizontal é o piso do cômodo. Se isso não for levado em consideração, as prateleiras podem ser posicionadas em ângulo em relação à superfície. Se houver uma inclinação, você precisa decidir o que é mais fácil: nivelar a superfície do próprio cômodo ou levar a inclinação em consideração no projeto e compensá-la na base do armário?
Parece algo assim: se a inclinação for de 2 mm por 1 m de distância, a altura das pernas deverá compensar isso. Se o armário tiver 1,5 m de comprimento, a primeira perna deverá ser 3 mm mais curta que a segunda na direção da inclinação.
Observe a presença de um rodapé no quarto. Se existir, deve ser levado em consideração no projeto, o que envolverá uma grande quantidade de trabalho na preparação do desenho e na fabricação do projeto.
Ferramentas e equipamentos
- Chave de fenda.
- Nível.
- Fresadora. É indicado para fazer ranhuras para prateleiras, o que confere um aspecto mais estético à estrutura. É necessária uma certa dose de habilidade de trabalho. Se não houver nenhuma ou for impossível (pouco prático) comprar uma fresadora, uma alternativa seria montá-la usando suportes, o que simplificará a fabricação, mas tornará o produto final menos atraente.
- Furadeira, cinzel, martelo.
- Pincéis, pano para remover vestígios de verniz e tinta.
Materiais
Se você tem pouca experiência em fazer produtos de carpintaria com suas próprias mãos, é aconselhável usar placas de MDF como material principal.
Você precisará de:
- DPara as paredes laterais, duas folhas de MDF 198*40*2 cm; Parte superior 100*40*2 cm;
- Poleki (também MDF) – 7 unid. 97*40*2 cm (a parte traseira pode ser feita de material de aglomerado – 200*100);
- PARABorda de MDF com 2 cm de largura e 8 mm de espessura. 2 ripas de 2 m e 2 de 1 m;
- COMcola de madeira para marcenaria (é aconselhável levar cola Moment Montazh Super Strong Plus);
- 2 cantos;
- Shparafusos;
- Morilka;
Para evitar ter que cortar o material você mesmo, ao comprar aglomerado e MDF, é aconselhável solicitar à loja que corte os materiais.A borda, o MDF e a tinta para aglomerado devem combinar o mesmo esquema de cores.
Para quem não sabe, como fazer uma estante com suas próprias mãos, sugerimos usar instruções simples.
- Aplicamos tinta na placa de aglomerado e deixamos secar.
Impregnações de madeira são usadas principalmente para proteger a madeira de influências externas destrutivas. - Na parte interna das partes laterais, fazemos ranhuras de 2 cm de altura e 5 mm de profundidade. O primeiro sulco fica na altura de 9 cm, depois fazemos mais 6 sulcos com um intervalo de 25 cm entre as bordas do sulco.
Resíduos de MDF podem ser usados como guias. - Aplicamos cola nas ranhuras. Colocamos a parte lateral horizontalmente no chão com as ranhuras voltadas para cima, inserimos as prateleiras nela e inserimos a segunda parte lateral por cima.
Deixe a cola secar por 1 hora. - Colocamos o produto na vertical. De cima, conectamos a parte superior à parte principal com parafusos. Para dar estabilidade à estrutura, fixamos adicionalmente 2 cantos na parte interna.
A parte superior e inferior do rack, que ficam adjacentes ao teto e ao piso, podem receber acabamento com rodapé de madeira. - Por trás, fixamos o aglomerado à estante com parafusos.
Nós consertamos a parede do fundo. - Fazemos a borda do MDF. Você pode usar parafusos, que são mais confiáveis, mas menos atraentes. Pode ser feito com cola, que fica mais agradável esteticamente.
VÍDEO: Como fazer uma estante com suas próprias mãos.
Estantes no interior – 50 ideias para fotos:
Instalação de dobradiças em portas de armários.
Fazendo uma estante, cômoda.