
Ao longo dos anos, os guarda-roupas deslizantes provaram sua conveniência e racionalidade de uso e conquistaram um lugar de destaque em quase todos os apartamentos. No entanto, as profundezas dos armários onde as roupas são dobradas ou penduradas muitas vezes exigem iluminação adicional para encontrar a coisa certa ou, inversamente, para iluminar apenas uma prateleira ou seção sem perturbar a paz da casa. Para esse propósito, é mais conveniente usar a retroiluminação. Neste caso, é necessário entender claramente a finalidade para a qual ele está sendo instalado.


Contente
- Vantagens e desvantagens da iluminação de guarda-roupas
- Tipos de Iluminação: Prós e Contras das Opções
- O que prestar atenção especial ao escolher lâmpadas e luminárias
- O que há de especial na iluminação do móvel da cozinha e como usá-la no interior?
- Seleção e instalação por você mesmo
- Vídeo: Iluminação DIY de um armário com fita de LED em perfil de alumínio
Vantagens e desvantagens da iluminação de guarda-roupas
Antes de falar sobre os prós e contras da iluminação de armários, quem deseja instalá-la precisa entender sua necessidade. É claro que colocar a iluminação ao longo da borda externa do móvel não desempenhará nenhum papel funcional, mas permanecerá como um design decorativo. Não há necessidade disso se a profundidade dos armários for pequena e todas as manipulações com coisas puderem ser feitas sem iluminação adicional.
Entre as vantagens que a iluminação proporciona aos guarda-roupas de correr, vale destacar:
- não ocupa muito espaço;
- cria um esquema de cores único no ambiente;
- proporciona praticidade na hora de procurar coisas ou colocá-las em prateleiras;
- economiza tempo;
- fornece a capacidade de iluminar a área onde as coisas estão localizadas sem usar outros dispositivos de iluminação.
Outra vantagem é a possibilidade de você mesmo instalar a iluminação. Além disso, é preciso levar em conta que a iluminação interna permite manter a ordem nos armários e realizar a limpeza em tempo hábil: remover teias de aranha, limpar a poeira ou detectar mofo ou bolor na superfície interna dos armários a tempo.
Quanto às desvantagens, aqui podemos destacar a dificuldade de controle da iluminação.
Tipos de Iluminação: Prós e Contras das Opções
Nem todas as lâmpadas são adequadas para iluminação interna de móveis. Para facilitar o uso, é dada preferência a dois tipos de lâmpadas: de superfície e embutidas. Ao mesmo tempo, os dispositivos de iluminação halógena e LED se tornaram os mais populares.
Tipo de iluminação | Prós | Contras |
Halogênio | Maior saída de luz.
Luz distribuída uniformemente que mantém seu brilho durante toda a vida útil do equipamento de iluminação. Design compacto. Alto nível de segurança. | Eles esquentam muito e representam um risco de incêndio.
A força é baixa. Reaja a picos de tensão. A vida útil é relativamente curta. |
Fluorescente | Eles não esquentam.
Alta saída de luz. Longa vida útil. Brilho que não cega os olhos. Várias composições de cores. | Potência limitada com dimensões significativas.
Dificuldade de conexão. Dependência da temperatura externa. |
LIDERADO | Leve aquecimento.
Economizando energia elétrica. Durabilidade. Segurança contra incêndio e meio ambiente. | Relativamente caro.
Eles não produzem luz difusa. São necessárias fontes de alimentação chaveadas caras. |
Fita de LED | Qualquer configuração é possível.
Fácil de instalar. Alta confiabilidade. Funciona em baixa tensão Seguro. | Baixa capacidade de renderização de cores.
A necessidade de conectar fontes de alimentação. |
O que prestar atenção especial ao escolher lâmpadas e luminárias
Ao escolher luminárias, você precisa levar em consideração uma série de características que o ajudarão a escolher a “certa”, aquela que vai decorar seu apartamento.
- É importante levar em consideração as características do ambiente onde serão instalados. Se o interior já estiver decorado, as lâmpadas e luzes serão selecionadas levando em consideração o design existente para que se encaixem organicamente nele.
- Não se esqueça de levar em consideração a área e a iluminação do ambiente: para cômodos pequenos, lustres enormes e luxuosos ou cascatas de lâmpadas penduradas no teto são inaceitáveis: eles tornarão o ambiente visualmente ainda menor. Um abajur pequeno e modesto também ficaria ridículo em uma sala enorme com tetos altos.
- Deve-se prestar atenção especial à seleção das lâmpadas:
- seu poder;
- oportunidades de economia de energia;
- brilho;
- esquema de cores.
- É importante definir o preço do produto adquirido, estabelecendo um determinado “corredor de preços” dentro do qual ocorrerá a escolha do equipamento de iluminação.
Ao escolher um abajur ou luminária, você deve considerar seu orçamento familiar, racionalidade, qualidade e estética.
O que há de especial na iluminação do móvel da cozinha e como usá-la no interior?
Hoje em dia, são utilizadas diversas fontes para iluminar os móveis da cozinha: lâmpadas halógenas, fluorescentes, LED e fitas de LED, sendo estas últimas cada vez mais preferidas.
A fita vem em diferentes tamanhos e densidades, e também é necessário considerar:
- Cor do LED, apresentada em uma ampla gama de tonalidades; em alguns casos, o brilho pode ser ajustado;
- se os móveis da cozinha forem de cor escura, a iluminação sob a parte inferior das prateleiras e armários suspensos enfatizará a elegância e o gosto refinado do interior;
- A iluminação corretamente selecionada cumprirá sua funcionalidade direta e ficará ótima como um elemento decorativo do conjunto de cozinha;
- dará um certo toque de charme ao design do ambiente onde o conjunto de cozinha está instalado, iluminando a parte superior e inferior dos armários de parede.
Seleção e instalação por você mesmo
Antes de começar a instalar a iluminação do seu guarda-roupa, você deve, é claro, escolher a opção de iluminação mais adequada. A experiência mostra que as fontes de iluminação mais aceitáveis para guarda-roupas deslizantes são lâmpadas fluorescentes e LED ou fitas de LED. Eles garantem segurança de uso, economia de energia e são caracterizados pela baixa complexidade de instalação. Mas a maneira mais simples e racional de iluminar móveis é instalar fitas de LED. Neste caso, é necessário levar em consideração:
- comprimento de fita aceitável;
- solução de iluminação;
- a necessidade de adquirir uma fonte de alimentação de 12 W.
Além das vantagens acima, a iluminação por fita de LED permite determinar outra vantagem: não há necessidade de danificar a superfície do móvel para sua instalação.
Embora a instalação de tal fonte de luz não exija grandes habilidades elétricas, isso não significa que elas não sejam necessárias. Portanto, se o proprietário não for nada “amigável” com a tecnologia, é melhor procurar ajuda de um especialista.
No entanto, se você tiver vontade, é possível superar até momentos muito difíceis, e instalar fitas de LED não é um deles.
A fita é montada da seguinte maneira.
- Um canto de plástico ou um pequeno rodapé é fixado no local preparado para a instalação da fita, que é fixada com “pregos líquidos”.
Caixa ou pedestal para instalação de faixa de LED - Uma fita é colocada nos cantos e presa a eles.
Fita de LED em perfil de alumínio para iluminação de móveis ou teto - A camada adesiva é removida e ela é colada na superfície.
- Observando a polaridade correta, a luz de fundo é conectada à fonte de energia (para alguns, esta etapa pode ser a mais difícil). No entanto, para a maioria das pessoas, a conexão não será difícil se você ler atentamente as instruções de instalação.
Conselho. Para evitar perda de energia, o comprimento do fio não deve ser maior que três metros.
- O interruptor de luz de fundo pode ser instalado na superfície lateral ou sob a prateleira. É melhor colocar a fonte de energia na parte superior: é prático e seguro.
Colocação do interruptor de luz de fundo na parede lateral do gabinete
Atenção! Vale lembrar que o transformador esquenta durante o funcionamento. Portanto, ao consertá-lo, é necessário atender aos requisitos de segurança contra incêndio.
- Para não estragar a aparência dos móveis e proteger os moradores da casa de problemas, é necessário tomar cuidado para esconder os fios e cabos.
A formação do interior do apartamento com iluminação trará originalidade ao seu design, indicará as preferências de gosto dos proprietários e seu desejo de viver com conforto e beleza.