Em qualquer ambiente, o quarto é um dos principais cômodos em que uma pessoa passa muito tempo. Uma atmosfera confortável e tranquila pode ser criada com um bom design e mobiliário apropriado. Mas o problema é que nem sempre é possível combinar esses dois componentes em um único conjunto estilístico. Portanto, para criar um design impecável e harmonioso, muitas vezes é dada preferência a guarda-roupas embutidos.
Designers profissionais dizem que no quarto, além da cama, o guarda-roupa é um item igualmente importante. Mas o interior não tolera desordem. Mesmo quando se tenta economizar espaço, o quarto está sempre abarrotado de cômodas, guarda-roupas ou mesas de cabeceira. Este é o principal problema dos moradores de apartamentos pequenos, onde não há espaço para guardar diversos itens de guarda-roupa.
Contente
- Vantagens e desvantagens de um guarda-roupa deslizante
- Desvantagens dos guarda-roupas deslizantes
- Tipos de designs de guarda-roupa
- Seleção de material de fachada
- Características da escolha de um guarda-roupa
- Características dos guarda-roupas deslizantes e adaptação ao interior
- Uma variedade de soluções de design para guarda-roupas deslizantes
- VÍDEO: Opções de guarda-roupas embutidos no quarto.
- Armários embutidos para o quarto – 50 ideias de fotos:
Vantagens e desvantagens de um guarda-roupa deslizante
Há muitas vantagens neste tipo de mobiliário. No entanto, também existem algumas desvantagens que devem ser consideradas na hora de escolher.
Vantagens
- Uso racional do espaço.
Graças a um guarda-roupa deslizante, você pode usar o espaço do cômodo de forma racional e com o máximo benefício.
- Beleza estética.
Esses móveis são esteticamente atraentes porque têm um design moderno e atraente e geralmente são decorados com pinturas e imagens inteiras.
- Confiabilidade e longa vida útil.
Os guarda-roupas deslizantes são bastante confiáveis e duram muito tempo, principalmente se não forem transportados.
- Alta funcionalidade.
Os guarda-roupas deslizantes são multifuncionais, ou seja, são capazes de desempenhar um número considerável de funções. Isso é especialmente relevante para aqueles que não têm um camarim separado ou uma grande área de dormir.
- Grande seleção de soluções de cores.
A variedade de cores permite selecionar móveis para diferentes estilos de interiores.
- Possibilidade de planejamento individual.
Ao instalar esse tipo de móvel no quarto, você pode variar o espaço e o design do guarda-roupa, usando opções de canto e separadas.
- A capacidade de corrigir projetos malsucedidos ou reparar falhas.
O sistema de guarda-roupa integrado vem em vários formatos e configurações, portanto, um formato bem escolhido pode ajudar a esconder várias falhas de uma reforma malsucedida ou falhas de planejamento.
- Portas de correr.
Além disso, um dos aspectos positivos é o sistema de portas de correr, que economiza espaço significativamente.
- Boa capacidade.
O design adequado das prateleiras acomodará perfeitamente roupas, roupas de cama, colchas, sapatos, etc. Se você puder instalar prateleiras ou cabides de tamanhos diferentes, poderá acomodar ainda mais coisas ou roupas.
- Versatilidade.
Esses armários não têm apenas prateleiras para roupas de cama e cabides para roupas. Mas muitos modelos também têm prateleiras para sapatos e espaço para cabides e outras coisinhas necessárias.
- Fácil cuidado.
Como as fachadas dos móveis modernos são feitas principalmente de materiais com verniz universal ou revestimento fosco, é muito fácil cuidar deles. Você deve limpar o pó com um pano úmido ou microfibra, ou pode usar um produto para cuidar de móveis.
Desvantagens dos guarda-roupas deslizantes
As únicas desvantagens que podem ser mencionadas são seu grande tamanho e a falta de transportabilidade. Portanto, é melhor transportar guarda-roupas deslizantes desmontados e manusear portas e fachadas espelhadas com muito cuidado.
Qualquer cliente pode escolher o mobiliário ao seu gosto, levando em consideração as seguintes características: dimensões, design de interiores, material da fachada, localização, etc.
Tipos de designs de guarda-roupa
Os armários devem ser selecionados levando em consideração as características e o tamanho do ambiente. O compartimento pode ser colocado em um canto ou ao longo de uma parede. Além disso, você pode escolher opções com componentes integrados adicionais. Pode ser uma mesa ou TV embutida, uma cama embutida ou um acessório de iluminação.
- Armários retangulares.
Os sistemas integrados diretos têm apenas um tipo: do teto ao chão e ao longo da parede ou parte dela.
- Canto.
Os armários de canto têm diversas variedades:
- Em forma de L, onde duas metades do móvel são colocadas ao longo das paredes, tocando-se no meio em um ângulo;
- Triangulares, que se caracterizam por uma fachada comum, reta e sem quebras;
- Trapezoidais, apresentam diversas modificações, são bastante espaçosas, mas são mais indicadas para ambientes médios ou grandes;
- Várias modificações de designs côncavos, convexos ou em zigue-zague.
Seleção de material de fachada
Selecionar um material é uma tarefa muito séria, pois envolve combinar custo, qualidade e durabilidade aceitáveis.Depois de projetar o posicionamento do armário, você deve recorrer à escolha dos materiais com os quais o móvel será feito. Os seguintes materiais são mais comuns e frequentemente utilizados.
- Forro ou madeira natural.
A madeira natural raramente é usada na produção de guarda-roupas deslizantes, pois é considerada um material muito caro. No entanto, há compradores ricos que escolhem apenas materiais naturais que garantem uma ecologia impecável nas instalações.
- Aglomerado.
Aglomerado laminado — um material bastante durável, barato e prático, disponível em uma variedade de cores decorativas.
- MDF
O material mais popular, pois combina perfeitamente beleza, durabilidade e baixo custo.
- Placa de gesso.
Não é um material muito popular para móveis, pois não pode se “gabar” de sua durabilidade.
A preferência geralmente é dada ao MDF e ao aglomerado.
Características da escolha de um guarda-roupa
Ao comprar um guarda-roupa em uma loja, você deve prestar atenção especial a algumas nuances. Antes de decidir sobre uma modificação específica de um guarda-roupa deslizante, você precisa seguir as seguintes regras.
- Meça cuidadosamente a metragem da sala e o espaço alocado para o armário. Isso é importante para salas pequenas, onde cada centímetro é muito importante. Ao selecionar, cada um pode implementar um sistema e planejar sua própria versão, mas é necessário levar em consideração os parâmetros do ambiente.
- É necessário levar em conta que o novo gabinete deve ser maior que o antigo.
Isso é para acomodar o máximo de coisas possível. - Considere a escolha do tipo de design e configuração. Em um quarto grande, você pode colocar um guarda-roupa assimétrico ou trapezoidal, e em um quarto pequeno, é melhor escolher uma opção de canto compacta, mas não menos espaçosa.
- Selecione o design dos móveis que combine com o interior da sua sala de estar.
Para um estilo de interior clássico, cores pastéis claras são mais adequadas, combinadas com espelhos foscos ou estampados. Mas para alta tecnologia é melhor escolher opções progressivas curvas ou angulares.
- Considere a possibilidade de uma opção com uma partição. Se houver espaço livre, você pode recorrer ao princípio da “seção áurea”, quando a altura e o comprimento do gabinete são ajustados por um fator de 1,60 a 600.
Características dos guarda-roupas deslizantes e adaptação ao interior
O design interior do gabinete deve atender às necessidades de seus proprietários. O posicionamento correto das prateleiras garante sua resistência e funcionalidade. Ao escolher um armário, primeiro você precisa considerar o seguinte.
- Tamanho dos nichos e localização das zonas:
- EMzonas superiores — para chapéus, bolsas e itens que não são usados com frequência;
- COMzonas médias — para roupas;
- Nprateleiras inferiores — para sapatos ou itens pequenos.
A capacidade de projetar de forma independente o interior de um guarda-roupa deslizante e ajustá-lo às suas necessidades é outra de suas vantagens inegáveis.
- A quantidade de roupas e seus tipos.
Quando você tem uma família grande, é importante levar em conta as necessidades pessoais de cada pessoa. Por exemplo, as meninas precisam de muito mais espaço do que os meninos.
- Preço acessível e melhor.
Ao escolher um guarda-roupa para sua família, você deve levar em consideração o custo da compra. Você não deve comprar um produto muito barato, pois ele certamente será de baixa qualidade e quebrará rapidamente. Nem sempre é necessário comprar coisas muito caras, pois muitas vezes elas não justificam o custo.
Uma variedade de soluções de design para guarda-roupas deslizantes
Os tipos mais práticos de armários podem ser encontrados diretamente dos fabricantes. Uma ideia interessante poderia ser componentes adicionais e estruturas adicionais em guarda-roupas deslizantes. Por exemplo, suportes especializados para cintos ou gravatas, cestos removíveis — Uma solução prática, elegante e conveniente para qualquer mobília, ganchos adicionais para crianças, pequenas caixas para itens pequenos ou joias, etc.
Hoje em dia você pode comprar um guarda-roupa deslizante para seu quarto em diversas configurações, cores ou materiais. No entanto, o mais importante continua sendo a seleção da paleta de cores para as fachadas dos móveis.
- Móveis em cores escuras parecem bonitos e apresentáveis. Cria uma atmosfera especial. Mas cores escuras sempre tornam o espaço menor.
Esta opção só é adequada para quartos grandes. - Tons coloridos combinam com um interior moderno, mas nem sempre combinam harmoniosamente com o ambiente.
Portanto, esse tipo de variação é excluído por quase todos os consumidores. - Armários deslizantes em tons avermelhados são uma versão excepcional. No quarto, pode ter um impacto negativo no sono.
A cor vermelha ativa o sistema nervoso humano. - Quase todos os designers aconselham comprar móveis em cores claras: bege, café.
Esses tipos de opções combinam com o interior e criam um ambiente confortável. - Uma ideia interessante seria escolher as cores do guarda-roupa de acordo com os itens e componentes do quarto, como colchas, cortinas, roupas de cama, itens de decoração, etc.
O mais importante é que todos os detalhes combinem harmoniosamente em cor e textura.
Para cada pessoa, o quarto é um espaço de relaxamento onde ela pode relaxar depois de chegar do trabalho, reunir forças e restaurar totalmente sua capacidade de trabalhar. É claro que muitas pessoas querem que seu quarto seja espaçoso e aconchegante, confortável e conveniente.