Um guarda-roupa deslizante é mais do que apenas um armário com prateleiras, é quase um guarda-roupa. Às vezes, portas de correr fecham a entrada de um depósito com vários compartimentos para roupas, objetos e armazenamento de alimentos enlatados.

As vantagens de projetar um guarda-roupa com as próprias mãos se tornam evidentes para qualquer um que imagine o que precisa de uma nova peça de mobiliário. Os guarda-roupas padrão nas lojas são quase idênticos, são diversos, mas não conseguem levar em conta as nuances associadas ao seu apartamento, coisas e preferências. Um nicho na parede que você deseja fechar completamente com um armário ou usá-lo para separar um cômodo de armazenamento. Ou faça um armário do tamanho da parede inteira, para que não haja vãos desagradáveis onde a poeira se acumule constantemente. E as prateleiras? Maior ou menor, para caber especificamente em caixas ou potes padrão.
Só a geometria escolar, mesmo com uma boa nota, não será suficiente. Se você nunca fez nenhuma reforma, será difícil imaginar imagens tridimensionais de como será o futuro interior. Isso é bom. O desenho vem ao resgate. Pegue um pedaço de papel, uma caneta e desenhe com um lápis, em uma determinada proporção, o seu cômodo, o canto onde deverá ficar o armário, as prateleiras que você quer fazer ali. Pegamos uma fita métrica e observamos a aparência real de uma prateleira de 30 centímetros e tiramos conclusões.
Fazer um projeto não é tão fácil quanto parece. Como calcular o tamanho do aglomerado para um armário para que todas as portas abram, todas as gavetas deslizem para fora e a estrutura não desmorone sob a própria gravidade? Então teríamos que começar tudo de novo. Projetar um guarda-roupa deslizante com suas próprias mãos não é uma tarefa fácil; é preciso levar em conta pequenos detalhes que podem criar grandes problemas.
Contente
O que você deve considerar ao projetar um guarda-roupa deslizante
- Largura da porta – não faça gavetas mais largas do que a abertura da porta, caso contrário será impossível puxar a gaveta.
- A profundidade útil do armário é 10 centímetros menor que a profundidade real; esse espaço é ocupado pelas portas.
- Os guarda-roupas de 2 e 3 portas só podem ser abertos para um compartimento, os de 4 portas – para dois. Ou seja, o número de compartimentos deve ser igual ao número de portas, caso contrário será impossível entrar.
- Existem as chamadas zonas mortas nos armários — lugares onde você não pode colocar gavetas, ou seja, a borda direita da porta esquerda ou a borda esquerda da porta direita. Também vale a pena considerar a presença de guias.
- Prateleiras muito longas (mais de meio metro) podem ceder; é melhor instalar um suporte embaixo delas.
- Pelo mesmo motivo, ao projetar um guarda-roupa com teto sólido, vale a pena instalar divisórias.
- As portas dos armários devem ter a mesma largura para proporcionar a máxima largura de abertura. Exceção: quando a porta do meio em um guarda-roupa de 3 portas é duas vezes mais larga que as outras.
- Ao projetar gavetas em um guarda-roupa deslizante, vale a pena considerar que uma maçaneta saliente pode ficar para fora e interferir no movimento da porta, o que deve ser evitado.
- Cada porta deslizante deve ser equipada com batentes - isso é prático de usar e evita que as portas abram ou fechem espontaneamente.
Etapas do projeto de móveis de gabinete
Trabalho preliminar – precisamos entender o que queremos. Guarda-roupa embutido ou normal, qual tamanho, quantas portas. Por exemplo, a profundidade ideal de um armário é de 60 cm; se for menor, você não conseguirá colocar cabides convenientemente.
Um rascunho de projeto é um cálculo de dimensões, desenhando o armário desejado no papel para entender exatamente qual deve ser o resultado. O número de prateleiras e quais os tamanhos, o que será armazenado neste armário. Como os itens serão armazenados: pendurados em cabides ou dobrados em prateleiras? Que tipo de prateleiras você deve fazer – mais estreitas para que nada caia, ou você planeja usar caixas?
Um projeto técnico em um programa especial, onde todas as dimensões e detalhes são cuidadosamente especificados, até o tipo e a cor dos acessórios. Sim, você terá que baixar, instalar e dominar um novo software, encontrar tutoriais em vídeo sobre ele e passar várias horas aprendendo. No entanto, o resultado valerá a pena: no futuro, você poderá economizar muito tempo.
A ordem de projeto de um guarda-roupa deslizante
- Tomamos as medidas necessárias.
- Levamos em consideração 10 cm de profundidade na porta e 5 cm de altura no rodapé – a distância entre o piso do cômodo e o piso do armário.
- É melhor fazer portas de armários sob encomenda - isso se deve ao grande número de acessórios e à alta precisão do trabalho que precisa ser feito para montá-los.
- Pensamos no conteúdo do guarda-roupa. É importante observar os modelos de armários padrão para entender sua conveniência, versatilidade e consideração e, então, com base nisso, pensar no que melhor se adapta a você. Na maioria das vezes, são feitas pequenas prateleiras nas laterais, um longo mezanino na parte superior e também prateleiras na parte inferior do armário. O meio é destinado a pendurar roupas.
Revisão de programas de computador-assistentes na produção de móveis
Hoje em dia, projetos técnicos quase nunca são desenhados no papel – são longos, complicados e apresentam alto risco de erros. Sim, dominar o programa parece difícil, mas vale a pena, e todos os especialistas sabem como trabalhar no programa que consideram mais adequado. E o cliente só precisa desenhar o projeto desejado junto com o gerente e aguardar até que um novo guarda-roupa apareça em seu apartamento: bonito, confortável e funcional.
- O Pro100 é um programa visual simples e claro para projetar móveis e criar interiores. Auxilia no design devido à visualização volumétrica da imagem. Contém muitos módulos prontos para serem montados em um único todo, como um construtor, mas de acordo com seus tamanhos, combinações e cores. Um guarda-roupa com esse programa ficará muito elegante e sedutor.
- Woody é um programa de software mais adequado para design de móveis do que para design de interiores. Um grande catálogo de peças e acessórios ajuda a automatizar o processo de criação de móveis com suas próprias mãos, o nome (“madeira” é traduzido como “árvore”) significa que os móveis são planejados para serem de madeira ou feitos de aglomerado laminado, como um guarda-roupa.
- O Astra Furniture Constructor é relativamente simples e fácil de usar, além de ser uma grande ajuda para fabricantes de móveis personalizados. Não há uma visualização bonita aqui, mas o programa desempenha sua função – assistência no design – perfeitamente. Bem adequado para projetar um guarda-roupa deslizante.
- O programa de móveis T-FLEX projeta móveis de qualquer complexidade. Inclui dois tipos de trabalho: criação de um ambiente e montagem de guarda-roupas junto com o cliente, e um designer de móveis direto para criar um produto exclusivo de acordo com um pedido individual.
Projetar um guarda-roupa não é uma tarefa fácil, mas se você abordar a questão com sabedoria, os móveis feitos por suas próprias mãos serão os mais convenientes possíveis para você e ideais para um cômodo específico.