O planejamento ideal e o uso racional do espaço são a chave para o conforto. A disposição dos móveis no ambiente é um fator fundamental.

Mas simplesmente comprar um guarda-roupa não é suficiente. Ele precisa servir não apenas como “mobiliário”, mas se tornar um item funcional e ajudar a organizar coisas necessárias. Para fazer isso, você precisa saber como planejar o interior de um guarda-roupa.
Contente
Como organizar o espaço
Primeiro, você precisa decidir a localização do gabinete. É esse fato que determinará sua aparência final: profundidade, altura, largura, conteúdo.
Para uma ideia mais específica da localização dos móveis, você pode limitar o local destinado à instalação com itens improvisados. Dessa forma, você pode estimar o espaço ocupado no ambiente e ajustar as dimensões dos futuros móveis.
Se revisarmos todos os componentes de um guarda-roupa deslizante, podemos identificar os principais componentes:
- Rodapé (base inferior);
- Sistema (base ou “suporte”, que inclui dispositivos deslizantes – rodas, trilhos);
- Painéis de móveis (paredes, teto, piso);
- Portas (podem ter diferentes tipos, princípio de funcionamento – deslizante);
- Painel falso (localizado na parte onde é melhor esconder os vazios);
- Moldura ou haste (localizada paralelamente à porta, ou perpendicularmente, onde são pendurados ganchos).
Por exemplo, se você estiver escolhendo um guarda-roupa para o quarto, há alguns componentes clássicos que estão presentes em quase todas as opções:
- Prateleiras. Seu número pode variar de acordo com as necessidades e podem estar localizados em qualquer parte do mesmo;
- Gavetas. Geralmente ficam localizadas no fundo e, dependendo da finalidade, apresentam profundidades e quantidades diferentes;
- Halteres. Para tamanhos grandes, podem ser instalados um ou mais varões, que são usados para pendurar roupas.
Se o conteúdo do guarda-roupa for planejado para o corredor e o camarim, a composição não será fundamentalmente diferente. A única coisa que pode variar é o número de componentes, dependendo da finalidade do guarda-roupa. A falta de hastes ou gavetas provavelmente será compensada pela presença de muitas prateleiras e compartimentos de armazenamento.
Ao escolher a localização dos elementos, também vale a pena considerar quais membros da família os utilizarão. Por exemplo, se uma criança tem um espaço pessoal para roupas e objetos, eles devem ser colocados em um local acessível ao seu crescimento. O compartimento para isso pode ser planejado da seguinte forma: uma gaveta deslizante na parte inferior, uma prateleira e uma haste para cabides. Ao planejar o espaço para os pertences dos adultos, considere se haverá armazenamento para outros itens além de roupas (cobertores, lençóis, travesseiros, caixas de sapatos, etc.).
Quais tamanhos escolher
Para determinar as dimensões e escolher o conteúdo ideal do armário, é melhor levar em consideração imediatamente os fatores que serão decisivos na escolha.
- Profundidade
Se falamos de tamanhos, então tudo é estritamente individual. Mas também há padrões que são usados com frequência. É uma questão de profundidade. Em regra, é 60 cm.
Mas e se essa opção não for adequada? Há móveis feitos sob medida para atender a todas as necessidades do cliente em termos de profundidade, largura, altura do produto e até mesmo o design das portas. Se desejar, você pode encomendar uma estrutura com 40 cm de profundidade e ela se “encaixará” perfeitamente no interior.
- Altura
O layout interno do guarda-roupa, com suas dimensões, deve ser ajustado ao máximo para todos os membros da família. O que você deve considerar antes de tudo é sua altura e a capacidade de usar uma escada ou cadeira para chegar ao ponto mais alto.
Geralmente, até mesmo lugares de difícil acesso são ocupados por coisas raramente usadas na vida cotidiana. Por questões práticas, muitas pessoas compram um guarda-roupa que vai até o teto.
- Largura
Não pode haver regras para esse critério, porque a largura é escolhida estritamente com base nas características do cômodo, na quantidade de coisas que ele comportará, onde ele ficará localizado e nos desejos dos proprietários.
Não será difícil colocar um guarda-roupa em um canto se o espaço do cômodo assim o exigir. Você só precisa saber a largura de uma e da segunda parte. Se o formato for semelhante à letra "P", então, sabendo a largura de todas as peças, você pode criar uma estrutura planejada de alta qualidade.
Não superestime suas capacidades de tamanho. Se não houver necessidade de um guarda-roupa grande e não houver planos de comprar uma grande quantidade de coisas, vale a pena comprar um móvel de tamanho mais modesto.
E vice-versa - para um grande volume de coisas, eles inicialmente consideram comprar uma versão de tamanho grande para que tudo caiba e encontre seu lugar.
Guarda-roupa deslizante: como planejar corretamente
Para estruturas que ficarão localizadas em diferentes partes da sala, é necessário selecionar seus próprios componentes internos individuais. Vamos analisar mais de perto as configurações básicas oferecidas para diferentes locais internos.
- Quarto
Embora a suposta presença de elementos já tenha sido descrita acima, não seria supérfluo esclarecer muitas coisas.
O conteúdo habitual de um guarda-roupa de quarto deve atender aos seguintes requisitos:
- Disponibilidade de espaço para guardar roupa de cama (prateleiras);
- Armazenamento de roupas íntimas (gavetas com divisórias);
- Pendurar roupas para uso diário (um varão com cabides, onde pode ser colocado em dois níveis para roupas de comprimentos diferentes);
- Armazenamento de acessórios (gavetas com divisórias ou prateleiras);
- Os “artigos essenciais” da casa (tábua de passar roupa, ferro de passar, vaporizador, máquina de cortar cabelo e muito mais caberão nos compartimentos entre as seções ou em um local especial designado para esse fim).
- Corredor
Como os corredores em diferentes casas e apartamentos têm formatos, larguras e comprimentos diferentes, os móveis devem ser selecionados de acordo com essas características. O sistema de guarda-roupa deslizante possui portas de correr e se adapta a quase qualquer tipo de corredor.
O corredor precisa de espaço para as seguintes coisas:
- Roupas externas (barra);
- Calçados (prateleiras, sistemas extensíveis com espaço de armazenamento);
- Acessórios (prateleiras, gavetas);
Seria apropriado colocar um espelho em uma ou duas portas.
- Guarda-roupa
Como planejar o interior de um guarda-roupa para um camarim? Aqui há mais espaço para a imaginação, porque você pode colocar o que quiser no camarim e nas quantidades que as dimensões permitirem.
Você pode colocar no "compartimento":
- Todo o tipo de vestuário, desde roupa interior a casacos de pele ou casacos (são utilizadas estruturas retráteis com divisórias e varões);
- Todos os tipos de acessórios, desde brincos até bolsas de viagem e malas (prateleiras superiores removíveis com cerca de 50 cm de largura);
- Calçados (prateleiras e suportes);
- Chapéus (prateleiras);
- Artigos domésticos (prateleiras, sistemas deslizantes).
Instalação
Todos os componentes são fabricados de acordo com projetos padrão e sob encomenda. A primeira opção pode se encaixar imediatamente no lugar certo ou pode exigir uma abordagem individual. Depois o guarda-roupa será feito de acordo com o desejo do cliente.
Depois de usar um guarda-roupa por algum tempo, o layout interno pode não atender aos padrões de conforto de uma família. Você pode então modernizar o conteúdo existente do armário adicionando ou removendo alguns elementos. Para realizar a instalação, basta ter os acessórios necessários e uma chave de fenda. Como último recurso, você pode chamar um especialista.
Precisa saber como planejar um guarda-roupa deslizante dentro da foto
Precisa saber como planejar um guarda-roupa deslizante dentro da foto