A sala de estar é um cômodo muito especial da casa. É aqui que primeiro convidamos nossos queridos hóspedes. É por isso que os requisitos para tudo que compõe seu interior são especiais.
Hoje em dia, um guarda-roupa deslizante parece ser uma parte quase insubstituível do interior de um espaço de convivência. Este móvel assume a função de um grande recipiente para objetos, roupas e outros pertences pessoais. O armário permite que você use o espaço da sala de estar da forma mais funcional possível, escondendo de estranhos o que deveria estar escondido, deixando o interior organizado. Mas nem todos são iguais, pelo contrário, pode-se dizer que não há dois iguais. Como escolher um bom guarda-roupa para a sala de estar? Para isso, vamos analisar seus principais tipos e capacidades funcionais. Isso nos permitirá finalmente decidir o que precisamos.
Contente
- Principais tipos de guarda-roupas deslizantes
- O que procurar ao comprar um guarda-roupa deslizante
- De que materiais um guarda-roupa deslizante pode ser feito?
- Características de um guarda-roupa deslizante
- Espelhos enormes
- VÍDEO: Armários deslizantes para sala de estar
- Design de guarda-roupa deslizante para sala de estar: 50 ideias de fotos
Principais tipos de guarda-roupas deslizantes
Dependendo do design, existem dois tipos de guarda-roupas deslizantes: guarda-roupas de gabinete e guarda-roupas embutidos.
Um armário é como um armário no nosso entendimento usual dele. Uma peça autônoma de mobiliário doméstico que pode ser facilmente movida de acordo com seu humor, movida de cômodo em cômodo e, se você se cansar dela, até mesmo levada para o campo. E ele não perderá nada. Não é difícil desmontar e montar esse gabinete você mesmo. Elementos estruturais como prateleiras, divisórias entre compartimentos e o fundo geralmente são feitos de aglomerado leve. Os guarda-roupas embutidos para a sala de estar são equipados com um sistema especial de guias e roletes, permitindo ao proprietário abrir e fechar facilmente as enormes folhas externas das portas.
Um guarda-roupa embutido é uma questão diferente. Trata-se de uma estrutura complexa que utiliza fixação desses móveis no piso, nas paredes e até no teto. Sua instalação na fase inicial exigirá até mesmo um pequeno projeto. Esses guarda-roupas para a sala de estar também exigem que os fabricantes de móveis façam medições das dimensões de um cômodo específico e do local específico de sua futura instalação. Posteriormente, esse guarda-roupa embutido pode ser desmontado, mas só pode ser instalado no mesmo local e em nenhum outro. Ele é tão individual e caprichoso. No entanto, sua instalação deve ser precedida de certas medidas preparatórias. Estamos falando sobre nivelar as paredes nas quais ela será construída. Os ângulos ideais da superfície das peças do guarda-roupa embutido esperam os mesmos parâmetros ideais das paredes que o cercam. O único relaxamento permitido é em relação à superfície do piso. Seus desníveis podem ser suavizados com o uso de um painel especialmente colocado sob a guia do rolo.
Um dos pontos fortes dessa opção é seu preço mais baixo.
O que procurar ao comprar um guarda-roupa deslizante
Quem já tem um guarda-roupa de correr na sala sabe que muito raramente, mas ainda assim, em caso de impacto significativo na porta, o rolo inferior localizado na guia pode saltar dela, fazendo com que a porta fique empenada. Isso ocorre porque há duas maneiras principais de fixar uma porta diretamente em um armário. E o salto é possível justamente pelo primeiro método, que é considerado o mais econômico e popular.
Método nº 1. O suporte possui um trilho localizado na parte inferior. Os rolos, também localizados na parte inferior, movimentam-se ao longo da guia, enquanto a guia localizada na parte superior é adicional, proporcionando estabilidade. Esta é, como já mencionado, uma opção econômica, mas menos confiável.
Método nº 2. É significativamente mais caro - suspensão da porta com suporte em uma guia localizada na parte superior. O rolo se move sobre um monotrilho, que o fixa de forma que ele não possa saltar de forma alguma. As ranhuras também são protegidas contra possível entrada de pequenos detritos e objetos estranhos.
De que materiais um guarda-roupa deslizante pode ser feito?
- Painel de fibras – painel de fibras. Sem entrar em detalhes sobre a tecnologia de produção deste material, aqui está o que pode ser dito sobre ele. Esta é uma matéria-prima secundária comprimida da indústria de processamento de madeira. Sua maior desvantagem é a hidrofilicidade, ou seja, a absorção de umidade. Ao comprar um armário, você deve tentar minimizar a porcentagem desse material.
- O MDF é o material mais caro e de maior qualidade utilizado na produção de móveis, em especial guarda-roupas. O material de fibra de madeira é resistente à umidade e durável.
- Aglomerado – aglomerado de madeira. É semelhante ao painel de fibras, porém, resinas especiais são adicionadas, dando ao material maior resistência e melhores propriedades de repelência à água.
Características de um guarda-roupa deslizante
Talvez uma das principais qualidades de um guarda-roupa deslizante, à qual são colocadas maiores exigências, seja sua profundidade interna. Afinal, é ela quem deve garantir a capacidade de organizar as coisas nos cabides de forma organizada. Além disso, seria correto prever espaço adicional para que as portas pudessem se movimentar livremente e sem dificuldades. E se você planeja pendurar itens de pele no armário, você também deve levar em consideração o comprimento da pilha. Tudo isso requer uma profundidade de pelo menos 70 cm. Se este for um luxo inacessível para as dimensões do cômodo, a haste para cabides pode ser colocada perpendicularmente às portas.
Claro que a solução mais racional, se o guarda-roupa já estiver planejado para ser instalado, seria ocupar todo o espaço, do chão ao teto. Mas, infelizmente, nem todos os modelos possuem mezaninos suspensos. Ou seja, eles são responsáveis pela conveniência de usar as prateleiras superiores. Neste caso, se você não pretende usar o guarda-roupa como divisória interna, opte por modelos mais baixos.
A próxima característica a considerar é o conteúdo funcional do gabinete. Quantos compartimentos, prateleiras, seções, etc. ele tem. Ao mesmo tempo, os fabricantes oferecem opções padrão para esse tipo de enchimento, bem como enchimento com funções e acessórios a critério do comprador, mediante solicitação. É claro que um pedido especial custará um pouco mais.
Em um esforço para ganhar o máximo possível e satisfazer o cliente o máximo possível, o fabricante oferece todos os tipos de funções e acessórios. De gavetas deslizantes para itens pequenos, cestos de tela de arame, cabides para gravatas até um mini elevador. Há também um dispositivo que permite elevar cabides com roupas até uma altura de 3 metros.
Espelhos enormes
Esta oportunidade, proporcionada pelos guarda-roupas deslizantes, certamente será apreciada por fashionistas e amantes da moda. Um espelho enorme, do chão até quase o teto, dá uma ótima impressão. O espelho é montado usando uma tecnologia especial que retém os fragmentos mesmo se for atingido com força.
Não há dona de casa que não se esforce para transformar seu lar no ninho mais confortável, aconchegante e tranquilo. Mas nem todos têm acesso aos serviços de designers caros, compras das últimas tendências da moda e itens de luxo caros. Mas provavelmente esse não é o ponto.
E o segredo é que cada objeto, cada coisa nesta casa, é selecionado com sincera atenção e amor. Um ambiente familiar aconchegante não é privilégio dos ricos, mas uma dignidade de pessoas de grande coração.
VÍDEO: Armários deslizantes para sala de estar
Design de guarda-roupa deslizante para sala de estar: 50 ideias de fotos