Independentemente do tamanho do apartamento, um lugar para armazenamento compacto de uma grande quantidade de coisas - roupas, sapatos, roupas íntimas, livros e muitas outras coisas necessárias (e não tão necessárias) - é sempre necessário. E esse lugar é um armário.
A opção ideal é um cupê - economiza espaço devido à ausência de portas de vaivém, é espaçoso e o design pode se tornar uma decoração de qualquer ambiente. Os espelhos ampliarão visualmente o espaço, as inserções de MDF tornarão o interior único e o triplex macio com um padrão de sua escolha transformará seus móveis em uma obra de arte.
Qual guarda-roupa deslizante você deve escolher? A resposta é simples. Se você se estabeleceu em sua casa seriamente e por muito tempo, se não gosta de reorganizar, se há um nicho livre que você definitivamente deseja usar, então você precisa de um embutido. Mas se a mudança ainda for possível e você, devido às peculiaridades do seu caráter, achar difícil se desfazer de suas coisas favoritas e confortáveis, então sua escolha é um armário comum, feito de acordo com seu design individual.
Móveis cujo design e construção são pensados por você e para você são mais do que apenas uma peça de mobiliário: são sua criação, seu orgulho, uma maneira de expressar sua individualidade.
Você pode, é claro, simplesmente ir até a loja e comprar uma opção que seja mais ou menos adequada para você em termos de cor, conteúdo, tamanho e preço. Uma das dezenas de milhares produzidas nas esteiras rolantes das fábricas de móveis. Você pode encomendar um produto personalizado em um dos muitos showrooms. Ou você pode fazê-lo com suas próprias mãos, colocando um pedaço da sua alma em algo que estará diante dos seus olhos todos os dias. Em uma peça de mobiliário, realize-se como designer, construtor, serrador, montador. E deixe que alguns dos seus amigos não gostem da sua criação. Este é SEU trabalho e ninguém tem o direito de criticá-lo.
Contente
- Etapa. 1. Decida o tipo: embutido ou independente.
- Etapa 2. Selecionando design e conteúdo.
- Etapa. 3. Seleção de material.
- Etapa 4. Decida as dimensões.
- Etapa 5. Calcule o número de portas de correr
- Etapa 6: Decida a altura das portas
- Passo 7. Esboço
- Passo 8. Desenho (Meça sete vezes, corte uma vez).
- Guarda-roupa embutido
- Etapa. 9. Detalhamento
- Passo 10. Corte preliminar
- Etapa 11. Ferramentas e materiais
- Etapa 12. Instruções passo a passo.
- Vídeo: Como montar um guarda-roupa deslizante com suas próprias mãos. Instruções de instalação em vídeo.
- Ideias de fotos para usar guarda-roupas embutidos e independentes em diferentes cômodos:
Etapa. 1. Decida o tipo: embutido ou independente.
Construído em
Vantagens
- Eles são montados em nichos e depósitos, economizando muito espaço. Aqui você pode armazenar de forma compacta uma variedade de coisas — desde potes de geleia e ferramentas até itens do dia a dia.
- Graças ao design das portas de correr, o nicho desaparece, a angularidade do ambiente desaparece e em seu lugar surge um detalhe interior único.
- Não há espaço vazio entre ele e a parede, um lugar onde a poeira se acumula constantemente.
- É mais fácil fazer um guarda-roupa embutido - há menos peças, já que as prateleiras são fixadas nas paredes.
- É fácil colocar tomadas e interruptores dentro dele.
Imperfeições
- O embutido não é transportável de forma alguma, e mesmo que você decida desmontá-lo e movê-lo para outro cômodo, refazê-lo para se ajustar às novas dimensões levará muito tempo, esforço e nervosismo.
- Ele não tem parede posterior e será necessário preparar um nicho antes da instalação.
É possível fazer um guarda-roupa embutido mesmo sem ter um nicho com duas paredes de suporte. Pode ser parcialmente "embutido". Seu design pode incluir uma parede lateral ou um teto.
Corpus
Vantagens
- Pode ser instalado em qualquer lugar conveniente na sala ou no corredor.
- Pode ser usado como divisória em uma sala para dividir o espaço em zonas.
- Não é necessária nenhuma preparação adicional de parede. Pelo contrário, um armário pode cobrir as falhas de uma parede.
Imperfeições
- Espaços “extras”, não utilizados: entre o teto e o telhado, entre a parede lateral e a parede.
Etapa 2. Selecionando design e conteúdo.
Comprar um guarda-roupa deslizante se tornou uma necessidade? Então passe alguns dias decidindo O QUE exatamente você quer. Dê uma olhada em catálogos, vá a lojas de móveis, leia artigos na Internet. Observe soluções e detalhes interessantes, bem como as nuances no design e na construção que você gostaria de evitar.
Etapa. 3. Seleção de material.
Material principal
- O mais comum é o aglomerado laminado (LDSP). Este é um material muito prático. É fácil de processar e acessível. A variedade de cores oferece amplas possibilidades para soluções de design. O aglomerado é fabricado industrialmente. As folhas têm tamanhos e espessuras diferentes. Para a produção, são utilizadas placas de 16 mm de espessura e para inserções de portas – 10 mm de espessura.
- Painel de fibra de 3,2 mm de espessura (HDF) é adequado para a parede traseira;
- O MDF é bonito, durável, mais ecológico e é usado para fazer móveis em ambientes com alta umidade, mas é um material muito mais caro;
- A madeira é o material mais ecológico, mas, infelizmente, não é muito adequada para fazer guarda-roupas.
- Devido à sua fragilidade, o gesso cartonado não é recomendado para a fabricação de móveis.
Sistema de portas deslizantes. Atualmente, há uma seleção bastante grande de sistemas diferentes no mercado:
- alumínio;
- aço;
- pingente;
- sem moldura, etc.
Cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens. Por exemplo, em sistemas de alumínio, puxadores de perfil vertical práticos são uma opção ideal para um corredor ou um quarto de criança. Os sistemas de aço se destacam pela elegância, o que é especialmente importante no quarto. Os sistemas suspensos se encaixam perfeitamente em interiores onde deveriam ser imperceptíveis.
Etapa 4. Decida as dimensões.
Construído em
- Largura. Meça a largura do nicho ao longo da parede do fundo em três níveis: no teto, no meio da parede e no chão. O valor maior é considerado como o calculado.
- Altura. Meça ao longo da parede à direita e à esquerda. Considere o menor como a distância calculada entre as prateleiras.
- Profundidade. Depende do que será armazenado aqui. Haverá uma haste horizontal para cabides ou apenas prateleiras?
Corpus
- Largura. Medir no local. É necessário levar em consideração: a curvatura das paredes (se você planeja colocar o armário da parede até o batente da porta, devido à inclinação da parede, mesmo que seja de um centímetro, o produto acabado pode não caber no espaço que você planejou), a presença de interruptores e tomadas.
- Altura. Em primeiro lugar, mesmo o armário mais alto deve estar 15-20 cm mais baixo que o teto, e a necessidade de prateleiras superiores difíceis de alcançar deve ser muito mais importante para você do que a capacidade de limpar a poeira da tampa sem usar uma escada e, em segundo lugar, você não deve ignorar as recomendações dos fabricantes de sistemas de guarda-roupas deslizantes em relação à altura máxima permitida.
- Profundidade. Este parâmetro depende inteiramente do que você irá armazenar nele. Se falamos apenas de prateleiras, temos: profundidade da prateleira + espaço para trilho e portas (indicado nas instruções do fabricante do sistema). Se você quer dizer uma haste para cabides, então ela tem pelo menos 50 cm, já que cabides para roupas têm de 45 a 48 cm de comprimento. Se este for um suporte vertical para cabides com montagem em prateleira, decida-se por ele primeiro.
Etapa 5. Calcule o número de portas de correr
A largura recomendada pelos fabricantes é de 60 a 90 cm. Se a largura for menor que 50 cm, perderá estabilidade e, maior que um metro, facilidade de movimentação (há uma carga máxima permitida nos rolos, na qual o fabricante garante seu uso a longo prazo).
As guias (trilhos superiores e inferiores), dependendo do fabricante, têm de 4 a 5,5 m de comprimento. Se o seu armário tiver mais de 3 metros de comprimento, pense em como você transportará o trilho de cinco metros. Há uma solução simples: instalar uma divisória feita de aglomerado laminado. Você terá dois nichos independentes. Visualmente a partição ficará invisível. Não é recomendado unir as guias, isso danificará rapidamente as rodas.
Etapa 6: Decida a altura das portas
Para guarda-roupas embutidos
Se a altura do nicho for de até 280 cm, as portas poderão ser feitas em altura total. Se esse tamanho for maior, duas opções podem ser consideradas.
- Instalar um mezanino superior com portas articuladas.
- Faça um telhado a uma altura de 280 cm (mas leve em consideração que a poeira ali precisa ser removida pelo menos ocasionalmente).
A opção de telhado também é relevante na presença de tetos falsos, se uma viga não foi previamente aparafusada ao teto no lugar certo, especificamente para a instalação de móveis embutidos.
Para produtos de gabinete, altura máxima = altura até o teto menos 15–20 cm.
Passo 7. Esboço
Antes de começar a desenhar, esboce o arranjo desejado das coisas. Meça-os se necessário. Por exemplo, as dimensões da tábua de passar roupa ou cestos e prateleiras existentes para sapatos.
Faça um esboço (da melhor forma que puder). No esboço, indique as dimensões que devem ser rigorosamente observadas. Agora posicione mentalmente as portas e mova-as para a direita e para a esquerda em diferentes variações, verificando assim a acessibilidade a todas as partes do preenchimento interno.
Passo 8. Desenho (Meça sete vezes, corte uma vez).
Guarda-roupa embutido
É mais conveniente fazer marcações preliminares diretamente nas paredes do nicho com um lápis. Isso permitirá evitar erros nas dimensões das peças.
Por exemplo:
- prateleira superior = largura do nicho x profundidade do enchimento interno (ou seja, profundidade do armário menos as portas);
- rack = altura do nicho – altura da prateleira superior – espessura do material;
- prateleiras à direita = (largura do nicho/2 – 5-10 cm) x profundidade;
- prateleiras à esquerda = (largura do nicho – prateleiras à direita – espessura do material) x profundidade.
Além disso, você pode precisar
Pilares laterais: | tábua 3 = altura do nicho x 7 cm, tábua 4 = altura do nicho x 10 cm. |
Base: | tábua 1 = (largura do nicho) x 7 cm – 2 peças, tábua 2 = (largura do nicho – um ou dois postes laterais) x 10 cm – 1 peça |
Peças adicionais serão necessárias caso não seja possível nivelar as paredes laterais e o piso. O retângulo onde as portas de correr serão montadas deve ser perfeito. Isso pode ser feito instalando uma caixa para eles, total ou parcialmente. Se as paredes forem irregulares, os vãos entre elas ficarão visíveis e, se o piso ou o teto forem irregulares, a porta poderá emperrar ou sair das ranhuras, sem mencionar a abertura e o fechamento espontâneos — afinal, ela deslizará pela encosta com seu próprio peso.
Guarda-roupa embutido
Decidir:
- como você vai fixar a parede posterior feita de fibra se ela ficará localizada em um nicho, de parede a parede, e se não houver resposta, vale a pena considerar a opção com um guarda-roupa embutido, onde a parede posterior está faltando;
- seu gabinete ficará apoiado em pernas ou nas laterais;
- qual sistema de porta deslizante você usará.
Estude cuidadosamente as instruções para este tipo de porta, prestando atenção especial às dimensões máximas e mínimas permitidas. A longevidade e a confiabilidade do próprio sistema dependem disso.
O desenho em si. Munido de um esquadro T, lápis e borracha, comece a parte mais importante do trabalho.
Vamos considerar a opção com apoio nas laterais.
Detalhes do material principal:
- teto = comprimento do armário x profundidade;
- suporte = (profundidade do armário – espessura do material do pedestal – 20 mm – largura do pedestal) x altura do pedestal;
- parede traseira (placa de fibra) = (altura do armário – base – 2-4 mm) x (comprimento do armário – 2-4 mm);
- lados = (altura do gabinete – espessura do material) x profundidade;
- fundo = (largura do telhado – duas espessuras de material) x profundidade;
- plinto = comprimento do gabinete – duas espessuras de material) x 70-100 mm;
- rack = (altura do armário – pedestal – 2 espessuras de material) x (profundidade do armário – porta);
- prateleiras = (largura do armário – 3 espessuras de material – largura do nicho adjacente) x (profundidade do armário – portas).
Aqui vale a pena prestar atenção ao fato de que as portas do guarda-roupa deslizante são mais largas que 1/2 da largura interna, há uma “sobreposição” das portas e, se você planeja ter cestos ou gavetas, elas simplesmente não deslizarão para fora do guarda-roupa, ou seja, o tamanho do nicho com prateleiras para cestos deve ser menor que a metade.
Atenção! Não deixe o teto sem apoio no rack, ele pode ceder.
Etapa. 9. Detalhamento
Com base no desenho finalizado, faça uma lista de peças indicando suas dimensões (especificação).
Marque as peças cujas extremidades precisam ser cobertas com uma borda decorativa e, levando em consideração a espessura da borda, ajuste as dimensões das peças.
Marque as partes onde você precisa fazer “cortes”, por exemplo, para o rodapé nas laterais.
Passo 10. Corte preliminar
Em uma folha de papel, em escala, organize todos os detalhes de forma compacta. Se, como resultado, você precisar de 1 folha de material e um pouco mais, você pode ajustar o design básico substituindo algumas prateleiras, por exemplo, por prateleiras de malha.
Agora que você sabe as dimensões internas exatas, é preciso detalhar as portas seguindo rigorosamente as recomendações do fabricante para sistemas de guarda-roupas deslizantes.
Etapa 11. Ferramentas e materiais
Ferramentas necessárias para instalação:
- roleta;
- serra de madeira;
- quadrado;
- nível do edifício;
- broca e broca de confirmação;
- grampos de canto;
- chave de fenda com um conjunto de bits (Phillips e Allen);
- malho;
- Gabarito para perfuração perpendicular.
Materiais:
- o principal material previsto pelo projeto (aglomerado, painel de fibra, MDF);
- borda (de sua escolha) e cola PVA;
- Parafusos Euro 70x5;
- plugues;
- parafusos auto-roscantes (para fixação da parede traseira e acessórios);
- cantos de móveis (plástico ou metal) para fixação de peças de armários em armações;
- acessórios para móveis (hastes, suportes, prateleiras de malha, cestos extraíveis);
- giz ou cera para pintar sobre lascas;
- componentes da porta (guias, perfis, rolos, tiras, travas – tudo o que é necessário para montar esta estrutura).
Atenção! Leia atentamente as instruções de montagem do tipo de porta que você escolheu. Não dê um único passo para longe deles!
Etapa 12. Instruções passo a passo.
Guarda-roupa embutido
Primeiro, no nicho é necessário:
- limpar materiais de acabamento antigos;
- nivelar as superfícies;
- tinta ou papel de parede.
Instruções
- Serre as peças no tamanho necessário e sele as partes visíveis com fita de borda.
Detalhes do futuro guarda-roupa - Usando cantos de plástico para móveis (ou de metal, se você achar que é mais confiável), fixe os postes verticais principais e as prateleiras transversais no chão, no teto e nas paredes de acordo com as marcações e desenhos preliminares. As peças são conectadas umas às outras usando parafusos Euro.
Montamos o armário seção por seção e o colocamos contra a parede - Verifique a fixação correta de cada peça utilizando um nível de construção.
- (se necessário) Monte a caixa ou seus elementos no nicho. As peças adicionais são fixadas com parafusos Euro e fixadas na parede usando cantos.
Montamos as secções no nicho e montamos a estrutura - Fixe todos os acessórios (cestos, cabides) ao enchimento do armário usando parafusos autoatarraxantes;
Fixamos todas as prateleiras e racks externos nas paredes, piso e teto, montamos as gavetas e as colocamos no lugar - Instale as guias superior e inferior.
Fixamos as guias no teto e no chão - Meça a abertura resultante para as portas.
- Cubra todos os cavacos visíveis com cera e fixe os plugues.
- Monte as portas seguindo rigorosamente as instruções do fabricante.
Diagrama de montagem de porta de guarda-roupa deslizante - Pendure as portas.
Suspensão de porta com trilho de suporte inferior O surgimento de um novo guarda-roupa funcional, montado com suas próprias mãos
Guarda-roupa embutido.
- Serre as peças no tamanho necessário e sele as partes visíveis com fita de borda.
Aplicação de bordas em peças de armários - Faça marcações para fixar as peças.
As marcações para os pontos de fixação são aplicadas na superfície inferior, são feitos furos para os fixadores, após o que uma base feita de duas tiras e uma divisória central são fixadas. - Faça furos: em superfícies planas – furos passantes, nas extremidades – não mais que 60 mm de profundidade, 5 mm de diâmetro.
- Monte as portas seguindo rigorosamente as instruções do fabricante.
- Monte o corpo e seu conteúdo.
Em seguida, as prateleiras superiores são fixadas e uma nervura de reforço feita de aglomerado laminado é instalada na parede traseira do armário para fixar toda a estrutura na posição correta. Para fixar prateleiras laterais abertas com cantos arredondados, são utilizados confirmadores; as prateleiras são fixadas nas superfícies das paredes laterais e traseiras com 2 fixadores para cada - Nivele o armário medindo e comparando suas diagonais com uma fita métrica.
Instalando uma porta de guarda-roupa deslizante - Afaste-se 1 cm da borda da tampa e do fundo e rosqueie as guias.
As guias das folhas da porta são fixadas com parafusos auto-roscantes e arruelas de pressão - Pendure as portas.
Para instalar a folha da porta, os roletes são inseridos na guia superior, os roletes inferiores são pressionados e a folha entra no perfil, apoiando-se na guia inferior. Armário pronto para uso, montado à mão