Um guarda-roupa é parte integrante do interior, um componente funcional de qualquer apartamento, casa ou escritório. Muitas pessoas, ao escolhê-lo, dão preferência ao design de portas de correr, com a ajuda delas você pode economizar espaço útil, acomodar coisas e objetos de grande porte, projetar as dimensões de forma independente, modelar individualmente o número, os tamanhos, a funcionalidade das prateleiras e divisórias.
Como mostra a prática, o design de portas de correr é usado para armários, separação de espaços, nichos de ambientes, salas de armazenamento, corredores e instalação de portas de correr internas. É interessante como instalar portas de correr para um guarda-roupa com as próprias mãos, já que com a instalação de seu interior tudo fica mais ou menos claro.
Contente
Os benefícios do faça você mesmo
Você não precisa ter grandes habilidades de construção para instalar, projetar e montar portas de guarda-roupa deslizantes com suas próprias mãos. Se você decidir fazer isso, receberá uma série de benefícios.
- Você economizará dinheiro no pagamento de um montador de móveis, designer, medidor e gerente de vendas.
- Você poderá selecionar de forma independente os materiais e componentes necessários para a instalação.
- Escolha um design individual para suas fachadas.
- Faça uso racional do espaço disponível.
- Você economizará tempo porque não precisará esperar o técnico de montagem ficar disponível. Muitas vezes, leva cerca de duas semanas desde o momento do pedido até o dia da montagem real.
- Você ganhará uma experiência inestimável na instalação de portas de correr e poderá aplicá-la em outros cômodos, na sua dacha ou na casa de seus parentes.
A única desvantagem das portas dos compartimentos é que elas não podem ser movidas. No entanto, o fato de suas portas não precisarem ser abertas noventa graus, o que economiza significativamente espaço útil, permite que você pense no local de instalação de forma racional, de modo que você nunca mais vai querer movê-las.
Nós decidimos sobre o design e a construção
Cada casa tem seu próprio mundo, cada cômodo tem seu próprio design. Ao escolher uma folha de porta para um guarda-roupa deslizante, materiais de revestimento, você precisa selecionar um design individual, sua construção exclusiva.
A escolha do design da tela é significativamente influenciada pelo conteúdo do mobiliário do ambiente, estilo, renovação, cor do papel de parede, acessórios do mobiliário, material da cortina, iluminação do ambiente e funcionalidade do ambiente: quarto, sala de estar, quarto de crianças, corredor, cozinha, varanda, escritório, camarim, depósito, depósito.
Para a sala de estar, a fachada é feita de materiais brilhantes e de madeira, tons quentes, claros e escuros. As portas podem ser feitas de materiais combinados: o brilho é combinado com inserções foscas, madeira, espelho, vidro. A cor é selecionada para combinar com a cor do móvel.
Tons claros e quentes são adequados para o quarto: branco, bege, tons leitosos, marfim, cinza, vários tons de madeira. Muitas vezes, no quarto, inserções de espelho, um padrão em uma base brilhante, vidro fosco com um ornamento são instaladas sobre a área da porta ou uma pequena parte.
Para quartos infantis, guarda-roupas deslizantes são feitos em cores brilhantes e saturadas com imagens de animais e personagens de desenhos animados. Não é recomendado instalar espelhos no quarto de uma criança para evitar que eles quebrem. Não é recomendado o uso de gloss, pois esse material pode deixar marcas das mãos das crianças, que devem ser constantemente removidas.
Para o corredor, os designers recomendam usar tons de marrom, escuro, bege ou espelhos que aumentem visualmente os limites do ambiente.
Para portas de correr internas, a preferência é dada a materiais feitos de madeira maciça e aglomerado.
Desenhos de flores, plantas, árvores, fotografias pessoais e adesivos de animais são adicionados ao design da tela.
Os designs de portas vêm em diferentes variedades:
- formato retangular reto (o design mais comum, embutido em cantos livres, nichos inúteis, ao longo do cômodo, entre cômodos);
- formato oval com cantos arredondados (o design oval é considerado o mais complexo e caro, mas parece muito atraente, arredondando várias angularidades);
- tetos de altura total – o design mais comum;
- abaixo do teto – usado quando, no momento da instalação da estrutura deslizante, o teto já está instalado: suspenso, feito de gesso cartonado com design abstrato, iluminação embutida;
- com guias inferiores e superiores - usadas para armários, separando parte de um cômodo, convertendo um espaço em um pequeno escritório ou depósito;
- com estrutura suspensa - utilizadas como portas internas;
Ferragens para portas de correr suspensas - cassete - quando parte da estrutura fica escondida nas paredes, adequada para separar espaços, como os internos.
Na posição aberta, o painel da porta deslizante do cassete fica localizado em um nicho dentro da parede
Cálculo dos tamanhos das portas
Para instalar portas, você precisa medir:
- a altura da sala do chão ao teto,
- o comprimento ao longo do qual as portas serão instaladas.
Se a altura do cômodo for superior a 280 centímetros, usar um armário com portas altas e pesadas se tornará muito inconveniente, os mecanismos com rodas se desgastarão rapidamente, o que pode levar a consequências desagradáveis: portas caindo, travando, empenando. Nessa altura, é recomendável dividir o armário verticalmente em um armário principal e um armário auxiliar, que serve como mezanino.
Por exemplo, a altura da sala = 300 centímetros, então o armário principal terá 240 centímetros de altura, o auxiliar – 60 centímetros.
Depois de determinar a largura do armário, é necessário determinar quantas portas precisam ser instaladas. Para facilitar o uso, recomenda-se instalar faixas com largura de 60 a 90 centímetros.
Por exemplo, a largura do armário = 280 centímetros, então a largura da porta será de 70 centímetros, 4 peças. Não se esqueça de adicionar uma folga de 3 a 5 centímetros em cada porta para que não haja vãos quando o armário estiver completamente fechado.
É necessário levar em consideração a proporção ideal entre a largura da porta e sua altura. A proporção não deve ser maior que 2 para 1 e menor que 4 para 1.
Por exemplo, a altura = 200 centímetros, então sua largura não pode ser menor que 50 centímetros (4:1) e maior que 100 centímetros (2:1).
Materiais necessários
Uma vez determinados o projeto, o material, a construção, o tamanho e o local de instalação, procedemos à montagem propriamente dita. Para isso, você precisa comprar os materiais necessários:
- folha da porta,
- trilhos metálicos (guia superior e inferior),
- rolos para mecanismo de enrolar de portas (inferior, superior),
- fita de proteção, suavizando o impacto ao deslizar portas,
- selante de silicone,
- perfis,
- armações verticais (perfis),
- película adesiva especial que protege contra lascas caso se quebre acidentalmente.
Ferramentas necessárias
Você precisará das seguintes ferramentas auxiliares:
- chave de fenda,
- parafusos auto-roscantes,
- serra elétrica,
- martelo,
- chaves de fenda,
- hexágono,
- furar,
- nível de construção,
- roleta,
- lápis,
- tesoura,
- faca de papelaria.
Montando a estrutura com suas próprias mãos
Primeiro, vamos prosseguir diretamente para a montagem das portas de correr. A sequência é a seguinte.
- Fixamos a vedação de silicone nas extremidades da folha da porta ao longo do perímetro. É recomendável cobrir a superfície do espelho na parte traseira com uma película especial que o protegerá de fragmentos caso ele quebre acidentalmente.
A vedação de silicone é fixada ao redor do perímetro da folha da porta. - Inserimos os painéis no perfil vertical e horizontal utilizando um martelo de borracha.
- Instalamos postes verticais nas faixas a partir de todas as extremidades verticais, martelando-os com leves golpes de martelo.
- Fixamos os mecanismos de rolos aos perfis horizontais, primeiro por baixo e depois por cima.
- Colamos uma fita de proteção nos perfis verticais das portas para proteger contra impactos.
O processo de instalação de portas de correr para guarda-roupas
Instalação e ajuste
- Primeiro, instalamos o trilho-guia superior no teto. Observe que a instalação da guia superior deve ser estritamente horizontal. Portanto, utilize o nível do edifício ao instalá-lo.
Guia superior para porta de correr de guarda-roupa - Inserimos as portas prontas na guia superior.
- Sem fixar a guia inferior ao chão, inserimos as faixas nela.
Guia inferior para portas de correr - Alinhamos a posição da guia inferior horizontalmente usando um nível de construção e alinhamos a posição das portas inseridas verticalmente usando um nível para que fiquem estritamente verticais.
Ao instalar a porta, primeiro insira-a firmemente na guia superior, depois levante a porta até o batente e coloque os rolos inferiores no soquete correspondente. - Fixamos a guia inferior no chão.
- Usando uma chave de fenda e uma chave sextavada, alinhamos e ajustamos a posição das portas exatamente em relação uma à outra, paralelamente ao chão, de modo que fiquem localizadas horizontalmente a uma posição de 3 a 5 milímetros do chão.
Batentes de porta na guia inferior
A etapa final é a decoração
Depois que a instalação das portas de correr do guarda-roupa estiver concluída, sua aparência pode ser decorada de uma forma interessante. A decoração de portas é frequentemente usada quando os móveis ou o interior mudam, para esconder danos ou abrasões.
Vamos considerar as opções:
- Adesivos de vinil. Eles podem ter o tamanho da porta inteira ou ser dispostos em estampas geométricas interessantes, uma faixa no meio, na parte superior, na parte inferior, um padrão nos cantos ou elementos do design espalhados aleatoriamente ao redor do perímetro de todo o armário.
Uma ideia simples para o corredor - usar adesivos para decorar um guarda-roupa deslizante - Cartazes coloridos. Há uma enorme seleção de pôsteres com uma variedade de desenhos e pinturas com vistas da natureza, flores, cópias de pinturas famosas, vistas de belas cidades e fotografias pessoais.
Cartaz para portas de guarda-roupa "Lilás lavanda" - Esteira. Adequado para vidro, espelho e superfícies brilhantes. É feito usando um estêncil, uma pasta especial e uma espátula.
Esteiras artísticas (jateamento de areia) para portas de correr - Aerografia. Essa técnica é usada para aplicar um design de qualquer complexidade a um gabinete. Esta é talvez a composição mais incomum para decoração de interiores: parece cara, luxuosa, rica, exclusiva.
Aerografia em portas de guarda-roupa - Película de vidro colorido e manchado. A opção mais simples e econômica para decorar móveis. Com sua ajuda, você pode cobrir qualquer móvel, dando a ele um estilo individual e único.
Películas coloridas para decoração de vidros de portas de correr
Portanto, não há nada complicado em projetar e montar um guarda-roupa deslizante com suas próprias mãos - especialmente se você gosta de aprender algo novo, para organizar sua casa de acordo com seus desejos e ideias.
Imagine como é agradável para qualquer mulher receber um presente do seu amado filho, marido ou genro, feito por ela mesma. O tão esperado e desejado guarda-roupa no corredor ou no quarto será apreciado por todos os membros da família, pois todos aproveitarão sua funcionalidade.
O processo de criação de um armário pode levar tempo, mas o resultado certamente será algo que você aproveitará por muitos anos. Não tenha medo de experimentar, pegue as ferramentas, os materiais necessários e vá em frente. Se você acha que não pode ou tem medo de estragar os materiais comprados, é melhor entrar em contato com profissionais.