Zamioculcas, ou árvore do dólar, pertence à família Araceae. Desde 1996, esta planta africana tem se tornado cada vez mais popular em salas de estar nos Estados Unidos e na Europa. Ela também se enraizou na Rússia, em parte devido à crença de que as zamioculcas trazem sorte ao seu dono e à renda em dólares associada a ela.

Zamioculcas da árvore do dólar
Uma linda planta no interior.

Zamioculcas não requer cuidados complexos, pois os caules grossos e cada folha carnuda armazenam umidade e nutrientes e, portanto, têm boa resistência. A principal condição é que o microclima da casa não seja muito frio, extremamente úmido ou muito seco.

zamiokulkas
Árvore do dólar
Zamioculcas, árvore do dólar

O benefício da árvore do dólar é que ela purifica e umidifica intensamente o ar. Uma planta pode melhorar as condições de vida em um cômodo de até 8 metros quadrados. No entanto, é preciso lembrar que a zamioculcas é venenosa, portanto não permita que o tecido da planta entre no trato gastrointestinal. É necessário limitar o acesso a crianças e animais de estimação.

Descrição geral

Esta planta é nativa da África tropical e tem um nome de espécie moderno, Zamioculcas zamiifolia. Antigos nomes científicos: Caladium zamiaefolium, Zamioculcas loddigesii, Zamioculcas lanceolata. Na literatura popular, a zamioculcas também é conhecida como palmeira aróide, árvore do dólar, “felicidade das mulheres” e flor do celibato.

As zamioculcas crescem como plantas lenhosas ou palmeiras e têm caules com muitas folhas plumosas crescendo a partir deles. O tronco principal, de onde se estendem os caules, fica no solo. Os caules podem crescer em ambientes internos até cerca de 90 cm de comprimento.

Folhas de Zamioculcas

As folhas das zamioculcas são carnudas, com cerca de 5 centímetros de comprimento e pouco mais de 2 cm de largura. Alguns caules da mesma planta podem crescer retos para cima, enquanto outros tendem a arquear, levando os jardineiros a aparar os caules estranhos para manter a planta com uma aparência bonita e com o formato adequado.

Zamioculcas floridas

Zamioculcas produz pequenas flores brancas ou creme claro na base da planta. A flor é do tipo espádice, difícil de ser vista porque as folhas das zamioculcas podem esconder as flores que crescem na base dos caules. Quanto mais uma planta vive, menos frequentemente ela produz flores.

Tipos de Zamioculcas

O gênero Zamioculcas é representado por uma única espécie biológica: Zamioculcas zamiifolia. No entanto, existem diversas variedades cultivadas desta planta.

Zamioculcas negras, ou "corvo negro".

Ela se diferencia das outras variedades pelas folhas, que escurecem com a idade, tornando-se quase pretas.

Zamioculcas lanceolata

Possui folhas alongadas, em formato de lanceta.

Zamioculcas purpurea

Caracteriza-se pelo fato de que à medida que a planta cresce, suas folhas adquirem uma coloração roxo-escura.

Zamioculcas variegata, ou variegada

Possui coloração foliar em que se alternam tons claros e escuros.

Além das formas de tamanhos normais, variedades anãs foram criadas: Zamioculcas Zenzi e Zamikro Zamioculcas, cada caule medindo aproximadamente 60-70 cm. A menor variedade é a Zamioculcas "Zhuk", com até 30 cm de altura. Há também gigantes – a variedade “Super Nova”, que atinge um metro e meio de altura.

Zamioculcas Zenzi
Zamioculcas Zamicro
Zamioculcas "Besouro"
Zamioculcas "Super Nova"

Floração e crescimento

Muitos jardineiros acreditam que a taxa de crescimento das zamioculcas é baixa. No entanto, pela minha experiência pessoal, pode levar apenas cerca de 3 anos para que caules de até 60 cm de comprimento cresçam, o que não é tão lento. Obviamente, a velocidade de crescimento de uma planta depende da quantidade de luz solar que ela recebe. No entanto, você não deve permitir que as zamioculcas fiquem expostas à luz solar direta.

Floração e crescimento de zamioculcas
Pouco se sabe pela ciência sobre a floração e a reprodução sexuada desta espécie de aróide. Zamioculcas pertence a um grupo de plantas com flores cujas flores são unissexuais. As flores femininas, receptivas ao pólen, são separadas das flores masculinas, que produzem esse pólen, por uma zona de flores masculinas estéreis. Sabe-se que o espádice tem uma inflorescência bissexual, contendo flores masculinas, masculinas estéreis e femininas em zonas separadas. Esse arranjo de inflorescências é usado para evitar a autopolinização, mas teoricamente ainda é possível.
Os polinizadores e a estratégia de polinização usada por Zamioculcas foram descritos até agora apenas hipoteticamente. A hipótese de como o processo de polinização é realizado em Zamioculcas é descrita em detalhes nos trabalhos científicos dos botânicos: Dr. S. Mayo, J. Bogner e P.K. Boyce. Segundo os cientistas, as flores são formadas em pedúnculos curtos quase no nível do solo. À medida que amadurecem, elas se inclinam em direção ao caule, criando uma rampa ou "tapete" para atrair polinizadores que caminham pelo solo, talvez formigas ou besouros terrestres.

Zamioculcas floridasNão está claro se esta espécie é capaz de autopolinização, e a ciência atualmente desconhece as espécies específicas de insetos envolvidas na polinização cruzada.

A floração ocorre raramente, mesmo em condições naturais – geralmente as zamioculcas florescem uma vez a cada 3–5 anos. A floração em ambientes fechados ocorre apenas ocasionalmente. As chances de obter floração aumentam se os jardineiros seguirem cuidadosamente as regras de cultivo de zamioculcas, descritas abaixo.

Quando cultivadas em ambientes fechados em clima temperado, as sementes de zamioculcas não amadurecem. Portanto, jardineiros amadores não podem propagar a planta por sementes. Alguns deles aconselham cortar as flores das zamioculcas logo após o seu surgimento, pois elas retiram da planta a energia e os nutrientes necessários para um crescimento mais intenso.

Cuidados domiciliares

Cuidar de zamioculcas em um apartamento é bem simples. Esta planta é resistente e resiste facilmente às consequências de muitos erros cometidos por jardineiros amadores. No entanto, se você quer que as zamioculcas cresçam rapidamente, não percam muitas folhas e pelo menos floresçam ocasionalmente, algumas regras para seu cultivo devem ser rigorosamente seguidas.

Reprodução

Zamioculcas se reproduz de várias maneiras. Ela pode ser propagada por um caule na água, uma folha, estacas, um galho ou um broto. Se a planta tiver crescido muito, você pode simplesmente cortá-la em vários pedaços e depois replantá-la. Em uma palavra, as zamioculcas podem ser propagadas por quase qualquer parte – desde que o fragmento contenha pelo menos um ponto de crescimento. É impossível propagar esta planta apenas por sementes, pois elas não amadurecem em condições caseiras.

Propagação de Zamioculcas por divisão

Propagação de Zamioculcas por divisão

Propagação de Zamioculcas por enraizamento de estacas foliares

Propagação de Zamioculcas por enraizamento de estacas foliares

Normalmente, para fins de propagação, escolhe-se um de dois métodos: ou dividir as zamioculcas ou enraizar estacas de suas folhas. Ao dividir a planta, tenha em mente que as zamioculcas crescem lentamente e precisam de tempo para produzir novos rizomas. Se você dividir a planta com muita frequência, você irá danificá-la. É melhor esperar até que o tamanho ideal seja atingido para realizar este procedimento sem consequências prejudiciais. Não é recomendado dividir zamioculcas jovens.

Para o enraizamento, é aconselhável utilizar estacas com duas folhas e um pedaço de caule maduro. A mistura de solo deve conter vermiculita, perlita e uma pequena quantidade de solo natural. Deixe as mudas em um local quente e ensolarado e regue ocasionalmente.

Como R. G. Lopez, M. G. Blanchard e E. S. Runkle observaram em sua pesquisa, as condições mais benéficas para o crescimento das estacas são 16 horas de exposição à luz e temperaturas entre 29 e 32 graus Celsius.

Pouso e transplante

Em casa, é importante plantar as zamioculcas corretamente após a compra e imediatamente. De tempos em tempos, a planta também precisa ser replantada em outro vaso.

Para zamioculcas jovens, diferentemente de uma planta adulta, o vaso deve ser trocado todo ano. Depois, o período pode ser aumentado para 2 anos e, a partir dos seis ou sete anos, é melhor transplantar no máximo uma vez a cada 5 anos.

A planta deve ser replantada na primavera para que tenha tempo suficiente para se recuperar de qualquer dano. É aconselhável escolher um vaso que seja pelo menos 20% mais largo que o vaso de cultivo anterior.

Rega

Zamioculcas é uma suculenta que tem a capacidade de acumular água em suas raízes, por isso é bastante resistente à seca. Não necessita de muita água e não deve ser regada com muita frequência. A planta é caracterizada por excelente resistência e, portanto, pode secar pelo menos uma vez sem causar danos a si mesma. Será bom se o solo puder permanecer seco por 3-4 semanas. No inverno, a planta pode sobreviver facilmente de 6 a 7 semanas sem água.

Regando Zamioculcas

No entanto, é preciso lembrar que a intensidade da rega depende da quantidade de luz que a planta recebe. Com pouca luz, é necessária uma pequena quantidade de água, mas com luz intensa, é necessária rega abundante. Dependendo da região em que você vive e das condições em que você cultiva a planta, a frequência de rega pode variar.

Pulverização de Zamioculcas

Se você notar que as folhas estão com as pontas secas e crocantes, será necessário aparar a planta e aumentar a frequência de regas, pois isso é um indicador comum de umidade insuficiente. Além disso, você pode manter o nível de umidade ideal borrifando as folhas das zamioculcas.

Rega excessiva pode causar apodrecimento do caule e do rizoma. Se as folhas começarem a cair, isso também pode ser um sinal de que a planta está sendo regada em excesso. Neste caso, você deve começar a podar as zamioculcas e não regá-las por cerca de um mês.

Preparação

As zamioculcas não têm requisitos especiais quanto ao solo para vasos. Elas se desenvolverão bem em qualquer solo bem drenado, para o qual as plantas devem ser transplantadas, aumentando o volume de solo à medida que crescem. Para melhorar o sistema de drenagem, você pode comprar uma mistura de solo multiuso pronta que contenha uma grande quantidade de areia ou perlita. Ao fazer a mistura você mesmo, use solo de folhas e grama, adicionando turfa e areia em proporções iguais, bem como musgo esfagno.

É importante que o solo para o cultivo de zamioculcas esteja em um recipiente com furos de drenagem.

Solo para zamioculcas
Vaso com drenagem

É importante lembrar que o solo saturado com matéria orgânica causa apodrecimento das raízes devido ao crescimento de saprófitas. São organismos como fungos ou bactérias que obtêm nutrição de matéria orgânica morta ou em decomposição. Quando as raízes da Zamioculcas zamiifolia estão em solo úmido, elas não conseguem coletar oxigênio facilmente e, portanto, começam a se decompor. O resultado final é raízes que apodrecem rapidamente e uma planta morta.

A mistura de solo para zamioculcas deve ser próxima à usada para cactos e conter uma grande quantidade de areia, cascalho e outras frações bem drenadas, incluindo perlita, o que permitirá que as raízes coletem umidade lentamente sem sofrer falta de oxigênio.

Fertilizante

Para obter uma planta grande e poderosa, as zamioculcas em casa devem ser alimentadas. Como na natureza seu crescimento é lento, sem fertilizantes é preciso esperar muito tempo (de seis meses a um ano) para que surjam novas mudas para propagação. Mas quando você alimenta as zamioculcas corretamente, o crescimento acelera. É justamente por isso que é necessário adicionar fertilizantes ao solo.

Fertilizante para zamioculcas
Fertilizante Biopon para zamioculcas
Fertilizante Agrícola para Zamioculcas
Durante a estação de crescimento, de abril a agosto, dilua um fertilizante líquido multiuso de acordo com as instruções da embalagem e alimente a planta uma vez por mês. Alguns varejistas usam solo orgânico para vasos combinado com fertilizante de liberação lenta, então você pode não precisar alimentar a planta pelos primeiros seis meses.
A alimentação adicional na primavera e no verão é importante para as zamioculcas. Isto é especialmente verdadeiro quando a planta está na luz. Alimente as zamioculcas uma vez a cada 2 semanas e, quando estiver na sombra, o número de alimentações pode ser reduzido para uma vez por mês, pois a planta crescerá mais lentamente. Nunca exceda a dosagem indicada na embalagem do fertilizante, pois isso pode causar queimaduras nas raízes.

Durante a principal estação de crescimento (de abril a agosto), é melhor alimentar a planta com fertilizantes líquidos balanceados.

Temperatura, luz e humidade

Temperatura e umidade para zamioculcasAs zamioculcas se sentem bem em condições quentes e confortáveis ​​para os humanos. A temperatura ideal para seu crescimento saudável é de 24 graus Celsius.

Eles são bastante sensíveis a temperaturas extremas, por isso você não deve mantê-los em um ambiente onde a temperatura caia abaixo de 16 graus. Uma temperatura de 8 graus é perigosa para eles.

As zamioculcas toleram melhor o calor extremo do que o frio.

Essas plantas gostam de luz indireta e brilhante, mas também podem crescer bem quando colocadas em cômodos ou áreas com pouca luz. Entretanto, quando a zamioculcas fica na sombra por um longo período, sua taxa de crescimento diminui significativamente.

Para zamioculcas, recomenda-se manter a umidade do ar média. A umidificação artificial pode ser usada se os dispositivos de aquecimento que operam no ambiente deixarem o ar seco. Em condições de umidade aceitáveis ​​para humanos, a planta parece mais vibrante e luxuosa. No ar mais seco, algumas folhas ficam amarelas e caem.

Luz para Zamioculcas
Onde as zamioculcas devem ser colocadas para que as condições do ambiente atendam aos requisitos acima? É difícil colocá-lo em uma janela devido ao seu tamanho relativamente grande. No entanto, qualquer local serve, desde que receba pelo menos 6 horas de luz solar difusa.
Você não deve colocar zamioculcas diretamente no sol. Se você colocar a planta diretamente no sol, ela crescerá mais rápido, mas também poderá produzir folhas amarelas. Se a zamioculcas crescer muito rápido ou suas folhas ficarem amarelas, é aconselhável colocá-la na sombra por um tempo.

Dimensões do vaso

Se for hora de plantar zamioculcas em um novo recipiente, é melhor escolher um vaso ou floreira um pouco maior do que antes. Para plantas pequenas, você precisa escolher um recipiente de 2 a 5 cm de diâmetro maior que o anterior. À medida que sua planta cresce, um aumento de 5 a 10 cm será suficiente. Este processo deve ser repetido para zamioculcas jovens a cada 18-24 meses na primavera ou no verão.

Tamanhos de vasos para zamioculcas

Aparar

Poda de ZamioculcasÉ melhor remover as folhas amarelas regularmente. Isso também garante a preservação do valor decorativo e a economia de energia das plantas. Essas folhas são fáceis de cortar perto do caule, na base.

Quando um caule cresce visivelmente mais do que todos os outros, você pode removê-lo ou apará-lo até o tamanho desejado. O problema com o processo de cortar o caule no tamanho desejado é que ele pode ficar com uma aparência muito estranha. Portanto, removê-lo completamente costuma ser a melhor opção.

Após a poda, é necessário lavar bem as mãos, pois a zamioculcas é venenosa.

Doenças e pragas das flores

Felizmente, a zamioculcas não é muito suscetível a doenças e pragas, pois a planta tem forte resistência. O tratamento é feito em casa e, se você prestar atenção ao problema a tempo, as zamioculcas quase sempre podem ser salvas.

As folhas estão ficando amarelas

É normal ter uma pequena quantidade de folhas amarelas e caindo na base do caule. Se as folhas ficarem amarelas em grandes quantidades, a causa pode ser excesso de água. O amarelecimento também ocorre frequentemente devido à falta de luz.

As folhas das Zamioculcas ficam amarelas
Folhas amarelas em zamioculcas

Acontece que as folhas ficam amarelo-escuras e até marrons. O ar seco e a falta de umidade podem ser os culpados por isso. O problema pode ser facilmente eliminado pulverizando as folhas. O excesso de água também é uma causa provável desse fenômeno, especialmente se as folhas parecerem ligeiramente úmidas em vez de secas. Nesse caso, não só ajuda reduzir a rega, mas também replantar em solo novo e mais seco.

Não cresce

Por que a planta para de crescer e não produz novos brotos? Mesmo normalmente, as zamioculcas jovens não crescem rapidamente. Um vaso muito grande ou muito pequeno também prejudicará o crescimento da planta. É possível que haja excesso de frações de argila no solo e você deva trocá-lo. Acontece que as raízes são destruídas; então, somente cortar os brotos e enraizá-los novamente ajudará.

Os caules estão enrugados

Este sintoma indica claramente a presença de podridão afetando o sistema radicular. Para o tratamento, as zamioculcas são removidas do solo e as raízes afetadas pela podridão são cortadas. Carvão vegetal é usado para tratar as áreas cortadas. Após o tratamento, a planta deve secar por 24 horas e depois ser plantada em solo novo. Neste caso, a fertilização é aplicada apenas 2 semanas após o plantio. Se a planta ainda não se recuperar, seus brotos devem ser cortados e enraizados novamente.

Os caules das Zamioculcas estão murchando

Congelamento

Se uma zamioculcas congelar, ela pode ser revivida? Nesse caso, só será útil remover as partes que morreram devido ao frio. Uma solução de zircão ajuda a planta a se recuperar.

Manchas escuras nos caules

Pode haver muitas razões para esse fenômeno. Isso pode ser causado por rega excessiva, levando ao desenvolvimento de apodrecimento, mudanças bruscas de temperatura, frio e correntes de ar. Uma vez eliminadas as causas, as zamioculcas começarão a se recuperar, mas isso pode ser longo e incompleto.

Manchas escuras nos caules das zamioculcas
Caules de Zamioculcas com manchas escuras

Pragas

Pragas raramente atacam zamioculcas. Uma planta enfraquecida pode estar em risco de pulgões, cochonilhas e ácaros, que muitas vezes podem ser facilmente removidos manualmente, por exemplo, com um cotonete. Em caso de infestação grave, tratar as folhas com uma solução de sabão ou infusão de alho ajuda. Às vezes são usados ​​phytaverm, atkara e actellic.

Pulgão
Cochonilha
Ácaro-aranha

As raízes apodreceram

Se as raízes, soltas do solo, não estiverem aquosas ou viscosas, a planta pode ser salva. Remover raízes mortas com um instrumento esterilizado, tratar os cortes com pó de carvão, secar as raízes por 24 horas e plantá-las em solo novo ajudará. Se o mesmo recipiente for utilizado, ele deve ser lavado com permanganato de potássio.

As raízes das zamioculcas apodreceram
As raízes das zamioculcas apodreceram

Fatos interessantes

Zamioculcas, árvore do dólar
  1. Alguns vendedores anunciam Zamioculcas zamiifolia como uma "nova planta", mas na verdade Zamioculcas zamiifolia existe desde tempos imemoriais. Esta espécie foi descrita na ciência em 1905. A planta é vendida comercialmente desde 2000. O nome do gênero Zamioculcas foi dado devido à semelhança puramente externa de suas folhas com as folhas do gênero de samambaia Zamia. É justamente por causa da analogia com a inexistente flor mágica da samambaia que muitos atribuem propriedades mágicas à flor zamioculcas.
  2. Em sua terra natal, a África, a venenosa zamioculcas é usada para tratar dor de ouvido e como anti-inflamatório.
  3. Se alguém tem muito medo do oxalato de cálcio, contido nas zamioculcas venenosas, saiba que essa substância está presente em concentrações variadas na salsa, no alho, no espinafre, na cenoura, no rabanete, no repolho, no feijão, na couve de Bruxelas, no alho, na alface, assim como em muitos outros vegetais e verduras que são frequentemente consumidos.
  4. Na China, a zamioculcas, chamada de “árvore dourada”, é um dos símbolos do Ano Novo local. De acordo com o Feng Shui, é recomendável manter as Zamioculcas na parte leste do ambiente.

Conselhos e avaliações de especialistas

Dylan Hannon, curador de coleções tropicais da Biblioteca Huntington (EUA), coletou várias avaliações de jardineiros sobre zamioculcas, bem como conselhos que eles dão sobre o cultivo desta planta. Muitas dessas pessoas são botânicos profissionais, outras são apenas amadores que acumularam muita experiência. De qualquer forma, a opinião deles provavelmente é interessante para todos que já cultivam ou querem comprar uma zamioculcas.

De acordo com avaliações, o segredo do sucesso geralmente está em ter solo arenoso bem drenado. Jardineiros experientes e familiarizados com os vários tipos de aróides geralmente recomendam plantar espécimes em solo com alto grau de permeabilidade à água e ao ar. Por exemplo, em misturas prontas com adição de areia e perlita. A maioria dos especialistas desaconselha manter as raízes das zamioculcas na terra e evitar misturas prontas para vasos se elas contiverem frações de argila ricas em matéria orgânica.

É óbvio que não existe uma maneira única de cultivar Zamioculcas zamiifolia perfeitamente. Cada produtor precisa fazer sua própria pesquisa e descobrir o que funciona melhor.

Foto de Zamioculcas

Com o que devo limpar as folhas das minhas zamioculcas para fazê-las brilhar?

O método tradicional para dar brilho às folhas de plantas de interior é usar leite, gema de ovo, cerveja, azeite de oliva, uma solução fraca de suco de limão ou vinagre. Esses líquidos são aplicados na superfície das folhas com panos macios, esponjas ou discos de algodão.

É bom ou ruim ter uma planta em casa?

Embora a zamioculcas seja venenosa, os efeitos do veneno só se manifestam quando ele entra no trato gastrointestinal, o que é fácil de evitar. Ao mesmo tempo, as zamioculcas, como qualquer planta verde, trazem benefícios ao acumular poeira do ar, umidificando o ar e saturando-o com oxigênio. Além disso, o valor estético das zamioculcas é inegável.

Por que a planta é chamada de árvore do dólar, a flor do celibato e da felicidade das mulheres?

Existe uma superstição persistente de que as zamioculcas trazem riqueza ao seu dono. Embora não haja consenso entre as pessoas sobre a influência das zamioculcas na vida íntima das mulheres. Alguns consideram que é a causa dos fracassos amorosos, outros – um talismã que traz felicidade pessoal à mulher. Daí os nomes contraditórios.

Suculenta ou não?

Acima da superfície do solo, as zamioculcas apresentam apenas pecíolos e folhas. O tronco fica escondido no subsolo, o que reduz a evaporação. Típico das suculentas, o acúmulo de água ocorre nesta planta nos pecíolos.

A flor é venenosa ou não?

Zamioculcas contém substâncias tóxicas que são perigosas para gatos, cães e até crianças. Substâncias tóxicas estão contidas no suco da planta. Portanto, você não deve tocar na seiva ao cortar ou aparar. Mantenha também a planta longe de crianças e animais de estimação para evitar que eles mastiguem as folhas.

A maioria das plantas araceae (família Araceae) contém oxalato de cálcio tóxico. Mastigar ou engolir qualquer parte da planta Zamioculcas pode causar dor, queimação ou inchaço. Se você notar qualquer um desses sintomas, procure atendimento médico imediatamente.

Notavelmente, um experimento científico conduzido na Universidade de Bergen em 2015 não descobriu que o oxalato de cálcio era capaz de causar envenenamento nos organismos de teste – camarão.

As folhas e caules das plantas são seguros para tocar e não representam um risco à saúde. Não há evidências de que a planta cause câncer, como geralmente se acredita.

Embora a Zamioculcas esteja na lista de plantas domésticas venenosas, há muitos motivos para mantê-la em sua casa ou escritório. Afinal, a Zamioculcas zamiifolia é uma das plantas de interior mais eficazes na remoção de uma grande variedade de toxinas do ar.

Sinais e superstições

Zamioculcas é conhecida como a árvore do dólar, que traz riqueza. Se a flor florescer, significa felicidade futura para as mulheres que vivem na casa.