Dracaena marginata pertence à família dos aspargos, a planta também tem outro nome - Marginata, ou Árvore do Dragão. Sua terra natal é Madagascar. A flor geralmente é cultivada em casa, mas neste caso ela se desenvolve menos intensamente e parece mais compacta.
Contente
Descrição da Árvore do Dragão
O tronco da árvore raramente se ramifica. Sua cor no primeiro ano de desenvolvimento é verde. Depois a tonalidade muda e assume uma textura amadeirada. A altura da planta é de 3 a 6 m, dependendo dos parâmetros ambientais. Em condições naturais, a árvore atinge 6 m, em estufa – não mais que 3 m.
As folhas são pontiagudas, seu comprimento é de 75 cm e a largura não ultrapassa 2 cm. No estágio inicial de crescimento, eles são direcionados para cima. As folhas não permanecem nessa posição por muito tempo. Gradualmente, eles se curvam em direção ao chão sob a influência do próprio peso.
A cor das folhas pode variar, dependendo da variedade da dracena. Sua cor principal é verde escuro, mas há listras: branco-amarelo, roxo, dourado, bordô. As propriedades decorativas da árvore são reveladas devido à borda ao longo das bordas das folhas.
A planta pode perder as folhas inferiores à medida que envelhece. Nessas áreas, permanecem cicatrizes em formato de trapézio. Como resultado, as folhas permanecem apenas na parte superior do tronco, que é dividido neste ponto em vários ramos.
É adequado para a formação de bonsai?
Não é possível cultivar uma cópia em miniatura de uma flor que cresce em condições naturais a partir da Dracaena marginata. No entanto, é possível criar uma imitação, para a qual é necessário cortar o tronco na fase inicial de desenvolvimento (quando atinge 15 cm de altura e 5 cm de diâmetro).
Se você cuidar bem da planta, brotos aparecerão no corte. As folhas começarão a crescer logo depois. Ao podar os galhos, a copa deve ser moldada de acordo com seu gosto. O resultado é um bonsai – uma pequena árvore que parece uma planta adulta.
Cuidando da Dracaena marginata em casa
Para que a árvore se desenvolva adequadamente e cumpra uma função decorativa, é importante seguir todas as recomendações de formação de copa, replantio e adubação. Condições confortáveis são criadas para a planta: umidade do ar, temperatura e iluminação são reguladas.
Temperatura
Dracaena Marginata tolera bem mudanças bruscas nos parâmetros do ar. A árvore se desenvolve em clima quente (+28°C e acima) e frio (+11°C e abaixo). Devido ao aumento das temperaturas, as pontas das folhas podem secar. Em condições frias e com alta umidade, recomenda-se parar de regar a planta, pois pode ocorrer apodrecimento. As condições mais preferíveis são +15…+28°С. No inverno, a temperatura deve estar entre +12…+18°С.
Iluminação
Recomenda-se fornecer luz difusa intensa no ambiente. A árvore fica protegida da exposição direta ao sol, pois na sombra a planta perde suas propriedades decorativas. Quando a dracaena cresce no sol por muito tempo, as folhas mudam de cor - elas desbotam e queimaduras aparecem nelas - manchas de uma cor diferente.
Umidade do ar
O nível de umidade mais aceitável é de 50-60%. À medida que o ar fica menos úmido, as folhas secam gradualmente. Eles escurecem nas pontas, perdem suas propriedades, desbotam ou enrolam.
Para manter a umidade do ar no nível necessário, são utilizados os seguintes métodos:
- borrifar com água de um borrifador;
- colocando o vaso em uma bandeja com pedrinhas molhadas;
- limpando as folhas com um pano úmido.
Um lugar confortável para uma flor
Recomenda-se colocar a dracena perto de janelas voltadas para oeste ou leste (se a árvore já for alta). Pequenas plantas podem ser colocadas no parapeito da janela. A exposição prolongada a fontes de calor (radiadores, aquecedores), bem como a correntes de ar, pode causar perda de qualidades decorativas, diminuição da imunidade das plantas e desenvolvimento de doenças.
Que tipo de solo é necessário?
A dracaena cresce melhor em solo ligeiramente ácido (pH 6,0). O solo deve ser solto e permeável. Para que a árvore cresça, são necessários nutrientes, então o solo fertilizado é preparado para o replantio. Lojas especializadas vendem solos para palmeiras e suculentas. Se necessário, você pode misturar húmus, turfa, turfa, areia e terra de folhas (em proporções iguais). Este solo também é adequado para dracena devido às suas propriedades.
Truques usados para melhorar as propriedades do solo autopreparado:
- são adicionados tijolos quebrados, o que ajuda a soltar o solo;
- É introduzido carvão (pré-triturado), o que garante a proteção do sistema radicular contra o apodrecimento.
Rega
Evite umedecer o solo com frequência, pois isso pode levar ao aumento do teor de água e ao desenvolvimento de apodrecimento. Recomenda-se regar a dracena conforme necessário, quando o solo estiver seco a uma profundidade de 3-4 cm. Ao mesmo tempo, é necessário soltar o solo: assim o sistema radicular receberá mais oxigênio.
Fertilizante e alimentação
No inverno, a introdução de fertilizantes no solo é realizada desde que a temperatura do ar não desça para +18°C ou menos. A frequência do procedimento é uma vez por mês. Se a dracena se desenvolver em condições menos adequadas, você deve parar de alimentá-la. Durante a estação quente, o solo é fertilizado duas vezes por mês. Você pode usar medicamentos como Bona Forte, Etisso, Pokon.
Condições de floração
As flores variam em cores: folhas verdes com listras bordô, rosa, brancas ou amarelas. Elas formam inflorescências. Em uma estufa, a floração ocorre raramente, mas em condições naturais essa etapa não é ignorada. As flores aparecem se houver iluminação difusa brilhante, rega e fertilização (com fertilizantes contendo fósforo e potássio).
Poda e modelagem do arbusto
Remover partes de uma árvore ajuda a melhorar a aparência da planta: dá a ela o formato desejado, estimula o crescimento de brotos e folhas.
Instruções de cuidado:
- O tronco é cortado em qualquer altura, pois ao longo de toda a sua extensão existem gemas dormentes de onde emergem brotos.
- Partes da planta são removidas entre maio e junho (quando a árvore está crescendo ativamente). O nível recomendado para a primeira poda é de 30 cm do solo. Neste caso, é utilizado um instrumento previamente desinfetado.
- Todas as folhas abaixo do corte são removidas, o que dá ao tronco o formato correto.
- As áreas lesionadas são tratadas com parafina e cobertas com musgo (esfagno).
- A estimulação do desenvolvimento de novos brotos é conseguida através da humidade – a planta é pulverizada com água.
Transplante de plantas
Imediatamente após a compra da flor, é necessário repor o solo; se necessário, compre um vaso maior. Isso deve ser feito levando em consideração a condição da árvore. Portanto, se a planta estiver com boa aparência (sem sinais de ressecamento ou murcha), o transplante é realizado após 1 a 2 semanas (no final do período de quarentena). Quando a dracaena parece ruim no estágio inicial de desenvolvimento, ela precisa ser replantada imediatamente após a compra - para isso, use solo fertilizado.
O pote deve ter furos no fundo. A proporção dos componentes para transplante: 0,5 partes de turfa, 1 parte de solo de grama e composto, 2 partes de solo foliar.
Instruções de preparo:
- Uma camada de 4 cm de pedrinhas é colocada no fundo do recipiente.
- Despeje um pouco da mistura de solo preparada.
- Antes de plantar uma planta, verifique as condições de suas raízes.
- Caso seja necessário remover áreas danificadas da raiz, os cortes são tratados com carvão ativado.
- O recipiente é preenchido com o solo restante.
- A planta é fixada e o solo é levemente compactado.
Reprodução de Dracaena marginata
Recomenda-se realizar ações que promovam o crescimento das árvores na primavera, quando começa a estação de crescimento. Para isso, são utilizados estimulantes de crescimento vegetal.
Se você planeja cortar partes de plantas, prepare carvão ou parafina para processamento.
Por estacas apicais
A parte superior da planta é cortada. A parte superior do tronco é tratada com um dos seguintes agentes: carvão, parafina, e a base da planta é tratada com um ativador de crescimento. Para plantar mudas, utilize solo com alto teor de areia. Depois disso, os brotos são cobertos com polietileno ou um recipiente de vidro. As mudas não devem ser regadas antes de 10 dias após o transplante.
Camadas de ar
Eles fazem um corte no tronco. Você pode remover uma pequena parte da casca. Novos brotos aparecerão aqui mais tarde, mas até lá, você precisa proteger a planta de danos: coloque musgo no corte ou trate-o com turfa. As camadas de ar que aparecem nessa área são cortadas e replantadas.
Estacas de caule
Neste caso, são feitos vários cortes para obter estacas de 7 a 10 cm. Para evitar o desenvolvimento de doenças, as partes superiores são protegidas com parafina. A parte inferior da planta é estimulada através do uso de preparações.
Sementes
Para acelerar o processo de formação das coroas das plantas, recomenda-se deixar as sementes de molho em uma solução que estimule o crescimento dos brotos. A temperatura do ar recomendada é de +32°C. O procedimento dura 24 horas. O solo é umedecido, fertilizado e colocado em um local aquecido. É importante que não fique exposto à luz solar direta (deve haver apenas luz difusa no ambiente).
A duração do processo de germinação é de 3 a 4 semanas. Quando atingirem 7 cm, você pode transplantar as mudas para vasos maiores.
Doenças e pragas da dracena
Doenças que mais frequentemente se desenvolvem na dracena:
- Podridão da raiz. Afeta as partes subterrâneas da planta. Logo a coroa começa a murchar, então o solo no vaso precisa ser substituído, e o recipiente precisa ser desinfetado antes de adicionar uma nova porção de solo.
- Heterosporose. Aparecem como manchas marrom-claras com bordas escuras. Neste caso, o tratamento é feito com inseticidas.
- Alternaria. Manchas escuras aparecem no tecido da planta. Eles precisam ser eliminados usando preparações fungicidas (Fundazol, Fitosporin-M).
Pragas que atacam Dracaena marginata:
- Os nematoides atacam as raízes. Bolhas são encontradas neles. Se a infestação for grave, a planta não poderá ser salva; você só pode cortar os brotos ainda saudáveis e depois tratá-los com um inseticida.
- Os pulgões fazem com que as folhas caiam, fiquem deformadas e amareladas. Outro sinal de dano causado por esse tipo de praga é o aparecimento de uma camada pegajosa na planta.
- Ácaros causam manchas marrons, manchas claras nas folhas e teias de aranha. Para combatê-la são utilizados acaricidas.
- Os tripes deixam pequenos pontos na parte frontal das folhas.
- As cochonilhas causam o aparecimento de uma camada branca na base das folhas. Ele pode ser destruído usando preparações biológicas e agentes químicos.
Sinais e superstições
Dracaena atrai sorte, sucesso, riqueza, garante saúde e longevidade, melhora os relacionamentos com as pessoas. O florista se livra do mau humor e se torna responsável.