Dracaena massangeana é uma planta da família Agave. Ela cresce em regiões tropicais da África e da Ásia.
.jpg)
Em seu habitat natural, essa variedade pode crescer até 5-6 m, e quando cultivada em casa atinge 1,5-2 m.
Contente
- Dracaena Massangeana: descrição e características
- Tipos de Dracaena com Fotos e Nomes
- Características de cuidados após a compra
- Cuidando da Dracaena em casa – o microclima necessário
- Regras de rega
- Fertilizante para dracaena
- Como podar para ramificação
- Reprodução em casa
- Floração e frutos
- Pragas e doenças da dracena
Dracaena Massangeana: descrição e características
Dracaena Massangeana é uma planta caducifólia perene. Possui tronco forte e lenhoso, no qual se acumula líquido. As folhas crescem até 8-12 cm de comprimento. No meio de cada um há uma faixa amarela.
Tipos de Dracaena com Fotos e Nomes
Existem diversas variedades de dracena:
- Dracaena marginata ou bordada. A espécie é caracterizada por folhas estreitas com bordas vermelho-escuras e centro verde.
- Fragrância ou fragrante. Durante a floração forma grandes panículas com aroma adocicado.
- Compactar. Uma planta baixa com tronco grosso. À medida que a planta envelhece, a parte inferior do caule fica nua, deixando apenas cicatrizes de folhas caídas.
- Deremskaya. Arbusto com múltiplos caules na base, cujo diâmetro pode atingir até 30 cm.
- Sander (Dracena da felicidade). Uma variedade que se parece com bambu. Cresce até 60-80 cm de altura.
- Surculosa. Uma espécie de crescimento lento, com troncos ramificados eretos ou reclinados. O perfume das flores brancas se intensifica à noite.
- Canário (dragoeiro). Uma árvore com vários troncos e uma copa exuberante. As folhas são cobertas por uma camada cerosa azulada.
Características de cuidados após a compra
Esta planta despretensiosa, com os devidos cuidados, cresce rapidamente e permanece verde o ano todo. Imediatamente após a compra, regue generosamente a Dracaena Massengeana.
Preparação
Você pode comprar um substrato pronto para dracaena ou misturar terra de jardim, turfa e terra você mesmo, na proporção de 3:1:1. O solo para palmeiras deve ser levemente ácido e solto. Será necessária uma camada espessa de drenagem para evitar que o solo fique encharcado.
Transferir
Durante os primeiros seis meses, não é recomendado mover a flor para um vaso maior. As plantas jovens são replantadas uma vez por ano. Após 3-4 anos, 1 transplante a cada 2 anos é suficiente. É melhor escolher a primavera para trocar o vaso. Tenha cuidado durante o processo para não danificar o sistema radicular. Escolha um recipiente de 1 a 2 tamanhos maior que o anterior.
Cuidando da Dracaena em casa – o microclima necessário
Escolha a temperatura, umidade e iluminação corretas para garantir o rápido crescimento do seu animal de estimação.
Iluminação
É melhor colocar um vaso com uma planta que goste de luz no lado ensolarado. Evite luz solar direta sobre as folhas. O sol forte pode causar queimaduras e danos. As janelas nos lados sudoeste e sudeste são mais adequadas.
Temperatura
A temperatura ambiente deve ser moderada. Evite mudanças bruscas de temperatura, abaixo de +12°C no inverno. No verão, a faixa de +20°C…+25°C é adequada. Recomenda-se, se possível, colocar o vaso com a planta na varanda ou no jardim durante a estação quente. No inverno, proteja a flor das correntes de ar. Não coloque perto de uma bateria.
Umidade do ar
Adequado para ambientes com alta umidade. Borrife as folhas com um borrifador a cada 2-3 dias. No verão, limpe a superfície com um pano úmido. Se as pontas das folhas secarem, borrife com mais frequência. Se aparecerem manchas secas, mova imediatamente a planta para outro local e evite a exposição direta ao sol.
Regras de rega
Regue generosamente na primeira vez. Depois, adicione regularmente quantidades moderadas de líquido à panela. Tome água morna. É necessário regar 2 a 3 vezes por semana. Não regue demais a flor para evitar o apodrecimento do caule, o que pode levar à morte.
Pulverização
Borrife com cuidado para não danificar as folhas delicadas. Escolha água macia, que seja 2-3 ºC mais quente que o ar ambiente.
Fertilizante para dracaena
Compre um fertilizante líquido universal para palmeiras e dracenas. Despeje uma vez a cada 14 dias. No inverno, a alimentação é necessária no máximo uma vez por mês. Se as folhas começarem a cair, não as jogue fora. Polvilhe levemente com terra e continue regando como de costume. Partes mortas de plantas se transformarão em fertilizante orgânico.
Como podar para ramificação
Realize o procedimento entre maio e junho. Pode no outono ou inverno se o caule quebrar. Escolha a altura levando em consideração o interior. Não quebre a parte superior, corte-a com uma faca afiada. Limpe a área cortada para remover qualquer suco que possa estar escorrendo e cubra-a com piche de jardim. Cada poro precisa ser fechado.
Apare cada folha e borrife o tronco com água para evitar a perda de umidade. Enrole com musgo úmido e prenda.
Reprodução em casa
Em casa, você pode propagar dracenas de diferentes maneiras. As plantas raramente são cultivadas a partir de sementes. Para este método de propagação, você precisará deixá-las de molho por um dia imediatamente após o amadurecimento usando “Epin” ou “Zircon”. Em seguida, as sementes são colocadas no substrato úmido, enterradas de 7 a 10 mm no solo. As plantações são cobertas com filme ou vidro e movidas para um local bem iluminado. Os primeiros brotos aparecerão em um mês. Às vezes, o processo leva até seis meses.
Por estacas
São utilizadas estacas apicais ou caulinares. Brotos jovens de até 7-10 cm de comprimento que ainda não tiveram tempo de se tornarem lenhosos são enraizados na água. Você pode substituir o líquido por uma mistura de areia e turfa, tomadas em proporções iguais. Primeiro você precisa cortar a casca nas laterais da parte inferior.
Para acelerar o enraizamento, são adicionados estimulantes ou fitormônios. O processo dura de 2 semanas a 1 mês.
Camadas
É utilizado o topo de uma palmeira falsa. Um comprimido de carvão ativado é dissolvido em um recipiente com água, após o qual a tampa é colocada. As raízes crescem em 3 meses.
Floração e frutos
Em casa ela floresce e raramente dá frutos. Na natureza, forma pedúnculos de até 1 m de comprimento. As flores emitem um doce aroma de ervas que atrai polinizadores.
Pragas e doenças da dracena
A planta raramente fica doente.
Pragas podem aparecer:
- cochonilhas;
- tripes;
- pulgões;
- larvas de farinha;
- ácaros.
Quando os insetos aparecem, as folhas começam a cair com mais frequência. Inseticidas são usados para se livrar de pragas. Você pode usar remédios populares como medida adicional. Molhe um algodão em uma solução de álcool ou infusão de alho e trate as áreas afetadas.