Dracaena compacta é uma espécie de planta da família dos aspargos. Este é um arbusto suculento, despretensioso no cuidado, mas sensível a mudanças bruscas nas condições ambientais. Pertence à espécie Dracaena fragrans, frequentemente cultivada em casas devido às suas excelentes propriedades decorativas.

Contente
Características gerais da planta
A altura média é de 1,5-2 m. Por isso, é difícil cultivar a flor no parapeito de uma janela. Na maioria dos casos, o vaso é colocado no chão ou em uma pequena elevação. Com os devidos cuidados, a coroa pode crescer até 1 m de diâmetro (o que se deve ao comprimento do pedúnculo). É uma das espécies de plantas mais viáveis da família dos aspargos.
As folhas da flor são verde-escuras e têm formato de cone. Sua superfície é brilhante. A massa verde é densa, o que se deve ao arranjo denso de folhas. Como resultado, cria-se a aparência de sua formação em um feixe ao redor do caule.
Se a poda for feita corretamente e em tempo hábil, a planta adulta terá muitas características semelhantes às de uma palmeira. Possui um tronco longo e grosso, com estrutura lenhosa, que pouco se assemelha ao caule de uma flor jovem em seu primeiro ano de vida. A semelhança com uma palmeira também se deve ao fato de que as folhas crescem no topo do tronco, são reunidas em um cacho e são caracterizadas por uma cor verde escura.
A planta se desenvolve por muito tempo tanto em condições naturais quanto domésticas. Sua expectativa de vida é de 15 anos. Este é um número médio, pois em condições inadequadas, a Dracaena compacta pode murchar prematuramente e morrer.
Vantagens e desvantagens do cultivo
Pontos positivos:
- a planta tolera facilmente temperaturas elevadas;
- a flor é fácil de cuidar;
- Você não precisa de nenhum conhecimento ou experiência especial para replantar uma planta.
Também há desvantagens no cultivo deste tipo de dracaena:
- as inflorescências não aparecem (ou isso acontece muito raramente), mesmo que a planta seja devidamente cuidada;
- desenvolvimento lento independentemente das condições ambientais;
- A Dracaena compacta reage imediatamente mudando sua aparência se for colocada em uma área mal iluminada da casa ou em casos onde a intensidade da rega é reduzida.
O que você precisa fazer imediatamente após a compra
A planta precisa ser transplantada para um vaso de tamanho adequado. Isso permitirá que o sistema radicular se desenvolva normalmente. Além disso, o replantio de uma flor ajuda a criar condições para o crescimento posterior do tronco e da massa verde, já que o solo muda. O substrato utilizado para replantar a planta quando ela chega à loja não é adequado em composição e propriedades. Não é enriquecido com substâncias úteis, por isso não é aconselhável manter a dracaena nesse solo por muito tempo. A flor logo começará a morrer sem nutrição.
Entretanto, o replantio imediato da planta após a compra nem sempre é necessário. É preciso levar em conta o seu tamanho e a condição das folhas. Se continuar a se desenvolver normalmente, é aconselhável colocá-lo em condições de quarentena por 1 a 2 semanas. Isso permitirá que você determine a presença de doenças infecciosas e evite que elas se espalhem para outras plantas. Além disso, esta medida promove a adaptação da dracena. Ela se adaptará melhor e mais rápido às novas condições.
Cuidados domiciliares
Considerando as características de desenvolvimento da dracena (baixo índice de crescimento, ausência de flores), é aconselhável criar as condições mais adequadas para aumentar a atratividade do arbusto. Para isso, a temperatura e a umidade do ar são reguladas, os fertilizantes são introduzidos no solo na hora certa e a rega oportuna é garantida.
Selecionando um local para colocação
A iluminação intensa é uma condição importante para o desenvolvimento das flores. No entanto, você não pode colocar o vaso no parapeito da janela se ela estiver voltada para o sul. Como resultado, o risco de queimaduras nas folhas aumenta. Neste caso, as propriedades decorativas da massa verde são perdidas.
O vaso também não deve ser colocado em locais com muita sombra. Isso retardará o crescimento do arbusto. Ao mesmo tempo, as folhas perderão a cor. A opção mais adequada é a luz difusa. Se a janela estiver voltada para oeste, norte ou leste, basta colocar o vaso a uma distância de 1 m dela. Neste caso, a dracena ficará constantemente exposta à luz difusa. Quando a janela estiver voltada para o sul, o vaso com dracaena deve ser colocado ainda mais longe dela - 2 m ou mais (se o tamanho do cômodo permitir).
Além disso, no verão a planta é movida para a varanda/loggia. A principal condição é a ausência de correntes de ar e mudanças de temperatura. Por esse motivo, no verão, a dracena é movida apenas para uma varanda envidraçada. Nesse caso, a probabilidade da flor ficar superesfriada é reduzida.
Requisitos de microclima
Os principais parâmetros do ar que afetam a dracena:
- temperatura;
- umidade.
Condições confortáveis para a flor: alta umidade do ar, calor. É necessário manter a temperatura em +20…+25°С. O limite superior deste parâmetro é +28°C. Dracaena não tolera frio. É inaceitável que se desenvolva em temperaturas abaixo de +14°C. Se o arbusto ficar nessas condições por muito tempo, ele morre.
O nível de umidade deve ser de pelo menos 80-90%. No verão em climas quentes e no inverno com um sistema de aquecimento em funcionamento, o valor deste parâmetro diminui. Para evitar que o solo seque e as folhas fiquem amarelas, é necessário umedecer a planta regularmente. Isso é feito de diferentes maneiras:
- a superfície da flor é limpa com um pano úmido;
- A pulverização com água é realizada por meio de um borrifador.
É importante que a água não se acumule nos funis das folhas. Isso pode causar o desenvolvimento de apodrecimento.
Cobertura superior
Os nutrientes são necessários para o desenvolvimento da planta, por isso os fertilizantes são adicionados ao solo a cada 2 semanas. No entanto, há limitações no uso desses meios: a dracaena precisa de uma fonte externa de nutrientes da primavera até o final do outono. No inverno, a planta entra em um período de dormência. Ao mesmo tempo, todos os processos dentro das células e tecidos ficam mais lentos. Como resultado, a intensidade do crescimento da dracaena diminui e a alimentação adicional não é realizada.
Rega
Ao contrário de outros tipos de dracena, a variedade compacta requer umedecimento frequente do solo. No verão, ela precisa ser regada diariamente. A secagem do solo causa danos graves à planta. No entanto, o excesso de umidade (encharcamento do solo) também representa um perigo. Isso aumenta o risco de desenvolvimento de mofo. No inverno, a frequência de rega é reduzida para 3 vezes por semana. Apesar de na estação fria a planta não se desenvolver tão intensamente quanto no verão, ela precisa ser umedecida devido à baixa umidade do ar.
A condição do solo deve ser monitorada constantemente. Se a camada superior estiver muito seca (2-3 cm da superfície), é necessário umedecer a dracena com urgência. Quando um vaso drena bem, a água se acumula na bandeja. Algumas horas após a rega, o excesso de líquido deve ser removido.
Cuidados com as folhas
A planta adquire em parte suas propriedades decorativas por conta própria devido à cor, formato e arranjo das folhas, mas fatores externos, como a poda oportuna, também contribuem para melhorar a aparência da flor. Isso permite que você forme a coroa do arbusto. A melhor época para tal procedimento é no final da primavera, início do verão. Este período marca o pico da atividade de desenvolvimento da dracena e o aparecimento de novos brotos.
Recomenda-se cortar as partes superiores dos brotos. Eles são tratados com parafina. Um método alternativo é a var. de jardim. Como resultado, o risco de evaporação da umidade e ressecamento das flores é reduzido. Os brotos cortados não precisam ser jogados fora. Elas podem criar raízes em um meio de cultivo úmido. Como resultado, novas flores crescerão.
Transplante de Dracaena compacta
Para o crescimento normal da dracaena, é necessário trocar constantemente o vaso e o solo. Isso permitirá que o sistema radicular se desenvolva e receba uma quantidade suficiente de nutrientes. A primeira vez que a planta é replantada é logo após a compra (imediatamente ou após 1-2 semanas). Depois, você precisa trocar o recipiente uma vez por ano. Isso é feito na primavera, depois que o período de dormência da flor termina. Para arbustos maduros (5 anos ou mais) as recomendações são diferentes – o replantio é realizado a cada 2 anos.
Instruções:
- cascalho e areia são despejados no fundo do vaso (serve como drenagem);
- o recipiente é preenchido com substrato até a metade;
- O sistema radicular da dracaena está localizado no centro, é importante prepará-lo: retire os restos do solo antigo (é necessário garantir que não haja vestígios de parasitas);
- encher com terra;
- Compacte levemente o solo por cima.
Peculiaridades do período de floração
Os brotos aparecem com pouca frequência durante o desenvolvimento da casa. No ambiente natural, o período de floração ocorre, mas de forma irregular (uma vez a cada 7-10 anos). As inflorescências são brancas. Essas diferenças são devidas a diferenças nos parâmetros ambientais. É impossível recriar com precisão as condições em que a dracaena cresce em um clima tropical em uma estufa ou em casa.
Durante a brotação, aparece um longo pedúnculo floral. Possui pequenas flores brancas que exalam um aroma agradável. Considerando que a planta raramente produz brotos em casa, você pode olhar a foto para ver como é o caule da flor.
Reprodução da Dracaena compacta
Devido ao fato de que brotos laterais raramente aparecem, o método de corte é o mais frequentemente usado. É necessário cortar as partes superiores da massa verde e colocá-la em uma solução (água e tabletes de carvão ativado). Quando as raízes aparecem, a planta é transferida para o solo. Muitas vezes, vários brotos germinados são plantados em um vaso. Isso permite que você forme uma coroa mais exuberante.
Estacas cortadas podem ser cultivadas não apenas em solução, mas também em substrato. Opções disponíveis:
- mistura de carvão, areia, turfa;
- solo especial para dracenas ou plantas da família das palmeiras (neste caso, o solo deve ser tratado com vapor);
- perlita ou vermiculita.
Outra forma de propagação é por sementes. Eles precisam ser comprados na loja. O material é pré-embebido em uma solução estimulante (temperatura – +30°C). Depois elas são plantadas no solo e regadas. O recipiente precisa ser coberto com filme, que é removido brevemente todos os dias para garantir o acesso ao ar.
Doenças e pragas e métodos de controle
Doenças:
- escurecimento das folhas é sinal de ar seco;
- manchas brancas – queimadura;
- a secagem das folhas é sinal de falta de água;
- podridão da raiz – a planta murcha;
- queda de folhas, pigmentação, teias ou mudança no formato das folhas são sintomas de infestação de dracaena por pragas (ácaros, tripes e cochonilhas são comuns).
Para destruir insetos e carrapatos, são usados preparados inseticidas ou acaricidas, agentes biológicos e métodos populares (solução de sabão ou cebola).
